sábado, 11 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Comeram e ficaram satisfeitos. – (Mc 8,1-10)

 

  


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 11 DE FEVEREIRO de 2023 (sábado) 042º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MENTE É COMO UM PARAQUEDAS. SÓ FUNCIONA SE A TEMOS ABERTA.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ENFERMO

DIA DO TRABALHADOR DE EDIFÍCIO

DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA

DIA MUNDIAL DO CAMPEIRO

DIA MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

DIA ZELADOR

DIA MUNDIAL DO CASAMENTO

DIA MUNDIAL DA IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DO BRASIL

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO JAPÃO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO VATICANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Paraíso (Rondônia) Araucária (Paraná) Porto da Folha (Tocantins) Antônio Prado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Simone Vieira  (Garça /SP) Sueli Rodrigues  (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) JULIANA SILVESTRE SEIXAS (Lions Clube de Ourinhos /SP)Ana Cristina Urbano Bomfim Gusson (Garça /SP) AMANDA MORETTI FERREIRA (Garça /SP) Thairiny Castro (Garça /SP)Maciel Roversi Filho (Duartina /SP)Tathiana Camargo LOpes (Primavera do Leste /MT)MARIA JúlIA Manflin (Garça /SP) João Abreu (Garça /SP)  CARLOS (CEBOLA) ONISHI (Tupã /SP)Gustavo Alves E CaIo Alves (Marilia /SP) DIEGO TORCINELLI (Fisioterapeuta- Agudos /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DE LOURDES

Nossa Senhora de Lourdes seja nossa intercessora junto a Deus. Sua mensagem consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.

SANTA SOTER

SANTO ARDÃO

SÃO CASTRENSE

SÃO GREGÓRIO II

SÃO PASCOAL

SÃO PEDRO MALDONADO

SÃO SECUNDINO DE APÚLIA

SÃO SEVERINO DE CHÂTEAU-LANDON

VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES DE NUMÍDIA

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Hoje, o Evangelho nos convida a conhecer o coração de Jesus, um coração que sente compaixão pela multidão faminta, desamparada e peregrina:  - Tenho compaixão dessa multidão – Mc 8,1-10

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Pelo pecado, o ser humano provoca uma ruptura com Deus, com a criação e com o semelhante. Celebremos o Cristo, por meio de quem o Deus compassivo e generoso providencia o resgate e a reabilitação do pecador.

 

– Oração 

 

“SENHOR, EU VOS LOUVO E AGRADEÇO PELO GRANDE DOM DO EVANGELHO. QUE ELE SEJA CONHECIDO, ACEITO E AMADO POR TODOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de fevereiro de 2023 sábado da 5ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora de Lourdes

Na nova sociedade inaugurada por Jesus não há sofredores nem escassez, os dons são abundantes; todos partilham tudo e todos ficam satisfeitos. Nós repartimos o quê?. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 3,9-24) – E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra. Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 16À mulher ele disse: “Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará”. 17E disse em seguida a Adão: “Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida. 18Ele produzirá para ti espinhos e cardos, e comerás as ervas da terra; 19comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. 21Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e os vestiu. 22Disse, depois, o Senhor Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!” 23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado. 24Expulsou o homem e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins e a espada lampejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 90(89)

 

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

 

 

 

– 11 de fevereiro de 2023 sábado da 5ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora de Lourdes

 

 – Evangelho do dia 

 

Comeram e ficaram satisfeitos.  (Mc 8,1-10)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”. 4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

11/02/23 5o Sábado TC – A:

Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Santa Maria Bernadete, França, séc. 19)

 

 

Marcos 8,1-2.6-8: “Jesus chamou os discípulos e disse: - Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer... Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem... Tinham também alguns peixinhos... mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram”.

 

Jesus, sua compaixão pelas necessidades básicas das multidões, fazia-o agir sem demora, buscando uma solução entre as próprias pessoas que o cercavam.

Em suas mãos, tudo se multiplicava, tudo se partilhava e nada se desperdiçava, Assim, o senhor nos ensinava que, para que todos possam viver sem passar nenhum tipo de fome, basta que haja compaixão, generosidade e partilha.

No entanto, o senhor viera até nós, pelo mistério da sua Encarnação, morte e Ressurreição, não somente para saciar a fome física do povo, mas todas as demais fomes de todos os seres humanos, que somente o senhor pode saciar: a fome de amor e de esperança, a fome de justiça e de fraternidade, a fome de Deus e de vida eterna.

Na sua Encarnação, o senhor fez a experiência de sentir essas fomes, e por isso, pode se compadecer de nós e nos saciar com uma Redenção abundante.

Quem o encontra de verdade, não somente o imita na partilha do pão nosso de cada dia para matar a fome do próximo, mas pode saciar-se também do Pão da sua Palavra e do Pão da Eucaristia, Por isso, a multiplicação dos pães e dos peixes tornou-se o símbolo maior da nossa fé, que nos faz imitar o seu exemplo até chegarmos à comunhão mais profunda com o senhor, pela santa Eucaristia.

Senhor, continue tendo compaixão de nós, porque continuamos sentindo uma fome imensa de vida e de amor.

 

Maria santíssima, num mundo em que muito se acumula e muito se desperdiça, conceda-nos a graça de fazer da comunhão eucarística um compromisso de partilhar sempre, não somente o pão material, mas também o pão do amor, da dignidade e da fé em seu Flho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Este episódio descreve a partilha do pão para os pagãos; já tinha acontecido antes uma partilha para os judeus (cf. Mc 6,34-46). Mostra que Jesus, o Messias, estende sua obra salvadora não só a Israel, mas também aos demais povos, suprimindo toda discriminação. Da multidão faminta, Jesus sente compaixão, sentimento que logo se traduz em ação. Mas como, em lugar deserto, alimentar tanta gente? Jesus tem a saída para o problema: trata-se de partilhar o que cada um tem. Sete é número simbólico e indica totalidade (sete pães, sete cestos). Portanto, todos partilham tudo. Na nova sociedade inaugurada por Jesus, os dons são abundantes e, se forem repartidos, todos ficam satisfeitos. O gesto de abençoar indica que Deus é o criador de todas as coisas, e por tudo devemos dar graças a Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 8,1-10 - O que levo a Jesus?

 

Oração Inicial

 

Hoje, o Evangelho nos convida a conhecer o coração de Jesus, um coração que sente compaixão pela multidão faminta, desamparada e peregrina. Peçamos que o nosso coração também seja sensível aos apelos da Palavra de Deus e aos nossos irmãos que passam necessidades.

 

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto com calma, atentando-se aos elementos que compõem a narrativa: lugar, personagens, palavras e gestos de Jesus. O que os personagens que aparecem no texto estão procurando? Por que recorrem a Jesus? Que mensagem Jesus quer transmitir com suas atitudes, gestos e palavras?

 

“É a segunda vez que Marcos narra o encontro de multidões famintas e que Jesus resolve a angustiante questão do pão. Marcos, nesta narrativa, acrescenta alguns dados em relação ao episódio anterior. Jesus vem de um itinerário por territórios pagãos. Ele, portanto, acolhe para essa segunda refeição tanto judeus como pagãos.

 

Na trama do Evangelho, segundo Marcos, está formado o novo Povo de Deus, que é a Igreja. A multidão não está à procura de pão, mas da Palavra. Mas o pão se faz necessário e é preciso encontrar a solução. Marcos acrescenta outro detalhe: deu graças, o que revela o sentido eucarístico desse relato. O pão de nossas mesas tem tudo a ver com o Pão da Eucaristia.”

(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2. Meditação (Caminho)

É o momento de relacionarmos a reflexão com nossa vida. Qual sentimento o Evangelho despertou em você? Que luz Jesus lhe revela com sua mensagem, seus gestos, suas atitudes? Faça um momento de silêncio para confrontar a meditação com a realidade que você vive.

 

O pão que alimenta o corpo e o pão da Palavra que nutre o espírito, são igualmente necessários para viver em plenitude a vida. Como eu busco esse equilíbrio?

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.