sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. – (Mc 3,13-19)<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 19 DE JANEIRO de 2024 (sexta-feira) 19º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NINGUÉM PODE FAZER VOCÊ SE SENTIR INFERIOR SEM O SEU CONSENTIMENTO.

(Eleanor Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

DIA DA OVINOCULTURA

DIA DA OVELHA

DIA DO PASSISTA

DIA DO FETICHE  

DIA DA CUNHADA

DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA-SP (FAMEMA)

DIA DA FUNDAÇÃO FEDERAÇÃO VENEZUELANA DE FUTEBOL (FVF) EM CARACAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) Praia Grande (São Paulo) Cambuí Raposos Tiradentes (Minas Gerais) Caiçara do Rio do Vento (Rio Grande do Norte) Jundiá (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO VICTOR PLATERO SILVA (filho do m/sobrinho-São Paulo /SP)CLAUDIO CROCIOLLI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) SEBASTIÃO GERALDO CANATTO (Lions Clube de Mirandópolis /SP)EDENI ERVOLINO MONTANHEZ (Lions Clube de Valparaíso /SP)ELENICE PICCININI ALBURGUETTI (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)IZABEL CRISTINA F. BIGNARDE (Lions Clube de Tupã /SP)MARIA APARECIDA (CIDINHA PELLIZZON) PATRIANI DESTITO PELLIZZON (PDG-Lions Clube de Orlândia /SP)VALDEIR EDUARDO (Vilage Marcas e Patentes – Marilia /SP)GISELE AdriANA DA LUZ BARBOSA (Garça/SP) MANOEL FREDERICO TEIXEIRA PINTO FILHO (Taêsa – Garça /SP)MARIO HENRIQUE BARBOSA (Empresário - Garça /SP)KARINA GELAMOS (Garça /SP) Maria Helena Alvez Pereira (Garça /SP) GUILHERME EGEA (Marilia /SP) MAnIba Hanzé Tavelin (Bauru /SP)gustavO cEsaR teleS (Garça /SP)JOSÉ ANTONIO VIEIRA SIQUEIRA (Lins /SP)Larissa Michelan BRUNELLI (Garça /SP)CLaRICE BONFIM tRAVeNSOLO (Garça /SP)Lucas Chekerdemian tRAmbaioli (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CÉLIA RIBEIRO LEME DA SILVA E MARCELO OTÁVIO LEME DA SILVA💘1964💘60 ANOS💘(amigos Garça /SP) ANDRÉA C. AGOSTINHO CASTRO E SILVIO AUGUSTO PORTELLINHA CASTRO💘1996💘28 ANOS💘(Equipe 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP) IOLANDA RODRIGUERO CLAVISO VASCONCELOS E MARCOS CUNHA VASCONCELOS💘(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

Beato Marcelo Spínola

SÃO Mário

SANTO ÁBACO

SANTO ARSÊNIO

SANTO AUDIFAZ

SANTO Henrique de Upsália

SANTO Odilo

SÃO Bassiano de Lodi

SÃO Canuto IV

SÃO Germânico

SÃO João Bispo de Ravena

SÃO Marcos de Éfeso

SÃO LOMAR

SÃO PONCIANO DE SPOLETO

SÃO REMÍGIO DE RUÃO

SÃO Sulpício

SÃO MACÁRIO ALEXANDRINO

SÃO MACÁRIO MAGNO

SÃO Volusiano de Tours

SANTA Prisca

REGINA PROTMANN

SANTA Margarida da Hungria

SANTA MARTA DE VIA CORNÉLIA

SANTA FAUSTINA

SANTA LIBERATA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Os doze discípulos de Jesus Mc 3,13-19 – Jesus constitui sua equipe de apóstolos

Segundo a tradição, o grupo escolhido por Jesus irá anunciar a Boa Notícia do Reino e dará testemunho de sua fé com a própria vida.

 

Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo (Sl 65,4).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Somos convidados a ser, no mundo, promotores do perdão e da paz; nossa missão de cristãos é criar um clima de reconciliação e fraternidade em todos os níveis. Renovemos a convicção de que somos perdoados na medida em que perdoamos.

 

 

– Oração 

 

“DIVINO ESPIRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, DESPERTA-ME PARA O CHAMADO QUE DEUS ME FAZ E CORAGEM PARA RESPONDER COM CORAGEM O SERVIÇO AOS IRMÃOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas de vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 19 de janeiro de 2024 sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

No início de sua missão, Jesus realizou um ato solene e histórico: “chamou os que ele quis” e os preparou para dar prosseguimento à sua obra no mundo. Ouçamos a Palavra que nos convida a optar sempre pelo bem contra todo mal.

 

 

1ª Leitura (1Sm 24,3-21) Não levantarei a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 3Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos das cabras monteses. 4E chegou aos currais de ovelhas que encontrou no caminho. Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para satisfazer suas necessidades. Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta, 5e os homens de Davi disseram-lhe: “Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou: ‘Eu te entregarei o teu inimigo, para que faças dele o que quiseres'”. Então, Davi aproximou-se de mansinho e cortou a ponta do manto de Saul. 6Mas logo o seu coração se encheu de remorsos por ter feito aquilo, 6e disse aos seus homens: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas ao ungido do Senhor, levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor”. 8Com essas palavras, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Este deixou a gruta e seguiu seu caminho. 9Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor, meu rei!” Saul voltou-se, e Davi inclinou-se até o chão e prostrou-se. 10E disse a Saul: “Por que dás ouvidos às palavras dos que te dizem que Davi procura fazer-te mal? 11Viste hoje, com teus próprios olhos, que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta. Renunciando a matar-te, poupei-te a vida, porque pensei: Não levantarei a mão contra o meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor 12e meu pai. Presta atenção e vê em minha mão a ponta do teu manto. Se eu cortei este pedaço do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim, que não pequei contra ti. Tu, porém, andas procurando tirar-me a vida. 13Que o Senhor seja nosso juiz e que ele me vingue de ti. Mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti. 14‘Dos ímpios sairá a impiedade’, diz o antigo provérbio; por isso, a minha mão não te tocará. 15A quem persegues tu, ó rei de Israel? A quem persegues? Um cão morto! E uma pulga! 16Pois bem! O Senhor seja juiz e julgue entre mim e ti. Que ele examine e defenda a minha causa e me livre das tuas mãos”. 17Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse: “É essa a tua voz, ó meu filho Davi?” E começou a clamar e a chorar. 18Depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal. 19Hoje me revelaste a tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste. 20Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo, o deixa ir embora tranquilamente? Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21Agora eu sei com certeza que tu serás rei e que terás em tua mão o reino de Israel”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 57(56)

 

Piedade, Senhor, tende piedade.

1. Piedade, Senhor, piedade, / pois em vós se abriga a minha alma! / De vossas asas, à sombra, me achego, / até que passe a tormenta, Senhor! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

2. Lanço um grito ao Senhor Deus altíssimo, / a esse Deus que me dá todo o bem. / Que me envie do céu sua ajuda  e confunda os meus opressores! / Deus me envie sua graça e verdade! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

3. Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, / vossa glória refulja na terra! / Vosso amor é mais alto que os céus, / mais que as nuvens a vossa verdade! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

 

 

– 19 de janeiro de 2024 sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.  (Mc 3,13-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

19/01/24 -        2ª SEXTA-FEIRA TC - B

 

Marcos 3,13-19: “Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou os Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.”

 

Senhor, ao escolher os seus 12 apóstolos, a primeira condição foi a de que ficassem com o senhor, formando uma pequena comunidade de aprendizes das suas ideias, dos seus valores, das suas atitudes e do seu jeito de evangelizar.

Foi convivendo bem próximos do senhor, no trabalho, na oração e na partilha, que eles se prepararam para serem enviados a pregar, com autoridade para expulsar o mal presente no mundo, ou seja, todos os demônios do ódio e das injustiças, das divisões e das competições, de toda a violência contra os direitos e a vida do próximo, para que pudessem ganhar a vida eterna.

Foi assim que aqueles homens simples e imperfeitos foram transformados nos missionários que testemunharam sua fé e sua união com o senhor até ao martírio e nos legaram a nossa fé cristã.

Foi deles que se formou um novo Povo de Deus, constituído de comunidades, que substituíram o antigo povo das 12 tribos de Israel.

Hoje, nós temos mais formação, faculdades teológicas, inúmeros encontros presenciais e online, publicações sem conta, mas somos carentes desse ‘estar e permanecer’ com o senhor. Talvez, seja por isso que temos tanta dificuldade para conseguir enxergar e, menos ainda, expulsar o mal ainda presente em nós, em nossas famílias e nas estruturas e instituições da nossa sociedade.

Senhor, ensine-nos a viver na sua presença, a ficar sempre com o senhor, na escuta e na oração, para que o senhor possa formatar nossas ideias, palavras e ações a partir da sua Palavra e do seu exemplo.

Queremos ser discípulos-missionários, como foram os seus apóstolos e milhares de santos e santas.

Que o seu Espírito nos ajude a vivermos unidos com o senhor, pela graça, pela amizade e pela proximidade com o seu coração.

 

Maria santíssima, a senhora é a mais perfeita discípula-missionária do seu Filho, interceda por nós e ajude-nos a viver na sua graça e sempre próximos dele. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na Bíblia, o monte representa o lugar do encontro com Deus. Jesus muitas vezes subiu ao monte para estar a sós e rezar. Desta vez, a finalidade é constituir o grupo dos Doze, “para que ficassem com ele, a fim de enviá-los a pregar, e para que tivessem autoridade para expulsar demônios”. Portanto, três finalidades bem definidas: estar com ele, pregar a Boa-nova do Reino e livrar as pessoas de todo tipo de opressão. A escolha recai sobre homens de culturas e níveis sociais diferentes. Cada um se entrega ao Senhor com as condições que tem. Caberá ao Mestre torná-los seus fiéis discípulos e continuadores de sua obra no mundo. Um dos Doze, “aquele que o entregou”, não compreendeu o projeto de Jesus e se tornou seu adversário.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,13-19 – Jesus constitui sua equipe de apóstolos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, nomes, missão, etc

 

Jesus inicia uma nova etapa em sua missão. Escolhe um grupo comprometido. O número doze faz alusão às doze tribos de Israel e à universalidade da salvação. Marcos contrapõe o poder de Jesus ao poder do demônio, como uma batalha que se trava entre dois lados opostos e tem como centro o ser humano.

 

Segundo a tradição, o grupo escolhido por Jesus irá anunciar a Boa Notícia do Reino e dará testemunho de sua fé com a própria vida. Simão, que recebe o nome de Pedro, está em primeiro lugar; Judas, em último. Os dois foram medrosos e vulneráveis, mas o que os diferencia é a humildade de Pedro em reconhecer a própria fraqueza. A tentação nos enfraquece, o medo nos paralisa, mas a traição é fruto de mau caráter.

2. Meditação (Caminho)

Os doze discípulos de Jesus foram escolhidos com a clara missão de anunciar o Reino de Deus e expulsar o mal.

Coloco-me entre os seguidores de Jesus e examino como é minha resposta à vocação a qual fui chamado/a? Estou convicto/a de que o que realizo faz parte da missão que Deus confiou a nós batizados e enviados a anunciar o Evangelho?

A traição sempre vem de pessoas amigas, com quem fizemos alianças ou assumimos compromissos. Como é sua lealdade com as pessoas que depositaram em você sua confiança?

3.Oração (Vida)

Rezo por todas as vocações dentro da comunidade: sacerdotes, religiosos/as, leigos consagrados, profissionais da saúde, educadores, catequistas, lideranças para o bem comum, etc….

 

Durante o dia rezo repetidas vezes: “Enviai, Senhor, bons operários para à Evangelização”. Se desejar pode concluir com esta oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir.

 

Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio do seu coração o chamado de Deus para você. Escute sua voz chamando pelo nome e confiando-lhe a missão. Que apelos desperta em você sua voz?

 

Bênção

 

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP