domingo, 9 de fevereiro de 2020

Padre Luiz Carlos - Refletindo a Palavra

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

“Brilhe a vossa luz”

Vocação fundamental
           Jesus iniciou sua missão chamando discípulos, começando por Pedro e André, Tiago e João, no lago de Genesaret (Mt 4,18). O chamamento era para que estivessem com Ele. Assim poderiam continuar sua missão e presença no mundo. O texto de Mateus que vemos hoje segue o discurso das bem-aventuranças (não foi lido nesse ano por causa do dia da Apresentação do Senhor).  Entende-se que aquele que vive o espírito das bem aventuranças é o verdadeiro discípulo. Desse modo o discípulo se torna sal que dá o tempero do mundo e alimenta a vida cristã no mundo. É luz que mostra caminhos e atrai. São as obras transbordam dos que seguem o caminho do Evangelho e atraem outros ao mesmo caminho. Por isso diz Jesus: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16). Podemos disfarçar e esconder o mal que temos em nós. Mas o bem, nada consegue ocultar. Tudo o que o Evangelho produziu em nosso coração é um testemunho vivo. Se não vivermos esse caminho, recebemos a dura explicação: “Se o sal perder seu sabor... não servirá para mais nada”... escondida não ilumina ninguém. E tudo permanece na escuridão. Jesus recomenda: “Assim brilhe também a vossa luz”. A luz do cristão vem de seu interior. A escolha de Jesus e seu Evangelho como vida é a fonte do sal e da luz de onde nasce essa luz interior. O milagre, nasce da atitude de vida.   
Coração aberto
           A luz que temos se mostra na atitude fundamental da vida cristã que é o amor que serve. As bem aventuranças mostram a opção interior. As obras são o resultado. A leitura de Isaias proclama de onde vem a luz: “Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa o pobre e o estrangeiro... se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá a tua luz e tua vida obscura será como o meio dia” (Is 58,7.9-10). O coração aberto resulta em uma mudança interior e uma obra de socorro às muitas dimensões da miséria humana. Não se pode falar de fé cristã, adesão a Cristo e fé católica sem uma adesão completa à caridade. Todos os santos foram de extrema caridade. Deram suas vidas. Sair de si é a melhor maneira de encher-se de vida Divina e ser evangelizador. O texto de Isaias é uma leitura do Evangelho feita tantos séculos antes. Jesus aperfeiçoou dando a si mesmo na máxima caridade. “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15.12). Não se trata de amigos “de farra ou de afeto”, mas de todos. Todos são amigos de Deus. Por isso conhecemos que Deus é o “filantropos” que ama as pessoas. Amor não é egoísta. O coração aberto não está nos sentimentos, mas deles se parte à ação.
Humildade e simplicidade
           Notamos em Paulo um lado de “fraqueza”. Ele mesmo diz que ele foi com simplicidade. A palavra anunciada floresce quando é dada na simplicidade de vida e de palavras. Queremos impressionar pelo vigor. Paulo insiste que marca pela humildade. Deus não se impõe, propõe. É bom vermos que essas palavras têm efeito transformador. Não são acolhidas no medo ou na pressão dos argumentos ou apresentação. E diz: “Minhas palavras eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens” (1Cor 2,5). Há muitos modos de pressionar o povo, até na educada forma de celebrar. Os pobres sempre ficam fora. O coração aberto é humilde.
Leituras : Isaias 58,7-10;Salmo 111;1Coríntíos 2,1-5; Mateus 5,13-16
Ficha  nº 1934 - Homilia do 5º Domingo Comum (09.02.20)

1. A escolha de Jesus e seu Evangelho como vida é a fonte do sal e da luz
2. O coração gera uma mudança interior e uma obra de socorro à miséria humana.
3. A palavra anunciada floresce quando é dada na simplicidade de vida e de palavras.

Pressão baixa

           Vivemos medindo a pressão. É um tal de sobe e desce que complica nossa vida. Com pressão baixa buscamos o sal. São muitos significados e explicações dessas palavras de Jesus. Ele pegou por onde toca a gente. Ele sabe o quanto é ruim estar com pressão baixa. Ruim quando nossa lâmpada de vida não gera luz.
           A resposta de Jesus às nossas carências está na palavra do profeta Isaias que indica o cuidado com os necessitados como fonte de luz. É tão simples que é difícil fazer.


–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós sois a luz do mundo. - (Mc 6,30-34)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO de 2020 (domingo) 040º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NUNCA CONHECI UM HOMEM TÃO IGNORANTE QUE ME FOSSE IMPOSSÍVEL APRENDER ALGO DELE.
(Galileu Galilei)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO SURF
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para hoje

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã 7.1 – São Paulo /SP)roberto PEREIRA (primo-São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM Bombeiro-Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) FLORIVALDO DE LuCa (Garça /SP)EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)SALVADOR DE JESUS PEREIRA (Jafa - Garça /SP)CARLOS FERMINO DE CAMPOS ALBERS (Advogado-Gália /SP)Frei nivaldo pasqualim (Olimpia/SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana Agostine  (Garça /SP)-
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADO ó(casal DG LC5-Lions Clube de Suzano/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó13 ANOS(Distrito LC 8) LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó43 ANOS(Distrito LC 6)

 Santo do Dia 
SANTA Apolônia
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Celebramos a Cristo crucificado e ressuscitado, fundamento da nossa fé e do nosso testemunho. A liturgia nos convida a renovar o compromisso de sermos sal e luz, pessoas que conferem gosto e sentido à vida. Louvemos ao Pai pelo seu amor, manifestado em toda ação que expulsa do mundo as trevas da opressão e da injustiça.
– Oração 
PAI, TENHO DIANTE DE MIM O MUNDO TODO A SER EVANGELIZADO. TRANSFORMA CADA CIRCUNSTÂNCIA E CADA MOMENTO DA MINHA VIDA EM CHANCE PARA DAR TESTEMUNHO DO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
09 de Fevereiro de 2020 5º Domingo Do Tempo Comum
■ Pelo poder do Espírito, toda atividade solidária, justa e pacífica torna-se luz que aponta o caminho para Deus e sal que faz a diferença na vida dos irmãos e irmãs.

1ª Leitura (Is 58,7-10) – A tua luz brilhará como a aurora.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 112(111)
Uma luz brilha nas trevas/ para o justo, permanece para sempre/ o bem que fez.

2ª Leitura (1Cor 2,1-5) – Anunciei entre vós o mistério de Cristo crucificado.  Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

1Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
09 de Fevereiro de 2020 5º Domingo Do Tempo Comum
Vós sois a luz do mundo. - (Mc 6,30-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Precisamos ser luz na vida dos outros”
 “Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos”
(Mt 5,14-15).
A primeira afirmação do Evangelho de hoje é que nós somos o sal da terra, ou seja, não é que devemos ser sal nós o somos. Isso é uma maravilha! Porque Deus nos criou com sabor, Ele não nos criou insossos, sem gosto, sem tempero. A nossa constituição vital de pessoas humanas, de seres humanos é para sermos saborosos, é para darmos sabor ao mundo, às coisas.

Nos encantamos quando vemos os animais: os golfinhos, os passarinhos; nós olhamos as baleias, os peixes, os pássaros e cada um dá um tom ao mundo em que estamos. Mas só quem dá sabor a este mundo somos nós, eu e você, nós filhos e filhas de Deus, porque nós somos criados para ser sal, para dar consistência e sabor ao mundo. Sabor de saborear, de dar realmente o tempero, mas, ao mesmo tempo, também de dar aquela consistência, porque o sal quando salga o alimento, ele o conserva, ele o mantém. Só nós podemos manter a obra criada. Conservar a obra criada e transformar o mundo em que estamos pelo tempero do sal de Deus que está em nós.

Ainda que passemos por muitas tribulações e aflições nesta vida, a luz de Deus está em nós.”

Nós somos a luz do mundo! Deus nos criou para sermos luz na vida do outro e onde estivermos. Eu sei que tem muita luz apagada, e que tristeza! Nós deixamos, muitas vezes, que a luz de Deus que está em nós se apague, então, nos tornamos canal de desânimo, de tristeza, de negativismo, de pessimismo, de maldade nas situações em que nos encontramos. Meus irmãos, ainda que haja muitas situações para desanimar, para desesperar, isto não é a resposta que nós damos, a resposta que nós damos para o mundo que jaz nas trevas, na escuridão, é a luz de Deus que está em nós.

Não deixe essa luz apagada, acenda essa luz, acenda esse ânimo, essa fé, essa coragem, esse entusiasmo; e brilhe! Por favor, não é o brilho do mundo, não é a fantasia do mundo, não é o brilho da pessoa que passa maquiagem no rosto e quer brilhar pelas aparências externas. Brilhe pela fé, pelo ânimo,  pela coragem, brilhe!

Seja luz! Porque você leva a luz de Deus para os outros. Não seja uma luz apagada, ainda que passemos por muitas tribulações e aflições nesta vida, a luz de Deus está em nós e precisamos ser luz na vida dos outros.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A missão do cristão (apostolado): “sal da terra” e “luz do mundo”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— através das imagens cheias de significado—o ”sal da terra” e a “luz do mundo”— Jesus quer transmitir aos discípulos o sentido de sua missão e de seu testemunho. O “sal”, na cultura de Médio Oriente, evoca vários valores como a aliança, a solidariedade, a vida e a sabedoria. A luz, por sua parte, é a primeira obra de Deus criador e é fonte da vida; a mesma Palavra de Deus é comparada com a luz.

A sabedoria sintetiza em si os efeitos benéficos do sal e da luz: de fato, os discípulos do Senhor estão chamados a dar novo “sabor” ao mundo e, preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho.

—Unidos a Ele, os cristão podem difundir em meio das trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, verdadeira sabedoria que dá significado à existência e à atuação dos homens.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O texto é precedido das bem-aventuranças e dá continuidade ao Sermão da Montanha. Todos conhecemos o valor e a importância do sal e da luz. O sal dá sabor ao alimento e o preserva, e a luz ilumina a vida. Jesus compara seus seguidores a esses dois elementos. O Mestre atribui a seus discípulos grande responsabilidade e enorme desafio: ser sal da terra e luz do mundo, sem pretensão de grandeza ou status. No Antigo Testamento, o sal era visto como sinal que preservava a inviolabilidade da aliança; portanto, era símbolo de fidelidade, compromisso e perseverança. Assim, o cristão deve ser aquela pessoa que é fiel ao projeto de Jesus e procura mantê-lo sempre vivo na sociedade, preservando-o do desvio. O sal compromete Deus e a comunidade numa causa comum: a justiça do Reino. O cristão é luz enquanto segue Jesus, luz do mundo. O discípulo brilha na sociedade com suas boas obras; não para se vangloriar, mas para que as pessoas louvem o Pai. Tudo isso é possível, vivendo as bem-aventuranças.

Oração
Ó Jesus, luz que ilumina todo ser humano, dá-nos a força para sair do esconderijo, da inércia e do comodismo, a fim de mostrar ao mundo as obras que realizas em nós. A luz que habita nosso ser se expanda por toda a parte; para a glória de Deus Pai. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,13-16 - Missão luz

Oração Inicial
Brilhe vossa luz!
Jesus recomenda que nossa luz deve brilhar.
Senhor Jesus que minha luz brilhe diante das pessoas para que eu possa iluminar; para que seja como o sal que dá sabor à comida.
Jesus interceda por mim para que nada me impeça de ser bom, sempre. Amém.
Em silêncio, recolho-me e rezo com as palavras do canto: “Brilhe vossa luz, brilhe para sempre, sejam luminosas vossas mãos e mente. Brilhe vossa luz, brilhe vossa luz.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) Volto a ler o Evangelho e escuto com atenção o que Ele fala para mim. O que significa para mim uma cidade colocada no alto da montanha? A propriedade do sal o que diz para minha vida? E o brilho do sol, da luz natural ou elétrica?
“O sal era considerado essencial à vida por suas propriedades conservantes e purificantes. Ele era adicionado às oferendas e servia como sinal de permanência e lealdade à Aliança. A exemplo do sal, a comunidade dos discípulos encontra sua razão de ser quando exerce influência benéfica na sociedade. A luz define a qualidade das obras dos discípulos de Jesus. Ela se torna sinal da verdadeira fonte: o Pai que está nos céus. O sal é absorvido pelo organismo, enquanto a luz brilha para os outros. O discípulo-missionário de Jesus reúne estas duas dimensões: o seu viver e o seu agir. Este texto vem logo após o anúncio das bem-aventuranças. É a comunidade dos discípulos que vive e anuncia a Boa-Nova.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - “O sal é absorvido pelo organismo, enquanto a luz brilha para os outros”. Qual é para mim o significado desta mensagem? Meu agir é coerente com o que compreendi da Palavra deste Evangelho? Gosto de fazer os outros felizes?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Jesus Divino Mestre nascemos do teu amor, do teu amor por teu amor. Queremos viver e te adorar. Viver e iluminar com minhas boas obras, com meu perdão e com minha alegria de viver a fé que Deus plantou em mim. Agradeço de todo o coração essas bençãos tão preciosas.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Recolho-me no meu interior e imagino o brilho da luz iluminando minha mente, meu coração, minhas mãos e meus pés para eu poder brilhar e alegrar a vida das pessoas.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém