sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças – (Mc 4,26-34)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 28 DE JANEIRO de 2022 (sexta-feira) 028º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA JUVENTUDE APRENDEMOS, NA VELHICE ENTENDEMOS."

(Oliver Wendell Holmes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

DIA NACIONAL DE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA DOS PORTUÁRIOS

DIA DA ABERTURA DOS PORTOS

DIA MUNDIAL DO HANSENIANO

DIA MUNDIAL DA NEVE

DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR

DIA MUNDIAL PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

DIA DOS CORAIS DA AMAZÔNIA

DIA DA PRIVACIDADE DE DADOS

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apucarana - Pitanga (Paraná)Castanhal (Pará) Giruá - Santo Cristo (Rio Grande do Sul) Curvelandia - Nova Santa HelenaRondolandia - Santo Antônio do Leste (Mato Grosso) Puxinanã (Paraíba) Senador Canedo (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ ANTONIO AZEVEDO (Garça /SP) MARIO PEREIRA (Garça /SP)CLODOALDO GASPOROTI (Macatuba /SP)KATIA PINFARI MODESTO (Andradina /SP)WALTER AP RIBEIRO JUNIOR (Ilha Solteira /SP)LUCIANA DE OLIVEIRA RAMOS DE ALMEIDA (Dracena /SP) LUIZ ANTONIO SANITÁ (Guararapes /SP) PAULO CANSINI (Fotográfo-Marília /SP) EMERSON ALVES (Garça /SP) SUSHILA NINFA RODRIGUES AGUIAR (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. RUI RODRIGUES DA SILVAó2000ó22 ANOS (Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Pádua de Adamantina /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO TOMÁS DAQUINO

TOMÁS (Itália, 1226-1274), aos 18 anos entrou na Ordem dos Dominicanos. Aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese de seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,21-25 - Somos luz

 

 

Os sábios refulgirão como o esplendor do firmamento; e os que ensinaram a muitos a justiça brilharão como estrelas para sempre (Dn 12,3).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Tomás nasceu em 1225 na Itália e lá faleceu em 1274. De família nobre, entrou na Ordem dos Dominicanos. Foi professor de teologia nas melhores universidades da época. Escreveu a Suma teológica, um compêndio com as mais belas expressões do seu ensinamento. Homem silencioso, humilde e de profunda vida espiritual, fez da ciência e do estudo o caminho de sua santificação. Recomendemos ao Senhor todos os estudantes e professores.

 

– Oração 

 

PAI, FAZEI-ME CONHECER JESUS CRISTO E COMPREENDER O SEU EVANGELHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 28 de janeiro de 2022 - 6ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum SANTO TOMÁS DE AQUINO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

– Liturgia da Palavra 

O Reino de Deus e a caminhada cristã são como semente discreta, porém promissora de vida abundante. Seu crescimento requer tempo, paciência e cuidados. 

 

1ª Leitura (2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17) – Tu me desprezaste e tomaste como esposa a mulher de Urias. (Cf. 2Sm 12,10)  Leitura do segundo livro de Samuel:

 

1No ano seguinte, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo Israel, e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. 2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita. 3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabeia, filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4Então Davi enviou mensageiros para que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela. 5Em seguida, Betsabeia voltou para casa. Como ela concebesse, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”. 6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a Davi. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E, depois, disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”. Urias saiu do palácio do rei e, em seguida, este enviou-lhe um presente real. 9Mas Urias dormiu à porta do palácio, com os outros servos do seu amo, e não foi para casa. 10E contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”. 13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não desceu para a sua casa. 14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias. 15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra”. 16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o hitita.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(51)

 

Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

 

 

– 28 de janeiro de 2022 - 6ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum SANTO TOMÁS DE AQUINO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

– Evangelho do dia 

 

É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças   (Mc 4,26-34)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Semeie a Palavra da Vida em seu coração”

 

Jesus disse à multidão: ‘O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga”

(Marcos 4,26-28a).

 

A parábola de hoje, que Jesus nos conta, fala do mistério, da ação da graça de Deus na nossa vida. A graça de Deus que age em mim e em você é um mistério. A semente, uma vez semeada, segue o seu curso normal. Se acolhermos, de verdade, a Palavra da Vida, ela produzirá os seus frutos em nós. Certamente, em um momento ou outro, ela vai produzir frutos, a condição é que ela caia no terreno do nosso coração, é que eu e você permitamos que essa Palavra seja semeada. A única condição é permitirmos que a Palavra de Deus entre e penetre no nosso coração.

 

Dormir, acordar; dia, noite… É na dinâmica da vida, nos fatos, no repouso, no trabalho, no passar dos dias, é nisso que Deus age. Ele age no nosso cotidiano de uma forma misteriosa. Por si mesma — diz a Palavra — essa semente produz. Em grego, a tradução original é “automaticamente”, ou seja, é a tecnologia do nosso Criador, é a força, é a dinâmica que o Criador colocou dentro de nós, em cada um de nós, que nós chamamos de “dynamis”, o sopro da vida. Em cada um de nós está escondida essa força misteriosa de Deus, e em um momento ou outro da nossa vida essa realidade acontece.

 

“Se acolhermos, de verdade, a Palavra da Vida, ela produzirá os seus frutos em nós”

 

A Palavra sabe o que ela deve fazer em nós. Fique tranquilo, Deus sabe o que Ele precisa fazer dentro de mim e de você. O tempo que nós temos que esperar é o tempo da nossa inatividade, é a nossa impotência, é confiar em Deus e apenas n’Ele. É libertar-nos daquele mal do imediatismo, de querer ver resultados imediatos, é o problema da nossa autossuficiência querermos fazer do nosso jeito. Para a nossa vida eclesial, para as nossas atividades, pensamos: “Vai dar frutos! Mesmo eu não estando ali, vai dar frutos, porque não tenho controle de tudo, Deus sim tem o controle de todas as coisas”.

 

A nossa força não faz vir mais rápido o Reino de Deus, não nos iludamos com isso! A nossa força não vai fazer com que o Reino de Deus venha mais rápido, ou até mesmo as nossas resistências não poderão impedir o Reino de Deus de acontecer. Quem somos nós para uma coisa ou para outra, para apressar ou para retardar a vinda do Reino de Deus? Porque o Reino pertence ao Senhor.

 

“Folhas, espigas e grãos”, as etapas do dom de Deus. O que a graça divina, pouco a pouco, vai realizando no meu e no seu coração são etapas, o dom de Deus vai se clareando, o dom de Deus vai se afirmando na nossa vida. Vamos ser fiéis ao que Deus nos dá hoje? Vamos ser fiéis ao que o Senhor nos concede para viver hoje? Na sua realidade, no seu cotidiano, naquilo que você realiza hoje, permita que a ação de Deus aconteça aí.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nos seus ensinamentos, Jesus gostava de comparar o “Reino (e a Palavra) de Deus” com uma semente. É o caso também no texto de hoje. A semente não é apenas o que aparenta ser, é algo que traz, em si, vida. Isso se percebe quando a semente é posta na terra, ela germina e se desenvolve. Para isso, porém, necessita de tempo e condições. A primeira parábola evidencia a fecundidade da semente e da terra, a planta cresce independentemente da vontade das pessoas. Assim é o Reino de Deus, em si mesmo contém vida, dinamismo, esperança. A segunda parábola acentua o contraste entre a semente (pequena) e a planta (grande). A mostarda era uma espécie de praga, brotava em lugares não desejáveis, assim como o Reino de Deus floresce de maneira incômoda aos sistemas que se opõem a ele. O reino de Deus é visto como árvore que fornece sombra (acolhida e proteção) a todos os povos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,26-34 - O Reino é como a semente de mostarda

 

Oração Inicial


Preparamo-nos  para este momento,

com a oração ao Espírito Santo:

 

A Vós, Espírito de verdade,

consagro a mente, a fantasia e a memória:

 iluminai-me.

Fazei-me conhecer Jesus Cristo e

compreender o seu Evangelho.

Amém.

1. Leitura (Verdade)

Fazemos a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia: Mc 4,26-34.

 

Jesus disse:

- O Reino de Deus é como um homem que jogou  a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.

Jesus continuou:

- Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.

Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos.

Em um momento de silêncio, recordo o que li. São duas pequenas parábolas. Uma fala do processo como se desenvolve o Reino de Deus. Exige paciência. A outra é sobre o resultado de uma pequena boa semente. Fala de esperança.

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

O que nos dizem estas duas parábolas de Jesus Mestre? Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.

 

O "Reino de Deus está perto". Dentro de nós. Como se desenvolve? Como o cultivamos?

Diz o Papa Francisco:

"Deus confiou a sua Palavra à nossa terra, ou seja, a cada um de nós com a nossa humanidade concreta. Podemos ser confiantes, porque a Palavra de Deus é palavra criadora, destinada a tornar-se «o grão abundante na espiga» (v. 28). Esta Palavra, se for aceite, certamente dará os seus frutos, porque o próprio Deus a faz germinar e maturar através de veredas que nem sempre podemos verificar e de um modo que nós não sabemos (cf. v. 27). Tudo isto faz compreender que é sempre Deus, é sempre Deus quem faz crescer o seu Reino — por isso rezamos tanto para que «venha a nós o vosso Reino» — é Ele quem o faz crescer, o homem é seu humilde colaborador, que contempla e rejubila pela criadora acção divina e aguarda paciente os seus frutos.

 

A Palavra de Deus faz crescer, dá vida. E aqui gostaria de vos recordar mais uma vez a importância de ter o Evangelho, a Bíblia, ao alcance — o Evangelho pequeno na bolsa, no bolso — e de nos alimentarmos todos os dias com esta Palavra viva de Deus: ler todos os dias um trecho do Evangelho, um trecho da Bíblia. Nunca esqueçamos disto, por favor. Porque é esta a força que faz germinar em nós a vida do Reino de Deus.

 

A segunda parábola utiliza a imagem do grão de mostarda. Apesar de ser a mais pequenina de todas as sementes, está cheia de vida e cresce até se tornar «a planta mais frondosa do horto» (Mc 4, 32). É assim o Reino de Deus: uma realidade humanamente pequena e de aparência irrelevante. Para fazer parte dele é preciso ser pobre de coração; não confiar nas próprias capacidades, mas no poder do amor de Deus; não agir para ser importante aos olhos do mundo, mas precioso aos olhos de Deus, que tem predilecção pelos simples e humildes. Quando vivemos assim, através de nós irrompe a força de Cristo e transforma o que é pequenino e modesto numa realidade que faz fermentar toda a massa do mundo e da história.

 

Obtemos destas duas parábolas um ensinamento importante: o Reino de Deus requer a nossa colaboração, mas é sobretudo iniciativa e dom do Senhor. A nossa obra frágil, aparentemente pequenina face à complexidade dos problemas do mundo, se for inserida na de Deus não receia as dificuldades. A vitória do Senhor é certa: o seu amor fará germinar e crescer todas as sementes de bem presentes na terra. Isto abre-nos à confiança e à esperança, não obstante os dramas, as injustiças, os sofrimentos que encontramos. A semente do bem e da paz germina e desenvolve-se, porque o amor misericordioso de Deus a faz amadurecer". (14/06/2015).

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezamos:

Salmo 119

Como é doce ao meu paladar a tua promessa,

Senhor, é mais do que o mel em minha boca!

Com teus preceitos, sou capaz de discernir e detestar qualquer caminho mau.

Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.

Eu jurei, e sustento: observar as tuas justas normas.

Senhor, faze-me viver, conforme a tua palavra. (103-107)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?

Viveremos este dia com olhar novo, "descobrindo" o Reino de Deus presente em cada situação, pessoa, dificuldade, alegria, realização, desafio, cultivando dentro de nós a paciência e a esperança.

Por  todas as pessoas, rezamos com o apóstolo Paulo:

"Que o Senhor realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem" . (2Ts 1,11).

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.