quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito. – (Mc 8,27-33)

 

  


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 16 de FEVEREIRO de 2023 (quinta-feira) 047º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O CAMINHO PARA SE CONSEGUIR A FELICIDADE É FAZENDO AS OUTRAS PESSOAS FELIZES.

(Robert Baden-Powell)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO REPÓRTER

DIA DA LUTA CONTRA A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

DIA DA ENTRADA EM (2005) VIGOR DO “PROTOCOLO DE QUIOTO-ONU”

DIA DO REPOSITOR DE MERCADORIAS

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Agudo – Arvorezinha - Erval Grande (Rio Grande do Sul) Areia Branca (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GIOVANA SANCHEZ PEREIRA MARTINS  (Filha do Washington-GTLF-Garça /SP) RENATO CALEGARI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) ALTAIR MORAES MONTEIRO (Bauru /SP) IVONETE APARECIDA FABIANO BARBOSA (Garça /SP) ELAINE CRISTINA BARBOSA DA SILVA (Garça /SP) ADRIANA BANNWART  (Garça/SP) VANESSA FERNANDES FERREIRA (Mirandopolis /SP)RUTE A FARIA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Frei GILMAR VASQUES CARREIRAó16/02/2007ó16 ANOSó (Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Juliana

SANTO ONÉSIMo de Bizâncio

SANTO Abibo de Edessa

SANTO ELIAS

SANTO ISAÍAS DE CESAREIA

SÃO Daniel de Cesareia

SÃO Jeremias de Cesareia

SÃO Julião da Capadócia

SÃO Pânfilo de Cesareia

SÃO Paulo de Jâmnia

SÃO Porfírio

SÃO Samuel

SÃO Seleuco

SÃO Teódulo

SÃO Valente

José Allamano

Felipa Mareri

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Não basta apenas reconhecer intelectualmente quem é Jesus; é necessário um ato de fé e de disponibilidade de seguimento:  - Quem as pessoas dizem que eu sou? – Mc 8,27-33

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus renova sua promessa de fidelidade para com o ser humano, com o qual se alia na edificação do mundo. Vivendo em sintonia com o pensar e agir divinos, somos convidados a dar nossa contribuição em vista de melhorar a convivência humana.

 

– Oração 

 

“PAI, REVELA-ME A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JESUS, SERVO FIEL, CUJA VIDA ESTEVE TOTALMENTE ENTREGUE EM TUAS MÃOS. E DÁ-ME A GRAÇA DE, COMO ELE, SER FIEL A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de fevereiro de 2023 quinta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

Pela transfiguração, Jesus quer mostrar a seus discípulos que ele não caminha para o fracasso, mas sim para a glória da ressurreição. Bendigamos a Palavra que com fé agora será proclamada. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 9,1-13) – Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais. 4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida. 5Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”. 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(101)

 

O Senhor olhou a terra do alto céu.

 

 

 

– 16 de fevereiro de 2023 quinta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.  (Mc 8,27-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

16/02/23 6ª Quinta-feira TC – A

 

 

Marcos 8,27-29.31: “Jesus partiu... no caminho perguntou aos discípulos: - Quem dizem os homens que eu sou? Eles responderam: - Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas. Então ele perguntou: - E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: - Tu és o Messias... Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito... devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias... Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: - Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

 

Jesus, o senhor perguntou aos seus discípulos, o que os homens pensavam e diziam sobre o senhor, para sentir até que ponto a sua pregação e os seus milagres provocavam uma verdadeira fé na sua pessoa.

Contudo, o que mais lhe interessava era a fé dos seus discípulos.

Pedro soube responder bem em nome de todos, mas jamais iria admitir que o verdadeiro Messias viesse a sofrer e a ser morto, ainda que ressuscitasse no terceiro dia.

Sua fé, como também dos demais discípulos, continuava sonhando com vitórias, conquistas, glória e poder.

Não conseguiam entender o mistério de amor redentor encerrado no plano de salvação de Deus.

Pensavam somente como homens, e não como Deus, cujo amor por nós o fez encarnar-se em nossa existência humana, desde o nascimento até a morte na cruz.

Senhor, na essência da nossa fé cristã está a pessoa do senhor, como o nosso Cristo e como Filho único de Deus.

Esse ato de fé, tanto para os discípulos, como para nós, jamais pode ser suposto como um dom já confirmado.

É fundamental que seja constantemente repetido dentro de cada um de nós, e seja sempre explicitado diante de todos.

Se não manifestamos todos os dias que cremos no senhor, como nosso Deus e Salvador, nossa fé cristã vai se desbotando e se descomprometendo.

Ao longo dos anos, outras crenças vão substituindo as verdades do Evangelho, as devoções particulares parecem que se tornam mais importantes e mais eficazes, e o senhor acaba reduzido a uma devoção a mais, como pensavam os homens do seu tempo.

Senhor, hoje somos nós os seus discípulos, e, mais do que nunca, em união com o nosso Papa, devemos proclamar nossa profissão de fé no senhor e na abundante Redenção que nos conquistou. Que seu Espírito não permita que tenhamos uma fé dispersa, sem foco total na sua pessoa e na união com o senhor.

E que não imitemos Pedro, sonhando apenas com a sua glória e a prosperidade material e espiritual.

Que saibamos abraçar o senhor crucificado, para sermos dignos de participar também da sua vitória pascal.

 

Maria santíssima, rogue sempre pela nossa fé em seu Filho bendito e lembre-nos sempre o seu mandamento de fazer tudo o que Ele nos disser. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus levanta a questão: O que o povo e os discípulos pensam a respeito dele? O povo tem dúvidas, confunde-o com algum dos antigos profetas. Pedro, em nome dos discípulos, responde: “Tu és o Messias”. Jesus não corrige a resposta. Está certa, mas incompleta ou distorcida. Ainda pensam num Messias nacionalista e poderoso, capaz de expulsar os ocupantes estrangeiros. Jesus então lhes apresenta o perfil do verdadeiro Messias, que se identifica com o servo sofredor descrito por Isaías: ele vai sofrer e morrer nas mãos de autoridades nacionais e estrangeiras. Mas ressuscitará. Chegará à glória. Antes, porém, sofrendo a paixão e a morte. Pedro não concorda e repreende Jesus, que responde ao apóstolo, chamando-o de Satanás, isto é, adversário, alguém que se posiciona contra os planos de Deus.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 8,27-33 - Quem é Jesus para nós?

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

 rezando,

com Santa Catarina de Sena:

 

Senhor,

Tu me olhas e me  conheces!

Entendi isso na tua luz.

 

 1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Lemos o texto do dia em Mc 8,27-33.

 

Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesareia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:

- Quem o povo diz que eu sou?

Os discípulos responderam:

- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.

- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.

- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.

Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.

Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:

- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.

Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:

- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.

 

Refletindo

No Evangelho de ontem (Mc 8,22-26) o cego não enxergou totalmente, de início. Só numa segunda tentativa, o homem  enxergou perfeitamente. O mesmo acontece com Pedro e os outros discípulos. Dizendo que Jesus era o Messias, Pedro era como o cego curado pela metade. Reconhecia o Messias, mas sem a cruz!  Jesus completa a cura da  visão dele  falando  que era preciso que o Filho do Homem sofresse, carregasse a cruz, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia. É sincero! Esta palavra, na sua etimologia - "sin cero" - significa "sem cera" ou "sem máscara", transparente.

 

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para nós?

Podemos nos perguntar:

Quem é Jesus Cristo para nós? Aceitamos as verdades da fé na sua totalidade? Ou usamos meias medidas, máscaras? Aceitamos Jesus Cristo como realmente é, ou o fazemos conforme nos convém?  Acolhemos a Palavra como é, ou  a interpretamos segundo nosso modo de ver, para justificar nossas atitudes?

 

Meditando

Em Aparecida, os bispos afirmaram:"

"Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).

 

E o Papa Francisco, no  domingo, 19 de junho de 2016, disse que

“as pessoas estimavam Jesus e o consideravam um grande profeta, mas ainda não estavam conscientes de sua identidade verdadeira, ou seja, que Ele fosse o Messias, o Filho de Deus enviado pelo Pai para a salvação de todos”.

 

E, então, “Jesus fala diretamente aos Apóstolos, porque é isso que lhe interessa mais, e pergunta: ‘E vocês, quem dizem que eu sou?’ Imediatamente, em nome de todos, Pedro respondeu: ‘O Cristo de Deus’, ou seja, o Messias, o Consagrado de Deus, enviado por Ele para salvar o seu povo, segundo a Aliança e a promessa.”

 

Segundo o Papa, “Jesus percebe que os Doze, em particular Pedro, receberam do Pai o dom da fé; e por isso começa a falar com eles abertamente, assim diz o Evangelho, sobre o que acontecerá em Jerusalém: ‘O Filho do Homem, disse Jesus, deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e escribas, ser morto e ressuscitar no terceiro dia'”

 

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezamos a Jesus Mestre

 

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro,

dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,

tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade,

tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus caminho,

tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Jesus Vida,

fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica

diante das pessoas.

Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos

com o vosso amor e a vossa alegria.

( bem-aventurado Alberione)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

“Jesus, mediante o seu Santo Espírito, nos dá a força para ir adiante no caminho da fé e do testemunho: realizar aquilo em que acreditamos; não dizer uma coisa e fazer outra. Neste caminho sempre está conosco e nos precede Nossa Senhora. Deixemos que ela pegue a nossa mão, quando atravessamos os momentos mais sombrios e difíceis”, diz o Papa Francisco.

 

Viveremos hoje com um novo olhar: coerente e com  a certeza de que Jesus Cristo em quem acreditamos é o Filho de Deus vivo.

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Em nome do Pai...