sábado, 29 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus. – (Jo 11,19-27)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 29 DE JULHO de 2023 (sábado) 210º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO HOTELEIRO

 DIA MUNDIAL DO PARAPSICÓLOGO

 DIA INTERNACIONAL DO TIGRE

 DIA INTERNACIONAL PARA A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL E A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA

 DIA DA IDENTIFICAÇÃO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS-MG (UNIFAL)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) EM MOSSORÓ-RN

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DA AERONÁUTICA E ESPAÇO (NASA) NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL O GLOBO NO RIO DE JANEIRO-RJ    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Ferreira (São Paulo) Caiapônia - Cumari (Goiás) Campos Sales - Canindé (Ceará) Nova Palma (Rio Grande do Sul) Cruz das Almas - Pojuca (Bahia) Paranaguá (Paraná) Concórdia (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VINICIUS LUIZ BURATO (filhote da Neucy/José Luiz-Garça /SP)PAULO GUANAIS MINERO (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)marilene lopes LOURENÇO (Lions Clube de Araçatuba /SP) Dr JOSÉ JOÃO MARQUES RIBEIRO (médico Garça/SP)Luana GONZALES (Curitiba / PR)WORRISON VILAS BOAS (Garça /SP) PAOLA ALCANTARA BERTONE (Garça /SP)DANY BENEVIDES (Castilho /SP)VERA LUCIA CIRELLI (São Paulo /SP) TÂNIA MARUCHI (Dracena /SP) VALDETE ELIAS MORETTI (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTA MARTA

■ Marta, assim como os seus irmãos, Maria e Lázaro, era muito amiga de Jesus. Diante da doença do irmão e, depois, de sua morte, exprimiu bela profissão de fé e esperança cristã, pois acreditava no poder de Jesus fazer os mortos recuperar a vida. Apesar disso, o Senhor a exortou a fortalecer sua fé.

■ SANTO OLAVO II HARALDSSON

■ SÃO FELÍCIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE - Jo 11,19-27 - Jesus é a Ressurreição e a Vida.

 

Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Marta, Maria e Lázaro moravam numa pequena aldeia, chamada Betânia. Eram muito amigos de Jesus, a quem hospedavam com frequência. Numa das visitas do Mestre, Marta ocupou-se com o serviço da casa, enquanto Maria ficou sentada aos pés do Senhor. A exemplo dessa admirável família, sejamos hospitaleiros em relação a Jesus, presente na Eucaristia, e aos nossos irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE COMPREENDER A RESSURREIÇÃO DE JESUS COMO VITÓRIA DA VIDA E COMO SINAL DE QUE A MORTE NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE O DESTINO DAQUELES QUE CRÊEM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de julho de 2023 sábado da 16ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A exemplo dos três santos irmãos, somos convidados a viver alicerçados na Palavra Divina, na qual cremos firmemente, pois ela nos assegura: “Deus é amor; quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele”.

 

 

1ª Leitura (1Jo 4,7-16) – Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco.   Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele e ele conosco é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

Provai e vede quão suave é o Senhor!

 

 

– Salmos 

 

– 29 de julho de 2023 sábado da 16ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus.   (Jo 11,19-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

29/07/23:  SÁBADO:

SANTOS MARTA, MARIA DE BETÂNIA E LÁZARO

 

João 11,19.21.23-27: ”Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão... Então Marta disse a Jesus: - Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Respondeu-lhe Jesus: - Teu irmão ressuscitará. Disse Marta: - Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia. Então Jesus disse: - Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? Respondeu ela: - Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

 

Jesus, o senhor possuía uma humanidade perfeita em todas as suas dimensões, que se expressava também na amizade e no carinho que manifestava pela família de Lázaro, Marta e Maria.

 Sentia-se acolhido e amado por eles, e fazia questão de visitá-los quando estava em Betânia.

Chorou ao saber da morte de Lázaro, que era seu amigo.

No entanto, esse fato tão triste serviu para nós de anúncio da certeza de fé de que o senhor pode e quer nos ressuscitar.

Nós cremos que o senhor é a ressurreição e a vida, e nós queremos viver na sua amizade, para que possamos ser chamados à vida eterna após a nossa morte.

Ao chamar Lázaro para fora do túmulo, o senhor nos deu um sinal visível da graça pascal que nos reserva.

Então, o seu chamado não mais será para revivermos neste mundo, mas para entrarmos na maravilha da vida eterna.

Não existe esperança maior do que essa, que nos enche de consolo e de paz diante do mistério da morte, e de confiança diante da nossa própria morte.

Eu lhe peço, senhor, aumente a minha fé pascal, faça-me viver na graça da sua amizade, como a família de Betânia, e ajude-me a perseverar como membro da sua família, a Igreja.

Que eu possa repetir como Santa Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus”, nosso caminho verdadeiro para a vida eterna.

 

Maria santíssima, Mãe da Igreja, nós proclamamos que a senhora foi assunta ao céu, porque cremos que participou plenamente da ressurreição do seu Filho. Rogue por nós, pecadores, agora, e na hora da nossa morte. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Marta, irmã de Maria e de Lázaro, morava em Betânia, onde o amigo Jesus descansava do trabalho apostólico. Espontânea, dinâmica, hospitaleira e serviçal são qualidades que se podem atribuir a Marta. Um dia, estando Jesus em sua casa, Marta queixa-se da irmã que, sentada aos pés do Senhor, ouvia-lhe a palavra. Jesus lhe mostra bondosamente a primazia dos valores espirituais (cf. Lc 10,38-42). Na doença de Lázaro, suas irmãs mandam chamar Jesus. Quando ele chega, Lázaro já está morto. Marta então expressa a Jesus sincera profissão de fé: “Eu acredito que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. Esse diálogo entre Jesus e Marta é um dos mais antigos temas batismais preparatórios para a Páscoa. Também é usado na liturgia fúnebre, para reavivar nos fiéis a esperança cristã.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 11,19-27 - Jesus é a Ressurreição e a Vida.

 

LEITURA ORANTE

 

Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

Celebramos hoje, na liturgia, a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro. Esses irmãos, amigos de Jesus, trazem para todos os cristãos um testemunho de fé. Na escuta e na meditação da Palavra de Deus, peçamos que o Espírito Santo nos conceda também esta graça: a fé na ressurreição.

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Esses irmãos, amigos de Jesus, costumavam recebê-lo em sua casa, em Betânia – casa dos pobres. No Evangelho de hoje, Marta e Maria acolhem Jesus com alegria e recebem dele o consolo de sua fé e seu amor.

Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e que a ressurreição é o fundamento da nossa fé.

 

Jesus cultiva sensíveis laços de amizade com Lázaro, Marta e Maria. Era na casa deles que Jesus costumava ficar, quando andava naquela região. Jesus chora ao saber da morte de Lázaro. Marta lamenta a ausência de Jesus, que poderia ter evitado tal acontecimento. Jesus, então, afirma que Lázaro ressuscitará. 

 

Marta concorda, mas explicita que isso se dará na ressurreição dos mortos. Nesse momento, Jesus se apresenta para Marta e para todos nós como a ressurreição e a vida, e quem crer nele nunca morrerá. A ressurreição é o ponto de partida da fé cristã. Se Jesus não tivesse ressuscitado, a fé não existiria. Somos frutos da ressurreição, chamados a viver eternamente. A morte cede lugar à vida eterna

2. Meditação (Caminho)

Em silêncio meditativo observe como ressoam em sua vida as palavras de Jesus: “Teu irmão ressuscitará” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” …

 

Como você entende isto que Jesus falou: ainda que morra, viverá? E aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais? A que tipo de morte Jesus se refere?

 

Os ressuscitados por Cristo serão pessoas que cumpriram a sua Palavra e obedeceram a sua vontade (Mateus 25.31-40). O maior bem é aceitar Jesus e viver o evangelho.

 

 

3.Oração (Vida)

Pai, dá-me a graça de compreender a ressurreição de Jesus como vitória da vida e como sinal de que a morte não tem a última palavra sobre o destino daqueles que creem.

“Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição. Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram.

 

O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras. Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso anjo, nosso defensor, nos escudará contra todo mal. Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre. Que nos proteja na nova vida hoje e sempre.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize, em poucas palavras, o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.