segunda-feira, 14 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■– "O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo.” - (Lc 18,35-43)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 14 DE NOVEMBRO DE 2016 (segunda-feira) 319º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TODO MUNDO É CAPAZ DE DOMINAR UMA DOR, EXCETO QUEM A SENTE.
(William Shakespeare)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIA NACIONAL DO DIABETES
DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEC
DIA DO(S) BANDEIRANTE(S)
DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS
DIA INTERNACIONAL DO VENDEDOR AMBULANTE
DIA DOS LANCEIROS NEGROS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lorena  - Santana de Parnaíba - Serra Azul (São Paulo) Almas - Araguaçu - Araguaína - Brejinho de Nazaré - Dueré - Gurupi - Novo Acordo - Ponte Alta do Bom Jesus - Ponte Alta do Tocantin - Xambioá (Tocantins) Caracol (Mato Grosso do Sul) São Martinho - Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) Cruz (Ceará) Bandeirantes - Capanema - Contenda - Florestópolis - Guaíra - Guaraniaçu - Japira - Pinhalão - Santa Amélia - Santo Antônio do Sudoeste - São Sebastião da Amoreira - Tijucas do Sul - Marialva (Paraná) Alexânia  - Amorinópolis - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Avelinópolis - Barro Alto - Brazabrantes - Cabeceiras - Carmo do Rio Verde - Caturaí - Damianópolis - Damolândia - Davinópolis - Divinópolis de Goiás - Estrela do Norte - Flores de Goiás - Goianápolis - Hidrolina - Iaciara - Israelândia - Itaguaru - Itajá - Itapirapuã - Joviânia - Jussara - Mambaí - Maurilândia - Moiporá - Mossâmedes - Mutunópolis - Nova América - Nova Roma - Panamá - Porangatu - Portelândia - Santa Rosa de Goiás - São Miguel do Araguaia - São Simão - Serranópolis - Turvânia - Varjão - Nova Veneza (Goiás) São Martinho (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUCIA CASSOLA DE BARROS (Palu Modas-Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça–Lions Clube de Garça/SP) ISABELA BRITO CHICARELLI (sobrinha neta 3º niver-Garça /SP) HELIANA ALVES MOREIRA GALHASE (Catequista Garça/SP) VANESCA MIRANDA SPARAPAN DE BARROS (Garça /SP) Paulo rogério de souza (LC5 PDG-Lions Clube de Mogi das Cruzes/SP) LILIANE GUANAES (Professora-Garça/SP) Alex Sander Lobo de Oliveira (Garça/SP) JOAQUIM MARQUES (Garça/SP) LUCINEI AP. PEREIRA TURCO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARA CRISTINA BARROS ZANETA e JOSÉ ALÉCIO ZANETTIó(Lions Clube de Vera Cruz/SP)  ■

Santo do Dia
SÃO SERAPIÃO
SÃO JOSÉ PIGNATELLI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Atentos aos apelos que Deus nos faz por meio de Cristo, dispomo-nos a ajudar no processo de abertura dos olhos dos que foram cegados pela opressão e pela persevidade, contrárias ao projeto de Jesus.
Oração
PAI, INFUNDE EM MIM UMA FÉ PROFUNDA COMO A DO POBRE CEGO, CUJO DESEJO DE SER CURADO POR JESUS LEVOU-O A SE ABRIR PARA A VERDADEIRA VISÃO QUE LEVA À SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor nosso Deus,  fazei que a nossa alegria consista em vos servr de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 14/11/2016 – 33ª Semana Tempo
A palavra de Deus, caminho de vida e felicidade, exorta-nos à conversão e dirige-nos a pergunta amorosa de Jesus: o que queres que faça por ti?.


1ª Leitura (Ap 1,1-4;2,1-5) "Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial. Início do Livro do Apocalipse de São João:

1,1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 2,1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 1
Ao vencedor concederei comer da Árvore da Vida.


Evangelho do dia
Segunda-feira 14/11/2016 – 33ª Semana Tempo
"O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo. - (Lc 18,35-43)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Jesus ilumina o nosso interior
Quanto precisamos da graça de Deus para iluminar nosso interior, para iluminar a nossa capacidade de enxergar!
“O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo‘. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou” (Lucas 18,41-42).
A caminho de Jericó, o cego, sentado, ouviu aquele burburinho, ouviu aqueles ruídos de que Jesus estava por ali, então, começou a gritar de forma insistente: “Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!”. Quanto mais Jesus se aproximava, de forma mais insistente ele gritava.
Sabe, meus irmãos, esse cego não é um cego de nascença, ele já havia enxergado, mas, por alguma circunstância da vida, perdeu a visão, deixou de enxergar e percebeu quanta diferença isso fez.
O drama desse cego, que busca em Jesus instituir novamente a sua visão, é um drama que, na verdade, ilumina tantas situações presentes em nossa vida. Quantos de nós perdemos a visão do essencial, da compreensão da vida, da fé, a visão iluminada, guiada e conduzida por Deus.
Jesus já nos disse que os olhos são a luz do corpo, mas, aqui, não se trata dos olhos físicos apenas,e sim dos olhos que nos dão a visão e a compreensão. Somos aquilo que enxergamos, e só conseguimos ser aquilo que conseguimos enxergar. Muitas vezes, a nossa visão é muito limitada, reduzida ou proliferada, aberta demais; enxergamos demais, porém não enxergamos o que precisamos enxergar.
Quanto precisamos da graça de Deus para iluminar nosso interior, para iluminar a nossa capacidade de enxergar, para ver coisas que estão à nossa frente, mas não conseguimos ver! Olhamos para a situação de muitas famílias: às vezes, a pessoa consegue enxergar o problema de todos, consegue ver o problema da vizinha, daquela outra casa, mas não enxerga o problema dentro da sua própria casa, não vê as coisas que estão acontecendo a sua frente, a sua vista, onde mora.
A pior cegueira é quando não conseguimos enxergar nós mesmos, quando não conseguimos enxergar nossas realidades interiores, onde precisamos ser tocados. Precisamos de modificações, de direção e luz de Deus.
O pior cego é, de fato, aquele que não se enxerga. Não é só o cego que não quer ver, é o cego que, de fato, enxerga demais o mundo lá fora, vê a luz exterior com muita facilidade, mas não tem a percepção interior necessária para que possa caminhar na vida.
São tantos atropelos! Machucamo-nos em tantas circunstâncias da vida… Que bom seria se enxergássemos melhor o mundo que está ao nosso lado! Por isso, nosso grito precisa ser como o desse cego: “Senhor, que eu veja! Que eu enxergue de novo! Eu necessito melhorar minha visão”.
Que nossa fé seja um elemento principal para abrirmos nossos olhos, para iluminarmos nossa mente, para que possamos enxergar o mundo e a nós mesmos com os olhos de Jesus, que é a luz do mundo.
Que Ele seja a luz da nossa vida, do que fazemos das decisões que tomamos. Quando precisamos de uma visão interior muito mais ampla, mais perceptível, sensitível para termos direção, prudência, sensatez nas escolhas que fazemos na vida!
Que Deus nos dê aquilo que deu ao cego: a graça de enxergarmos o que, de fato, precisamos enxergar.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Lc 18, 35-43
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Jesus passou toda a sua vida fazendo o bem para manifestar o amor de Deus para conosco.
Quando Jesus realiza curas, quer mostrar que o amor de Deus pelos homens faz com que as pessoas não fiquem à margem do caminho pedindo esmolas, mas com que cada um tenha condições de seguir o seu próprio caminho.
É por isso que ele tem compaixão do cego e o cura.
Após o processo de libertação, todos são convidados a seguir o próprio caminho, sendo que alguns, como é o exemplo do cego do Evangelho de hoje, resolvem seguir o caminho de Jesus. Quando Jesus cura, não tira a liberdade da pessoa. Aqueles que depois de curados resolvem seguí-lo, o fazem de livre e espontânea vontade, mas tornam-se um motivo para que todos glorifiquem a Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- A vida está difícil?
- A cura do cego simboliza a fé. De olhos abertos para nova maneira de ver e agir, ele segue a Jesus.
- Não fiquemos sentados à beira da estrada da vida!
- Sejamos como o cego de Jericó!
- Paremos, escutemos e gritemos como o cego: Senhor, eis-me aqui, para te servir em meus irmãos!

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Para começarmos a nossa oração, façamos um instante de silêncio.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que Jesus encontra um cego à beira do caminho pedindo esmola. Em um ambiente silencioso, faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, grifando os verbos e os personagens que mais lhe chamarem atenção. Em seguida, identifique a mensagem central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual versículo ou palavra mais o(a) tocou? Caso você ainda não tenha se sentido tocado(a) pela Palavra, leia o texto completo novamente e fique atento(a) ao que o Senhor quer lhe dizer.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O cego do Evangelho não se intimidou diante daqueles que lhe diziam para ficar calado e pediu ao Senhor que tivesse compaixão dele. Que tipo de oração você deseja fazer neste momento? Aproxime-se do Senhor e abra seu coração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra ou versículo Deus o(a) tocou? Que compromisso você assume para viver bem este dia?
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.