quarta-feira, 16 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. – (Mt 18,15-20)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 16 DE AGOSTO DE 2023 (quarta-feira) 228º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A NATUREZA NOS UNIU EM UMA IMENSA FAMÍLIA, E DEVEMOS VIVER NOSSAS VIDAS UNIDOS, AJUDANDO UNS AOS OUTRO!

(Seneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO FILÓSOFO

 DIA DE ELVIS PRESLEY

 DIA DO DEBIAN

 DIA DO CANARICULTOR E DA CANARICULTURA

 DIA DO ALMOXARIFE

 DIA DO ESTOQUISTA

 DIA DO ROCKABILLY

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Gertrudes - São Bento do Sapucaí - São Roque - Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (Bahia) TERESINA (Piauí) Petrolândia (Santa Catarina) Jaguari (Rio Grande do Sul) Aracoiaba (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO (Lions Clube de Garça /SP)MILENA APARECIDA DE CAMARGO BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) SANDRA SUELI MARSON DOS SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP)GISELE DOS SANTOS SOSSOLOTE (Garça /SP)FABIO MARTINS SILVA GOUVEA (Stock Car-Garça / SP)VERA LUCIA GONCALVES (Garça /SP)LEANDRO MARINO (Garça/SP)SONIA RAYMUNDI  (Garça /SP)Antonio A. Scarcella (Garça /SP)Emir Castilho (Delta Contábil-Marilia /SP) Stella Mattos Oguro (Garça /SP) Greifus Eduardo Sanches (Lins /SP) Flávio Igino (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSANGELA BRITO Chicarelli  e Marcelo Conessa Chicarelli ó2003ó20 ANOS (sobrinhos - GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTO ESTEVÃO I DA HUNGRIA

Estevão (Hungria, 970-1038), “rei apostólico da Hungria”, exerceu seu cargo com sabedoria e emprenho. Consagrou o reino a Maria, “a grande senhora”, fazendo justiça aos pobres, a quem também evangelizava.

■ SANTO ARMAGILO

■ SANTO ARSÁCIO

■ SANTA ROSA FAN HUI

SÃO DIOMEDES DE TARSO

SÃO FRAMBALDO

SÃO JOÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SÃO ROQUE DA LOMBARDIA DE MONTPELLIER

SÃO SIMPLICIANO

SÃO ROQUE

SÃO TEODORO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O QUE FOR LIGADO NA TERRA, SERÁ LIGADO NO CÉU - Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Ao longo da história da salvação, Deus envia profetas com o objetivo de orientar e manter para si um povo fiel. Benditas sejam as pessoas que, também quando nos advertem, são capazes de nos alimentar a fé e a perseverança nos caminhos do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A PRESENÇA DO TEU FILHO RESSUSCITADO NA COMUNIDADE CRISTÃ SEJA UM INCENTIVO PARA QUE NÓS BUSQUEMOS PAUTAR NOSSA AÇÃO PELA TUA SANTA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso SENHOR JESUS CRISTO, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 16 de agosto de 2023 – quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Na caminhada de fé, é fundamental o espírito de sabedoria, pelo qual vamos, pouco a pouco, tornando-nos mais livres e capazes de acolher as instruções de Jesus sobre o perdão, a correção fraterna e a força da oração comunitária.

 

 

1ª Leitura (Dt 34,1-12) – E Moisés morreu ali, conforme a vontade do Senhor. Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés.   Leitura do Livro do Deuteronômio:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga, que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor lhe disse: “Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: ‘Eu a darei à tua descendência’. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás”. 5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor. 6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9Josué, filho de Nun, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. E os filhos de Israel lhe obedeceram e agiram como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer, na terra do Egito, contra o faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios que Moisés fez à vista de todo Israel.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 66(65)

 

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.

 

 

– 16 de agosto de 2023 – quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.   (Mt 18,15-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

16/08       19ª Quarta-feira TC - A

 

Mateus 18,15-16.20: “Disse Jesus a seus discípulos: - Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas... Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”

 

Jesus, o senhor queria que a sua nova família, reunida pela fé e pelo amor, fosse uma comunidade de fraternidade e de paz.

Ao mesmo tempo, o senhor conhecia o ser humano, a partir da sua própria natureza.

Experimentava pessoalmente o desafio enorme que representava viver e crescer em comunidade, porque sabia que somos todos fracos, falhos e egoístas.

Por isso, sem o perdão não se mantem a união.

Assim, o senhor nos ensinou a nunca sermos omissos diante dos erros e das ofensas do outro, mas que aprendêssemos a corrigir o irmão ou a irmã com muita caridade. Essa caridade pedia discrição, para que tudo se resolvesse enquanto possível num diálogo pessoal, sem ferir nem manchar o nome de quem nos ofendeu.

Quando a ofensa persistisse, ainda era preciso ser discreto e procurar resolver a questão apenas na presença de duas ou três pessoas.

A esse modo fraterno de solucionar os conflitos o senhor conferiu uma dimensão sacramental, porque garantiu a sua presença onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome.  

Senhor, estamos vivendo atualmente o oposto do que o senhor nos ensinou. Através das redes sociais, espalha-se tudo o que há de negativo, incita-se ao ódio, condena-se o próximo, não há perdão, mesmo que seja um desconhecido.

Mais do que nunca, precisamos desse Evangelho dentro de nossas famílias, em nossas comunidades, na vida social e dentro da nossa Igreja.

A anti-fraternidade parece um vírus mais forte do que a covid.

No entanto, suas palavras certamente nos protegeriam de tantas antipatias, rancores, ódios, divisões e separações.

Senhor, penetre as nossas mentes e os nossos corações com o seu Espírito de unidade e de amor, de diálogo e de perdão, para que tenhamos a sua sabedoria e coloquemos em prática as suas palavras em todos os nossos relacionamentos.

 

Mãe de Jesus, ajude-nos a viver em unidade, a sermos transparentes e sinceros uns com os outros e a agirmos sempre com muito respeito e caridade, para que procuremos sempre ganhar nossos irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A comunidade cristã não é perfeita. Que atitude se deve tomar quando alguém peca? Fazer de conta que nada aconteceu? Jesus propõe a correção fraterna. Os vários passos sugeridos no processo de corrigir o irmão que pecou mostram que é necessário tratar com respeito a pessoa em causa, e com bons modos levá-la a arrepender-se e emendar-se. Nobre atitude, um alerta para nós que, com facilidade, julgamos e condenamos! Para que não se cometam injustiças contra nenhum dos irmãos da comunidade, em relação a quem errou, todos são convidados a pedir em oração pelo bem de seus membros. Se houver unidade entre eles e acordo sobre o que pedir, Deus atenderá o pedido da comunidade, pois Cristo, o único caminho que leva ao Pai, está presente onde duas ou mais pessoas se encontram reunidas e unidas em seu nome.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

 

LEITURA ORANTE

 

Hoje, como discípulo/a de Jesus peço que Ele me ensine a perdoar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.

Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.

 

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

O texto da liturgia nos deixa uma formula de ajuda mútua, de relação fraterna para o crescimento na prática da virtude cristã, sobretudo na prática do perdão.

 

A pedagogia de Jesus é simplesmente admirável e eficaz. Como agir quando alguém não admite que errou? A falta de humildade dificulta a conversão e, por conseguinte, o seguimento a Jesus. O orgulho tem uma facilidade imensa de impedir o crescimento humano e espiritual. Não perdoar é não viver a vida em plenitude. Jesus sugere os passos para chegar ao perdão. Se a pessoa não aceitar, é importante recordar que o respeito às escolhas também é uma forma de exercitar o perdão. Na missão dada aos apóstolos, Jesus inclui a missão de perdoar: o que for ligado na terra, será ligado no céu. Seguir Jesus implica possuir um coração desarmado e afável com todos, é ser capaz de viver em comunidade.

 

2. Meditação (Caminho)

Deus é um Pai de infinito amor que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro, a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. Quando recebemos amor e perdão – seja da parte de Deus ou dos irmãos -, também somos capazes de perdoar e doar amor a outros.

Mais ainda, o perdão só existe no amor. A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.

 

Como vivo o perdão e a reconciliação?

Que sentimentos guardo das experiências em que fui perdoado/a?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O que desejo lhe dizer?

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus esforços para viver reconciliado/a com tudo e com todos. Abençoa minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de perdão gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

 

“Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

 

Rezo também pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as pessoas injustiçadas, as que são vitimas de calúnias e difamação, as que exercem responsabilidade com o povo, especialmente os que trabalham pela justiça e pela paz).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Incentivar a oração do perdão e da reconciliação nas relações familiares, de trabalho e sociais. Fazer da reconciliação uma prática familiar e uma sugestão para obtermos a paz interior e sermos na sociedade testemunho de que somos discípulos de Jesus Cristo.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP