domingo, 21 de junho de 2020

Refletindo a Palavra - “NÃO TENHAIS MEDO” - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Não tenhais medo”

A quem temer?
           No discurso sobre a missão, no capítulo 10 de Mateus, Jesus envia dos apóstolos. Alerta sobre a perseguição e os fortalece com sua presença. Ele está com eles. Passando-lhes sua missão, os estimula a terem coragem. Anima-os a não terem medo da oposição dos homens também contra os seguidores Dele. As perseguições se alastram. Os inimigos se unem e põem toda sua recusa em Cristo sobre os fiéis. Isso não é novidade, pois o profeta Jeremias, tantos séculos antes, falava com clareza sobre a perseguição dos justos. O salmo continua o pensamento: “Por vossa causa sofri tantos insultos e meu rosto se cobriu de confusão”(Sl 68). Essa realidade penetra a comunidade e família: “Eu me tornei como um estranho para meus irmãos (Sl 68). Jesus ordena a não ter medo: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno”(Mt 10,28). A perseguição usa os mais refinados métodos para desfazer o ensinamento dos apóstolos de Jesus, usando o mesmo do nome de Deus. Lembramos que dirão estar fazendo um favor a Deus, eliminando tais apóstolos. É a malicia dos falsos cristãos que usam peles de ovelhas, mas são lobos vorazes (Mt 7,15). Usam a mentira e dizem o mal contra os discípulos, como diz Jesus nas bem-aventuranças (Mt 5,11). Insiste: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado” (Mt 10,26). Deus cuida dos seus: “Até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo!” (Mt 10,30-310). Temos um defensor: “Aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em seu favor diante do meu Pai que está nos céus”(Id 32).
O Senhor está a meu lado
           O profeta diz que Deus prova o justo (Jr 20,12). Os perseguidos têm uma certeza da presença de Cristo a seu lado, como o apóstolo prisioneiro (2Tm 4,17 - Jr 20,11): Certeza da vitória.
O Senhor não abandona seus justos. Isso se manifesta na fortaleza dos mártires e na fortaleza dos cristãos que vivem sua fé no dia a dia, mesmo na humildade, na luta e nos sofrimentos. Belíssimos são os testemunhos da fortaleza dos mártires. Maravilhosa é a fé do povo que, mesmo nas dificuldades, permanece firme em Deus. O grande segredo da fortaleza dos mártires está em saber que a vida não acaba ali e que, quem sofre neles é o Cristo. Santas Perpétua e Felicidade estavam na prisão. Perpétua estava dando à luz. Nas dores do parto ela gritava. O torturador disse: “Quando você for jogada às vacas bravas, aí que você vai gritar”. Então ela responde: “Aqui sofro eu, lá sofre Cristo em mim”. Vimos e vivemos tempos de perseguição. Como é possível entender que uma pessoa leve a outra ao sofrimento. É o que vemos nas torturas dos campos de concentração. Por quê? Não tenhamos a ilusão que os cristãos vão ter tempo de paz. O Sofrimento está vinculado à fé.
Dom da Graça
           Meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador” (Sl 68). Esse é o grande dom de amor a Deus que se expressa no amor a sua casa. Nós podemos ser  Igreja e tudo que a ela se refere a ela. A Igreja pode não ser o que devia, mas é minha mãe. Cada fiel, unido ao corpo da Igreja, como Corpo de Cristo, ao sofrer, tem consigo toda a força desse Corpo. Ele não está só. A redenção é sempre abundante, pois “o dom gratuito concedido através de Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos” (Rm 5,15). Todo o sofrimento que os discípulos passam é participado por todo o Corpo de Cristo. Aí também está a força e o prêmio dado a todos que não O negarem.
Leituras:Jeremias 20,10-13;Salmo 68; Romanos 5,12-15; Mateus 10,26-33
Ficha nº 1972 - Homilia do 12º Domingo Comum (21.06.20)

1. Os inimigos se unem e põem toda sua oposição a Cristo sobre os fiéis.
2. Maravilhosa é a fé do povo que, mesmo nas dificuldades, permanece firme em Deus.
3. Cada fiel, unido ao corpo da Igreja, ao sofrer, tem consigo toda a força desse Corpo.

                             
                                  Pente FINO

           Ser discípulo desse Jesus, não tem sido fácil. Por isso, há tão pouca gente interessada no negócio. Ele não impõe, propõe. E já previne que não vai ser fácil. Não adoça nem maquia a situação. Vai ser difícil. Mas... o mal tem um fim e os maus encontram seu prêmio. Os perseguidores acabam perseguidos.
           Há mesmo uma rede muito poderosa para acabar com o novo caminho. Ele incomoda. Jesus não promete facilidades. Mas está presente. É para anunciar em todas as circunstâncias. Vai haver recusa... Mas, estamos garantidos por Ele, e Nele.

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jô 15,26s).




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 21 DE JUNHO de 2020 (DOMINGO) 173º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
A MENTIRA ARRUINA RAPIDAMENTE O MENTIROSO.
(Marcilio Ficino)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 INICIO DO INVERNO
 DIA NACIONAL DA PROTEÇÃO AO DIREITO DE AMAMENTAR
 DIA NACIONAL DO CONTROLE DA ASMA
 DIA NACIONAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
 DIA MUNDIAL DE ANDAR DE SKATE
 DIA MUNDIAL DO HUMANISMO
 DIA MUNDIAL DA HIDROGRAFIA
 DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA
 DIA DO MEL
 DIA DO INTELECTUAL
 DIA DA MÍDIA
DIA DA JUVENTUDE CATÓLICA
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Analândia - Cedral (São Paulo) Camalaú (Paraíba) Crato (Ceará) Ilhota - Imbituba - Nova Veneza - Rio Fortuna - Santa Cecília (Santa Catarina) Ouro Branco (Alagoas) São Luís Gonzaga do Maranhão (Maranhão) São Pedro do Piauí (Piauí)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO JOSÉ PARO (Lions Clube de Penápolis /SP) HÉLIO P. RUIZ (1VDG-Lions Clube de LINS /SP)MARCIANO SILVESTRE DA SILVA (Diretor Internacional-Lions Clube de Ourinhos /SP) ROSE WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) SIMONE NONATO MENÃO (PPA-Garça /SP)  LUIZ CARLOS ANDRIOLLO (Garça/SP) ALEXANDRE GAVAZZI CESAR (Advogado Marilia /SP)JOSÉ ROBERTO NAIDHIG (primo-Araraquara /SP) ROBERTO DE FREITAS QUEIROZ (Socorro /SP) WALTER CALDEIRA (Garça/SP) ROSINHA ALBA RUANO (BASTOS /SP)
.. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó11 ANOS (Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENA CINQUENTENÁRIOó1997 ó23 ANOS (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO LUIS GONZAGA
Luís (Itália, 1568-1591), nascido da nobreza e favorecido por uma educação esmerada, optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus. Dedicou-se intensamente ao estudo, à oração e à caridade, especialmente para com os que sofriam de peste. É conhecido como padroeiro da juventude..


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Se o Senhor é a nossa força, não haverá motivo para temer. Somos convidados a diante das provações. A Eucaristia é força e auxilio para a superação dos medos e pecados que rondam nossa vida e nos afastam do compromisso com Jesus e com seu Reino. 
– Oração 
PAI, DÁ-ME INTREPIDEZ BASTANTE PARA QUE POSSA DAR TESTEMUNHO DE TEU REINO, SEM ME INTIMIDAR DIANTE DAS AMEAÇAS E DA VIOLÊNCIA DOS ADVERSÁRIOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 21 de junho de 2020  12º Domingo Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus, ao nosso lado, nos defende e nos dá coragem em nossa missão, a fim de que não sejamos vencidos pelo medo. 

1ª Leitura (Jr 20,10-13) – Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Jeremias disse: 10“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo’. Todos os amigos observavam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele’. 11Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 68/69
Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!


2ª Leitura (Rm 5,12-15) – O dom ultrapassou o delito.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 21 de junho de 2020  12º Domingo Do Tempo Comum
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,26-33)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jô 15,26s).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Vençamos os medos que habitam em nós”
Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido
(Mateus 10,26)
A Palavra de Deus que vem ao nosso encontro, neste domingo, quer nos provocar sobre três coisas importantes para a nossa vida. A primeira delas é lidarmos com o medo para combatê-lo, e não para alimentá-lo em nós.

“Não tenhais medo”, diz Jesus tantas vezes no Evangelho de hoje. Medo dos homens, medo do que as pessoas vão pensar e falar, medo do que as pessoas podem fazer conosco.

A nossa cabeça vive atormentada pelos diversos medos que alimentamos. Começou com o medo que criamos dos nossos pais, com medo das coisas que vão acontecer, sobretudo, medo do que as pessoas vão pensar ou dizer.

Quantas cabeças estão atormentadas pela preocupação com o que vem do outro. Não é que temos de ser indiferentes com aquilo que o outro pensa ou diz de nós; temos que levar em consideração as pessoas que nos amam e nos querem bem, mas não podemos ser movidos pelo medo do castigo, medo de sermos repreendidos, medo de não sermos aceitos nem amados.

Precisamos vencer os medos – medo da rejeição, da incompreensão e medo de sermos hostilizados. Tudo está no coração de Deus, Ele vê todas as coisas, principalmente, é óbvio, aquilo que está escondido.

Nós, muitas vezes, precisamos sair de nós para vivermos a transparência, termos, realmente, muito cuidado, porque achamos que aquilo que fazemos de forma oculta, no nosso quarto, no ínterim da nossa vida, aquilo passa despercebido.

Só não passa despercebido para Deus, e Ele não está ali como juiz para termos medo d’Ele, porque Ele vai nos castigar. Não! É porque, depois, isso vai brotar em nossa vida, vai aparecer naquilo que somos, vai influenciar na nossa personalidade, no nosso caráter, nas nossas reações e emoções. 

“A nossa cabeça vive atormentada pelos diversos medos que alimentamos”

Como é importante sermos autênticos! A grande provocação da vida é a autenticidade, é não vivermos a duplicidade, é não vivermos uma coisa ali calado, no esconderijo do meu quarto, do meu interior, e ser outra coisa quando estou fora.

Temos que ser transparentes e verdadeiros, porque, muitas vezes, nas surdinas da vida, nas conversas íntimas, fazemos muita coisa que não devemos, falamos mal e, depois, aparecemos como se estivesse tudo bonzinho e assim por diante.

Tomemos cuidado, porque, no mundo dos negócios, da política e das relações humanas que estamos vendo, têm muitas coisas que parecem ser lindas, maravilhosas, discursos lindos, mas, na surdina, nos momentos escondidos, tantas coisas obscuras e erradas… E quando vêm à luz, vemos que a luz era cheia de trevas. Portanto, não vivamos nas trevas, mas na luz em toda e qualquer situação da vida.

Testemunhemos esse Deus que está em nós. Testemunhar quer dizer não negar. Eu testemunho Deus não somente quando estou falando d’Ele, mas quando vivo no silêncio do meu coração, nas coisas mais íntimas da minha vida, no amor que tenho para com Ele. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Após prever dificuldades e perseguições aos seus seguidores, Jesus vem com o solene “não tenham medo”, repetido três vezes. De fato, o medo impede o anúncio do evangelho – o qual não pode permanecer oculto – e fraqueja nossa fé e nosso testemunho. O medo nos tira a liberdade de agir. Quem mais e quem menos, todos temos algum medo: da morte, da violência, da intolerância, da escuridão, dos “monstros”… Tudo isso é muito normal. O Mestre apresenta também os motivos para não temer. O anúncio que os apóstolos são convidados a fazer, mais cedo ou mais tarde, será revelado. Em outras palavras, toda mensagem lançada não ficará para sempre escondida, mas produzirá algum resultado. Ninguém poderá arrebatar nossa vitória final. O próprio Jesus venceu o mundo e a morte; nessa vitória se funda nossa esperança. Não podemos esquecer a Providência divina. O Pai celeste se preocupa até com os cabelos e com os pássaros, e nossa vida vale muito mais que a de um pássaro.

ORAÇÃO
Ó Jesus, Mestre dos Apóstolos, teus escolhidos não precisam ter medo de expandir o Reino de Deus; ao contrário, podem seguir confiantes, sabendo que tudo o que fizerem por ti é do agrado do Pai celeste e terá a devida recompensa. Nós te agradecemos, Senhor, por esta confortável declaração. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 10,26-33 – "Não tenhais medo!"

Saudação

Preparo-me para a Leitura Orante com
Oração do Brasil na missão continental
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho em
nossa Pátria.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 10,26-33, e observamos as recomendações de Jesus aos discípulos e missionários

"Não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.
Jesus é claro. Quem se faz seu discípulo e missionário não é candidato a disputar cargos e carreira. Não pode ser uma pessoa medrosa. Deve ser transparente e confiar em Deus. “Vocês valem mais do que muitos passarinhos a quem o Pai tem cuidado especial”. Importa afirmar com a nossa vida e nossas palavras que pertencemos ao Reino de Jesus.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para  nós, hoje?
Como é nosso seguimento de Jesus Cristo?
O bispos, em Aparecida, disseram:
“A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9,35-36). Ele, sendo o Senhor, fez-se servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4 ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho.” (DAp 31).
Somos transparentes e confiamos em Deus que cuida de nós?
Levamos o Reino para outras pessoas comunicando a elas o amor e a misericórdia de Deus?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Salmo 68(69)

Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

1. Por vossa causa é que sofri tantos insultos, / e o meu rosto se cobriu de confusão; / eu me tornei como um estranho a meus irmãos, / como estrangeiro para os filhos de minha mãe. / Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador. – R.

2. Por isso elevo para vós minha oração, / neste tempo favorável, Senhor Deus! / Respondei-me pelo vosso imenso amor, / pela vossa salvação que nunca falha! / Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, / ponde os olhos sobre mim com grande amor! – R.

3. Humildes, vede isto e alegrai-vos: † o vosso coração reviverá / se procurardes o Senhor continuamente! / Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres / e não despreza o clamor de seus cativos. / Que céus e terra glorifiquem o Senhor / com o mar e todo ser que neles vive! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Disseram os bispos em Aparecida: “O olhar cristão sobre o ser humano permite perceber seu valor que transcende todo o universo: Deus nos mostrou de modo insuperável como ama cada homem, e com isso confere a ele uma dignidade infinita”(DAp 388).

BÊNÇÃO
:
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.