quinta-feira, 21 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vim trazer a paz mas a divisão. – (Lc 12,49-53)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   

M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 21 DE outubro de 2021 (quinta-feira) 294 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O SUCESSO RESIDE EM TRÊS COISAS: DECISÃO, JUSTIÇA E TOLERÂNCIA.

(Charles Chaplin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DO ECUMENISMO

DIA NACIONAL DO ECONOMISTA DOMÉSTICO

DIA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA

DIA NACIONAL CONTRA BAIXARIA NA TELEVISÃO

DIA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

DIA MUNDIAL DA DEFICIÊNCIA DE IODO

DIA DO DESPACHANTE PÚBLICO ESTADUAL

DIA DO LIXEIRO OU DO COLETOR DE LIXO

DIA DO CONTATO PUBLICITÁRIO

DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS

DIA DA BALBUCIAÇÃO

DIA DE CONTAR SEUS BOTÕES

DIA DA ILUMINAÇÃO

DIA DA MAÇÃ

DIA DA MULHER-MARAVILHA

DIA DO PODCAST

DIA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) EM SÃO LUÍS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altamira do Maranhão (Maranhão) Pereiro - Tarrafas (Ceará) Rafael Fernandes (Rio Grande do Norte) Caldas Novas (Goiás) Luzilândia (Piauí) São Domingos (Sergipe) São José da Boa Vista (Paraná) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA (Rede Postão - Garça /SP)FELIPE BALBINO MURAD (São Paulo/SP) ROSEMARY PIMENTEL DE SOUZA TAKANO (PDG-Lions Clube de Penápolis/SP)EDGAR CREMONI TAKANO (Lions Clube de Penápolis/SP)VALDEMIR (popó)  CARDOSO (Lions Clube de Dracena /SPMARCO ANTONIO CASAGRANDE (Garça /SP) marco aurélio casagrande (Garça /SP) ANNA CAROLINA DE CAMPOS MOURA (Bauru/SP) NIVALDO TASSI (Garça/SP) LUIZ EDUARDO BULHO RUIVO (Londrina/PR) ELVIRA “Tutu” Cabrini Piotto (Garça /SP) Pe. EDson LUIs barbosa da silvA (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Junqueirópolis /SP)Marcelo Zagate (São Carlos /SP) .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE DRACENAó1961ó60 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA ÚRSULA E COMPANHEIRAS

SANTO HILARIÃO Abade

SãO Gaspar Del Búfalo

Beato Carlos I da Áustria

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Pensais que eu vim trazer a paz à terra? – Lc 12,49-53

 

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O batismo nos liberta da escravidão do pecado e nos chama à prática da justiça. Nosso compromisso, portanto, é rejeitar o mal e praticar o bem, a fim de alcançar “a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor”.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O BATISMO DE JESUS, POR SUA MORTE DE CRUZ, PURIFIQUE-ME DE TODO PECADO E DE TODA MALDADE, COMO UM FOGO ARDENTE, ABRINDO O MEU CORAÇÃO TOTALMENTE PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de outubro de 2021 5ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus não ensina nem prega a divisão. São suas atitudes justas e coerentes que desinstalam os acomodados e os servidores da injustiça. 

 

1ª Leitura (Rm 6,19-23) – Agora libertados do pecado, sois como escravos de Deus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 19uso uma linguagem humana por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros ao serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte. 22Agora, porém, libertados do pecado e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1

 

É feliz quem a Deus se confia!

 

 

– 21 de outubro de 2021 5ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não vim trazer a paz mas a divisão.   (Lc 12,49-53)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu tudo considero como perda e como lixo / a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos que o fogo do Espírito Santo inflame em nós”

 

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”

(Lucas 12,49).

O Sagrado Coração de Jesus é um coração em chamas acesas, o fogo do coração de Jesus veio para incendiar toda a face da Terra. Essa Terra que foi consumida pelo pecado e pelo desamor precisa urgentemente do fogo do amor do Senhor, e é por isso que Jesus está afirmando: “Estou ansioso para que se cumpra esse batismo”, (o batismo no fogo).

 

É muito interessante notarmos que o fogo é uma figura do Espírito Santo, assim como a água é uma figura do Espírito Santo. E vamos pensar que são dois elementos contraditórios porque a água vem para apagar o fogo? Não! Pois aqui, no sentido espiritual e teológico daquilo que o Senhor nos apresenta, tanto a água do Espírito em nós, a água que nos lava, nos purifica e que nos renova é ação do Espírito que nos transforma como uma água renovadora, como a água que faz nova todas as coisas. Mas a ação do Espírito é fogo que inflama, que incendeia, é fogo que realmente cria labaredas de amor incendiando o nosso coração acima de tudo. Recebemos o fogo da graça, é isso que o batismo nos concedeu. Não podemos deixar que essa chama esteja apagada, sem fulgor e sem vigor.

 

“Fogo do Espírito Santo em toda a face da Terra para inflamar os nossos corações e vivenciarmos o amor divino”

 

O anseio do coração de Jesus é lançar fogo sobre toda a Terra. E como Ele deseja que esse fogo esteja aceso em nós! Primeiro, é o fogo do amor. Você sabe que o amor, em primeiro lugar, não une, o amor divide. Mas como assim o amor divide? Sim! O amor separa aquilo que é desamor do que é amor; o amor separa aquilo que é ódio, o amor separa aquilo que é rancor, ressentimento, mágoa, e é por isso que o fogo vai queimando e dilacerando.

 

Veja, o fogo da graça nos inflama para amar mas, ao mesmo tempo, o fogo da graça incendeia em nós os vícios, o fogo da graça incendeia dentro de nós tudo aquilo que o ressentimento, o rancor, a mágoa, o ódio, a inveja e as vaidades acenderam em nós. Somente o fogo da graça para apagar o fogo do pecado, a chama do pecado que se acendeu em nosso coração.

 

Esse é um anseio de Jesus e, às vezes, você pergunta quando Ele diz: “Olha, vocês pensam que eu vim trazer a paz?…” Não! Aqui Ele não veio trazer o sossego da acomodação, do “está tudo bem”, do conformismo, do comodismo. De forma alguma! Cuidado com a falsa paz que se chama “acomodação”, ela é terrível, ela nos mantém naquele estado de inércia, ela nos mantém naquele estado onde ficamos numa passividade, “está tudo bem”, quando não está tudo bem; quando precisamos agir, tomar iniciativa, quando, na verdade, precisamos quebrar dentro de nós aquilo que está nos fazendo mal.

 

Então, é por isso que o Senhor realmente veio trazer guerra, Ele veio trazer a divisão, porque Ele veio para queimar e destruir aquilo que de verdade destrói o amor de Deus em nosso coração.

 

Fogo do Espírito em nossos corações, fogo do Espírito em nossos lares e em nossas casas. Fogo do Espírito Santo em toda a face da Terra para inflamar os nossos corações e vivenciarmos o amor divino.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo. Lembramos que, no Pentecostes, o Espírito pousou em forma de línguas de fogo sobre as pessoas presentes na sala (cf. At 2,3). O batismo de que fala Jesus é sua morte e glorificação, pleno cumprimento de sua obra de salvação. O fogo do Espírito infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus, que vão continuar o que ele começou. E o projeto de Jesus, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta. Jesus rompe com a falsa paz da ordem estabelecida, e quem aceita a novidade do Reino de Deus assume a prática do amor, tão revolucionária que acaba provocando divisões até mesmo entre familiares. Já o velho Simeão anunciava: “Este menino será […] um sinal de contradição” (Lc 2,34).

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, com teu fogo abrasador, purifica-nos de nossos pecados. Tua morte na cruz provoca divisões até entre os familiares. Já dizia Simeão que serias um sinal de contradição. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar tua mensagem e revigora nossa adesão ao teu Reino de justiça e fraternidade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,49-53 - Porta aberta que acolhe e envia em missão

 

Oração Inicial
O Pai, em seu amor, tomou a iniciativa de estar presente em nossa história humana. Jesus mostra-nos quem Ele é: o Deus da Vida. Portanto, o Deus de Jesus é o Deus da história, que permitiu o sacrifício de seu Filho para nossa redenção. Ele tomou a cruz e convida-nos a fazer o mesmo.

 

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Detenha-se nas duas parábolas presentes na narrativa. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus nos faz um apelo à vigilância? Qual comportamento a narrativa nos motiva a viver?

 

Com duas imagens, Jesus descreve aspectos de sua missão: o fogo do julgamento que sua vinda inaugura e o batismo da morte que consumará o projeto do Pai. A missão de Jesus, desde o batismo até a cruz, é anunciar e revelar presente o Reino, que desmascara as concepções dominantes. A vida cristã é luta, e não pode ser moldada pela lei do menor esforço. Ninguém deve procurar o confronto, até mesmo com os familiares, mas também não deve fugir dele. Os apóstolos, após a ressurreição, entenderam que era preciso obedecer a Deus, e não aos homens. O próprio Jesus experimentou a rejeição em sua família carnal. Mais que a família de sangue, vale a que surge da Palavra, que passa a iluminar nossas atitudes.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o Evangelho fala para você hoje? Qual versículo mais marcou seu coração? Se você ainda não conseguiu identificar o que o Senhor quer dizer-lhe, leia novamente o texto, procurando ouvi-lo, e faça a sua meditação. O que você entende por “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? “

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pode concluir com a oração:

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Ao longo do dia, volte ao encontro com Deus.

 

Bênção 

 

O Senhor vos abençoe e vos guarde.

Vos mostre a sua face e se compadeça de vós.

Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz!

O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.