sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados – (Mc 2,1-12)

 

“eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa!”

 
F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 14 DE JANEIRO de 2022 (sexta-feira) 014º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O bom líder forma bons times. O ótimo líder forma novos líderes."

(Max Gehringer)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO ENFERMO

DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL

DIA DOS FANÁTICOS POR BEATLES

DIA DO LAVADOR DE CARROS

DIA DO MANOBRISTA DE CARROS

DIA DO SARGENTO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ANP (AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA BOMBRIL EM SÃO PAULO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Miguelópolis (São Paulo) Bom Retiro (Santa Catarina) Porto Alegre do Tocantins (Tocantins) Marataízes (Espirito Santo) Simolândia (Goiás) Cruz (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GIOVANNI COUTINHO (presidente-Leo Clube de Garça /SP) DEYSE REGINA SERAPIÃO GREJO (Secretária Municipal da Saúde - Lions Clube de Garça /SP)MARIA LAIS LOUREIRO PENTEADO SERRANO (Marília /SP)EUNAPIO FERREIRA (Garça /SP)CELSO LUIZ RAMOS (São Paulo/SP)SILVANA CODONHO (Garça /SP)samuel de almeida neto (Marilia /SP)MATHEUS BARROS  (Garça /SP)MARISA DOS REIS PIRES (Garça /SP)MARIA ”POLI” POLICINANI (Garça /SP)RENATA VAZ (Garça /SP) MARIO GIUSTI (Garça /SP) Frei REINALDO SILVA AUGUSTO, OFM. (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus Paulo- Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ADRIANA Z. GARCIA e JOSÉ LUIZ GARCIA PERES 💘(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ISABEL FARIA VALÉRIO e OSMAR VALÉRIO💘2005 💘17 ANOS 💘(Galia /SP) ARLETE GOULART BOSQUILIA e RUBENS BOSQUILIA💘1968 💘54 ANOS 💘(Lions Clube de NHANDEARA /SP)ROSANA PACANARO DE CARVALHO e JOSÉ “ZEZO MURI” DELFINO DE CARVALHO💘1989 💘33 ANOS 💘(Lions Clube de Dracena /SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

BEATO PEDRO DONDERS

SANTA ELISABETE ANA BAYLEY SETON

SANTA MACRINA

SÃO DÁCIO

SÃO FÉLIX DE NOLA

SÃO FULGÊNCIO DE CARTAGENA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Filho, os teus pecados são perdoados – Mc 2,1-12

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sábio e feliz é o povo que acolhe a presença de Deus e segue seus caminhos. Com fé nos apresentemos diante do Senhor, nosso amigo inseparável que nos perdoa e salva, pois “ele é nosso escudo e proteção”.

 

– Oração 

 

PAI, CURA OS PECADOS QUE ME PARALISAM E ME IMPEDEM DE CAMINHAR PARA TI. REALIZA EM MINHA VIDA A MARAVILHA DO PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  14 de janeiro de 2022 - 6ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Querendo ser igual às outras nações, Israel rejeita o reinado de Deus para se submeter às índoles do governo humano de dupla paralisia: espiritual e física. 

 

1ª Leitura (1Sm 8,4-7.10-22a) – Clamareis ao Senhor por causa do vosso rei, mas o Senhor não vos ouvirá.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá 5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”. 6Samuel não gostou quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”. 10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei, 11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil e de cinquenta homens e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros. 13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos. 18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19Porém o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”. 21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22Mas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade e dá-lhes um rei”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Ó Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor.

 

 

– 14 de janeiro de 2022 - 6ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados  (Mc 2,1-12)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados” – disse ele ao paralítico -, 11“eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Não leve mais para a sua vida aquilo que te paralisa”

 

Filho, os teus pecados estão perdoados, (…) Eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!

(Marcos 2, 5; 11).

 

Meus irmãos e minhas irmãs, o pecado é o rompimento de uma relação comigo, com o outro e, mais gravemente, com Deus. O pecado rompe as relações. E não viver uma relação de amor, amando e sendo amado, é a maior paralisia que pode existir na vida de alguém.

 

Aquela afirmação que Jesus faz, no começo, parecia absurda aos olhos de quem estava ali presente. Nós estamos no contexto dos judeus; e quando Jesus diz: “Os teus pecados estão perdoados”; como pode? Porque, para os judeus, a ideia do perdão dos pecados era muito clara, pois existia um ritual do perdão dos pecados. Os judeus conheciam muito bem o chamado Yom Kipur, que era o Dia do Perdão. Um ritual onde as pessoas amarravam sobre um animal os seus pecados, as suas faltas, e esse animal era levado para o deserto, num lugar distante, acreditando que, ali, acontecia a remissão dos pecados. Então, Jesus diz: “Os teus pecados estão perdoados”.

 

Aqueles judeus só não conheciam ainda o poder que o Pai havia dado ao Filho, para redimir toda a humanidade; eles não conheciam o Senhor do perdão, e sim o Dia do Perdão. E é preciso conhecer bem a forma como o Pai nos ama.

 

E o perdão dos pecados nunca pode se transformar para nós em um rito automático, estático. No Sacramento da Confissão, quando nos aproximamos para confessarmos os nossos pecados, jamais permitamos banalizar o Sacramento da Reconciliação. Ele precisa gerar vida, libertar das culpas, dos sentimentos ruins, dos apegos, dos vícios, para que o nosso coração seja, de fato, um coração livre.

 

“Você não pode mais levar para a sua vida aquilo que te paralisa”

 

Depois de perdoar os pecados — que era a maior paralisia —, a mais grave, Jesus diz: “Eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”, pois é preciso sair de alguma situação. Todas as vezes que confessamos, nós dispomos o nosso coração para a conversão, para uma mudança de vida de não querer pecar mais; por isso, precisamos romper com alguma coisa. E confessarmos os nosso pecados é ter a coragem de fazer isso.

 

Levantar-se significa deixar no chão aquilo que te paralisava; você não pode mais levar para a sua vida aquilo que te paralisa.

 

“Vai para a casa”, diz o Senhor. Todos nós temos um lugar vital para mantermos os nossos relacionamentos; e a verdadeira cura se constata dentro, no modo como nós nos comportamos; nas nossas escolhas; no nosso jeito de tratarmos as pessoas da nossa família. Quando nós voltamos para casa, é ali que se manifesta e se concretiza a cura do nosso coração, da nossa paralisia, e nos livramos daquilo que nos paralisa.

 

De que adiantaria um cura física, se ela não te fizer amar ainda mais as pessoas, amar a Deus? A cura não é uma autossatisfação, e sim amar de novo e do jeito que Deus ama. A cura é estar disposto a amar do jeito que Deus ama.

 

Não deixemos o nosso coração paralisado, jamais!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Quando Jesus volta a Cafarnaum, a fama dele já é conhecida, pois muitos vão a ele, aglomeram-se em sua volta, e ele lhes dirige a palavra. Nisso lhe trazem um paralítico carregado por quatro homens e o descem pelo telhado. Até o Mestre se admira da fé deles e diz ao doente: seus pecados estão perdoados. Os doutores da Lei contestam, pois, segundo eles, só Deus pode perdoar os pecados, e taxam Jesus de blasfemo, sujeito a apedrejamento. Jesus lhes dá a entender que ele tem poder de perdoar e curar. Ele vai à raiz dos males, curando o paralítico por “dentro e por fora”, isto é, ele está a serviço da libertação integral da pessoa. O doente que fora carregado por outros agora carrega a própria cama. As paralisias do povo só serão vencidas com atos concretos de solidariedade e com propostas em favor dos mais carentes.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,1-12 - Jesus tem poder de perdoar pecados

 

Oração Inicial


Jesus se admira com a fé daqueles que vão ao seu encontro e concede o perdão ao paralítico. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão, ponto de partida para fazer o bem.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

“Filho, os teus pecados são perdoados.” Jesus voltou a Cafarnaum, ao saber que ali muitas pessoas o procuravam. Quem são as pessoas que procuram Jesus? O que Jesus realizou na vida dessas pessoas? Um personagem se destaca nesta narrativa. Quem é ele?

 

“Jesus perdoou os pecados do paralítico. Fez isso em consideração à fé que viu nos homens que o carregavam. Depois o curou de sua doença. Fez isso para que compreendessem que ele tinha autoridade para isso. Com essa cura do corpo e da alma, percebemos também como as duas coisas andam bastante juntas, uma vez que a pessoa humana é, numa só unidade, corpo e alma. Então, há um vínculo entre pecado e doença, entre perdão e saúde. No sacramento da Reconciliação, que a gente chama de Confissão, recebemos o perdão dos nossos pecados. A graça de Deus que nos vem com o seu perdão é uma força muito grande para enfrentarmos as dificuldades da vida e a doença do corpo.”

2. Meditação (Caminho)

Jesus perdoou os pecados do paralítico. Fez isso em consideração à fé que viu nos homens que o carregavam. Depois o curou de sua doença. Fez isso para que compreendessem que ele tinha autoridade para isso.

Volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. A Palavra libertadora de Cristo continua atuar no mundo dos que acreditam nele.

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

A comunidade de Cafarnaum levou à presença de jesus alguém necessitado que não podia ir com suas próprias forças. Quem você pode levar hoje na presença de Jesus para ser libertado de algum mal espiritual, psicológico ou físico?

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do evangelho?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.