sábado, 25 de novembro de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■>>>>>Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. – (Lc 20,27-40)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 25 DE NOVEMBRO de 2023 (sábado) 329º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO É UM TECIDO INVISÍVEL EM QUE SE PODE BORDAR TUDO.”

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE

DIA INTERNACIONAL pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

DIA NACIONAL DA NÃO Violência contra a Mulher

DIA NACIONAL DA BAIANA DO ACARAJÉ

DIA DA MADRINHA

DIA DO EMPRESÁRIO

DIA DAS EQUAÇÕES

DIA INTERNACIONAL CONTRA O BULLYING

DIA DA LEMBRANÇA DAS COMPRAS

DIA DAS BOAS-VINDAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) EM RECIFE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (UNITINS) EM PALMAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  São Bento do Norte - Monte Alegre (Rio Grande do Norte) Amparo de São Francisco - Barra dos Coqueiros - Canindé de São Francisco Cumbe Itabi Malhador Pedrinhas Pinhão - Poço Verde - Santa Luzia do Itanhy - Santa Rosa de Lima - Tomar do Geru (Sergipe) Piritiba (Bahia) Abaiara -  Moraújo - Santana do Cariri (Ceará) Caeté (Minas Gerais) Campestre (Alagoas) Guapimirim Quatis - Varre-Sai  (Rio de Janeiro) Cafelândia Inácio Martins Marmeleiro - Santo Antônio do Caiuá - Vera Cruz do Oeste (Paraná) São João (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALEXANDRE OLIVEIRA CORREIA (Empresário-Construtora Oliveira & Correa - Garça/SP) LUCIANO CANTU (Garça/SP) NEUCY NELY MUNHOZ DE LIMA (Garça /SP) JOSÉ LUIZ “jacaré” DE OLIVEIRA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)ANA PAULA MARCONDES  NOVAES GÂNDARA GAI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) FERNANDA BARBOSA BRITO (Lions Clube de Herculândia /SP) Tatiane De Oliveira Mello Assis (Cassilândia /MS) PAULO RENATO PERES (Adamantina /SP)RENATA VERONEZ DAS NEVES  (São Paulo /SP) MARTA GARCIA CAFEO (Agudos /SP)ANA PAULA ARRUDA (Aguaí /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CARLA CRISTINA DE SOUZA AZEVEDO DA SILVA E MARCELO DA SILVAó2011ó12 ANOSó (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa - Garça/SP)  RANÚVIA APARECIDA FABBRON DE ARAÚJO e MARCELO PEREIRA DE ARAÚJOó1994ó29 ANOSó(Garça/SP) ANDRESSA TRAVENSSOLO MANSANO BENEDITO e SÉRGIO HENRIQUE DE SOUZA BENEDITOó2009ó14 ANOSó (Garça/SP) MAISA DUARTE T. A. POMPILIO e CÁSSIO MARCELO POMPILIO ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PEDERNEIRAS ó1967ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

Catarina (Egito, 287-305), jovem corajosa, denunciou as autoridades que perseguiam os cristãos. Foi vítima da violenta represália do imperador Maximino por não querer casar-se com ele e não renegar a fé em DEUS.

SANTA Águeda Yi So-sa

SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA

SÃO PEDRO YI HO-YONG

SÃO MOISÉS DE ROMA MÁRTIR

SÃO MÁRCULO

SÃO MAURINO

SÃO MERCÚRIO DE CESAREIA

SÃO CLEMENTE DE OCRIDA

Beata Maria Corsini

Beato Luís Beltrame Quattrocchi

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

ELE É DEUS NÃO DE MORTOS, MAS DE VIVOSLc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Há pessoas que vivem correndo atrás de grandezas e fama. No final, constatam que sua existência terrena não passa de um vazio ou tempo desperdiçado, pois lhes falta a dimensão da eternidade. A liturgia é um convite a nos perguntarmos: Qual sentido estamos dando à nossa vida?

 

– Oração 

 

“PAI, ÉS DEUS DA VIDA E DEUS DOS VIVOS, E QUERES TODOS OS SERES HUMANOS EM COMUNHÃO CONTIGO PARA SEMPRE. AJUDA-ME A VIVER, JÁ NESTA VIDA, ESTA COMUNHÃO ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus e salvador nosso, ouvi a nossa súplica, para que, alegrando-nos com a festa da virgem Santa Catarina de Alexandria, aprendamos a vos servir com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de novembro de 2023 sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus faz sério alerta sobre as ilusões do poder e nos assegura que a vida depois desta vida assegura que a vida depois desta vida se abre para nova dimensão, pois os falecidos “serão como anjos de Deus, filhos de Deus, pois ressuscitaram”.

 

 

1ª Leitura (2Mc 6,1-13) Pelas iniquidades que pratiquei em Jerusalém, com profunda angústia, vou morrer em terra estrangeira. Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade, para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judeia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinham derrubado a Abominação que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: “O sono fugiu de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu, que era tão feliz e amado quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniquidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 9A(9)

 

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

1. Senhor, de coração vos darei graças, / as vossas maravilhas cantarei! / Em vós exultarei de alegria, / cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo! – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

2. Voltaram para trás meus inimigos, / perante a vossa face pereceram. / Repreendestes as nações, e os maus perdestes, / apagastes o seu nome para sempre. – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

3. Os maus caíram no buraco que cavaram, / nos próprios laços foram presos os seus pés. / Mas o pobre não será sempre esquecido, / nem é vã a esperança dos humildes. – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

 

 

 

– 25 de novembro de 2023 sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.  (Lc 20,27-40)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

25/11/23          33º SÁBADO TC - A

 

Lucas 20,34-36.38: “Jesus respondeu aos saduceus: - “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram... Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”.

 

Jesus, nossas ideias e nossa linguagem humana são limitadas demais para pretenderem descrever as realidades do céu.

Por isso, projetamos nossas experiências da terra, como se elas continuassem após a morte.

Os saduceus desafiaram o senhor para saber que mulher ficaria com o marido depois que ele morresse, já que tivera várias mulheres, falecidas uma após a outra.

Eles não acreditavam na ressurreição e achavam que esse problema dava razão à sua descrença na vida após a morte.

O senhor nos revela que a ressurreição não é uma repetição nem do nosso corpo físico nem das nossas relações familiares aqui na terra.

Temos de pensar que tudo o que vivemos na terra não passa de uma semente ou sombra da realidade maravilhosa que nos espera junto de Deus, após a morte.

Se aqui na terra nos empenhamos em amar de verdade, praticar o bem, buscar a verdade e manter a união, vamos encontrar junto de Deus o máximo inimaginável de amor, de bondade, de verdade e de comunhão na vida futura.

Tudo isso aqui na terra é necessariamente relativo e temporário, enquanto será absoluto e eterno junto da Trindade santa.

O que importa agora é escolher o caminho que o senhor nos indicou e alimentar um anseio profundo pela plenitude de vida e de comunhão, que só existe junto do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O senhor nos disse que quem pede, recebe, quem procura, acha, e a quem bate, a porta será aberta.

 Que tenhamos a esperança confiante na nossa ressurreição, porque professamos a nossa fé na sua ressurreição.

Que seu Espírito nos faça vivenciar agora, apesar de todas as limitações, os valores que desejamos gozar plenamente no céu.

 

Santa Mãe Maria, nesta travessia da terra ao céu, cubra-nos com seu manto cor de anil, para que um dia possamos estar com a senhora na maravilha da vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os saduceus são os porta-vozes das grandes famílias ricas que desfrutam dos generosos donativos de peregrinos e da renda de sacrifícios oferecidos no templo. Não lhes interessa que se fale de uma retribuição na outra vida, pois já têm a garantia desta vida presente. Pretendem fazer Jesus cair na armadilha: De quem será esposa a mulher que teve sete casamentos e sete maridos? De nenhum, é a resposta de Jesus, corrigindo o raciocínio dos saduceus. Na vida futura, não haverá morte nem necessidade de criar família. As relações humanas se dão em nível diferente, próprio dos anjos. Quanto à ressurreição dos mortos, é certo que há, pois Deus é Deus de vivos e não de mortos. A própria Escritura o comprova ao mencionar o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Traçando o sinal da cruz sobre meu corpo eu abro meu ser para a Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

 

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

 

1. Leitura (Verdade)

A pergunta dos saduceus manifesta uma mentalidade materialista e fechada à lógica do céu. Leia este Evangelho com o sopro do Espírito Santo; deixe-se conduzir por seu movimento, por sua voz interior.

 

“É a única aparição dos saduceus neste Evangelho. Este grupo incluía algumas das principais famílias sacerdotais e aristocratas de Jerusalém e que administravam o Templo. Sua característica principal: negavam a ressurreição dos mortos. Em sua argumentação, eles recordam a chamada Lei do Levirato que determinava que o cunhado tinha obrigação de continuar a obra do falecido, na pessoa da viúva, para proporcionar-lhe, em certo sentido, uma vida após a morte. Jesus desmoraliza os saduceus, apresentando o cerne das Escrituras: Deus é o Deus comprometido com a vida. Ele não criou ninguém para a morte, mas para a aliança consigo para sempre. A vida dos ressuscitados não pode ser imaginada como cópia da vida deste mundo.”

 

2. Meditação (Caminho)

Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu.

A vida depois da morte será algo de completamente novo e inesperado. Jesus fala de imortalidade, coisa que não podemos experimentar desde já e que deve ser considerada um dom precioso da vontade divina. As relações interpessoais na vida eterna serão de outra ordem: não nos fecharemos na relação com uma pessoa, mas estaremos abertos a todos e a Deus.

A salvação é a recompensa da obediência a Deus, da união com Deus. Estou no caminho?

3.Oração (Vida)

“Senhor, tenho medo da morte. Tenho medo da morte dos outros, dos que me são queridos, daqueles que não consigo dispensar. Dá-me olhos puros, que me permitam ver para além das aparências, para além do muro de sombra, que me separa de Ti. Dá-me um coração simples, que não sucumba diante das interrogações que não têm resposta.”

Faz-me compreender o sentido da vida e da morte. Ajuda-me a aceitar o teu silêncio e a ausência de respostas para tantas questões que me atormentam. Ajuda-me a acreditar sempre que és o Senhor da vida e da morte. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Repita frequentemente e viva hoje a palavra: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; para Ele, todos estão vivos” (Lc 20, 38).

 

Preparemo-nos para acolher o nosso rei “justo, vitorioso, humilde”, como escreve o profeta Zacarias ( 9, 9), com a profunda humildade de Maria. Submetamo-nos a Ele de todo o coração, como Ele se submeteu à vontade do Pai. Assim entraremos no seu reino, “reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz”, como reza o prefácio da missa de amanhã.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP