sábado, 15 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' – (Mc 2,13-17)


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 15 DE JANEIRO de 2022 (sábado) 015º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RECONCILIA."

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA

DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO

DIA NACIONAL DO JOGO LIMPO E DE COMBATE AO DOPING NOS ESPORTES

DIA DOS ADULTOS

DIA DO COBRADOR DE ÔNIBUS

DIA DO COMPOSITOR

DIA DO FESTIVAL DE CARMENTÁLIA

DIA DO FETICHE

DIA DO FOFOQUEIRO

DIA DA WIKIPÉDIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Veranópolis (Rio Grande do Sul) Pilão Arcado (Bahia) Ouro Velho (Paraíba) Lima Campos (Maranhão) Itaboraí - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) Icapuí (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRA MARIA SILVA CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo /SP)EDENILSON CLAUDIO GONÇALVESCAPILÉ (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) IVAN ISIDORO (Lions Clube de Dracena /SP) INÊS RUBIRA (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP)MARCOS ROBERTO TODA (Lions Clube de Florida Paulista Cidade Amizade /SP)RENI AP DE FREITAS BATISTA (Lions Clube de Cassilandia VALE DO APORE /MS)CAETANO GALDI (Lions Clube Penha São Paulo /SP) ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA (LEO Clube Tupi Paulista /SP) ARIEL ESPARZA MORETE (Tupi Paulista /SP)ALBERTO ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos - Garça /SP)ROBERTO QUARTIM BARBOSA (RB Alimentos-Garça /SP)MARILENE MOYSÉS DA SILVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça)/SP)ANIBAL COSTA (Corretor Imoveis-Campos de Jordão /SP)ANGELA BATISTELLA VOLLET (Balneário Camboriú /SC)ANDRÉA SGARBI MORALES (Garça /SP)SARAH VALERIO (Garça /SP)LAURIDICE PEREIRA DE GODOY (Cabrália Paulista /SP)PAULO EDUARDO MARINHO (Ilha Solteira /SP) JOSÉ HENRIQUE ZERBINI (Garça /SP)SONIA REGINA GOMES (Garça /SP) PAULO EDUARDO MARINHO (Ilha Solteira /SP)LUIZ DE CASTRO (Garça /SP)SEBASTIAO JUVENCIO (Garça /SP)NAZIRA RABAH SANTOS (Taboão da Serra /SP)EDILENE CESARIO (Congregação Franciscana de Siessen-de Garça p/ Coroatá /MA)PE. GABRIEL MARIA MÃE DA MISERICÓRDIA (FGMC-Lucélia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUCIA CASSOLA BARROS e PEDRO GELMI BARROSó1981ó41 ANOSó(Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) CAROLINA APARECIDA LIRA e ADRIANO BARBOSA GONÇALVESó2017ó5 ANOSó( Lions Clube de Herculândia /SP)

LEDA EVELYN BERG GOMES TOMAZELA E PASCOAL TOMAZELA JUNIORó(Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PE. CLEBER POLIZERó1983ó39 ANOSó(RSV-Pároco de Santa Isabel de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DE BANNEUX

SANTO AMARO ABADE

SÃO PAULO – EREMITA

SANTO ARNALDO JANSSEN

SÃO MACÁRIO DO EGITO

SÃO PLÁCIDO

SÃO ROMEDIO

SANTO EFÍSIO

SANTA ITA

SÃO JOÃO CALIBITA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eram muitos os que o seguiam – Mc 2,13-17

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por meio do profeta, Deus escolhe um rei, ao qual confia a missão de libertar o povo. Os que assumem funções de governo, bem como os chamados para seguir o Senhor, têm responsabilidades com a vida digna para todos.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME, CADA DIA, NO SEGUIMENTO DE JESUS, POIS, ASSIM, ESTAREI NO BOM CAMINHO QUE ME CONDUZ A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  15 de janeiro de 2022 - Sábado da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Aqueles que se consideram justos censuram Jesus por comer com os “pecadores”. Mas a estes é que Jesus veio chamar. 

 

1ª Leitura (1Sm 9,1-4.17-19, 10,1a) – Este é o homem de quem te falei. Saul reinará sobre o meu povo.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

1Havia um homem de Benjamim chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo. 3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e ainda pela terra de Benjamim, sem resultado algum. 17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração”. 10,1Na manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrarás das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 21(20)

 

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!

 

 

– 15 de janeiro de 2022 - Sábado da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.'  (Mc 2,13-17)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Permita que o médico Jesus cuide de você!”

 

(…) ‘Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores’

(Marcos 2,17).

 

Jesus faz uma constatação: o coração do ser humano está doente; precisa de médico e de remédios. O meu e o teu coração estão doentes. A doença maior é a de pretender salvar-se sozinho; de não contar com a graça de Deus. Quem se considera justo de mais está com o coração adoecido.

 

Foi esse o cenário que Jesus encontrou quando Ele chama a Levi daquela coletoria de impostos; e as pessoas que estão ao redor começam a julgar porque Jesus entra na casa daquele homem; e não apenas a casa física, e sim a casa do coração.

 

Existem dois tipos de pessoas: as que se reconhecem pecadoras e aquelas que se acham perfeitas de mais. As primeiras podem se converterem, mudar de vida, quando abrem o coração para Deus. Já as que se acham justas de mais são impossíveis, nem o Senhor conseguiu isto: entrar naqueles corações endurecidos que pretendiam se salvarem sozinhos; que queriam trilhar um caminho de autojustificação; de autorredenção; mas não confiavam em Deus. Foi isso que Jesus encontrou, quando estava ali naquela cena com o Levi, um pecador público, que se deixou tocar pelo olhar amoroso de Jesus.

 

“Abramos o nosso coração e a nossa vida para que entre o Médico da nossa alma, Jesus, para que nos cure”

 

De um lado aquela realidade dura dos fariseus, Mestres das Leis, que não aceitavam que Jesus pudesse construir um caminho de amor, de fraternidade com uma pessoa pecadora. E, muitas vezes, nós somos assim, pensamos que o Senhor Jesus e a graça de Deus não podem habitarem em determinados corações; nós predeterminamos que essas pessoas não são destinadas ao amor de Deus; as julgamos e a condenamos, e foi isso que Jesus encontrou de um lado. 

 

Mas do outro lado, quando Jesus encontra o coração aberto de Levi, que está disposto a uma vida nova, Jesus pôde ser médico para ele, cura as feridas dele, Ele pôde colocar remédio e bálsamo nessas feridas e começar com Levi uma belíssima história de amor; começar com ele uma história de fraternidade e de comunhão.

 

“Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes”. Talvez, hoje, o meu coração e o teu estejam doentes; e nós precisamos do médico Jesus. Abramos o nosso coração e a nossa vida para que entre esse Médico da nossa alma, para que nos cure, perdoe os nossos pecados, nos purifique e nos leve para o dom de uma vida nova.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus dirige-se à beira-mar, símbolo de abertura ao mundo pagão, e ensina à multidão que se aglomera em volta dele. Nessas andanças, o Mestre convida Levi (Mateus) para fazer parte do seu grupo. Por ser cobrador de impostos, Levi não é bem-visto pela instituição religiosa judaica. Em seguida, Jesus partilha o banquete com cobradores de impostos e pecadores, revelando com isso o sentido de sua missão: todos são chamados a participar do banquete no seu Reino. Apesar da crítica dos doutores da Lei, Jesus se relaciona e faz refeição com pecadores, doentes e marginalizados. São esses que mais precisam da intervenção salvífica do Filho de Deus. Com suas atitudes, Jesus revela um Deus misericordioso e próximo de cada pessoa, principalmente dos doentes e dos desprezados pela sociedade. Não veio para os justos, mas para os pecadores.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,13-17 - Levi foi com Jesus

 

Oração Inicial


“Segue-me!” Esse é o convite que hoje Jesus nos faz por meio do seu Evangelho. O seguimento é uma atitude concreta de toda pessoa que escuta a Palavra de Deus. Não há distinção de pessoas no seguimento de Jesus.

 

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Jesus sai para a beira do lago e mais uma vez a multidão vai ao seu encontro. Ao passar, vê Levi, coletor de impostos. Qual proposta Jesus faz a Levi? Qual é a reação de Levi diante da proposta de Jesus? Jesus vai à casa de Levi e, lá, se põe à mesa com os publicanos e pecadores. Como os escribas reagem ao ver tal atitude de Jesus? Qual a resposta de Jesus diante da reação dos escribas?

 

“Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse foi Levi, chamado depois de Mateus. O chamado de Jesus já foi uma surpresa, porque mostrou uma nova mentalidade, sem discriminação nem preconceitos. A resposta de Levi foi também surpreendente: aceitou imediatamente o convite de Jesus e deixou tudo para segui-lo. No jantar em sua casa, houve muitas críticas sobre essa aproximação de Jesus com os pecadores. Nós nos movemos em um mundo de muitos preconceitos. Pelo preconceito, excluímos as pessoas, desrespeitamos sua dignidade e seus direitos. É hora de aprender com Jesus a incluir, a integrar, a defender quem foi marginalizado, a viver com outra lógica.”

2. Meditação (Caminho)

Qual palavra mais ressoou em seu coração? O convite de Jesus é rápido e claro, sem rodeios: “Segue-me!” E a resposta de Levi é imediata e firme: “Levantou-se e o seguiu”. Procure escutar com atenção o chamado que Jesus lhe faz. Sua resposta é firme e imediata? Os pecadores têm um lugar no coração de Jesus. Que lugar ocupam os excluídos da sociedade em seu coração?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a conversar com Deus, a abrir o seu coração. Aproxime-se dele e faça a sua oração, apresentando-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs. Reze também por todos os que são chamados por Jesus a assumir sua vocação na Igreja.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a sua atitude concreta diante do chamado de Jesus: “Segue-me”? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.