quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia.” - (Mc 3,7-12)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 18 DE JANEIRO DE 2018 (quinta-feira) 18º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O TRABALHO É O GRANDE REMÉDIO DE TODAS AS DOENÇAS.
(Cícero (Marco Túlio) – filósofo e orador político romano (106-43 A.C))

 Datas Comemorativas 
Dia INTERNACIONAL DO RISO
DIA DA UNIVERSIDADE NACIONAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Centenário (Tocantins) Palestina do Pará (Pará) São Francisco de Itabapoana (Rio de Janeiro) Seridó (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ISIS DOS SANTOS RIBEIRO (filha do Gerson Macrocontábil Conessa-Garça /SP) JOSÉ APARECIDO ISIDORO (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) TELMA APARECIDA FRANCO ZANATTA (Casa de Carnes Bom Bife Garça /SP) ELAINE CRISTINA MELO CAVALCANTE (Garça /SP) VALDIRENE APARECIDA DA SILVA (Garça /SP) SILVIO APARECIDO CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) SILMARA ADRIANA BELTRAME LARA (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ALEXANDRE BEIL (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS (Diocese de Marilia-Paulicéia/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ANGÉLICA BARBANTE SASSO e ADALBERTO VARGAS TOSIó(Palu Bebê- Lions Clube de Garça /SP) AMARILDA DOS SANTOS SIMÃO e MARCOS EDUARDO SIMÃOó(Garça/SP) MIRIAM E SUBHI AHMAD KLALIL ABU KHALIL ó( Lions Clube de Marilia/SP)

 Santo do Dia 
SANTA Margarida da Hungria
SÃO Sulpício
SANTA Prisca
REGINA PROTMANN

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)
Jesus é procurado e seguido pelas multidões, que tomam conhecimento de sua ação. Hoje ele continua a apresentar a nós, o seu povo, a mensagem que liberta de toda espécie de mal.
Oração
PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
2ª Semana do Tempo Comumquinta-feira - 18 de janeiro de 2018
Possuído por inveja e ciúme, Saul planeja contra a vida de Davi. Jesus lança por terra as forças do mal que dominam a mente e o coração das pessoas.

1ª Leitura (1 Sm 18,6-9.19,1-7) " Pela vida do Senhor, ele não será morto!  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

18,6
Naqueles dias, quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos.
7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos.
19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”.
4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?”
6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 143(144)
É no Senhor que eu confio e nada temo!

Evangelho do dia
2ª Semana do Tempo Comumquinta-feira - 18 de janeiro de 2018
" porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. - (Mc 3,7-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idu­méia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Expulsemos os espíritos perturbadores da nossa vida
Esses espíritos não podem ordenar e falar à nossa vida, porque o único que pode fazer essas coisas é o Espírito Santo!
Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre Ele para tocá-Lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus! Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem Ele era”  (Marcos 3,10-12).
As pessoas se jogam aos pés de Jesus; jogam aos pés d’Ele aquilo que estão vivendo, sofrendo, passando. Doenças, enfermidades, contagio do mal, a perturbação dos espíritos malignos. Jesus acolhia, recebia e tocava em todos; os amava , fazia com que a graça de Deus pudesse chegar a todos.
Quem cria todas as perturbações são os demônios, porque eles são perturbadores no espírito, na mente, na paz do nosso coração. É preciso exorcizar o mal que age no meio de nós, porque muitas pessoas estão focadas no demônio; quando, na verdade, o demônio possui todo esse mundo, possui os nossos sentimentos, os nossos pensamentos e criam uma divisão, uma separação; criam esse sentimento de estarmos sempre inquietos, perturbados e não sermos inteiros para Deus.
Jesus quer tirar do meio de nós todos os espíritos que nos perturbam. Esses espíritos não podem ordenar e falar à nossa vida, porque o único que pode fazer essas coisas é o Espírito Santo.
O Espírito Santo renova, transforma, edifica, lava, purifica, e faz de nós novas criaturas. Permita ser tocado, jogue aos pés de Jesus tudo aquilo que nos tornam doentes, enfermos, sofredores; tudo aquilo que causa pecado em nós.
Joguemos aos pés de Jesus, coloquemos no coração d’Ele aquilo que nos inquieta, nos perturba, mas não deixemos que os espíritos malignos gritem, mandem em nós e direcionem a nossa vida.
Às vezes, o espírito da inveja está nos perturbando, tirando a nossa paz, orientando a nossa mente, nos deixamos levar pela inveja. Tem um espírito terrível que se chama: ressentimento, esse puxa tanta coisa de dentro de nós; outras vezes vem o espírito da maledicência; é terrível esse espírito, ele gera pessoas fofoqueiras, com aquela vontade de falar mal dos outros.
Esses espíritos não podem mandar em nossa vida. Renunciemos, peçamos a Jesus que exorcize, mande para longe da nossa mente e do nosso coração esses espíritos perturbadores, que não nos permitem viver a santidade de Deus.
Deus abençoe você!

ReflexãoJesus, Filho “consubstancial” de Deus
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— horrorizados, vemos como os espíritos imundos—antes que os homens—confessam a Jesus Cristo serem o “Filho de Deus”. Jesus os manda calar: Este mistério devia desvelar-se com pedagogia ante os homens. A expressão “Filho de Deus” o declarava como o Deus vivo que se nos faz presente; o unia ao ser mesmo de Deus.
Aprofundar esta verdade exigiu grandes esforços. É Filho no sentido de uma “especial cercania” a Deus (assim considerava Israel aos seus reis), ou Ele era realmente “igual a Deus”, “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”? O Concílio de Nicea (a. 325) o explicou com o termo “homooúsios" ("consubstancial"). Este termo filosófico (que entrou no “Credo”) serve para recalcar que Jesus não é "o Filho” no sentido mitológico nem político (os significados mais familiares no contexto da época), senão que o é com toda propriedade.
—Sim, em Deus mesmo há desde a eternidade um diálogo entre Pai e Filho que, no Espírito Santo, são verdadeiramente o mesmo e único Deus..

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Procuro viver de modo simples e humilde como Jesus?
 - Vale a pena?
- Busco o Jesus que cura e liberta os corações?
- Meu coração está sempre disponível para a ação da Graça?
- Peço a força de Deus para vencer as dificuldades da vida?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,7-12 - TODOS IAM AO ENCONTRO DE JESUS
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente
virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
entrar com tua luz.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mc 3,7-12.
Jesus e os discípulos foram até o lago da Galileia. Junto com ele ia muita gente da Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do lado leste do rio Jordão e da região de Tiro e de Sidom. Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia. Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Pois ele estava curando tanta gente, que todos os doentes se juntavam em volta dele para tocá-lo. E as pessoas que tinham espíritos maus, ao verem Jesus, caíam aos pés dele e gritavam:
- O senhor é o Filho de Deus!
Mas Jesus proibiu duramente os espíritos de dizerem quem ele era.
Refletindo
Jesus se manifesta como Filho de Deus que liberta e cura. É aquele que veio para "que todos tenham vida". Manifesta-se como Filho de Deus feito homem, ao pedir aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Vê-se aqui Jesus Cristo com atitudes muito humanas.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!"(DAp 246).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo com toda a Igreja,
   Oração do leigo no Ano Nacional do Laicato

Ó Trindade Santa, /
Amor pleno e eterno, /
que estabelecestes a Igreja como vossa 'imagem terrena':
Nós vos agradecemos /
pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços /
que todos os membros do vosso povo realizam /
como “Igreja em saída”, /
 para o bem comum, /
a missão evangelizadora /
e a transformação social, / no caminho vosso Reino.
Nós vos louvamos / pela presença e organização dos
cristãos leigos e leigas no Brasil /
sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora.
Nós vos pedimos, que os batizados /
atuem como sal da terra e luz do mundo: /
na família, no trabalho, /
na política, e na economia, /
nas ciências e nas artes, /
na educação, na cultura e nos meios de comunicação; /
na cidade, no campo e em todo o planeta, /
nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam /
para que os cristãos leigos e leigas /
compreendam sua vocação e identidade, /
espiritualidade e missão, /
e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
Isto vos suplicamos /  pela intercessão da Sagrada Família,
/ Jesus, Maria e José, /
modelos para todos os cristão /
Amém!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.