terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.'” - (Mc 8,14-21)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 14 DE FEVEREIRO DE 2017 (terça-feira) 45º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
É NECESSÁRIO QUE AO MENOS UMA VEZ NA VIDA VOCÊ DUVIDE, TANTO QUANTO POSSÍVEL, DE TODAS AS COISAS.
(René Descartes)


Datas Comemorativas

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ipueira (Rio Grande do Norte)Ituporanga (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ EDUARDO CAPARROZ (Eq 04 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)SILEIDE DE AMORIM LADISLAU (Eq 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça/SP)CARLOS EDUARDO ROCHA (RW Trade - Garça/SP)DOVIRCE TUROLA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP)ROSANO RODRIGUES BRITO (Fortal - Garça/SP)RUY PINHEIRO RODRIGUES (Garça/SP)ANA CRISTINA MORAD GARCIA (Fisioterapeuta - Garça/SP)Paulo Castro (Mirandopolis /SP)KLEBER BRAGA (Mogi Mirim/SP)JAYCE DE  OLIVEIRA (Garça /SP)VERA ALICE MARTINS DE PAULA (Garça /SP)OTACILIO DE SOUZA DOURADO (Garça/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre ANDERSON MESSINA PERINI ó (SCE do Setor de Garça-Paroco da Paroquia São Pedro Apostolo de Garça) Padre TONY FUNABASHI TAKUNOó (Paroquia São Pedro Apostolo de Garça)

Santo do Dia
SÃO CIRILO e METÓDIO
Cirilo e Metódio (Séc. 9º), irmãos de sangue e na fé, foram enviados em missão aos povos eslavos. Traduziram a Bíblia e os textos litúrgicos para a língua local, enfrentando toda sorte de provações. São padroeiros da Europa, ao lado de São Bento
SANTO valentIm  
SANTO valentIm DE TERNI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Oração
PAI, REFORÇA MINHA FÉ NA TUA PROVIDÊNCIA PATERNA QUE SE MANIFESTOU DE TANTOS MODOS EM MINHA VIDA, E LIVRA-ME DE COLOCAR MINHA ESPERANÇA NAS COISAS DESTE MUNDO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Terça-feira 13/02/20176ª Semana        do Tempo Comum S. Cirilo, monge, e S. Metódio B. memória
A providência divina age a fim de restaurar a obra da criação, abalada pela imprudência humana. Ás vezes o projeto de Deus não é entendido nem pelos discípulos de Jesus.


1ª Leitura (Gn 6,5-8; 7,1-5.10) – “Vou exterminar, da face da terra, o homem que criei. Leitura do Livro do Gênesis:

6,5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”
8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.
5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 28 (29)
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Evangelho do dia
Terça-feira 13/02/20176ª Semana        do Tempo Comum S. Cirilo, monge, e S. Metódio B. memória
"Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' - (Mc 8,14-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,2)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lem­brais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”.
20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Não entre em desespero diante dos problemas
Não transforme os problemas da sua vida em dramas, Deus é luz para qualquer situação
“Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?”
É uma série de questionamentos que Jesus começa a fazer aos Seus discípulos, porque eles estão muito inquietos com aquela multidão que não tinha o que comer. O que eles tinham era somente o pão. O que fazer diante daquela situação?
 Sabe aquela situação da vida em que temos pouca solução para muitos problemas? Então, acrescentamos um problema maior e acabamos caindo na perturbação. O problema dos discípulos era que ficavam logo perturbados; e quando ficamos assim, a perturbação nos leva ao desespero que não resolve nada.
Quando é que o desespero já nos ajudou a resolver alguma coisa? Ao contrário, ele nos tira a lucidez, a capacidade de reflexão, afasta-nos da fé.
Algumas pessoas acham que Deus vai ouvi-las se ficarem desesperadas, se começarem a gritar, mas, ao contrário, Deus pode nos ajudar quando confiamos mais n’Ele. Em situações difíceis e complicadas, é mais fácil ajudar uma criança que um adulto, porque a criança cede, mas se o adulto se desespera, ele entra em pavor e não sabe o que fazer.
Quando olhamos para as situações da nossa vida, sejam financeiras, econômicas ou familiares, percebemos que temos problemas, mas não podemos os transformar em dramas. Quando é que os problemas da nossa vida se tornam dramas? Quando nos desesperamos por causa deles, ou seja, estamos com os olhos fechados, não conseguimos enxergar qual é, na verdade, a origem do problema, e não vamos enxergá-los, porque o desespero não nos permite raciocinar.
Ali, só havia aquele pão. O que fazer? Primeiro, ter calma, pensar, rezar e refletir. O que fazer com pouco? Se começamos a desesperar, criamos uma agitação, um clima, e percebemos que muitas coisas na vida se tornam desastrosas por causa de pessoas que são sempre desesperadas.
Desesperar-se significa perder a esperança, perder o rumo da fé, da solução, do caminho. Deus é luz para qualquer situação. O desespero não nos aproxima de Deus, pelo contrário, aproxima-nos das trevas, porque fica tudo pavoroso, tudo se apaga dentro de nós.
É preciso acalmar, é preciso ter serenidade, ter luz para que haja sabedoria, discernimento, e assim saber o que fazer em situações que exigem de mim. Faça-se luz para encontrar luz, solução e caminho para dar a direção do que fazer.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 8, 14-21
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Todos nós temos uma hierarquia de valores que servem como critério para a nossa vida e tudo o que temos e fazemos está subordinado a essa hierarquia.
A maioria das pessoas orienta a sua vida para a satisfação das suas necessidades primárias e instintivas.
Assim, os seus valores principais são a comida, a bebida e o sexo, de modo que essas pessoas, apesar de civilizadas, possuem a mesma hierarquia de valores que os animais: buscam apenas a satisfação dos próprios instintos.
Essas pessoas não aceitam a Jesus e criticam a sua doutrina porque a sua dependência aos instintos lhes cega a vista e endurece os seus corações, de modo que não podem compreender a verdadeira hierarquia de valores que Jesus veio trazer para que as pessoas não vivam instintivamente, mas tenham vida em abundância.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O pão do dia a dia leva-nos a pensar sempre na Eucaristia?
- Jesus fala de fermento. Somos como fermento de bondade no meio do mundo?
- Desanimamos facilmente diante das dificuldades ou somos persistentes?
- Somos reconhecidos à imensidão da bondade de Deus?
 - Procuro também ser generoso para com todos como Deus é generoso para comigo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de São Cirilo e São Metódio, que foram enviados em missão aos povos eslavos, no século IX, traduziram a Bíblia e celebraram a liturgia na língua eslava. Peçamos a esses santos que intercedam junto a Deus por nossa vida e missão cristã.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Ó Espírito Santo, vem e renova em nós todos os dons, para que assim compreendamos a vossa Palavra. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.” Por que Jesus chama atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes? Leia o texto bíblico quantas vezes julgar necessário, preste bastante atenção a todos os seus elementos e destaque os personagens e os verbos que aparecem durante a narrativa. Essa atenção o(a) ajudará na compreensão do texto, pois é preciso estar atento(a) aos ensinamentos de Jesus para compreendê-los.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Neste momento de meditação, retome o Evangelho, leia-o com muita atenção e deixe-se tocar por ele. Permita que Deus fale com você por meio do texto, pois a sua Palavra é Palavra de vida.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tocado(a) pela Palavra, eleve sua oração a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Apresente a Ele o seu pedido, suas intenções e as intenções dos irmãos que sofrem. Reze ao Senhor sem medo, pois Ele é amor e misericórdia.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude nova você deseja assumir hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.