sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Celebração Memorial” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

Celebração Memorial

 

Memória de Mim

           Temos visto as realidades da vida cristã. Elas sempre nos levam à vida do dia a dia, não permitindo que as palavras fiquem somente em palavras. Ouvimos, rezamos,  e celebramos em todas as missas as sagradas palavras: “Fazei isto em memória de mim”, como nos comunicou Paulo quando ensina aos coríntios sobre a Ceia do Senhor. E já era uma tradição firme na comunidade: “O que recebi vos transmiti.... Isto é o meu corpo que é partido por vós... fazei isto em memória de mim” ...quanto ao cálice: “todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Todas as vezes que comeis desse pão ou bebeis do cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha”(1Cor 11,23-27). Ele nos traz, não só representa o sacrifício, o sacrifício da cruz, para que sua memória permanecesse para sempre, até sua volta. O termo memória passou por muitas compreensões no correr dos séculos. Agora foi reafirmado com segurança. Não se trata somente de dizer o que se faz, mas o que se deve viver. Memorial que torna real o que é apresentado. O tema foi muito trabalhado por muitos e de diversas denominações cristãs. É fundamental para a vida da Igreja, pois é na Eucaristia que ela se realiza. Por isso, não podemos ficar somente num ato de fé, mas numa celebração do Mistério de Cristo que penetra a vida dos cristãos. Por isso, passar do assistir a missa para vivê-la, é mudança radical na vida cristã. Enquanto a Eucaristia não for vida de nossa vida, não estaremos celebrando de modo condizente.

Corpo dado, sangue derramado

           Fazemos um ato de fé na Eucaristia, no momento da consagração da Missa. Reverenciamos e adoramos o Santíssimo, pois sabemos que é o Corpo do Senhor. Quando Jesus disse essas palavras, Ele estava iniciando sua caminhada para sua entrega. O Mistério não é só algo proclamado, mas realizado. A devoção mal informada afastou a fé da vida. Certamente não esgotaremos o conhecimento de tão grande dom. Ele é a realização de todo o projeto de Deus de Se comunicar à humanidade. Isso o faz através do Filho em seu mistério de entrega para a Vida. É o movimento Divino. Não basta a veneração. Há aquele que preside, mas a celebração é de todos. Ao participarmos desse momento, entramos no movimento realizado por Jesus. Quando ouvimos “Corpo que é dado, Sangue que é derramado”,  estamos participando do mistério para que seja feito também por nós e em nós. É nosso corpo que é entregue. É nosso sangue que é derramado. Não narramos o Mistério Pascal de Jesus, mas o realizamos. Assim se atualiza para nós e no mundo, a salvação. Celebrar tem também a característica de “imitar” pela memória. Realizamos o mesmo passo.

Vivendo a Memória

           Fazer memória não é só lembrar. Não é somente um ato intelectual. Mas um modo de vida. Quando fazemos a memória eucarística, torna presente o Senhor. A Eucaristia continua na vida, pois levamos conosco o Senhor e O fazemos presente. Somos memórias vivas. Lembramos as palavras de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). Cristo está em nós, não é como uma jóia escondida, mas como um sol que nasce. Doar a vida é celebrar a Eucaristia no dia a dia. Fazer memória é trazer, pela vida, a presença daquele que nos amou se por nós se entregou. Quando dizemos meu corpo por vós entregue é nossa entrega como a de Cristo que foi fiel até o fim.

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O que Deus uniu, o homem não separe! – (Mc 10,1-12)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 25 DE FEVEREIRO de 2022 (sexta-feira) 056º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PEQUENAS OPORTUNIDADES SÃO MUITAS VEZES O COMEÇO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS."

(Demóstenes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES do Brasil

DIA DO AGRONEGÓCIO

 DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL

DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR

DIA DO ANIVERSÁRIO DO MINISTÉRIO BRASILEIRO DOS TRANSPORTES

DIA DE NUT - DEUSA EGÍPCIA DO CÉU E GUARDIÃ DAS ESTRELAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA RENAULT NA FRANÇA

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL GAZETA DE ALAGOAS EM MACEIÓ

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): América Dourada Canudos - Dias D'Ávila - Guajeru - Mansidão - São Gabriel - Tanque Novo - Wanderley - Várzea da Roça - Várzea Nova (Bahia) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO AURELIO CONESSA CHICARELLI (m/sobrinho–Garça/SP)THEREZINHA CROS (prima-São Paulo/SP)MARIA JULIA BOMFIM (LEO Clube de GARÇA /SP)ALESSANDRA RISSETE NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)FRANCISCO ADÃO BLANCO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) MARIA MARGARETH GARCIA LOPES (Lions Clube de Adamantina /SP)FABIO CRUDI (Garça /SP)CLAUDIO CONTE (Garça /SP)MAURO LACERDA (Garça /SP)LEANDRO AQUINO (Garça /SP)MARIA HELENA MANCHINI (Campinas/SP)BETÃO SOARES (Garça /SP)DANI BARRETTO (Bauru /SP)VINICIUS GUIMARAES (Bastos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSEMEIRE SCRIPTORE MONTEIRO e ALTAIR MORAES MONTEIROó1984ó38ANOS ó(Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE BAURU ESTORIL ó1991ó31ANOS(Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE VALDEMAR CARDOSOó1989ó33 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral III e Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA VALBURGA

SÃO Tarásio

SÃO Sebastião de Aparício

SÃO Nestor

SÃO Luigi Versiglia

BEATO CIRIACO MARÍA SANCHA Y HERVÁS

BEATO MAMERTO ESQUIÚ MEDINA

SANTO ETELBERTO DE KENT

SÃO Callisto Caravario

Domenico Lentine

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : O Evangelho de hoje nos convida a meditarmos sobre o amor indissolúvel e sobre a dignidade do matrimônio e da família – Mc 10,1-12

 

 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A espera da vinda de Cristo comporta a perseverança na prática dos mandamentos e na fidelidade a eles, a exemplo dos profetas de Deus. Aqui reside a força profética na Igreja e no mundo.

 

– Oração 

 

PAI, QUE OS CASAIS CRISTÃOS, UNIDOS PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO, SAIBAM RECONHECER E REALIZAR O MISTÉRIO DE COMUNHÃO QUE OS CHAMA A VIVER.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 25 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O verdadeiro amor, baseado no “sim” renovado a cada dia, elimina a desunião e a desigualdade entre homem e mulher. 

 

1ª Leitura (Tg 5,9-12) – Eis que o juiz está às portas.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

   9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu – pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor é indulgente, é favorável.

 

 

– 25 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O que Deus uniu, o homem não separe!  (Mc 10,1-12)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu esse mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

“Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher... Jesus então disse: - Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”

(Marcos 10,2.4-9).

 

Jesus, nosso bom Pastor, os fariseus faziam de tudo para colocar o senhor em contradição com a lei de Moisés e assim desautorizá-lo diante do povo.

A lei mosaica facilitava livrar-se de uma mulher que já não agradasse ao marido, ou não lhe desse filhos, e ela acabava abandonada e sem recursos.

O senhor veio nos afirmar que a união entre o homem e a mulher não é apenas um acasalamento para reprodução ou para satisfação sexual, mas sim um ato criado por Deus, que as leis humanas não têm autoridade para desfazer.

A união entre os esposos, na medida em que ambos são livres em sua decisão, diante de Deus, prevalece sobre os laços de sangue entre pais e filhos.

Tornar-se uma só carne significa uma comunhão de vida para toda vida.

Eis a razão porquê o casamento sempre foi um sacramento, ou seja, ícone da unidade divina entre Pai, Filho e Espírito Santo, e sinal eficaz da graça divina, de que os noivos necessitam para construir uma nova família.

 

Senhor, nós vivemos na sociedade do descartável.

Assim, as pessoas se desfazem, não apenas dos objetos, mas também das pessoas, que são descartadas ou deletadas sem motivo real, apenas porque não agradam mais.

Essa superficialidade cultural está invadindo também o amor e a união entre homem e mulher, de tal modo que se troca de marido ou de mulher como se troca de carro ou de celular.

O resultado são famílias fragmentadas, filhos distanciados e carentes, e pessoas desajustadas, que contribuem para a degeneração dos valores da nossa sociedade.

 

Se as suas palavras forem levadas em conta, os casais lutarão até o último momento para se manterem unidos e salvarem o amor do casal e a união da família, e só haveria separação quando não houvesse mais nenhum recurso de reconciliação.  

 

Maria santíssima, sua vida com José e Jesus em Nazaré fizeram da sua família o lugar onde Deus veio habitar no meio de nós.

Faça com que as nossas famílias recuperem a sacralidade do seu lar, para que seja um lugar de oração e de união, de amor e de perdão.

Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em terra judaica, Jesus é provocado por alguns fariseus sobre a questão do divórcio. Nessa época, o homem podia despedir sua mulher por motivos banais. Isso mostra a superioridade do homem e seu domínio sobre a mulher. Percebemos o machismo que havia na época e que está muito presente ainda hoje, em muitos lares. O Mestre quer desmascarar esse farisaísmo que havia e se posiciona a favor do matrimônio e em defesa da mulher. O matrimônio está baseado no projeto criador de Deus, reforçando a igualdade entre homem e mulher: os dois serão uma só carne. Jesus acusa os fariseus de “dureza do coração”, isso significa um coração humano fechado e insensível às instruções divinas. Esse alerta de Jesus serve para todos e para todos os tempos, quando nos fechamos em nosso legalismo doentio e não deixamos o amor de Deus agir em nós.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,1-12 - Questões de divórcio e adultério

 

Oração Inicial


Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos convida a meditarmos sobre o amor indissolúvel e sobre a dignidade do matrimônio e da família.

 

“De certo modo, Jesus agia também como um mestre, rodeado de discípulos, respondendo às suas questões, como o faziam os mestres da Lei. Em um desses ensinamentos, Jesus foi perguntado sobre o divórcio. Moisés tinha permitido que o homem, caso se desgostasse da mulher, escrevesse uma ata de divórcio e a mandasse embora. Jesus explicou que esse preceito fora forçado pela dureza do coração das pessoas. Ele, então, retomou o projeto original de Deus: homem e mulher unidos, já não sendo mais dois, mas uma só unidade. E acrescentou: “O que Deus uniu, o homem não separe”. O matrimônio é um projeto de Deus. As leis humanas servem para protegê-lo dentro da sociedade. No projeto de Deus, ele é indissolúvel.”

 

2. Meditação (Caminho)

Qual mensagem o evangelista Marcos quer transmitir? Medite o texto e reflita sobre as palavras que tocarem seu coração.

Jesus deixa claro que o tempo da “dureza do coração” acabou, agora é o tempo novo, o tempo do amor verdadeiro. E o amor verdadeiro é indissolúvel.

Em que tempo está o meu coração?

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, tendo compreendido o que o Evangelho diz, apresente a Deus suas orações e seus pedidos.

Oração pela Família

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.