quarta-feira, 28 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pelos seus frutos vós os conhecereis. - (Mt 7,15-20)


  ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 28 DE JUNHO DE 2017 (quarta-feira) 179º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A CORTESIA É IRMÃ DA CARIDADE, QUE APAGA O ÓDIO E FOMENTA O AMOR.”
 (Francisco de Assis)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
 DIA DO IAMARELO
 DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
 DIA DO INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY
 DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE POMPE
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Regente Feijó (São Paulo) Dois Vizinhos - Monteiro - Clevelândia (Paraná) Canhotinho (Pernambuco) Ilhéus (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVANA PEREIRA TEIXEIRA (prima Bauru/SP)APARECIDO DONISETE LOPES (Pratico de Garça /SP)MARINA NASSIF CABREIRA (Garça /SP)ANA LUCIA VIEIRA VELLO DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)SANDRA GOMES PEREIRA SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)MAURO YOSHIHARU SHIBUYA (Marilia /SP)HELEN SOUTO DE LUCCA (Piracicaba /SP)REGINA MIYUKI SUGANO (Garça /SP)FATIMA DAHRUJ (São Paulo/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO ILHA DO GOVERNADORó1965 ó52 ANOS (Distrito LC1)

 Santo do Dia 
SANTO IRINEU
SANTO ATÍLIO 
SANTA VICÊNCIA GEROSA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
 Oração
PAI, DÁ-ME O DISCERNIMENTO NECESSÁRIO PARA PERCEBER QUEM, REVESTIDO DE PELE DE CORDEIRO, PODE LEVAR-ME A ARREFECER MEU ENTUSIASMO POR TI E POR TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, vós concedestes ao bispo santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão do vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 28/06/2017 - Sto Irineu, BMt, memória
A fé e a confiança nas promessas de Deus tornam-nos pessoas preparadas para produzir bons frutos, deixados como herança exuberante e duradoura.

1ª Leitura (Gn 15,1-12.17-18) – Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça; e o Senhor fez aliança com Abrão. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 1Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” 2Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” 3E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” 4Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” 5E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz… Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.” 6Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça. 7E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.” 8“O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?” 9“Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.” 10Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves. 11Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 12E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão. 17Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates:
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104(105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Evangelho do dia
Quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 28/06/2017 - Sto Irineu, BMt, memória
Pelos seus frutos vós os conhecereis. - (Mt 7,15-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos, 15Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. 16Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? 17Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 18Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 19Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20Pelos seus frutos os conhecereis.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deus deseja que produzamos bons frutos
Devemos deixar na vida do outro o rastro dos bons frutos!
Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo”  (Mateus 7, 18-19)
Deus quer que sejamos árvores boas e de excelente qualidade, por isso precisamos produzir frutos para o Reino de Deus, e frutos não são palavras. Há, no mundo, toda uma lógica, uma falácia de pessoas que falam muito, mas, quando olhamos para elas, seus frutos são podres.
É fácil falar do amor em família, difícil é ver os frutos que as pessoas produzem naquela família. É fácil falar, o importante é observar os frutos.
Se há muitos falsos profetas no mundo, corremos o risco de sermos também falsos em nosso profetismo, quando não aplicamos nem na nossa própria vida aquilo que nós falamos, acreditamos e são nossas convicções de vida.
Devemos deixar na vida do outro o rastro dos bons frutos. Não passemos por cada lugar deixando um fruto estragado, porque as pessoas não saberão que árvore somos por aquilo que falamos, mas por aquilo que estamos produzindo a partir dos nossos atos.
Uma árvore pode crescer maravilhosa, mas ela não dá um fruto que presta. Todo fruto que vem dela está ruim, não dá para consumir, por mais que ela produza uma “sombrinha”, mas ela não está sendo o que precisa ser, então essa árvore é cortada, é queimada, porque ela não produz mais frutos.
Deus não quer nos cortar do Seu Reino, Ele não nos quer longe d’Ele. O que nos coloca no Reino de Deus não é a árvore que somos – “Porque eu sou da família tal. Porque eu tenho uma boa reputação. Porque eu tenho uma família importante. Porque eu sou da igreja”. O que nos mantêm é saber se essa árvore produz frutos ou não, se os frutos que ela produz são bons e de qualidade. Deus quer que sejamos frutuosos, e que os nossos frutos estejam testemunhando aquilo em que nós acreditamos.
Deus abençoe você!
 Reflexão - Fé com obras
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)  
Hoje, Jesus Cristo nos fala sobre o caráter vital da fé, que não consiste na simples aceitação de determinados axiomas (ou princípios) teóricos, e sim que é uma "semente" de vida dentro de nós. Uma semente! Algo pequeno, mas vivo que deve percorrer um caminho de crescimento.
Nossa fé não é uma teoria, mas um acontecimento: um encontro com Deus. Com certeza, a fé em Jesus é "conhecimento", mas é um conhecer que nos "compromete". A fé vai da palavra à ideia, mas tem sempre que voltar da ideia à palavra e à ação. A fé não pode ser demonstrada: é uma mudança do ser, e só quem muda a acolhe. É uma mudança que temos que fazer todos os dias.
—Jesus: conhecer-te me traz um presente: Deus está em minha direção. Ajuda-me a corresponder à exigência que este presente me sugere: ao acreditar em ti, devo caminhar contigo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Os que convivem comigo me conhecem por meus frutos?
- Produzo frutos bons?
 - Meu semblante é o reflexo do que vai em meu coração?
- Respeito a árvore de minha vida fazendo com que ela produza bons frutos, frutos que permaneçam?
- Que frutos tenho dado para o ambiente onde vivo?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos
“uma árvore boa não pode dar frutos maus”
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente o texto: Mt 7,15-20, e observo as palavras de Jesus. “É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre”.[Sínodo da Palavra]. - Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.
Meditando
Na Bíblia, na história da salvação, os falsos profetas sempre foram um desafio aos fiéis. Elogiam e não denunciam, prometem falsamente a paz: são lobos vestidos de cordeiros. Quanto aos frutos das árvores, também são amplamente citados para se concluir como é feito o anúncio da Palavra: “vocês os conhecerão pelos frutos”. A árvore boa não dá frutos ruins, os espinheiros não dão uvas.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Posso verificar se ouço a Palavra e a pratico, ou se simplesmente a ouço.
Meditando
De Aparecida nos vem a orientação dos bispos: “Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152).
O Espírito nos anima e nos conduz à verdade. Assim somos tomados pela paixão do Reino: o anúncio da Boa Nova.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo a
Oração:  
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se  para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar  a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.
São Paulo apóstolo, rogai por nós!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus, à sua verdade e aos frutos que devo produzir hoje.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo