domingo, 8 de novembro de 2020

Refletindo a Palavra -““Sede de Deus”” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Sede de Deus”

 

Venho contemplar-vos no templo

           A leitura do Evangelho, a partir do desse domingo, inicia ensinamento de Jesus sobre a vigilância. Essa reflexão nos leva ao tema da segunda vinda de Cristo. Essa temática se inicia no final do ano litúrgico e continua no início do Advento. É o chamado a estar pronto, pois Ele pode vir a qualquer momento.  Podemos até dizer: Cristo não vai vir um dia, Êle vem continuamente. E para isso, é preciso estar sempre de coração pronto. S. Agostinho dizia: “Tenho medo do Jesus que passa”. Numa visão escatológica, de fim de mundo, Ele virá sem aviso. Como na parábola das dez jovens que esperam a chegada do noivo para a festa, o óleo para as lamparinas não pode faltar. A Igreja viveu longos séculos nessa espera até angustiada. Temos a vida dos monges que passavam grande parte da noite acordados em oração. Não se pode dormir, pois Ele vai chegar. Não se pode deixar o coração adormecer no torpor de uma vida vazia. Isso não é sabedoria. Essa é o óleo que alimenta a lamparina. Quanto mais cuidado com a sabedoria, mais ela se manifesta esse  torna vida em nós. É triste quando estamos sem sabedoria. “Ela se antecipa dando-se a conhecer aos que a desejam” (Sb 6,13). A busca de Deus cantada pelo salmo se descreve como a sede insuportável da terra seca. Só buscando a Deus se percebe onde está a fonte que sacia. Essa sede se desaltera quando se O busca. O fundamento de toda vida espiritual está nesse desejo de Deus. Não se trata de um eu gostaria, mas eu quero. Sem Ele, eu não vivo.

Ficai vigiando

           Temos três aspectos que nos indicam como vigiar esperando o Senhor: a busca da sabedoria no desejo de Deus, a força atrativa da Ressurreição e o cuidado em organizar a vida, como levar o óleo suficiente. Nós nos cansamos de esperar... e começamos a cochilar. O retardamento da volta do Senhor no fim dos tempos levou a comunidade a tirar essa parte importante de nossa fé. Dizemos em cada missa: “Vinde, Senhor Jesus!”. Tornou-se um rito vazio. Quando acontecem coisas graves pelo mundo alguns dizem: “É o fim do mundo”. Vamos viver essa esperança na fé e na caridade, cultivando o íntimo desejo do Senhor. Buscando-O sempre. O desejo é real quando existe a busca. “Buscai o Senhor, já que Ele se deixa encontrar; invocai-o já que está perto” (Is .55,6). Quem busca encontra. Para nós, que cremos, há uma força atrativa que se chama ressurreição. Sem essa, não temos porque acreditar.  “Se não há ressurreição dos mortos, Cristo também não ressuscitou. Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é nossa fé” (1Cor 15,13). Sendo atraídos, cuidemos que não falte o óleo que alimente a fé; cuidemos que nossa esperança aqueça nossa caridade que é o único modo de mostrar a fé e garantir a esperança.

Inteiramente disponíveis

           As orações da celebração (coleta, oferendas e pós-comunhão), nos indicam a vivência diária: “Afastai todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis nos dediquemos ao vosso serviço” (Coleta). A espera se dá no louvor ao Senhor, estando sempre prontos para o serviço. A Eucaristia não é só um rito, mas um mistério a ser vivido (Oferendas). Dele tiramos as “energias” espirituais e humanas. O mistério é celebrado por pessoas. Por isso clama para que haja “perseverança no amor” (Pós-comunhão). A espera não se faz de palavra, mas de gestos concretos. Eucaristia não é um rito espiritual de devoção, mas é o motor transformador do mundo. Se não chega a isso, não celebramos dignamente.

Leituras: Sabedoria 6,12-16; Salmo 62;1 Tessalonicenses 4,13-18; Mateus 25,1-13.

 

 

Ficha nº 2012 - Homilia do 32º Domingo Comum (08.11.20)

 

1. Quanto mais cuidado com a sabedoria, mais ela se manifesta e toma nossa vida.

2. O desejo é real quando existe a busca.

3. A espera se dá no serviço do louvor ao Senhor, estando sempre prontos para o serviço.

 

Acorda, gente!

 

          A celebração do matrimônio era rica em gestos e participação da comunidade. Uma delas era a espera do noivo para a festa. Muitas surpresas. A hora avançou, o sono chegou e a lamparina apagou. Temos então o diálogo das prevenidas e as tontas. Sair do espaço era perder a festa. Temos diálogo. Melhor prevenir e não arriscar.

          O Senhor desconhece quem não o espera vigilante e prevenido.

          Jesus quer ensinar que, é preciso, mesmo que dê umas cochiladas, é preciso estar pronto para qualquer momento. Não adianta chorar por chegar depois que o trem partiu. Jesus também nos previne. O Reino não espera.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. - (Mt 25,1-13)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 08 DE NOVEMBRO de 2020 (domingo) 313º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE.

(Mário Quintana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DO RADIOLOGISTA

DIA NACIONAL DO MÉDICO RADIOLOGISTA

DIA NACIONAL DO RADIALISTA

DIA NACIONAL DO URBANISMO

DIA MUNDIAL DO URBANISMO

DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaimbê - Piacatu (São Paulo) Miranorte (Tocantins) Piancó (Paraíba) Ampére - Ibiporã (Paraná) Monte das Gameleiras (Rio Grande do Norte) Campo Alegre de Goiás - Guarani de Goiás (Goiás) Nova Canaã (Bahia) Missão Velha (Ceará) Nova Prata (Rio Grande do Sul) Rancho Queimado (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NEIDE MINARDI FERREIRA NASCIMENTO (KZM Turismo e Lions Clube de Garça /SP) SILVIA HELENA CAMPOS SAMARA (Lions Clube Ribeirão Preto Centro /SP) maRciA Costa (Contadora DBG Garça /SP) KAZUTOSHI MAWATARI (Garça /SP) AUREA MARIA CHRISPIN DE OLIVEIRA (Maringá /PR) MARCIA APARECIDA SANCHES RODRIGUES (Fisk Garça /SP) Walter Peres (Garça/SP) Karina Souza Goncalves (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  TEREZINHA e DAGOBERTO CRÓS DA SILVAó(primos – São Paulo/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TRÊS LAGOAS ó1955ó65 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora Mediadora

SÃO GODOFREDO

SÃO DEODATO

SÃO Tisílio

Santos Quatro Mártires Coroados

Santa Elisabete da Trindade

Beato João Duns Escoto

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 25,1-13

O Senhor nos pede que permaneçamos vigilantes e com as lâmpadas acesas aguardando a sua vinda.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Celebremos o sacrifício eucarístico em clima de vigilância e de esperança, na expectativa da vinda do Senhor. Realizamos nesta liturgia nosso encontro com Cristo, noivo da Igreja, o qual sacia nossa vida com a força do seu amor. Orientando-nos pela prudência e pela sabedoria cristã, queremos manter acesa e abastecida a lâmpada da fé.

– Oração 

 

PAI, MANTENHA ACESA EM MIM A CHAMA DO ZELO PELAS COISAS DO REINO, DE MODO QUE EU ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA O ENCONTRO COM O TEU FILHO JESUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08  de novembro de 2020 domingo da 32ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Ouçamos a Palavra de Deus, dispostos a conservar acesa, com sabedoria, a lâmpada da fé a fim de estarmos sempre prontos para o encontro com o Senhor. 

 

1ª Leitura (Sb 6,12-16) – A sabedoria é encontrada por aqueles que a procuram.  Leitura do Livro da Sabedoria:

 

12A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa. Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. 13Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam. 14Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta. 

15Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela, em breve há de viver despreocupado. 16Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem, cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 63(62)

A minh’alma tem sede de vós e vos deseja, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (1Ts 4,13-18) – Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

 [14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé — de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. ] 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós, que formos deixados com vida para a vinda do Senhor, não levaremos vantagem em relação aos que morreram.  

16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós, que formos deixados com vida, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com essas palavras.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 08  de novembro de 2020 domingo da 32ª Semana Do Tempo Comum

O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. - (Mt 25,1-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não! (Mt 24.44).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo.  

4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Usemos sempre a prudência em nossa vida”

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo”

(Mateus 25,1)

Que parábola bela! Ao mesmo tempo, ela nos coloca em alerta. Das dez jovens, cinco eram prudentes e cinco não eram prudentes. As cinco que eram prudentes levaram suas lâmpadas e levaram o óleo consigo, porém, as imprevidentes não se preocuparam, levaram as lâmpadas e pensaram: “Se o óleo acabar, pego emprestado com alguém”.

 

Por falta de prudência, muitas coisas dão errado na vida, muitas situações desastrosas acontecem. O avião que caiu, o carro que ficou na estrada, a pessoa que ficou sem o alimento, a pessoa que está sempre confiando em si própria ou nos arranjos que podem fazer na vida.

 

Sei que em muitas situações você pensa: “Eu me arranjei em tantas coisas”, mas chega uma hora que não dá para se arranjar. Por isso não é questão de confiar ou não, a questão é ser prudente, a questão é ser uma pessoa que se cuida. É muito melhor, às vezes, errar por excesso, estar ali preparado e guardado, do que deixar perecer por falta. 

 

Que jamais falte prudência em nossa vida, que jamais falte cuidado naquilo que devemos fazer. Primeiro, as lâmpadas precisam estar acesas para irmos sempre ao encontro do Senhor, mas se nos acostumarmos sempre a improvisar, em algum momento não dará para improvisar, e vamos ficar mesmo na mão – primeiro, com a nossa própria consciência; depois, com os nossos compromissos e responsabilidades.    

 

“Por falta de prudência, muitas coisas dão errado na vida, muitas situações desastrosas acontecem”

 

Há pessoas que deixam a conversão sempre para depois: “Depois me converto”; “Depois me confesso”; “Depois peço perdão”; “Depois peço desculpas”; “Depois me reconcilio”. Perdeu a chance. A pessoa com quem você podia se reconciliar foi embora, morreu. Era a chance que você tinha para se converter, mas não se converteu; era a oportunidade que você tinha para mudar de vida, mas não mudou: a vida piorou e as situações estão aí.

 

O tempo da graça é agora! É preferível parar e buscar o óleo que ficou para trás do que continuar indo para a frente e não ter mais como voltar para buscar o óleo.

 

Eu já passei pelo posto de combustível e disse: “Lá na frente tem outro”. E lá na frente não tinha outro posto, não tinha como voltar para buscar o outro e fiquei na mão. Muitas vezes, tem sido assim na vida, ficamos na mão porque confiamos e não usamos da prudência.

 

Não seja imprudente em nada na vida, seja previdente, seja aquele que cuida com determinação e atenção em cada época da sua vida, ou seja, seja sempre vigilante e assim não ficará na mão.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Reino dos Céus é o tema central da pregação de Jesus; por isso, ele usa comparações, parábolas, alegorias e realidades cotidianas (símbolos) para explicá-lo. Mais uma vez, Mateus usa uma parábola para explicar a que se assemelha o Reino dos Céus. Ele é como dez jovens com suas tochas: cinco eram prevenidas (levaram reserva de azeite) e cinco desprevenidas (não levaram reserva de azeite). O noivo atrasa, e o azeite vai se esgotando. A conclusão é clara: vigiem, porque não sabem a hora em que o noivo chega. Contada no tempo de Mateus, quando a comunidade esperava a volta de Cristo (o noivo) em breve, a parábola lembra que o noivo pode atrasar. É necessário continuar mantendo a esperança e ficar vigilante. No final do ano litúrgico, a Igreja nos leva a refletir sobre a necessidade de estar preparados (com reserva de azeite), mantendo sempre a lâmpada acesa para aguardar o momento imprevisto da vinda de Jesus no fim dos tempos.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, és o “noivo” da comunidade cristã. Tu nos alertas para estarmos preparados para tua vinda, pois podes chegar a qualquer momento. Ilumina-nos para que permaneçamos vigilantes e fiéis cumpridores das exigências do teu Reino. És o Deus-conosco e queremos estar contigo para sempre. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 25,1-13 - Nossa lâmpada está acesa? - 32° Domingo do Tempo Comum

 

Oração Inicial

Na liturgia de hoje, somos convidados a refletir sobre a parábola das cinco virgens previdentes e das cinco imprevidentes. O Senhor nos pede que permaneçamos vigilantes e com as lâmpadas acesas aguardando a sua vinda.
Peçamos as luzes do Espírito Santo para compreendermos os ensinamentos de Jesus por meio de sua Palavra: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual é a temática desenvolvida pela parábola? Quem é o noivo? O que representam as jovens previdentes e as imprevidentes? A quem Jesus está instruindo por meio da parábola? Qual é o seu ensinamento? Por que o Senhor nos pede a vigilância?
“Preparando o Advento, as leituras assinalam o fim dos tempos, a Parúsia. Na realidade, não se trata do fim, mas de um novo começo. A parábola fala de um casamento e as damas de honra, certamente, sabiam com antecedência a data e a hora. Mesmo assim, cinco delas deixaram-se surpreender.

A lâmpada representa a fé e o óleo, as boas obras. Aquela que seria uma grande noite transformou-se em frustração e uma sentença definitiva: a porta foi fechada e “não vos conheço”. Jesus – figurado pelo noivo – passa muitas vezes pela nossa vida. Não basta crer nele, é necessário o óleo das boas obras. Como a questão é importante, o Evangelho alerta: “Vigiai, pois não sabemos nem o dia nem a hora”. O tempo de Deus é hoje. 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

“O Esposo é o Senhor, e o tempo de espera da sua chegada é o tempo que Ele nos concede, a todos nós, com misericórdia e paciência, antes da sua vinda derradeira; é um tempo de vigilância; tempo em que devemos manter acesas as lâmpadas da fé, da esperança e da caridade e conservar aberto o coração para o bem, a beleza e a verdade; tempo para viver segundo Deus, pois não conhecemos nem o dia nem a hora da vinda de Cristo.

É-nos pedido que estejamos preparados para o encontro — preparados para um encontro, um encontro bonito, o encontro com Jesus —, que significa saber ver os sinais da sua presença, manter viva a nossa fé com a oração e com os Sacramentos, ser vigilantes para não adormecer, para não nos esquecermos de Deus. A vida dos cristãos adormecidos é triste, não é uma vida feliz. O cristão deve ser feliz, a alegria de Jesus. Não adormeçamos!” (Papa Francisco). 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Reze com a canção “Vigília”, de composição de M. Luiza Ricciardi e Emmanuel.

Como aquele empregado que vigia sem parar, pois não sabe a hora certa que o senhor vai retornar. Como um guarda vigilante esperando a madrugada, e o viajante que anseia pela hora da chegada.

Com as lâmpadas acesas, te esperamos, ó Senhor.

Como a mãe espera o filho que de longe vai chegar. Como alguém espera atento seu amor que vai voltar. Como quem resiste e luta trabalhando na mudança do que é velho no que é novo com a força da esperança.

Com as lâmpadas acesas, te esperamos, ó Senhor.

 Como um povo generoso, que constrói, em mutirão, uma casa onde todos tenham terra, paz e pão. Como o sol ao despontar traz de volta a luz do dia, como a noite que se acaba numa aurora de alegria.

Com as lâmpadas acesas, te esperamos, ó Senhor.

Permaneça por alguns instantes em silêncio e reflita sobre sua vida à luz da Palavra de Deus que foi meditada. Com fé e confiança, eleve ao Senhor a sua oração, recordando suas palavras: “Pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e vos será aberto…”.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.