quarta-feira, 22 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ pelos seus frutos vós os conhecereis. – (Mt 7,15-20)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 22 DE JUNHO de 2022 (quarta-feira) 173º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NO FUNDO DE UM BURACO OU DE UM POÇO, ACONTECE DESCOBRIR-SE AS ESTRELAS.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO FUSCA

 DIA DO AEROVIÁRIO

 DIA DO ORQUIDÓFILO

 DIA DO ECONOMIÁRIO

 DIA DO EMPRESÁRIO GRÁFICO

 DIA INTERNACIONAL DO VÍDEO ARTE

DIA DO CAMELO

DIA DO SELFIE

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre dos Parecis - Cujubim - Nova União - Parecis - Primavera de Rondônia - São Felipe D'Oeste - Teixeirópolis - Vale do Anari (Rondônia) Barra do Choça (Bahia) Cristalândia (Tocantins) São Jorge do Patrocínio (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA NENADAS GRAÇAS PEREIRA ALVES (M/PRIMA – empresária Oficina Trevo Motor - Garça/SP) ANTONIO MARCIO SIQUEIRA CESAR (Hidráulica Center Garça /SP) HEITOR DANTAS DOS SANTOS (filhote da Alessandra Garça /SP) ANA CAROLINA RAMIRES (Advogada-Garça/SP) FABIO MANHOSO (Médico Veterinário-Marilia /SP)ANDREA SÊGA (Garça/SP) APARECIDA INÊS MAITAN (Garça/SP) EDUARDO DAVI LOUREIRO (Garça/SP) ANTONIO  CARLOS  PEDRO (Lions Clube de DRACENA CINQUENTENÁRIO /SP) TEREZA APARECIDA DE ARAUJO CANATTO (Lions Clube de Mirandópolis /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO TOMÁS MORO

SÃO JOÃO FISCHER

SÃO JÚLIO MÁRTIR

SÃO PAULINO DE NOLA

SÃO NICETAS DE REMESIANA

SÃO FLÁVIO CLEMENTE

SANTO ALBANO

SANTO AARÃO DE ALETH Mártir

SANTO INOCÊNCIO V

SANTO EUSÉBIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: No meio do rebanho, pode haver lobos vestidos de ovelhas, que escondem seus verdadeiros interesses e suas reais pretensões: Cuidado com os falsos profetas – Mt 7,15-20

 

Ele será grande diante do Senhor; estará cheio do Espírito Santo desde o seio materno, e muitos se alegrarão com seu nascimento (Lc 1,15.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Já no século 4º, tem-se notícia de um culto a São João Batista. Santo Agostinho se refere à festa da natividade desse santo no dia 24 de junho, e sabe-se que é a única festa litúrgica de nascimento afora a da Natividade de Maria. No plano divino da salvação, o Batista é escolhido para ser o elo entre o Antigo e o Novo Testamento. Ele vem aplainar os caminhos para o Messias que está para chegar. Abramos o coração para acolher “o maior dos profetas”, com seu corajoso testemunho de vida e sólidos ensinamentos.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME O DISCERNIMENTO NECESSÁRIO PARA PERCEBER QUEM, REVESTIDO DE PELE DE CORDEIRO, PODE LEVAR-ME A ARREFECER MEU ENTUSIASMO POR TI E POR TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de junho de 2022 quarta-feira da 12ª Semana Tempo ComumNATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

 

– Liturgia da Palavra 

  Muita gente se alegrará com o nascimento do menino. Bem vindo sejas, João batista, pois vens anunciar a mais excelente das notícias: a chegada do nosso Salvador.

 

 

1ª Leitura (2Rs 22,8-13, 23,1-3) – o povo aderiu à Aliança.  Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 8o sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 9Então o secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os teus servos juntaram o dinheiro que se achou no templo e entregaram-no aos empreiteiros encarregados do templo do Senhor”. 10Em seguida, o secretário Safã comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. E Safã leu-o diante do rei. 11Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou as suas vestes. 12E ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor, filho de Miqueias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 13“Ide e consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”. 23,1Então o rei mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de Jerusalém. 2E subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maior ao menor. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor. 3De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(119)

 

Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!

 

 

– 22 de junho de 2022 quarta-feira da 12ª Semana Tempo ComumNATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

– Evangelho do dia 

 

pelos seus frutos vós os conhecereis.   (Mt 7,15-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; / quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s). 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 7,15-17.20: Disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.... Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 

Jesus, para o senhor, o bom é o que faz bem à vida, porque o mal sempre conduz à morte.

Por isso, usa a figura dos frutos de uma árvore para nos ensinar a discernir se um ensinamento é bom ou é mau.

Não faltaram e não faltam falsos profetas, capazes de influenciar pessoas e multidões.

Postam uma imagem de bondade, de honestidade e de autoridade espiritual e moral.

Mas na realidade não passam de charlatães, prontos a devorar as consciências e os bens dos seus seguidores.

Como discernir, principalmente quando nos sentimos atraídos pela beleza visual ou pelos discursos encantadores desses ‘profetas’?

O senhor é bem claro e direto: é preciso ver os frutos que produzem, ou seja, suas obras.

Assim como conhecemos qual é o tipo de árvore segundo o fruto que produz, assim também podemos conhecer as pessoas pelas obras que realizam e não somente pelas palavras.

 

Senhor, necessitamos que o Espírito nos dê a sabedoria e a prudência, porque são muitos os que se apresentam como profetas, e nos garantem tantas promessas, seduzindo facilmente as multidões.

Que tenhamos a prudência de ver seus frutos, para verificar se são espinheiros ou figueiras.

 

Senhor, nós queremos colher os frutos da abundante redenção, que nos vêm da árvore da sua cruz, e não o fruto da árvore do paraíso, que nos trouxe o pecado e a morte, e continua tentando o ser humano.

 

Maria santíssima, do seu ventre recebemos o bendito fruto do seu Filho, Jesus. Que sejamos árvores boas, através das nossas boas obras, para que a nossa fé não seja somente de palavras e de imagens, mas tenha sua raiz em nossos corações para produzir somente bons frutos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O alerta do Evangelho de hoje é sobre o cuidado com os falsos profetas. Como distingui-los? Pelos frutos; esse é um teste infalível. As ações e as práticas revelam quem são. A vestimenta e as bonitas palavras podem enganar. O verdadeiro profeta é aquele que anuncia a mensagem do Mestre, revelada no Evangelho, e denuncia tudo o que deteriora a vida das pessoas. Os falsos profetas são como lobos que se aproximam das pessoas para alimentar seu ego e seu interesse. A advertência de Jesus é para todos os que se dizem seus seguidores, mas principalmente para as lideranças das comunidades. O ensinamento de hoje se refere também aos critérios para discernir as ideologias e os programas propostos pelos poderosos em favor de alguém. Os meios de comunicação podem manipular as mentes em favor de objetivos obscuros das elites.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos

 

Oração Inicial

 

Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

 

Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.

 

1. Leitura (Verdade)

Na leitura, meditação orante do Evangelho, assinale as palavras e os verbos que Jesus usa: cuidado, conhecereis pelos frutos, etc…

 

“Alguém pode pensar que tratar bem os outros, percebê-los como irmãos, ser generosos e caridosos com eles nos faz um povo sem percepção do mal que existe no mundo. Ao contrário, estamos atentos para não sermos enrolados, instrumentalizados, explorados. Ao menos, foi o alerta de Jesus. No meio do rebanho, pode haver lobos vestidos de ovelhas, que escondem seus verdadeiros interesses e suas reais pretensões. São falsos profetas. Quando Jesus ou as primeiras comunidades falavam de falsos profetas, faziam referência a lideranças, influenciadores que simulavam estar falando ou agindo em nome de Deus. Para distinguir bem, ensinou Jesus, é só ficar atento ao resultado de suas ações, a seus frutos. A árvore se conhece por seus frutos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço o discernimento sobre minhas palavras e atitudes? Tenho discernimento também com o que ouço através das mídias sociais? Hoje tão polarizadas e ávidas de novas e falsas profecias?

Falsos profetas são também meus preconceitos, obstinações, preguiça para buscar esclarecimento, na verdade da Revelação. É a pessoa de Jesus meu espelho? Sua Palavra é meu guia?

 

3.Oração (Vida)

Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.

Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém! ( S. Tomás de Aquino).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.