quinta-feira, 18 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. – (Jo 5,31-47)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 18 DE MARÇO de 2021 (quinta-feira) 077º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

APRESSA-TE A VIVER BEM E PENSA QUE CADA DIA É, POR SI SÓ, UMA VIDA.”

(Sêneca)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DE BOAS AÇÕES

DIA DO DEMOLEY

DIA NACIONAL DA IMIGRAÇaO JUDÁICA

DIA dos Irmãos Múltiplos (Gêmeos, Trigêmeos, Quadrigêmios, etc)

DIA a Fundação do Memorial da América Latina em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaborandi (São Paulo) Anastácio - Antônio João - Rio Negro (Mato Grosso do Sul) Campo Alegre - Gaspar (Santa Catarina) José de Freitas (Piauí) Mata Grande (Alagoas) Nova Esperança do Piriá (Pará) Santa Luzia (Minas Gerais) Tibagi (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MÁRCIA CRISTINA GONCALVES (II VDG-Lions Clube de TUPÃ/SP) CECILIA PERONI OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP)EDSON EIJI NOZAKI (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)MÁRCIA FAZION BIN (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)RAIMUNDO SILVA PEREIRA (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)YUNARE MARINHO TARGINO (Lions Clube Fortaleza Melvin Jones-Fortaleza /ce)PEDRO GERALDO MARIANO (Garça /SP) SIDNEY RICARDO BRANDÃO ALMEIDA (Garça /SP)ANA LUCIA VERI DE ANDRADE (Garça /SP)MARIA FRANCISCA TIDEI FIOR (Marilia /SP)RENATA CASTELLI DA CUNHA (Garça /SP)EDSON JOSÉ FAVATO (Garça /SP) ANGELA MARIA CUZATO FERNANDES (BASTOS/SP) JOSÉ LUIZ LEITE (Oriente /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO CIRILO DE JERUSALÉM

SANTO Alexandre DE JERUSALÉM

Santo Anselmo de Lucca

SÃO Eduardo, o Mártir

BEM AVENTURADO FAUSTINO MIGUEZ

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 5,31-47

Jesus lembra que sua autoridade vem do Pai e é atestada pelas Escrituras. Jesus curou muitos cegos, mas o pior cego é aquele que não quer ver.

 

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Moisés, como intercessor, é figura de Cristo, o qual se fez solidário com o ser humano e intercede por nós junto do Pai. Depositemos total confiança no Senhor Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SUFICIENTE INTELIGÊNCIA PARA DESCOBRIR, NO TESTEMUNHO DE JESUS, SUA CONDIÇÃO DE FILHO ENVIADO POR TI, PARA A NOSSA SALVAÇÃO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 18 de março de 2021 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

As obras que Jesus realiza demonstram que ele age em perfeita sintonia com o Pai. A Palavra quer encontrar morada em nós para nos manter firmes no caminho do Senhor 

 

1ª Leitura (Ex 32,7-14) – Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”

9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.

 

13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 106(105)

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

 

– 18 de março de 2021 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. (Jo 5,31-47)

 

Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!

 

- Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.

 

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

 

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

 

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O bem precisa ser praticado e testemunhado”

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou” 

(João 5,36)

O Pai enviou seu Filho para mostrar as obras que Ele realiza no meio de nós. Jesus é o homem da Palavra, Ele é a Palavra viva, e a Palavra d’Ele nos cura, liberta, restaura-nos e dá-nos vida nova. A Palavra de Jesus dá-nos a vida eterna, porque Ele tem a Palavra que salva, que liberta e transforma.

 

As palavras de Jesus são acompanhadas por Suas obras. Nós, muitas vezes, temos palavras que se tornam vazias e fúteis, porque nossas palavras não são acompanhadas por nossas obras.

 

“As obras que eu faço dão testemunho de mim”, diz Jesus; e olhamos para o Evangelho, a Boa Nova de Jesus, e nele encontramos palavras que nos consolam, transformam e revigoram-nos, mas encontramos também as obras d’Ele.

 

É Jesus quem faz o bem dia e noite, e o bem que Ele realiza é libertar as pessoas do poder do mal, é não permitir que o maligno tome conta do coração das pessoas, é tirá-las do poder da morte e de satanás. O bem que Ele realiza é cuidar dos doentes, dos enfermos, dos pobres e dos famintos. O bem que Ele realiza é mostrar que o caminho da vida é sair de si, morrer para si para poder cuidar do outro. Jesus faz o bem e faz bem todas as coisas!

 

“Se Jesus fazia o bem, precisamos também fazê-lo”

 

Não podemos somente querer falar bem e querermos convencer as pessoas por aquilo que falamos, porque senão nossas falas viram verdadeiras falácias ou palavras enganosas e mentirosas, que são contra testemunhos para nós mesmos.

 

Precisamos ser homens de palavras e de obras, precisamos ser pessoas de palavras e de testemunhos, precisamos testemunhar a Palavra de Deus que está em nós. E se Jesus fazia o bem, precisamos também fazer o bem.

 

Não podemos ficar fechados no nosso “mundinho” reclamando da vida, azedando-nos, amargando-nos, amargurando-nos, entristecendo-nos, envaidecendo-nos com as coisas, e não praticarmos o bem.

 

O bem é para ser praticado e testemunhado. O Evangelho é para ser vivenciado. E precisamos, todos os dias, dar testemunhos de perdão, de misericórdia, de reconciliação; precisamos testemunhar que o Deus que está em nós é vivo, porque nos traz vida, e vivenciamos a vida d’Ele que está em nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua esclarecendo a polêmica provocada pela cura do doente em dia de sábado. O Mestre continua defendendo sua ação e não se limita à autodefesa, mas apresenta quatro testemunhas em seu favor: o Pai, o Batista, as obras e a Escritura. Contra seus adversários, Jesus apresenta essas testemunhas que confirmam e aprovam sua prática libertadora. Um coração fechado ao amor de Deus não consegue se abrir para acolher Jesus e o seu projeto. Quando o amor e a verdade de Deus não estão em nós e quando procuramos a nossa própria glória, e não a de Deus, dificilmente conseguiremos ver a ação de Deus em Jesus, preferindo as trevas à luz. A comunidade que quiser ser testemunha fi el de Jesus terá de assumir sua proposta de vida e ação. Só a fé nos leva a ver em Jesus e nas pessoas o rosto de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre, muitos conterrâneos teus não reconhecem que foste enviado pelo Pai e que realizas as obras que o Pai te concedeu realizar. Tu os censuras pela dureza de coração. Senhor, faze-nos compreender as Escrituras e reconhecer que és o Filho de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 5,31-47 - Recomeçar a partir de Cristo

 

Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Senhor, eis-me aqui”. Repito com mais consciência: “Senhor, eis-me aqui.” Escuto agora o Evangelho da liturgia de hoje.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

“Sempre encontraremos razões para negar aquilo que não queremos que seja verdadeiro. Apegados às tradições, mesmo tendo presenciado a cura de um paralítico, enfermo há 38 anos, os seus inimigos não aceitam as evidências. No prólogo do seu Evangelho, João fala dos que preferiram as trevas rejeitando a luz. Seus inimigos – neste texto denominados de judeus – acusam Jesus de ter feito a cura em dia de sábado. Além disso, Jesus é acusado por proclamar sua ligação com o Pai. Enquanto seus adversários se apoiam apenas nas tradições, Jesus lembra que sua autoridade vem do Pai e é atestada pelas Escrituras e por João Batista. Jesus curou muitos cegos, mas o pior cego é aquele que não quer ver. É o caso dos judeus.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Trazendo a meditação para minha vida: examino quais são as verdadeiras motivações que me levam a crer e agir? Sou apegado (a) às minhas ideias e tradições a ponto de ferir ou negligenciar o outro?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

CContemplando a grande novidade que Jesus trouxe para aperfeiçoar a compreensão da lei no AT e a conduta da religião judaica, que atitude você se compromete vivenciar neste dia?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.