quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. – (Mc 16,15-18)


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 26 DE JANEIRO de 2022 (quarta-feira) 026º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA."

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DIA INTERNACIONAL DAS ADUANAS

DIA DA GULA

DIA DOS DEUSES LARES

DIA DA FUNDAÇÃO DA ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM) EM BRASÍLIA-DF

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buri - Santos (São Paulo) Bonito (Pará) Pio XII (Maranhão) Fazenda Rio Grande (Paraná) Calçoene (Amapá) Inhambupe - Iramaia (Bahia) Lajeado (Rio Grande do Sul) Assunção do Piauí - Barra D'Alcântara - Bela Vista do Piauí - Betânia do Piauí - Boa Hora - Boqueirão do Piauí - Brejo do Piauí - Campo Grande do Piauí - Campo Largo do Piauí - Capitão Gervásio Oliveira - Currais - Caridade do Piauí - Curral Novo do Piauí - Geminiano - Gurguéia - Guaribas - Ilha Grande - Júlio Borges - Jurema - Lagoa de São Francisco - Lagoa do Sítio - Milton Brandão - Morro Cabeça no Tempo - Nossa Senhora de Nazaré - Nova Santa Rita - Novo Santo Antônio - Pajeú do Piauí - Paquetá - Pavussu - Riacho Frio - São João da Fronteira - São João da Varjota - São João do Arraial - Sebastião Barros - Sebastião Leal (Piauí)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA (Macrocontábil Conessa - Garça /SP)LUIS FELIPE BENUTO (DLEOLC8-Leo Clube de Promissão Terra Prometida /SP)RAPHAEL CURVELO DA ROCHA (PM São Paulo/SP) FRANCISCO SAMUEL DE ALMEIDA(PDG 2000/2001–Marilia /SP)CÁSSIA TANAKA DANIEL KAWAMURA (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) JULIA SCALZO TEBET (Garça/SP)IZABEL MENDES TEIXEIRA (Garça/SP) Fernando César Ferreira da Rocha (Garça /SP)MARIA SARAUZA (Garça/SP)JOÃO MARTINS TEIXEIRA (Cassilândia /MS) Pe. ADEMILSON LUIZ FERREIRA (Coordenador Diocesano de Pastoral-Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marília /SP) DANIELA D'AVILA (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIANA FACINA COSTA DE MATTOS e CARLOS ROBERTO DE MATTOSó1991ó31 ANOS (Garça /SP)

Leila Regina Santos Durante e Adilson Paschoal Duranteó1990ó32 ANOS (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO-Setor de Garça /SP)

ANA LUIZA VIEIRA DOS SANTOS e PEDRO ALVES DOS SANTOS ó1980ó42 ANOSó(Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VALPARAÍSOó1990ó32 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO TIMÓTIO - SÃO TITO

Timóteo e Tito (Palestina, séc 1º), grandes colaboradores na missão junto com São Paulo, foram, provavelmente, convertidos pelo apóstolo em sua primeira viagem missionária. Ambos são modelo de cristãos comprometidos com a evangelização.

SANTA BATILDA

SANTA PAULA ROMANA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos – Lc 10,1-9

 

 

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Timóteo e Tito, ambos nascidos em regiões da atual Turquia, foram fiéis colaboradores e filhos espirituais do apóstolo Paulo. Timóteo, de Listra, tornou-se amigo, seguidor e companheiro de viagem de São Paulo. Foi considerado o primeiro bispo de Éfeso. Tito, de Antioquia, acompanhou Paulo na pregação do Evangelho e foi bispo da ilha de Creta. Deixemo-nos impulsionar por esses dois infatigáveis pioneiros na expansão do cristianismo.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PERSPECTIVA DE DIFICULDADES A SEREM ENCONTRADAS NO APOSTOLADO NÃO ME FAÇA RECUAR DA MISSÃO DE PREPARAR O MUNDO PARA ACOLHER TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que ornastes são Timóteo e são Tito com virtudes dos apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 26 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum São Timóteo e São Tito, bispos . Memória

– Liturgia da Palavra 

Consciente de que messe é grande, mas os trabalhadores são poucos, Jesus envia à sua frente uma leva de discípulos seus, de fé sincera, para colaborarem com sua obra libertadora. 

 

1ª Leitura (2Tm 1,1-8) – Recordo-me da fé sincera que tens.  Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

 

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus – a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados – quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe, Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por esse motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

Leitura opcional:

 

1ª Leitura (Tt 1,1-5) – A Tito, meu legítimo filho na fé comum.  Início da Carta de São Paulo a Tito:

 

1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(95)

 

Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

 

– 26 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum São Timóteo e São Tito, bispos . Memória

– Evangelho do dia 

 

A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.   (Mc 16,15-18)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós'”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“A sua missão é anunciar o Evangelho de Cristo”

 

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir”

(Lucas 10,1).

 

Jesus é o primeiro missionário do Pai, Ele é o primeiro enviado e, por isso, nós nunca, jamais, nos autoenviamos, ninguém se autoenvia. A missão brota do coração do Pai, a missão é um dom do Pai, é um dom de Deus, tudo o que nós fazemos e realizamos é por causa da missão do Filho de Deus.

 

“Setenta e dois” para indicar o alcance dessa missão. Todos devem se sentir comprometidos com a missão; recebemos essa graça através do nosso batismo. No nosso batismo nós fomos constituídos sacerdotes, profetas e reis.

 

Jesus envia dois a dois, não é um mero detalhe, porque falar sozinho é muito fácil, pregar é muito fácil, mas quando temos um outro perto, isso me compromete e preciso dar testemunho daquilo que prego. Por isso, que Jesus não envia os Seus discípulos jamais sozinhos, mas os envia dois a dois, para que o outro seja também oportunidade de testemunho e de coerência de vida.

 

Estar perto de quem sempre está de acordo comigo é muito fácil, mas o desafio é o confronto, é quando comprometo a minha vida, outro ponto de vista, alguém que corrigi os meus erros e não se omite em apontá-los e me ajuda no meu caminho de conversão. Por isso, Jesus envia dois a dois.

 

“A missão brota do coração do Pai, a missão é um dom do Pai”

 

“Os envia na sua frente”, é interessante que a tradução original é: “Jesus os envia diante do seu rosto”. Por quê? Porque corremos sempre o risco do autorreferencialismo, que é aquele vício de olhar tudo a partir de nós mesmos, e o vício de querermos ser mestres de nós mesmos. Ou atribuímos isso a alguém que não seja o Cristo ou nós atribuímos a nós mesmos, pior ainda, porque nós passamos a idolatria de uma pessoa, de uma ideia. Por isso, Jesus os envia à Sua frente para que o discípulo contemple o rosto de Cristo constantemente.

 

O rosto de Cristo precisa ser contemplado para que nós O imitemos em tudo, ainda mais no jeito de anunciar o Evangelho, sem omissões, sem exceções, sem camuflar a mensagem do Evangelho, sem dar uma roupagem para a mensagem do Evangelho. O discípulo é enviado à frente do Mestre para que, constantemente, o rosto de Jesus seja olhado e contemplado, para que a mensagem do Evangelho permaneça sempre fiel.

 

“Jesus os enviou a toda a cidade e lugar”, a extensão da missão é onde Deus te coloca hoje, para que você realize uma missão, pode ser no meio da sua família, pode ser no seu ambiente de trabalho, pode ser nas realidades da sua comunidade e da sua paróquia, não importa a extensão, importa que você, hoje, dê a sua resposta à missão que Deus confia.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Assim como os Doze foram enviados em missão na Galileia, Jesus agora envia os setenta e dois (ou setenta) discípulos a evangelizar a Judeia. São setenta, como os povos que compunham a humanidade, sinal de que a Boa-nova deve estender-se ao mundo inteiro. Despojados de segurança e comodidades, vão à frente de Jesus para preparar a sua chegada. Este é o sentido de todo o apostolado da Igreja, pois é Jesus quem deve ocupar o centro da missão. Devem levar a paz também aos ambientes hostis (ovelhas entre lobos), mas não perder tempo com pessoas de má vontade (cf. v. 6). A tarefa deles é a mesma de Jesus: anunciar a Boa Notícia do Reino e curar os doentes. Vão sentir que é imenso o trabalho a realizar, por isso deverão pedir a Deus mais missionários para a grandiosa obra de expansão do Reino.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,1-9 - Todos são discípulos missionários

 

Oração Inicial


Celebramos hoje na liturgia dois grandes colaboradores do apóstolo São Paulo: São Timóteo e São Tito. No Evangelho de hoje, Jesus envia os discípulos em missão. A missão é um serviço em favor do Reino de Deus e um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me a graça de caminhar cada dia seguindo os passos de Jesus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Os discípulos são enviados de dois em dois para lugares aonde Jesus devia ir. Jesus nos quer onde Ele sente a necessidade de estar. Os discípulos são mensageiros da paz e devem levar essa mensagem a todos os lugares.

 

“O evangelista Lucas nos informa, neste capítulo 10, que Jesus enviou setenta e dois discípulos a sua frente, com a missão de anunciar o Reino de Deus, preparando sua passagem por aqueles lugares. O número 72, sendo múltiplo de 12 (é 6 x 12), nos avisa que a missão é de todos os discípulos, de toda a Igreja organizada em torno dos doze apóstolos. As recomendações que o Senhor deixou aos missionários foram para que fossem próximos do povo e se movimentassem com grande despojamento e confiança em Deus. Como a messe é grande e os operários, insuficientes, seguindo o que recomendou Jesus, devemos pedir ao Pai que mande missionários para o grande mutirão da evangelização do mundo.”

2. Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a). Qual palavra do Evangelho mais me chamou atenção?

Quais realidades e lugares hoje necessitam de missionários que anunciem Jesus Cristo?

Jesus pede aos discípulos que anunciem primeiramente a paz. Aonde deve chegar essa paz tão desejada por Jesus?

 

3.Oração (Vida)

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”. Por isso, atendendo ao pedido do Senhor, rezemos: “Senhor Jesus, que chamaste quem Tu quiseste, chama muitos de nós para trabalhar para ti, para trabalhar contigo. Tu, que iluminaste com a tua palavra aqueles que chamaste, ilumina-nos com o dom da fé em ti. Tu, que os amparaste nas dificuldades, ajuda-nos a vencer as nossas dificuldades de jovens de hoje. E se chamas algum de nós, para o consagrar totalmente a ti, que o teu amor anime essa vocação desde o seu germinar e a faça crescer e perseverar até o fim. Assim seja!” (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) leva a viver hoje? Para qual missão Jesus o(a) envia? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.