segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O noivo está com eles- (Mc 2,18-22)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 20 DE JANEIRO de 2020 (segunda-feira) 020º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O SOFRIMENTO É O INTERVALO ENTRE DUAS FELICIDADES.
(Vinícius de Moraes)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO
DIA NACIONAL DO FUSCA
DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO
DIA NACIONAL DA PARTEIRA TRADICIONAL
DIA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO
DIA DA OFICIALIZAÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
DIA DA CRIAÇÃO DA FAB E DO MINISTÉRIO DA AERONAÚTICA (1941)
DIA DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA DOS FILHOS DA NAÇÃO TUPI QUE HABITAVAM AS TERRAS DE PINDORAMA
DIA DE OXALÁ

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro) Itaju - Motuca - Palmital - Parisi - Piraju - Sabino - Santa Cruz do Rio Pardo (São Paulo) Castro (Paraná) Alto Longá (Piauí) Brasília de MinasPapagaios - Coronel Fabriciano (Minas Gerais) Telha (Sergipe) Laguna - Lauro Muller (Santa Catarina) Igarapé Grande - Paulo Ramos (Maranhão) Poço das Trincheiras (Alagoas)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: FABIO ROSSINI FERREIRA (Distribuidora de Bebidas DISAN – Presidente Prudente /SP)VALTER NININ (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP)MARIA APARECIDA AUGUSTO DA SILVA ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)ELZA ROSA GONÇALVES BAPTISTA (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)CELIA REGINA BALANCIERI SIQUEIRA (Lions Clube de Lins /SP)JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS (Bauru /SP) LEDA EVELYN B G TOMAZELA (Marilia /SP)JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR (Garça /SP)JOão cArlos De olIvEira JUNIOR (Garça /SP)VANJA NASSRO AUNHÃO (Garça /SP)GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS (Garça /SP)MARLENE SECO GELAMOS (Garça/SP)ADEMIR LIMA (Limeira/SP)ZAMIR FERRAZ (Garça/SP)MARIA LUiza CAbrini Cassola (Garça /SP)Daniele Chiyoda (TRT-Florianópolis /SC)PE. FERNANDO CANOMANUEL ABÁRZUZA, SM (Diocese de Marilia /SP
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VALERIA CRISTIANE FERREIRA LOPES E FLRISVALDO FRANCISCO GONÇALVES LOPES ó1996ó24 ANOSó(Equipe 01 ENS PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) AGUIDA MARIA PEREIRA MELATO PORTELA e CILAS MENESES PORTELAó(Marilia /SP)

 Santo do Dia 
SANTO SEBASTIÃO
SÃO FABIANo
MARIA CRISTINA (BRANDO) DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Não podemos nos deixar conduzir pela ideia de que os fins justificam os meios. Aprendamos de Jesus o reto proceder, acolhendo seu convite a nos abrirmos à novidade do evangelho. 
– Oração 
PAI, A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA HISTÓRIA É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA. QUE A MINHA ALEGRIA CONSISTA EM CONSTRUIR UM MUNDO DE AMOR E DE FRATERNIDADE, COMO ELE NOS ENSINOU.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
20 de Janeiro de 2020 2ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
■ A obediência a Deus vale mais que presunções humanas. Somente por meio dela é possível configurar o tempo novo, motivo de alegria e proposta de salvação para todas as pessoas.

1ª Leitura (1Sm 15,16-23) – A obediência vale mais que o sacrifício. O Senhor te rejeitou: tu não és mais rei.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

3O Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?”
20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Rea­lizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 49(50)
A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho do dia
20 de Janeiro de 2020 2ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
O noivo está com eles- (Mc 2,18-22)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Ir. Patrícia Silva,fsp
Paulinas    
Viver na unção de Deus”
 Mas Samuel replicou: ‘O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros’.”
(ISm 15,22).
A primeira leitura da liturgia de hoje, do primeiro livro de Samuel, é muito importante, porque Saul caiu em desgraça, pois não foi fiel a Deus.

Por que Saul não é mais um rei fiel a Deus? Porque ele deixou de ouvir a voz do Senhor para ouvir a sua própria voz, a voz do seu egoismo, da sua soberba, e não se deixou se guiar por Deus. E por mais que ele tente disfarçar, oferecendo holocaustos, sacrifícios, para Deus o que importa não são os holocaustos, não são os sacrifícios, mas sim sermos obedientes a Ele.

O que mais nos vale são os sacrifícios que oferecemos ao Senhor ou sermos obedientes à Sua Palavra? Não resta dúvida nenhuma, meu irmão, de que nós, muitas vezes, perdemos a nossa comunhão com Deus, porque vivemos uma religião de sacríficos, e não uma religião de obediência a Ele.

A palavra “obediência” vem do latim obaudire, que significa ter ouvidos que escutam Deus, ter ouvidos que se deixam guiar por Ele.

O que importa não são os nossos holocaustos e sacrifícios; para Deus, o que importa é sermos obedientes a Ele.”

Um filho obedece ao pai não simplesmente escutando-o falar. Não! Ele obedece quando escuta e coloca em prática, ou porque seu pai ou sua mãe lhe pede, mas é preciso ter ouvido para escutar.

Não, nós não podemos cair em desgraça por não ouvir a voz do Senhor, por não obedecer ao Senhor que nos dirige, que nos conduz. Porque a rebelião ao verdadeiro pecado, o espírito rebelde, é aquele espírito que afugenta Deus e quer seguir os seus impulsos da carne, do egoismo, os impulsos dos próprios desejos, os impulsos da ira, da raiva, do medo; e vai nos tornando pessoas rebeldes, de modo que, assim como Saul rejeitou a Palavra do Senhor, ele mesmo se fez rejeitado por Deus.

Não, Deus não rejeita ninguém, mas nós nos colocamos na situação de rejeitados quando colocamos a Palavra d’Ele de lado e não Lhe damos ouvidos, quando não O deixamos guiar nem conduzir nossos passos.

Que nós sejamos, realmente, curados de todo espírito de rebeldia. Que Deus nos dê o espírito da docilidade e da obediência a Sua Palavra.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A Nova Aliança mediada por Jesus Cristo leva à Antiga a sua plenitude
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus Cristo —a propósito da “intencionada” pergunta sobre o jejum— se apresenta como o "esposo" das núpcias prometidas de Deus com seu povo, desvelando assim progressivamente sua condição de Messias e de seu existir dentro do mistério de Deus. Em Jesus, de maneira insuspeitada, Deus e o homem se fazem um, celebram as "bodas", as quais, porém, passam pela cruz, pelo momento em que o noivo "será arrebatado".

Além disso, a resposta do Senhor clarifica a relação entre Antiga e Nova Aliança: O novo espírito não será um remendo acrescentado ao velho, senão ao aperfeiçoamento ao que já apontava os ensinamentos do Antigo Testamento. Não se nega nem se margina a Lei, senão que se leva ao cumprimento sua intrínseca expectativa. O "novo Moisés" será o mediador de uma Aliança superior à que Moisés podia trazer do Sinai...

—Jesus: teu amor que se entrega na Cruz é o vinho novo e seleto reservado para o banquete nupcial de Deus com os homens.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Por que uma pessoa se dispõe a fazer jejum? Qual é o benefício que daí se obtém? Os discípulos do Batista e os discípulos dos fariseus faziam jejum provavelmente para agradar a Deus e, assim, aumentar os próprios méritos diante dele. Ao responder sobre o questionamento em torno do jejum, Jesus mostra que mais importante do que renunciar a algo material é estar com ele. Pois ele é o protagonista da história, o noivo da humanidade, a razão da festa. Portanto, é tempo de alegria e de fraternidade. Não é tempo de aborrecimento, de pessimismo. Haverá dias de tristeza, é claro, como os da Paixão. Mas a Páscoa devolve a esperança. Jesus é a presença de Deus em nosso meio. É necessário, porém, que haja mudança de mentalidade para aceitar a novidade de Jesus: “vinho novo em vasilhas novas”.

Oração
Ó Mestre, deparas com a incompreensão dos discípulos de João Batista e dos fariseus. Eles jejuam, e questionam por que teus discípulos não o fazem. Simples: és o “noivo” da nova comunidade; é preciso que todos te acolham e se alegrem. Teus adversários, “roupas velhas”, não percebem essa novidade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas Editora
Frei Mário Sérgio Souza
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,18-22 - Vinho novo em odres novos!

Saudação
O Evangelho da liturgia de hoje nos convida a reconhecer a presença de Jesus no meio de nós, O jejum verdadeiro é aquele que nos deixa limpos e livres para corresponder aos apelos de Deus.
Coloco-me na presença do Senhor com todo meu ser.
Acalmo minha mente e abro meu coração para ouvir sua Palavra e permito que o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo nutra meu espírito.
Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ensina-me a compreender e viver o verdadeiro jejum e reconhecer Jesus em nosso meio. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto bíblico? Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo?
“É próprio das sociedades decadentes multiplicarem-se leis. O universo religioso do tempo de Jesus havia catalogado centenas de leis, algumas positivas e outras proibitivas. Para muitos, todas as leis tinham a mesma força, destacando, porém, o descanso sabático. É a quarta e última polêmica de Jerusalém. Ela se dá entre Jesus e um escriba, e acaba em bom entendimento. O escriba interrogou Jesus sobre o primeiro mandamento e Jesus amplia, apontando o segundo mandamento: o amor ao próximo. Este acordo é emblemático para o diálogo entre cristãos e judeus; eles têm origens comuns e aceitam um único Deus. Jesus insiste num segundo mandamento que privilegia o próximo e é específico do cristianismo: trata-se de amar a todos.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura? Traga a Palavra de Deus em seu coração, deixe que ela se torne vida em sua vida. Medite a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor lhe fala. Reveja seu caminho e veja se você está na estrada de Jesus.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Faça sua oração pessoal a partir da Palavra meditada. Na oração, o Senhor espera que manifestemos nossos sentimentos de gratidão, apresentemos nossas necessidades como filhos e filhas que confiam em seu poder e bondade.
Reze ou cante: “Jesus Divino Mestre, nascemos do teu amor, em teu amor, para o teu amor, queremos servir e te adorar”.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Após meditar a Palavra, assumo o compromisso de amar os que são menos amáveis ou os mais próximos e mais necessitados. Verbalizo meu compromisso.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém