quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.” - (Lc 7,24-30)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO DE 2016 (quinta-feira) 350º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
UM CORAÇÃO ALEGRE É O RESULTADO NORMAL DE UM CORAÇÃO INUNDADO DE AMOR.
(Madre Teresa de Calcutá)


Datas Comemorativas
DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)
DIA DO JARDINEIRO
DIA DO JORNALEIRO
DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO (Garça /SP) MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó04 ANOSó(Garça /SP)

Santo do Dia
SANTA Virgínia Centurione Bracelli
SANTA Nina ou Cristiana  
Maria Vitória de Fornari Strata
Carlo Steeb


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O profetismo da Igreja será crível se for respaldado por autêntico testemunho, a salvo dos caprichos e do oportunismo e sem apego ao luxo e aos prazeres.
Oração
PAI, QUE O TESTEMUNHO FULGURANTE DE JOÃO BATISTA SIRVA DE INSPIRAÇÃO PARA MINHA ADESÃO AO TEU REINO. QUE JAMAIS ME FALTEM A FIRMEZA E O DESPOJAMENTO DO PRECURSOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor nosso Deus, somos servos indignos e reconhecemos com tristeza as nossas faltas. Dai-nos a alegria do advento do vosso Filho que vem para nos salvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 15/12/2016 – 3ª Semana do Advento
Alegremo-nos, pois o Senhor nos mostra sua misericórdia e amor ao favorecer nossa preparação para a acolhida do projeto de salvação que se realiza em Jesus.


1ª Leitura (Is 54, 1-10) "Como a mulher abandonada o Senhor te chamou. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu Salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalarem-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 29 (30)
QEu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

Evangelho do dia
Quinta-feira 15/12/2016 – 3ª Semana do Advento
"João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor. - (Lc 7,24-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Sejamos sinal para o mundo!
Temos de ser seta, sinal que aponta às pessoas o caminho da salvação, que é Jesus!
“Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Lucas 7,28).
É uma graça aquilo que a Liturgia do Tempo do Advento nos dá, que é refletir sobre a figura, a pessoa de João Batista.
João foi um homem de Deus, humilde, modesto e penitente; um homem totalmente voltado para a causa do Senhor e para preparar Seus caminhos. Por isso, ele assume um papel fundamental na compreensão do mistério da vinda de Cristo, o Messias.
É muito interessante que João não chama a atenção para si, mas para Cristo, mostrando que Ele é o Salvador, o caminho, a luz que vem para o mundo.
Temos de ter muito cuidado, temos de ser seta, sinal que aponta às pessoas o caminho da salvação, que é Jesus. Mas não podemos querer que as pessoas parem em nós. Eu não posso querer que as pessoas parem em mim, que se prendam a mim, que sigam o caminho de Deus por causa de mim e tenham em mim o ponto de parada ou chegada. Assim, vale também para o cantor, para o padre que é o pastor, que é líder. Não podemos parar nas pessoas, pois elas precisam ser para nós um sinal.
É verdade que existem os maus e bons sinais ao longo do caminho, e precisamos seguir os bons sinais. Mais do que segui-los, precisamos ser um bom sinal na estrada, temos que sinalizar para as pessoas por onde elas devem ir, e que, de fato, não devemos parar, estacionar ao longo do caminho.
Devemos levar as pessoas até Jesus, para que O conheçam, para que se entreguem a Ele, a fim de que façam o que João fez: transformou Jesus na luz da sua vida.
João era uma voz, mas não era a Palavra. João era a voz por onde a Palavra de Deus chegava até as pessoas. Temos o canal vocal de onde nossa voz sai, mas a palavra não deve ser nossa, e sim de Deus! Devemos ser, realmente, para os outros um canal que comunica a Palavra de Deus, para que ela chegue aos corações.
Às vezes, preocupamo-nos muito com a nossa opinião, com nossa palavra e vontade. Aquele que se põe como instrumento de Deus faz-se voz d’Ele para que Sua Palavra chegue ao coração das pessoas.
João se fez humilde, dilatou seu coração, foi um homem penitente para que as pessoas não parecem nele, mas para que chegassem até Deus.
Quando nos fazemos menor, quando a humildade toma conta do nosso coração, as pessoas não param em nós, mas olham para nós e chegam até Deus por nosso intermédio.
Que sejamos para o mundo sinais vivos de que Deus está no meio de nós!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Lc 7, 24-30
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
João foi mais que um profeta, pois anunciou o Messias e o testemunhou presente na humanidade.
É o mensageiro que preparou os caminhos.
Ele nos convida: andemos à frente, anunciando a presença do Salvador em nosso mundo, profetizando o Cristo presente entre nós!

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Nesta quinta-feira de Advento, aproximemo-nos do Senhor tomando consciência de nós mesmos, em um instante de silêncio.
Peçamos que o Espírito Santo nos ilumine para compreendermos melhor a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho considerando todos os seus aspectos – verbos utilizados, personagens, contexto –, pois eles podem ajudá-lo(a) a identificar seu tema central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Aproxime-se do Evangelho para fazer a sua meditação. Se for necessário, faça a leitura do texto novamente. Escute o que o Senhor lhe diz por meio do texto. Qual caminho o Senhor lhe indica?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração, aproxime-se do Senhor para dizer-lhe o que se passa com você e faça a sua oração. Apresente a Deus seu louvor e sua gratidão.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) leva a experimentar e viver?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.