terça-feira, 4 de janeiro de 2022

– F E L I Z 2 0 2 2! –■COMECE O DIA FELIZ!■– Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta. – (Mc 6,34-44)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – 

F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 04 DE JANEIRO de 2022 (terça-feira) 004º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NENHUM MÉDICO É CAPAZ DE CURAR A CEGUEIRA DA MENTE."

(Frases Judaicas)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia MUNDIAL Do BRAILLE

Dia Do HEMOFÍLICO

Dia NACIONAL DA ABEUGRAFIA

Dia DE CASIMIRO DE ABREU

Dia MUNDIAL Do HIPNOTISMO

DIA da Fundação do Estado de Rondônia

DIA da Fundação do Jornal O Estado de S. Paulo

DIA da Fundação da Polícia Militar do Estado do Ceará

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ImaculadaJuripiranga - Lagoa Seca (Paraíba) Quissamã (Rio de Janeiro) Espírito Santo (Rio Grande do Norte) Santiago - São Francisco de Assis  (Rio Grande do Sul) Doutor Pedrinho - Santa Rosa do Sul - União do Oeste (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FELISCINDRA MILARÉ DOS SANTOS MÁS (LC6 – Lions Clube de Nhandeara /SP) GONZALO HORTA PEREZ (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) VANESSA KARINA SILVESTRE DA SILVA (Prefeitura Ourinhos /SP) MARILEN ALMEIDA MEDEIROS (Andradina /SP) MARIA HELENA LOURENÇO VOLLET (Professora Garça /SP) LUIZ CLAUDIO SARAIVA ROCHA (Garça-Balneário Camboriú /SC)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE VANDERLEI GOMES MENDONÇA DOM ESTEVAM DA DIVINA MISERICORDIAó2003ó19 ANOSó(Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO

SANTA Isabel Ana Baylei Seton

Manuel Gonzáles Garcia

SÃO AMPLÍATO DE ATENAS

SÃO CLEMENTE DE SARDES

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo – Mt 4,12-17.23-25

 

 

Bendito o que vem em nome do Senhor: Deus é o Senhor, ele nos ilumina.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O amor de Deus por nós se manifesta de modo sensível, pois ele enviou seu Filho único ao mundo “para que tenhamos vida por meio dele”. Transformemos o amor de Deus em ações benéficas em favor do próximo.

 

– Oração 

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, CONDUZ-ME NO CAMINHO DA CONVERSÃO PARA QUE MINHA VIDA SEJA UM DOM A SERVIÇO DOS IRMÃOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, cujo Filho unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei que, reconhecendo sua humanidade semelhante à nossa, sejamos interiormente transformados por ele. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                       04 de janeiro de 2022 - terça-feira - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

Jesus ensina “muitas coisas” às multidões famintas e lhes dá de comer. Alimenta o espírito e o corpo, revelando a face de um Deus que é amor. 

 

1ª Leitura (1Jo 3,22-4,6) – Deus é amor  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71 (72),

 

Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

– 04 de janeiro de 2022 - terça-feira - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta.  (Mc 6,34-44)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).  

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus é o Bom Pastor que cuida do seu coração”

 

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”

(Marcos 6,34).

Jesus vê uma numerosa multidão, e isso quer dizer que aqueles que já ouviram a Palavra da Vida são ainda poucos, porque, se Jesus vê essa numerosa multidão como ovelhas sem pastor, quer dizer que muitos corações ainda precisam ser tocados pela graça de Deus, existem muitas ovelhas do outro lado do aprisco que precisam ser tocadas pela graça de Deus e precisam escutar a voz do Pastor.

 

Talvez você esteja nessa multidão. Talvez, hoje, você esteja sedento, cansado, perdido e necessitado de encontrar o Cristo. Talvez você esteja perdido no meio dessa multidão. Mas tenho que lhe dizer que você é essa multidão que Jesus ama e que Ele vê, e a compaixão é o sentimento que move o coração de Cristo.

 

Na língua grega, “compaixão” são as vísceras maternas. Esse sentimento de compaixão é muito forte, essa imagem, porque a imagem precisa fazer-nos entender que Cristo sente a sua dor, mas por dentro. Não é só um olhar externo que Jesus tem para sua dor, para a sua limitação, para a sua fragilidade, mas a ação de Jesus parte de uma dor que Ele compartilha, que Ele sente junto com você. Cristo sente a sua dor, o seu desespero, e Ele se move por compaixão.

 

“Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem a necessidade de que Jesus guie o seu coração”

 

O texto diz que essa multidão era como ovelhas sem pastor. O que é a ovelha sem o pastor? Nada! Pobre ovelha sem o pastor! Sabemos que as ovelhas têm pouco extinto, por isso elas precisam de referencial, elas precisam de alguém que as guie, elas precisam seguir alguém. Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem necessidade de que Jesus guie o seu coração para o coração do Pai. Não somos autossuficientes.

 

Sem Jesus, o Bom Pastor, nós também nos perdemos. Primeiro, nós precisamos d’Ele para experimentar a força do Seu amor, precisamos provar dessa compaixão de Jesus, provar da Sua misericórdia, provar do Seu perdão, provar da Sua reconciliação para nos sentirmos profundamente amados, porque, depois, os nossos ouvidos seguirão a voz desse Pastor, depois nos deixaremos conduzir por esse Pastor e vamos entender que não podemos dar nenhum passo sem Jesus, não podemos fazer nenhuma escolha sem Jesus, o Bom Pastor, porque sem Ele não somos nada.

 

Hoje, nesta Liturgia que a Igreja nos propõe, que a Palavra do Senhor, de fato, toque o nosso coração, a Palavra do Senhor transforme o nosso coração e nos faça sair da multidão para entrar no rebanho do Senhor, para fazer parte das Suas ovelhas; ovelhas que Ele cuida, ovelhas que Ele protege, que Ele guarda, ovelhas para as quais Ele está disposto a dar a vida todos os dias.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pessoas em grande número, movidas pela fome de ouvir a Palavra de Jesus, permanecem com ele num lugar deserto. Cheio de compaixão, porque elas parecem ovelhas sem pastor, Jesus tem disposição para ensinar-lhes muitas coisas. Bem de tardezinha, a fome se apodera de todos, e surge um impasse: como alimentar tanta gente? Jesus não se apresenta como super-homem, capaz de fazer tudo sozinho. Rejeita a sugestão de comprar e propõe a partilha. Organiza cuidadosamente o povo e, usando o que eles têm (cinco pães e dois peixes, cuja soma simboliza a totalidade), sacia a fome de todos. Os dons de Deus são abundantes e, se forem repartidos, satisfazem a todos e ainda sobra muita coisa. A nós, discípulos do Mestre, cabe colaborarmos para que a ninguém falte o pão material e o pão espiritual. O dom de Deus é maior do que a capacidade humana. Aprendamos com Jesus a não ser egoístas, mas solidários, partilhando o que temos e somos com nossos irmãos e irmãs, sobretudo os mais pobres e sofredores.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,34-44 - O banquete da vida partilhada

 

Oração Inicial


Jesus é luz, é o caminho, a verdade e a vida. Caminhando com Ele não andamos nas trevas e estamos no projeto do Pai.

 

Faça a oração: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

1. Leitura (Verdade)

De quem é a frase: “ O povo que vivia nas trevas viu uma grande Luz, e para quem vivia na região escura da morte brilhou uma luz”.

 

“É um momento novo e Jesus assume nova postura, tendo em vista a sua missão. Deixa a tranquila Nazaré e se estabelece em Cafarnaum. O novo lar de Jesus é uma importante encruzilhada econômica e comercial. Mesmo contando com a presença de Jesus, Cafarnaum será denunciada como insensível diante da mensagem da salvação. Jesus anuncia que o Reino está próximo e que a conversão é o caminho para acolher seu projeto. O ministério de Jesus visa aos portadores de todo tipo de enfermidade. Ele anuncia a Boa-Nova para o corpo e para a alma. Dirige-se, sobretudo, ao mundo do sofrimento. Suas curas não são manifestações de poder, mas sinais de que o mal estava sendo vencido.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que o Filho de Deus tem o poder de curar o corpo e a alma humana de qualquer enfermidade?

Creio também, que Ele não faz ‘sinais’ onde há insensibilidade como em Cafarnaum?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Aceitar a admoestação de Jesus: “ Convertei-vos porque o Reino está próximo” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.