quinta-feira, 5 de abril de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Vida do Alto”

Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR (fonte: https://padreluizcarlos.wordpress.com) 

“Vida do Alto”

  1. Um dom
            Poderíamos ter alegria maior nesse Tempo Pascal que saber que o amor de Deus é de sempre e para sempre? Não existem, na bondade de Deus, alguns momentos bons para nós. Ele é bom sempre e em totalidade. Sempre o mesmo. Quando criou o ser humano, colocou nesse ato, todo o amor e dedicação. E não diminuiu. Ele, dando-nos tantas coisas, dava a si mesmo como Vida. Deus mais que dar dons, é o Dom. Nele, temos todos os outros dons que não são mais que pontos de vistas diferentes do único dom, que é a Vida. Deus não nos dá coisas. Dá-se como Vida. Ele é o dom. Ao enviar seu Filho ao mundo, elevou ao máximo esse amor de dedicação à criatura amada. Por isso Jesus se chama de Vida: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Jesus é o Dom que é Vida. Por isso lemos em diversos lugares: “Quem come desse pão tem a Vida Eterna”; “Quem vê o Filho e Nele crê, tem a Vida Eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,40). Como deixar de lado a carta de João? Jesus ensina o mandamento do amor (Jo 15,12) e João ensina que o amor é Vida: “Nós sabemos que passamos da morte para a Vida porque amamos os irmãos” (1Jo 3,14). Porque muito nos amou nos deu a Vida, dando a Si mesmo. O Pai que Se deu a nós como Dom e com isso dá a Vida. Jesus, dando-Se a nós durante a vida e na morte, dá-Se como Vida. Por isso, recebendo a Vida do Pai na Ressurreição, continua sua missão fazendo-nos participantes de sua Vida, Morte e Ressurreição. Como fomos crucificados com Cristo, somos também ressuscitados com Cristo, para sermos glorificados com Ele (2Tm 2,11).
  1. Um compromisso
Como em Cristo a Vida se fez entrega e doação pela participação de sua Vida e  de sua missão que é o amor. As demais ações são fruto do amor. Quem recebe a Vida dá a Vida aos outros que são os irmãos, como di,z ainda João: “Nisto conhecemos o amor: Ele deu a vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3,16). Como é próprio da vida se multiplicar e do amor se difundir, a ação do Espírito será promover sua Vida em nós, na promoção do amor em tudo. O Espírito é o Evangelho de Jesus como Vida. “As palavras que vos disse, são Espírito e Vida” (Jo 6,63). A Vida que recebemos é também compromisso, pois a Palavra é viva e eficaz (Hb 4,12). A Palavra se identifica com aquele que a pronuncia. Por isso são palavras de vida eterna. Vivendo a Palavra, aquele que crê, transmite não somente palavras, mas Vida e Verdade, pois o amor se fez carne. O amor vivido forma o Corpo de Cristo. O relacionamento entre as pessoas não deve ser somente de laços humanos, mas também Divinos, pois o Espírito habita em nós.
  1. Uma missão
            A missão de Jesus foi dar vida, como vemos em seus milagres e em seu relacionamento com as pessoas. No primeiro encontro com os discípulos depois da Ressurreição, sopra sobre eles e diz: “Como o Pai Me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,21-23). O perdão restitui a Vida. Serão assim homens novos, como escreve Paulo: “Se ressuscitastes com Cristo…Aspirai as coisas do alto e não às coisas terrestres” (Cl 3,1-3). Viver a Vida Nova é comunicar essa Vida. É um Universo que é recriado com o sopro do Espírito. A missão cristã é permanente, pois compete à comunidade cristã comunicar esse Reino instaurado. Por isso Jesus diz: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Vida é Missão.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia” - (Lc 24,35-48)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 05 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira) 95º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O DIA DE AMANHÃ NINGUÉM USOU. PODE SER SEU!
(Pagano Sobrinho)

 Datas Comemorativas 
Dia da Criança Palestina
DIA do PROPAGANDISTA FARMACEUTICO
DIA do FABRICANTE DE MATERIAIS DE coNSTRUÇÃO
Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mococa (São Paulo) Araquari - Camboriú (Santa Catarina) Godoy Moreira (Paraná) Marabá - Mocajuba (Pará) Caetité – Anagé - Dom Basílio - Erico Cardoso - Planalto (Bahia) Glorinha - Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROZELI PADILHA DA SILVA  (Lions Clube de GarçaEQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP) ANA PAULA FURTADO DE OLIVEIRA SADER (mãe da LuizaSão José dos Campos /SP) CLAUDIONOR DOS SANTOS (Garça /SP) INÊS DE LIMA GOMES (Garça /SP) FABIANO TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) ANTONIO FERREIRA DA SILVA (Sabor & Tom Garça /SP)GENEROSO RIBEIRO XAVIER DA CUNHA (Empresário farmacêutico Garça /SP)LUIZ EDUARDO DIAZ TOLEDO MARTINS (Lite Telefonia-Garça /SP)MURILO VANDERLEI DOMINGUES MARTINS (Garça /SP)GIAN BOSQUETO (Garça /SP)PATRICIA PERON (Garça /SP) ARTHUR FELIPE DA SILVA VIEIRA (Lions Clube Universitário de Garça /SP)JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO (Lions Clube de São Bento do Sapucaí /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELISETE LIMA DOS SANTOS ALONSO e CLEBER PINHA ALONSOó (LC de Marilia Amor e Liberdade)


 Santo do Dia 
SÃO VICENTE FERRER
Vicente (Espanha, 1350-1419), dominicano, era mestre de teologia. Pela sua pregação e sua prática atraiu multidões para a meditação das verdades da fé e para a vivência dos valores cristãos.
SANTA IRENE
SANTA MARIA CRESCENCIA HOSS
MARIANO DE LA MATA APARÍCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Senhor, todos louvaram, unânimes, a vossa mão vitoriosa, pois a vossa sabedoria abriu os lábios dos mudos e tornou eloquente a língua das crianças, aleluia! (Sb 10,20s)
O Deus dos nossos patriarcas glorificou o seu Filho. A fé no nome de Jesus restabelece a vida e a dignidade, convida à conversão e concede o perdão dos pecados.
Oração
SENHOR JESUS, QUE TUA PAZ ACONTEÇA NA MINHA VIDA E NA VIDA DAS COMUNIDADES CRISTÃS, PARA SERMOS, ASSIM, TESTEMUNHAS DA TUA RESSURREIÇÃO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que reunistes povos tão diversos no louvor do vosso nome, concedei aos que renasceram nas águas do batismo ter no coração a mesma fé e na vida a mesma caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
05 de abril de 2018 5ª-feira na Oitava da Páscoa
Os judeus são os primeiros destinatários da ressurreição de Jesus. A todo o universo, porém, se destina o nome do Senhor, e todos são chamados a ser suas testemunhas.

 1ª Leitura - (At 3,11-26) - Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado “Pórtico de Salomão”.
12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos es­pantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entre­gastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo.
14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós.
17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.
21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vós irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’.
24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 8
Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!

Evangelho do dia
05 de abril de 2018 5ª-feira na Oitava da Páscoa
"Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia - (Lc 24,35-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava con­vosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         A paz do Ressuscitado está entre nós
Temos a paz do Ressuscitado para enfrentarmos todas as situações atribuladas e difíceis da vida!
Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ‘A paz esteja convosco!   (Lucas 24,36).
O grande dom do Ressuscitado no meio de nós chama-se “paz”. A paz que vem de Deus cura os nossos medos, as nossas inquietações e vence toda a ansiedade do nosso coração. Precisamos da paz que vem de Deus, é por isso que Ele nos dá a paz.
A paz não é apenas uma saudação: “A paz esteja contigo”; a paz é um dom, é aquilo que vem do mais profundo do coração de Deus. Quem está em Deus, vive em paz.
Talvez você possa pensar: “Como vou ter paz em meio a tantas chateações, problemas, dificuldades, tormentos, situações dolorosas, enfermidades, dificuldades?”. Poderíamos enumerar tantas coisas negativas, mas no meio de tantas coisas obscuras da vida, a luz de Deus traz paz para enfrentarmos as adversidades que estão na nossa frente.
A questão é que nos deixamos perturbar, deixamos os problemas falarem mais alto, as situações obscuras tomarem conta dos nossos sentimentos, porém, precisamos da paz de Jesus para enfrentarmos todas as situações da vida.
Só somos derrotados pelas situações emblemáticas da vida, porque nos deparamos diante dessas circunstâncias com agressividade e não com a paz que é necessária para enfrentá-las. Às vezes, somos agressivos, nos agitamos, nos perturbamos, nos desesperamos.
O desespero é perder a esperança, e, quem não tem esperança, não tem paz. A nossa esperança está n’Ele. Uma vez que Jesus é a nossa esperança, Ele acalenta, acalma e silencia o nosso coração. Ele coloca ordem nas coisas que estão bagunçadas dentro de nós para que, movidos pela paz, instruídos e plenos da paz, tenhamos a serenidade para enfrentar as dificuldades e tormentos da nossa vida.
Pode ser que os tormentos da nossa vida até aumentem, alguns até dizem: “Deus está me castigando”. Entretanto, Deus está nos abençoando, pois, temos a paz do Ressuscitado para enfrentarmos todas as situações atribuladas e difíceis da vida.
Que a paz do Ressuscitado esteja em nós para que, semeemos a paz e sejamos cheios da paz que transforma o nosso coração e a nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoA Tradição
AUTOR: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— estamos —de novo— no cenáculo, onde Jesus havia instituído a Eucaristia durante a Páscoa. Ali mesmo —escondidos por medo aos judeus— reuniam-se os Apóstolos e lhes apareceu Jesus Cristo ressuscitado. Deseja-lhes a paz, mostra-lhes o seu Corpo e lembra-lhes que as Escrituras antecipam profeticamente aqueles fatos. E, o mais importante: faz que sejam testemunhos destes acontecimentos.
Depois da Ascensão, os Apóstolos anunciaram o que haviam visto de primeira mão. Eles entregaram às seguintes gerações este testemunho. Fizeram-no oralmente, quer dizer de viva voz: isso é a Tradição. Mais tarde estas formas de ensinar foram postas por escrito, formando o Novo Testamento. Tradição e Sagrada escritura formam o caudal de um único “rio” (a Revelação) que durante séculos não parou de fluir e influir no coração de muitos homens.
—Espírito Santo, ilumina-me para conhecer e compreender o tesouro da Revelação, com o que a Igreja me guia e protege a minha consciência.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Que ocasiões tenho para partilhar? O que partilho?
- Em que formas Jesus está entre nós?
- Como sou incentivado a professar publicamente minha Fé?
- Em que consiste ser discípulo missionário?
- Os discípulos reconheceram Jesus na partilha dos dons. Comeu com eles. Em minhas partilhas, vivo, testemunho a Paz?
- Em meio a problemas, conservo-me em Paz?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 24,35-48 - Ele está no meio de nós
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus,
que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto do Evangelho do Dia: Lc 24,35-48.
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.
Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse:
- Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
- Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
- Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.
Jesus ressuscitado aparece agora aos discípulos, confirmando sua Ressurreição. O Mestre se apresenta não como um fantasma, mas com gestos familiares: come peixe assado, apresenta-se com seu corpo visível, deixa-se tocar. Depois desta convivência familiar, fala-lhes das Sagradas Escrituras e abre-lhes a mente para entender. E os envolve, convidando-os a serem “testemunhas dessas coisas”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  - O que a Palavra diz para mim?
Será que sou capaz de ver em quem toma refeição comigo, o Ressuscitado? Tenho familiaridade com as Sagradas Escrituras, deixando-me abrir a mente para a Verdade? Como pessoa batizada, cristã, assumo meu compromisso de testemunhar a ressurreição de Jesus? Os bispos falaram em Aparecida: “Esta V Conferência, recordando o mandato de ir e fazer discípulos (cf. Mt 28,20), deseja despertar a Igreja na América Latina e no Caribe para um grande impulso missionário. Não podemos deixar de aproveitar esta hora de graça. Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranqüilos em espera passiva em nossos templos, mas é imperativo ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca na Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção de seu Reino em nosso Continente! Somos testemunhas e missionários: nas grandes cidades e nos campos, nas montanhas e florestas de nossa América, em todos os ambientes da convivência social, nos mais diversos “lugares” da vida pública das nações, nas situações extremas da existência, assumindo ad gentes nossa solicitude pela missão universal da Igreja.” (DAp 548).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição, pedindo-lhe a graça de ser testemunha.
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Na convivência no meu quotidiano, nas coisas mais comuns, quero testemunhar que Jesus está vivo no meio de nós, como rezo nas celebrações: “Ele está no meio de nós”.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.