quarta-feira, 27 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 27 DE SETEMBRO DE 2017 (Quarta-feira) 270º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA É ENGRAÇADA. SE VOCÊ DECIDE SÓ ACEITAR O MELHOR, ACABA CONSEGUINDO.”
 (Somerset Maugham)

 Datas Comemorativas  
DIA NACIONAL DO IDOSO
DIA MUNDIAL DO TURISMO
DIA NACIONAL DOS VICENTINOS
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO
DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS
DIA DO BACHAREL EM TURISMO OU DIA DO TURISMÓLOGO
DIA DA (MPB) MUSICA POPULAR BRASILEIRA
DIA DA FERROVIA
DIA DO LEILOEIRO RURAL
DIA DA CARIDADE CATÓLICA
DIA MUNDIAL DO LEITE NA ESCOLA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Axixá (Maranhão) Cacimba de Dentro - Mulungu (Paraíba) Abel Figueiredo (Pará) Santa Terezinha (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSANE TEREZINHA JAHNKE VAILATTI (LD5-Lions Clube de Jaguará do Sul/SC) VÂNIA MARIA COSTA AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) VLADIMIR CONDE (Lions Clube de Penápolis /SP) MARCIA ELOISA GIGUEIRA BENTO (Garça/SP)dolores aparecida martinez dos santos (Almar Representações - Garça /SP) YONE TAKIUTI (Garça /SP) Joao Marcos Goncalves (Garça/SP) KAUÊ KENDHI DELICATO KUSUMOTO (Garça/SP) luiZ CARLOS FERRARI ROSÁRIO (Garça /SP) FLORIPES DE CARLOS aLBERTO MASSARO  (Garça /SPROBERTO PEREIRA DA SILVA (Garça/SPVErA ANTONIO DE aSSIS ViLLAROSA (Garça /SP) .

 Santo do Dia 
SÃO VICENTE DE PAULO
Vicente (França, 1581-1660), a fim de socorrer os pobres em suas misérias, fundou os Padres da Missão (Lazaristas) e as Filhas da Caridade (Vicentinas), dedicando-se também à formação do clero. Ele olhou fraternalmente para os pequenos e miseráveis, é exemplo para seguir o Cristo evangelizador dos pobres.

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).
Oração
PAI, TENDO RECEBIDO A TAREFA DE CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS, ENSINA-ME A IMITÁ-LO TANTO NO MODO DE SER E DE PREGAR, QUANTO NA POBREZA E NA CORAGEM DE ENFRENTAR A REJEIÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que, para o socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero são Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quarta-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 27/09/2017 S. Vicente de Paulo, Presb, memória
Bendito seja Deus, que nos concede graça, vida e abrigo em meio às dificuldades e nos envia a proclamar e realizar as maravilhas do seu reino.

1ª Leitura (Esd 9,5-9) – Nosso Deus concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. Início do Livro de Esdras:

5Na hora da oblação da tarde, levantei-me de minha aflição com minhas vestes e meu manto rasgados; então, caindo de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus, 6e disse: Meu Deus, estou coberto de vergonha e de confusão ao levantar minha face para vós, meu Deus; porque as nossas iniquidades acumularam-se sobre nossas cabeças, e nosso pecado chegou até o céu. 7Desde o tempo de nossos pais até o dia de hoje, temos sido gravemente culpados; e por causa de nossas iniquidades, fomos escravizados, nós, nossos reis e nossos filhos; fomos entregues à mercê dos reis de outras terras, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha que nos cobre mesmo nos dias de hoje. 8Entretanto, o Senhor, nosso Deus, testemunhou-nos por um momento a sua misericórdia, permitindo que subsistisse um resto dentre nós, e concedeu-nos um abrigo em seu lugar santo. Nosso Deus quis assim fazer brilhar a nossos olhos a sua luz, e nos dar um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Sim somos escravos; mas nosso Deus não nos abandonou em nosso cativeiro. Ele concedeu-nos a benevolência dos reis da Pérsia, dando-nos vida bastante para reconstruir a morada de nosso Deus, reerguer as ruínas, e prometendo-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial (Tb 13)
Bendito seja Deus que vive eternamente!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 27/09/2017 S. Vicente de Paulo, Presb, memória
Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades. 2Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3Disse-lhes: Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. 4Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade. 5Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés. 6Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Usemos o poder e a autoridade que Jesus nos deu
Usemos, sobre a nossa própria vida, a autoridade divina que o próprio batismo nos conferiu!
Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos”  (Lucas 9,1-2).
Jesus confere aos Seus Doze poder e autoridade. O Mestre nos confere poder e autoridade sobre os espíritos malignos, para nos dizer que nenhuma força que vem do mal pode nem deve ser maior do que aquilo que é o Reino de Deus.
Onde o mal está vencendo, onde está progredindo e onde ele está tendo a palavra final, é porque o Reino não está acontecendo; pois, onde ele acontece, aqueles que são discípulos e apóstolos têm poder e autoridade para expulsar o que é maligno.
Meus irmãos, usemos, sobre a nossa própria vida, a autoridade divina que o próprio batismo nos conferiu. Não podemos deixar que o maligno e suas ações tenham poder sobre nossa vida. Elas não podem ser mais fortes do que nós, mais fortes do que a graça de Deus que habita e vive em nós. E se, muitas vezes, as forças do mal estão reinando em nós, é porque estamos dando mais brechas e autoridade a ele do que à graça do Reino de Deus que habita em nós.
Não deixemos que nossas relações sejam contaminadas nem dominadas pelas forças do mal. Não permitamos, de forma nenhuma, que, naquilo que fazemos e pensamos, sejamos dominados por sentimentos que são infernais. Inveja, fofoca, ciúme, intriga, maledicências, tormentos, ressentimentos e mágoas não podem dominar nossa vida. São sentimentos humanos com os quais precisamos lidar. Precisamos nos curar das influências que essas forças exercem em nós. Elas não podem mandar nem ter a última palavra em nossa vida, porque o poder e a autoridade que Deus nos deu não é para lutarmos uns contra os outros, para nos combatermos, gladiarmos nem brigarmos, mas para lutarmos contra as forças do mal, para combatermos o mal em nossa vida, e não uns aos outros.
Se estamos, muitas vezes, doentes, enfermos e enfraquecidos, é por causa de tanta contaminação espiritual; é por, tantas vezes, cedermos às forças do mal, as quais nos enfraquecem no combate pelo bem.
Usemos do poder e da autoridade de Deus para que Ele esteja no meio de nós.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A sucessão dos Apóstolos. O Colégio apostólico
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus convoca os Doze, que representavam o futuro Povo de Deus. Graças ao seu fiel testemunho e, o dos seus sucessores (os bispos), a palavra e a vida de Jesus se fez presente de modo permanente entre nós, formando a Tradição viva da Igreja.
A sucessão na função episcopal deu continuidade ao ministério dos Apóstolos. Os Doze se os vinculou, em primeiro lugar Mateus (substituindo a Judas Iscariotes) e, logo Paulo, depois Barnabé e mais tarde com outros, até a definitiva configuração—na segunda e terceira geração — do ministério do bispo. Portanto, a continuidade apostólica se expressa nesta corrente histórica. E, nesta “continuada sucessão” do Colégio Apostólico está a garantia da perseverança da comunidade eclesial reunida “por” e “em” Cristo.
—Esta continuidade não é apenas sucessão histórica, senão que também deve se entender no sentido espiritual: A sucessão apostólica no ministério é considerada como lugar privilegiado da ação e da transmissão do Espírito Santo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus escolhe seus primeiros discípulos! Cada um de nós é escolhido se não para uma missão especial, pelo menos a missão de ser luz, para iluminar os caminhos para os que nos rodeiam. Sou luz?
- Mesmo uma simples lamparina pode iluminar! Tenho consciência disso?
- De nada servirá se a lâmpada permanecer apagada. Sou verdadeiramente luz?
- Fico esperando para realizar grandes coisas ou busco ouvir a voz de Deus?
- Tenho condição de fazer alguma coisa por algum doente que vive próximo a mim?


Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 9,1-6 - A missão dos doze apóstolos
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus,
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) - Leio o texto do dia em Lc 9,1-6 e observo as recomendações de Jesus.
Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente. Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados.
Refletindo
Jesus chamou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre o mal. Deu-lhes também recomendações referentes ao estilo de vida pessoal e método missionário. Depois, os enviou dois a dois para levar a mensagem de vida por todos os povoados.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que a Palavra diz para mim?
Deus quer precisar de nós como testemunhas da sua graça.
Fomos feitos para sermos comunidade (grupo dos doze) e formarmos comunidade ( ir às cidades). Isto é ser discípulo missionário, como nos propõe a Igreja na América Latina, na Missão Continental. O amor inspira atitudes e gestos com gosto de doação e disponibilidade. Foi assim com Jesus. Foi assim com os apóstolos. Deve ser assim comigo, com você. Amar é estar disposto a morrer a um projeto pessoal para ir ao encontro do outro que precisa de mim.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? "É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre", disseram os Bispos no Sínodo, em 2008. Jesus Mestre nos ensinou a orar e na sua oração está todo o conteúdo da nossa missão. Rezo, agora, o Pai Nosso, lentamente, observando bem o sentido de cada palavra.
PAI NOSSO
Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero viver como discípulo/a missionário/a de Jesus Mestre, pensando nos meus irmãos que precisam de vida. Nos encontros, e também nos desencontros, se houver, rezarei uma bênção sobre cada pessoa, como o fez são Paulo:
"Graça e Paz para você! Quando for visitá-lo, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29)
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo