sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados – (Lc 2,1-14)



– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – 

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 24 DE DEZEMBRO de 2021 (sexta-feira) 358 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O NATAL É ALEGRIA, ALEGRIA RELIGIOSA, ALEGRIA INTERIOR DE LUZ E PAZ."

(Papa Francisco)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE NATAL

DIA DO ORFÃO

DIA UNIVERSAL DO PERDÃO

DIA DO TSB – TÉCNICO DA SAÚDE BUCAL 

DIA DO ASB – AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

DIA da Independência da Líbia

DIA da Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Marcondes - Cabrália Paulista - Rifaina (São PauloNossa Senhora Aparecida (SergipeNova Olinda (ParaíbaPiúma (Espírito SantoSão José da Tapera (AlagoasLajedo - Sanharó (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA (Eq. 04 Nossa Sra de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça-Vera Cruz /SP)JAQUELINE DE ALENCAR ALVES (filha do casal Nely e Dimas Jr–Arquiteta-Garça /SP) ■ELAINE EVARISTO SEMENSSATO (Equipe Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SPFERNANDO MARINHEIRO DE OLIVEIRA (PDG Distrito LC5 – Lions Clube de São Bernardo Riacho Grande /SP) ■ODAIR FLORENTINO DE ANDRADE (Macatuba / SP) NATALIA BARBOSA INACIO (MedicaMarilia /SPMARCOS LOPES MIRANDA (MédicoGarça /SP) ■ANAH CLARA DE LIMA (Garça /SPNATALICIO VIEIRA DOS SANTOS (Garça /SPEMILINHA DE JESUS RIBEIRO DE ALMEIDA (Garça /SP) DELFINA GRAVATIM (Garça /SP) ALEX BIMBATTI (Garça /SP) THIAGO CARLOS DOS SANTOS (Paroquias de São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LAURINDA YOSHIE TADA KAWATA TADAME KAWATA 💘 1975 💘 46 ANOS (Lions Clube de Araçatuba /SP

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA Tarsila

SANTA ERMINIA

SANTA PAULA IZABEL CERIOLI.

SANTA ADÉLIA 

SÃO CHARBEL MAKHLLOUF INIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Serás chamado profeta do Altíssimo – Lc 1,67-79

 

 

Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Alegremo-nos todos no Senhor, pois nasceu o Salvador da humanidade, verdadeira luz que resplandece em nossa vida. Na fragilidade da criança, Deus se torna humano para nos tornar divinos; desce até nós para nos elevar até ele. Somos convidados, nesta noite santa, a celebrar aquele que nos traz a graça, a salvação e a paz sem fim.

 

– Oração 

 

PAI, CONTA COMIGO PARA REALIZAR O TEU PROJETO, COMO CONTASTE COM JOÃO CUJO NASCIMENTO FOI REVESTIDO DE GESTOS AMOROSOS DE TUA PROVIDÊNCIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 24 de dezembro do Natal do Senhor sexta-feira Natal do Senhor - Missa da Vigília do Natal

– Liturgia da Palavra 

Com os anjos proclamamos: glória a Deus no mais alto do céus e paz na terra às pessoas de boa vontade. Veio até nós nossa feliz esperança, Jesus, o príncipe da paz. 

 

1ª Leitura (Is 9,1-6) – O Senhor agradou-se de ti.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais -, tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino, e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar, em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(96)

 

SHoje nasceu para nós / o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

 

 

2ª Leitura (Tt 2,11-14) – Testemunho de Paulo sobre Cristo, filho de Davi.  Leitura da carta de São Paulo a Tito:

 

Caríssimo, 11a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de dezembro do Natal do Senhor sexta-feira Natal do Senhor - Missa da Vigília do Natal

– Evangelho do dia 

 

Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados  (Lc 2,1-14)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações / e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, / que, um dia, formastes do barro.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Encha o seu coração da graça de Deus”

 

“Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou’”

(Lucas 1,67-68).

Estamos às vésperas do Natal de Jesus. Nesta noite santa, vamos celebrar a visita, a presença, o amor de Deus no meio de nós. Queremos unir nossa voz à voz de Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, para profetizar, para que da nossa boca saia a profecia da graça, bendizendo o Senhor, Deus de Israel, porque visitou o seu povo e o libertou.

 

O povo de Deus somos nós, o povo de Deus é a minha casa, a sua casa, a sua família, a nossa família. É preciso que, hoje, nos enchamos do Espírito Santo e nos enchamos da graça de Deus para louvar, bendizer, glorificar e exaltar o nome do Senhor Nosso Deus. É preciso dizer que, muitas vezes, nesta noite do Natal, as pessoas se enchem de tantas coisas, enchem-se de vaidades, de comidas e bebidas, mas não se enchem da graça.

 

“Que, nesta noite, o Senhor nos dê o canto da graça, que o Senhor nos dê a profecia de renovação e transformação”

 

É por isso que, nesta noite, uma noite santa, do nascimento do Senhor, há muitos de nós que não contemplamos a graça de Deus que nos visita. Sei que todos nós gostamos de usar uma roupa bonita, todos nós gostamos de nos arrumar, de arrumar toda a casa, arrumar a mesa, arrumar a ceia, mas não deixemos de arrumar o coração, não deixemos de arrumar o nosso interior.

 

Se você gosta de colocar ordem na casa — e deve colocar ordem na casa —, coloque ordem no seu coração, coloque o coração na sintonia de Deus, na sintonia do amor. O mais importante dessa noite não são os presentes, não é a ceia, não é a comida, não é a carne, mas é Deus, é Jesus, o grande presente de Deus. Ele sim que nos visita, Ele sim está no nosso meio para nos libertar!

 

Que Jesus nos liberte, nesta noite santa, da visão egoísta, orgulhosa e soberba que nós, muitas vezes, temos na vida. Que Ele nos liberte de todas as vaidades que estão direcionando a nossa própria vida, e que o Senhor nos conceda sua humildade para abraçarmos a santidade como compromisso da nossa vida.

 

Que, nesta noite, o Senhor nos dê o canto da graça, que o Senhor nos dê a profecia de renovação e transformação. Por isso, convido você, nesta noite, além de participar da Missa, momento único e sublime da graça de Deus, a dar as mãos como família, para que possa comunicar a graça do Espírito aos outros. Não quero desejar outra coisa a você e a sua casa, a não ser que todos estejam nesta noite repletos do Espírito Santo profetizando, louvando, bendizendo e glorificando a Deus porque nos visitou, porque nos libertou, pois a visita de Deus, a libertação de Deus acontece na casa e no coração que se abre para a graça do Senhor.

 

Que tenhamos uma noite, um dia abençoado e iluminado pelo Divino Salvador que nos visitou e nos libertou.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Maria e José estão fora de sua casinha de Nazaré. Encontram-se em Belém da Judeia, e é aí que Maria dá à luz o “filho primogênito”, Jesus. Por falta de lugar na hospedaria, Maria enrola o bebê em panos e o acomoda numa manjedoura. Desconcertante é a pobreza do ambiente em que nasce Jesus. A respeito do Verbo encarnado (Jesus), o Evangelho de João dirá: “Tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1,3). O contraste é evidente e provocativo: quem criou o mundo não encontra no mundo um espaço confortável onde nascer. De qualquer forma, a pobreza e a simplicidade do Menino Jesus nos atraem. Quem não gostaria de acarinhar um recém-nascido indefeso e pobre? Celebremos o nascimento de Jesus, com a alma inundada de alegria e gratidão, porque Deus vem morar entre nós.

 

ORAÇÃO

Ó Menino Jesus, comove-nos a situação de pobreza no teu nascimento. Recém-nascido, és colocado numa manjedoura, sem qualquer conforto. Ao teu lado, tens apenas o aconchego da tua Mãe, Maria, e a proteção do teu pai adotivo, José. O céu, porém, explode em manifestações de júbilo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias

 

Oração Inicial
Em união com todos que se encontram neste ambiente digital,

iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a

Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem saciar nossa sede de Paz! 

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2.   Ó vem, como chega a chuva no chão 

Trazendo fartura de vida e de pão! 

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou 

Só tua palavra nos salva Senhor! 

4.   Ó vem, como chega a carta querida 

Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5.   Ó vem, como chega o filho esperado 

Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6.   Ó vem, como chega o Libertador 

Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Lemos: Lc 1,67-79:

 

Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:

- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.

Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.

Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.

Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.

Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.

Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos

e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.

E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.

Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.

Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.

Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.

 

Refletindo

Este cântico de Zacarias é louvor e profecia. Começa com uma aclamação litúrgica: “Louvemos o Senhor”. O hino divide-se em duas partes: a primeira recorda a ação de Deus na história do povo. A segunda parte anuncia o destino do menino João que será profeta de Deus Altíssimo. Zacarias recorda as promessas de Deus por meio dos profetas, da aliança e do juramento feito com Abraão. Diz também que o objetivo disto tudo é “que sejamos somente dele e façamos o que ele quer.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Também nós devemos reconhecer a grande graça de ser cristão e discípulo de Jesus Cristo.

 

Meditando

Nos ajudam neste reconhecimento os bispos em Aparecida:

“Queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo” (DAp 23).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, com os bispos da América Latina que também fazem uma oração de louvor por Deus que nos amor por primeiro:

 

“ Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

que nos abençoou com toda sorte de bênçãos

na pessoa de Cristo

(cf. Ef 1,3).

O Deus da Aliança,

rico em misericórdia,

nos amou primeiro;

imerecidamente amou a cada um de nós;

por isso o bendizemos,

animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador,

alma e vida da Igreja.

Ele, que foi derramado em nossos corações,

geme e intercede por nós e,

com seus dons nos fortalece

em nosso caminho de discípulos e missionários”

(DAp 24).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo”(DGAE 2008-2009, no 21). Nosso novo olhar é de ação de graças pela vinda de Deus em nosso meio e pela confiança de Deus que nos confia o anúncio de sua presença.

 

Bênção

Iluminado pela esperança evangélica

que provém da gruta humilde de Belém,

invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:

para as crianças e os idosos,

para os jovens e as famílias,

para os pobres e os marginalizados.

Nascido para nós,

Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;

sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.

Em nome do Pai...