quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? – (Mc 3,1-6)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 19 DE JANEIRO de 2022 (quarta-feira) 019º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O MUNDO É UM LIVRO, E QUEM FICA SENTADO EM CASA LÊ SOMENTE UMA PÁGINA."

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

DIA DA OVINOCULTURA

DIA DA OVELHA

DIA DO PASSISTA

DIA NACIONAL DO BARBEIRO  

DIA NACIONAL DO CABELEIREIRO

DIA NACIONAL DO ESTETICISTA

DIA NACIONAL DA MANICURE

DIA NACIONAL DO PEDICURE

DIA NACIONAL DO DEPILADOR

DIA NACIONAL DO MAQUIADOR

DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA-SP (FAMEMA)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) Praia Grande (São Paulo) Cambuí Raposos Tiradentes (Minas Gerais) Caiçara do Rio do Vento (Rio Grande do Norte) Jundiá (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO VICTOR PLATERO SILVA (filho do m/sobrinho-São Paulo /SP)CLAUDIO CROCIOLLI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) SEBASTIÃO GERALDO CANATTO (Lions Clube de Mirandópolis /SP)EDENI ERVOLINO MONTANHEZ (Lions Clube de Valparaíso /SP)ELENICE PICCININI ALBURGUETTI (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)IZABEL CRISTINA F. BIGNARDE (Lions Clube de Tupã /SP)MARIA APARECIDA (CIDINHA PELLIZZON) PATRIANI DESTITO PELLIZZON (Lions Clube de Orlândia /SP)VALDEIR EDUARDO (Vilage Marcas e Patentes – Marilia /SP)GISELE AdriANA DA LUZ BARBOSA (Garça/SP) MANOEL FREDERICO TEIXEIRA PINTO FILHO (Taêsa – Garça /SP)MARIO HENRIQUE BARBOSA (Empresário - Garça /SP)KARINA GELAMOS (Garça /SP) GUILHERME EGEA (Marilia/SP) MAnIba Hanzé (Garça /SP)gustavO cEsaR teleS (Garça /SP)JOSÉ ANTONIO VIEIRA SIQUEIRA (Lins /SP)Larissa Michelan BRUNELLI (Garça /SP)CLaRICE BONFIM tRAVeNSOLO (Garça /SP)Lucas Chekerdemian tRAmbaioli (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CÉLIA RIBEIRO LEME DA SILVA E MARCELO OTÁVIO LEME DA SILVA💘1964💘58 ANOS💘(Equipe 02 ENS Aparecida Setor de Garça /SP) ANDRÉA C. AGOSTINHO CASTRO E SILVIO AUGUSTO PORTELLINHA CASTRO💘1996💘26 ANOS💘(Equipe 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP) IOLANDA RODRIGUERO CLAVISO VASCONCELOS E MARCOS CUNHA VASCONCELOS💘(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Beato Marcelo Spínola

SÃO Mário

SANTO Henrique de Upsália

SANTO Odilo

SÃO Bassiano de Lodi

SÃO Canuto IV

SÃO Germânico

SÃO João Bispo de Ravena

SÃO Marcos de Éfeso

SÃO Mário

SÃO Volusiano de Tours

SANTA Prisca

REGINA PROTMANN

SÃO Sulpício

SANTA Margarida da Hungria

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Levanta-te! Vem para o meio! – Mc 3,1-6

 

 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A vida cristã é constante luta contra as forças do mal dentro e fora de nós. Somos, pois, convidados a confiar totalmente no Senhor todo-poderoso, que para nós é “refúgio, libertador, fortaleza e abrigo”.

 

– Oração 

 

PAI, SEJAM MINHAS MÃOS USADAS SOMENTE PARA A PRÁTICA DO BEM. LIVRA-ME DE MANTÊ-LAS FECHADAS A QUEM PRECISA DE MINHA AJUDA, E DE USÁ-LAS PARA FAZER O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  19 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Davi lança-se à luta, confiante no nome do Senhor. Nada faz Jesus retardar ou deixar para depois a prática do bem. 

 

1ª Leitura (1Sm 17,32-33.37.40-51) – Davi venceu o filisteu, com uma funda e uma pedra.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse fi­listeu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultas­tes! 46Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. 50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 51E, como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(143)

 

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

– 19 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?   (Mc 3,1-6)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Tenha Cristo em sua vida, todos os dias, inclusive em dia de sábado!”

 

(…) ‘Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?’ Jesus lhes disse: ‘Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? (…) Portanto, o Filho do Homem é Senhor também do sábado’

(Marcos 2, 24-28).

 

Jesus parece um transgressor da lei, um fora da lei. Para um judeu devoto, Ele começa a fazer coisas estranhas: toca leprosos; perdoa os pecados; Ele fala com samaritanos; Ele aproxima- se das mulheres; faz refeição com pecadores; cura em dia de sábado; chama a Deus de Pai. Jesus começa a fazer coisas estranhas.

 

A palavra transgredir significa ir além, ultrapassar um limite. Existem dois modos de transgredir: um é ter consciência do meu limite e o ultrapasso para agredir, para gerar violência sobre o outro, ou, no caso de Deus, querer ofendê-Lo. O outro é quando o meu ir além é para gerar comunhão; é para chegar até o outro e lhe dar vida, dar a ele uma possibilidade de ser quem ele é. Então, quando vemos essa atitude de Jesus, a “transgressão de Jesus”, na verdade, é para chegar até o meu e o teu coração.

 

“Vivamos de Cristo e o tenhamos como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça. Cristo sempre em nossa vida!”

 

O dia de sábado, o sábado, é sinônimo de Deus; e o homem foi feito para Deus. O campo de trigo, que aparece na passagem de hoje, é a imagem do próprio Cristo: o trigo que torna pão; o Pão que se torna o corpo do Senhor. Os discípulos estão percorrendo o campo, ou seja, estão caminhando sobre a vida de Jesus, eles estão lado a lado com o Mestre. Cristo é o alimento! Ou você vive d’Ele ou está morto; ou eu vivo d’Ele ou estou morto. É a mesma dinâmica de saber aproveitar da presença de Jesus.

 

Aqui, não se trata desprezar a indicação da lei sobre aquilo que é certo ou errado, não é isso; e sim mergulhar apenas no que é certo, viver de Cristo e tê-Lo como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça… Cristo sempre em nossa vida, todos os dias. Como é lindo em nossa Igreja a possibilidade de fazermos a comunhão diária! Pois, o nosso alimento diário é Cristo.

 

Jesus responde à acusação ao colocar no centro a figura de Davi, que era a figura do Messias. O pão que Ele come junto com seus companheiros era o pão que ficava diante da Arca da Aliança, era o pão santíssimo. E, mesmo assim, Ele o comeu e deu aos seus companheiros.

 

Meus irmãos, nós fomos feitos para as coisas santíssimas; Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Fomos feitos para nos tornamos como Deus, — “Sede santos porque o vosso Pai do Céu é santo!” —, capazes de dar a vida pelos irmãos. Nós somos chamados à essa liberdade; nós somos chamados a este estilo de vida: obedecendo aos Mandamentos do Senhor; vivendo a lei do Senhor todos os dias nos nossos comportamentos e em cada decisão, mas vivendo, acima de tudo, debaixo da lei do amor, que é Cristo, o nosso alimento.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na sinagoga, Jesus encontra resistência dos adversários e é lá onde realiza diversos sinais miraculosos. Seus adversários ficam de olho para ver o que o Mestre vai fazer com o homem de mão paralisada, sempre preocupados com a questão do sábado. Jesus se coloca novamente contra a observância religiosa desumana, que torna o sábado superior e mais importante que o ser humano. O relato mostra que não deve haver restrições de tempo e espaço para fazer o bem. Jesus sempre se sentiu muito livre para realizar o bem, mesmo transgredindo certas tradições do seu tempo. Por causa dessa liberdade, os adversários procuram eliminá-lo. Não conseguem ver os avanços que o Mestre propõe a respeito de certas normas mosaicas. O relato do texto de hoje, mais uma vez, mostra a opção que Jesus fez em vida, trazer para o centro quem está à margem da sociedade.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

Oração Inicial


Hoje, como discípulo(a) de Jesus peço que Ele me ensine orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

 

“A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes… Assim, nosso culto fica verdadeiro, e nosso Deus, muito mais satisfeito conosco.”

2. Meditação (Caminho)

De que forma compreendo e acolho os ensinamentos de Jesus?

O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os legalismos que me aprisionam e me impedem de viver a fraternidade?

 

3.Oração (Vida)

Da angústia, tristeza e obsessão, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

Do ódio, da fornicação e da inveja, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

Dos pensamentos de ciúme, raiva e morte, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

De todos os pensamentos de suicídio e aborto, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

De todas as formas de sexualidade desordenada, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

Da divisão da família, de toda a amizade que nos afasta do bem, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

De todas as formas de malefício, de feitiçaria, bruxaria e de qualquer mal oculto, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

QJesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundancia. Como você pretende viver, durante o dia, os apelos que o senhor lhe revelou?

 

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém..