terça-feira, 19 de novembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. – (Lc 19,1-10)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 19 DE NOVEMBRO de 2024 (terça-feira) 324º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O CORAÇÃO.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ESTRESSE

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DIA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI / A DENGUE

DIA DA MULHER EMPREENDEDORA

DIA NACIONAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

DIA DO VASO SANITÁRIO

DIA MUNDIAL DO BANHEIRO/ TOALETE

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

DIA NACIONAL DAS AUTOESCOLAS

DIA DA CAMAREIRA

DIA DO CORDELISTA

DIA DO ENXADRISMO

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ALLIANZ PARQUE EM SÃO PAULO-SP

SEMANA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE ANTIMICROBIANOS

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Itaóca - Santo Anastácio (São Paulo) Ibateguara (Alagoas)  Cafeara - General Carneiro - Itaúna do Sul - Ivaiporã - Ourizona - Paiçandu - Rancho Alegre - Santa Isabel do Ivaí (Paraná) Breves (Pará) Lavandeira (Tocantins) Recife (Pernambuco) Iporá (Goiás)Pio XII (Maranhão) João Câmara (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PRISCILA CONESSA VERI TERRA (m/sobrinha-Professora- Lions Clube de Garça /SP) LUIZA GABANA PADILHA (mãe da Rozely Garça /SP) SIDEILDO CASSEMIRO DA SILVA (Equipe 07 Nossa Senhora do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) SANDRA CRISTINA DE FREITAS (Sapeka Confecções - Garça/SP) HELENA SCALSO CASTRO PERES (empresária-Grupo PPA-Garça /SP) MURILO DA SILVA PINTO GOES (Garça/SP) SUELY FERNANDES GUIMARÃES (Garça /SP) SERGIO YUKISHIGUE CHIYODA (PDG 2009/2010-1VCC-Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) VALDIR GOMES TEIXEIRA (Lions Clube de BAURU CENTRO/SP) GIANI ALESSANDRA PEREIRA (Herculândia /SP) ANA PAULA MODESTO (Cotia /SP) MAria(Varda) Aparecida gRavatIN toyota (amiga-Garça /SP) Everton Bofetti (Garça /SP) LUIZA MARIA L. BARBOSA (Garça /SP) pE. wIlsoN Luís Ramos (Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima de Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  FATÍMAN Aparecida SERAFIM NUNES E DÉCIO TAVARES NANES ó1993ó31 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP) GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS E MARCIO JOSÉ DOS SANTOS ó2005ó19 ANOSó(Garça)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 Nossa Senhora da Mãe Divina Providência

SÃO roque gonzales DE Santa Cruz E companheiros

Os “mártires das reduções jesuíticas” Roque Gonzáles, Afonso Rodríguez e João del Castillo (Espanha) deram a vida em defesa dos povos indígenas da américa do sul (séc. xvii). foram canonizados em 1988.

SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ

SÃO Josafá

SÃO Barlaão

SÃO João Del Castilho

Santo Abdias

Santa Matilde de Hackeborn

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Zaqueu, o cobrador de impostos   Lc 19,1-10 - Sou capaz de hospedar Jesus, como fez Zaqueu?

 O Evangelho nos oferece o encontro surpreendente de Zaqueu com Jesus numa cena maravilhosa do amor de Deus por nós.

 

Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra; por isso, eles alcançaram a recompensa eterna.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Apesar das perseguições, os cristãos alcançam a vitória sobre as forças do mal, graças à fé na ressurreição de Cristo. No século 17, em defesa dos povos indígenas da América do Sul, os padres Roque González, paraguaio, Afonso Rodríguez e João del Castillo, espanhóis, doaram sua vida, sendo considerados os “mártires das reduções jesuíticas”. Peçamos ao Senhor que nos conceda fé profunda, fortaleza e perseverança na prática do bem.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME PURO DE CORAÇÃO, COMO O ZAQUEU CONVERTIDO, TORNANDO-ME DESAPEGADO DAS COISAS DESTE MUNDO E CAPAZ DE DIVIDI-LAS COM OS POBRES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, que a vossa Palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 19 de novembro de 2024terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João de Castillo, presbíteros e mártires, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Ap 3,1-6.14-22) Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Início do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1“Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. 14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodiceia: Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. 17Tu dizes: ‘Sou rico e abastado e não careço de nada’, em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. 20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 14(15)

 

Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono

1. “Senhor, quem morará em vossa casa?” † É aquele que caminha sem pecado / e pratica a justiça fielmente; / que pensa a verdade no seu íntimo / e não solta em calúnias sua língua. – R.

Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono!

2. Que em nada prejudica o seu irmão / nem cobre de insultos seu vizinho; / que não dá valor algum ao homem ímpio, / mas honra os que respeitam o Senhor. – R.

Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono!

3. Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito / de sentar-se comigo no meu trono. Não empresta o seu dinheiro com usura † nem se deixa subornar contra o inocente. / Jamais vacilará quem vive assim! – R.

Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono!

 

 

 

– 19 de novembro de 2024terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João de Castillo, presbíteros e mártires, Memória

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.  (Lc 19,1-10)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Por amor, Deus enviou-nos o seu Filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

19/11/24 33ª TERÇA-FEIRA TC – B: f

esta dos Santos Roque Gonzalez, Afonso Rodrigues e João del Castilho, jesuítas mártires, missionários dos indígenas  (Paraguai, séc. 16-17)

 

Lucas 19,5-6.9-10: “Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: - Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa. Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria... Jesus lhe disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

 

Senhor Jesus, a história do seu encontro com Zaqueu nos causa encanto e esperança. Zaqueu era pequeno, não apenas em estatura, mas também em sua fé e em sua vida moral. Mas, trazia dentro de si a inquietação de querer ver o senhor, talvez porque buscava uma paz que a sua profissão de coletor de impostos e sua riqueza desonesta, não lhe proporcionavam. Ele, porém, jamais poderia imaginar que o senhor também queria, não somente vê-lo, mas hospedar-se em sua casa. Assim, o senhor, num gesto generoso de amor, que acolhia a todos sem preconceito religioso ou moral, quis provocar um encontro de salvação com Zaqueu e sua família. Sua atenção carinhosa trouxe uma alegria tão grande àquele homem, que tocou o seu coração, e o levou a uma conversão profunda. Por causa do senhor, Zaqueu decidiu repartir metade da sua riqueza com os pobres e devolver 4 vezes mais a quem havia roubado. E o senhor também exclamou feliz: ‘hoje a salvação entrou nesta casa!’.

Senhor, essa cena nos ensina que o senhor vem ao nosso encontro e nos oferece a salvação, quando demonstramos boa vontade e o acolhemos com alegria. Afinal, o senhor veio procurar e salvar quem estava perdido. Que o nosso coração esteja sempre inquieto para encontrar-se com o senhor, e que cada encontro provoque em nós uma conversão concreta para a justiça, a honestidade e a generosidade, a exemplo do pequeno Zaqueu. E que esse cena se repita em sua Igreja, para que ela compreenda que a sua missão é também sair ao encontro das pessoas para que experimentem o seu amor de mãe, antes que a sua autoridade e as suas leis.

 

Mãe querida, senhora Aparecida, que nossas casas estejam sempre abertas para hospedar seu Filho, cuja presença nos enche de alegria e de esperança. E faça com que os nossos corações se voltem sempre mais para os valores do Reino de Deus, porque também nós somos filhos de Abraão. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Zaqueu, chefe dos fiscais do imposto e muito rico, “tentava ver quem era Jesus”. Deixa de lado as etiquetas de boa educação, expõe-se ao ridículo subindo numa árvore, para satisfazer sua curiosidade e aliviar seu coração. Jesus interrompe a caminhada, muda seu programa, convida Zaqueu a descer da figueira: “Desça rápido, porque hoje devo ficar em sua casa”. Com alegria, Zaqueu recebe Jesus e sua comitiva. O povo solta a língua: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador”. Imaginamos um fecundo diálogo entre o Mestre e o novo discípulo, até que Zaqueu, solenemente, apresenta aos convivas seu projeto de vida nova (v. 8). Um dia especial para Zaqueu, que acabava de dar novo sentido para sua vida. Jesus o confirma: “Hoje a salvação chegou a esta casa”. E você, qual é o seu projeto de vida?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Lc 19,1-10 - Sou capaz de hospedar Jesus, como fez Zaqueu?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
O Evangelho nos oferece o encontro surpreendente de Zaqueu com Jesus numa cena maravilhosa do amor de Deus por nós.
Porque você quer esse encontro de oração?
Com quem você quer se encontrar?
Qual o desejo maior desse encontro?
Como você quer se preparar para este encontro com o Senhor Jesus?

Oremos: “Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos querer e vos amar de todo o coração, pois só teremos felicidade plena amando e servindo a vós o criador de todas as coisas.”

 

1. Leitura (verdade)

Leia o Evangelho que a liturgia recomenda para este dia quantas vezes julgar necessário. Perceba que é Deus quem faz deste encontro um grande momento de salvação.

Zaqueu desejava conhecer Jesus. E o Mestre também desejava encontrar Zaqueu. É o encontro de dois corações motivados pelo desejo de transformação, em vista de um bem maior. Os bispos da América Latina escreveram: “Jesus saiu ao encontro de pessoas em situações muito diferentes: homens e mulheres, pobres e ricos, judeus e estrangeiros, justos e pecadores… convidando-os a segui-lo. Hoje, continua convidando a encontrar nele o amor do Pai. Por isso mesmo, o discípulo missionário há de ser um homem ou uma mulher que torna visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DAp 147). Que nosso olhar torne nossos encontros em experiências de fé transformadora!

 

2. Meditação (caminho)

Há um olhar que salva, que ressuscita, transforma e faz viver plenamente; o olhar de Jesus para Zaqueu.
Deixe que o olhar do Senhor se encontre com o seu neste momento…
Vistos profundamente por Deus, sejamos capazes, como Zaqueu de nos deixar converter plenamente.
Que apelos o olhar do Senhor deixa ao seu coração?
Existe algo, em sua vida, que você sente a necessidade de reparar a exemplo de Zaqueu?

 

3. Oração (vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no céu….”

 

4. Contemplação

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

BENÇÃO

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP