quinta-feira, 22 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós deveis rezar assim. - (Mt 6,7-15)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 22 DE JUNHO DE 2017 (quinta-feira) 173º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
DEUS NÃO ATENDE AS NOSSAS VONTADES E SIM AS NOSSAS NECESSIDADES...”
 (Padre Fábio de Melo)

 Datas Comemorativas 
 DIA INTERNACIONAL DO VÍDEO ARTE
 DIA DO EMPRESÁRIO GRÁFICO
 DIA DO ECONOMIÁRIO
 DIA DO AEROVIÁRIO
 DIA DO FUSCA
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre dos Parecis - Cujubim - Nova União - Parecis - Primavera de Rondônia - São Felipe D'Oeste - Teixeirópolis - Vale do Anari (Rondônia) Barra do Choça (Bahia) Cristalândia (Tocantins) São Jorge do Patrocínio (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA NENADAS GRAÇAS PEREIRA ALVES (M/PRIMA – empresária Oficina Trevo Motor -Garça/SP) ANTONIO MARCIO SIQUEIRA CESAR (Hidráulica Center Garça /SP) ANA CAROLINA RAMIRES (Advogada-Garça/SP) MARIA AUXILIADORA CUNHA (Três Lagoas/MS) HEITOR DANTAS DOS SANTOS (filhote da Alessandra do Lions Clube Universitário de Garça /SP) ANDREA SÊGA (Garça/SP) APARECIDA INÊS MAITAN (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO TOMÁS MORE
SÃO JOÃO FISCHER
SÃO PAULINO DE NOLA
SANTO ALBANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A vida cristã se baseia no compromisso com o próximo e na busca da vontade de Deus. Ele sabe do que necessitamos; cabe-nos, pois, dirigir-nos a ele pela oração que brota de um coração filial.
 Oração
Ó DEUS, FORÇA DAQUELES QUE ESPERAM EM VÓS, SEDE FAVORÁVEL AO NOSSO APELO E, COMO NADA PODEMOS EM NOSSA FRAQUEZA, DAI-NOS SEMPRE O SOCORRO DA VOSSA GRAÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
5ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 22/06/2017
O autêntico evangelizador zela pela situação e caminhada da fé da comunidade, fortalece-se com a oração e é portador do perdão de Deus.

1ª Leitura (2Cor 11,1-11) – Anunciei-vos, gratuitamente, o evangelho de Deus. Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura. 3Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo. 4Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais. 5Mas penso que em nada tenho sido inferior a esses eminentes apóstolos! 6Pois, embora eu seja de pouca eloquência, não acontece o mesmo quanto à ciência: é o que em tudo e a cada passo vos temos manifestado. 7Porventura cometi alguma falta, em vos ter pregado o Evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras igrejas, recebendo delas o meu sustento. 9Estando convosco e passando alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram o que me faltava. Em tudo me guardei e me guardarei de vos ser pesado. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, não me será tirada esta glória nas regiões de Acaia. 11E por quê?… Será por que não vos amo? Deus o sabe!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 110 (111)
Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.

Evangelho do dia
5ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 22/06/2017
Vós deveis rezar assim. - (Mt 6,7-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai! (Rm 8,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 7Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. 8Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. 9Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; 10venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; 13e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 14Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. 15Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Abramos o nosso coração para a graça do perdão
Toda oração, para ser sincera, verdadeira e profunda, tem de ter perdão!
De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará (Mateus 6, 14)
Jesus está, hoje, ensinando Seus discípulos a orarem, não só os discípulos de ontem, mas também os hoje e amanhã. Todos nós que somos seguidores de Jesus Cristo precisamos aprender a orar.
Não permita que seu coração entenda oração como uma repetição de palavras, ainda que precisemos repetir Ave-Marias, Pai-Nossos e fórmulas que nós aprendemos, pois a essência está dentro das palavras, não apenas nas repetições.
A essência da oração é o coração unido a Deus. Você pode rezar 10 mil Pai-Nossos e Ave-Marias na vida, mas, em nenhuma delas, seu coração estar em Deus. Não estou diminuindo nenhuma das suas orações, muito pelo contrário, é valoroso rezar e meditar o Santo Rosário, tudo aquilo que essa oração nos dá, mas rezemos com o coração e a vida. Rezemos meditando, contemplando, vivenciando e deixando que o nosso coração faça comunhão com Deus.
A primeira coisa fundamental da oração é a comunhão, o coração que se une a Deus naquele momento, porque, na oração, o Senhor nos purifica, lava-nos, liberta-nos, restaura-nos e realiza o Seu novo em nós. A segunda coisa é a ação, pois oramos e colocamos em prática aquilo que vivemos na oração.
Não podemos fazer nenhuma oração sem pedir perdão pelos nossos pecados. Em toda oração que pedimos perdão a Deus, Ele nos perdoa. Não tenhamos dúvidas, pois Deus nunca nos nega Seu perdão, apenas o perdão d’Ele é na medida do perdão que damos aos outros. Não é assim que rezamos? “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos”.
Desculpe-me a expressão, mas seria falta de vergonha na cara pedirmos que Deus nos perdoe, implorarmos Seu perdão, mas não perdoarmos o irmão de todo o coração. Por isso, toda oração, para ser sincera; verdadeira e profunda tem de ter perdão! Temos de nos abrir à graça do perdão.
Muitos dizem: “Padre, é tão difícil perdoar!”. Por isso rezamos, para pedirmos que Deus nos dê essa graça. Precisamos pedir disposição para perdoar e nos “quebrar por dentro”, dilacerar nosso coração para perdoar.
Uma oração só é frutuosa, só chega autenticamente ao coração de Deus quando ela é regida pela força sublime do perdão. Não perdoemos pouco, perdoemos como Deus nos perdoa, pois Ele nos perdoa muito!
Perdoemos e amemos muito, para que nossa oração produza muitos frutos!
Deus abençoe você!
 Reflexão - O “Pai Nosso”: a oração dos filhos de Deus
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje os discípulos, seduzidos pela pessoa de Jesus enquanto orava, pedem-lhe uma instrução sobre como orar: O “Pai Nosso” é a resposta a essa solicitação. É uma oração concentrada em sete petições, cheia de sentido teológico, em contraste com a palavrearia e verborreia dos pagãos quando oram.
Para Jesus, orar é falar com o Pai, pelo Espírito que lhe faz exclamar: “Pai!”, a palavra mais meiga pronunciada por um filho. As três primeiras petições centram-se em Deus: Seu reino, sua santidade, sua vontade. As outras quatro estão dirigidas ao homem e as suas necessidades: Pão, perdão, força contra a tentação e o Maligno. Nós, filhos no Filho, centramo-nos também em Deus lhe expressando confiadamente nossas necessidades.
Pai! Que lindo é te chamar com este nome, tendo um só coração (concordes) só uma alma (unânimes), e só uma voz (ao uníssono) com teu Filho amado, nosso irmão Jesus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Conheço a palavra perdão?
- Ela faz parte de minha vida?
- Rezo o Pai Nosso?
- Com que frequência?
- Será que notei a grande “arapuca” que Jesus criou para nós aos nos ensinar a rezar o Pai Nosso?
- Estou de acordo que Deus me perdoe... assim como eu perdoo?!

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 6,7-15 - Somos irmãos e rezamos: "Pai nosso..."
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante, invocando,
com todos os internautas, o Espírito Santo:
Vem Santo Espírito, amor do Pai.
Toca a minha mente, 
a minha vontade, 
o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus,
 Palavra do Pai.
 Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente, na Bíblia, Mt 6,7-15.
Meditando
Neste texto Jesus nos ensina a orar. Primeiro, indica a atitude que devemos assumir ao orar: não ficar repetindo fórmulas, muito menos longas orações. E ainda, ter atitude de confiança no Pai que já sabe tudo de que necessitamos.
Jesus nos ensina, de maneira muito simples, a orar:
1º Assumir a atitude de filhos e irmãos: Pai nosso.
2º Reconhecer o nome de Deus como "santo".
3º Pedir que o Reino de Deus aconteça entre nós.
4º Dispor-nos a fazer a vontade de Deus.
5º Fazer os pedidos para o dia-a-dia: o pão, o perdão, a libertação de toda tentação e mal.
Thomas Merton diz que, assim como somos, rezamos. E diz mais: "O homem que não reza, é alguém que tentou fugir de si mesmo, porque fugiu de Deus".
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que a Palavra diz para mim?
Às vezes, apenas "dizemos orações" com os lábios. 
Nosso coração, nossos sentimentos e pensamentos estão distantes. 
Meditando
Os bispos, na V Conferência, em Aparecida, disseram: 
"Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende para acompanhar um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma simples alegria." (DAp 261).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo agora com muita consciência e fé a
Oração do Pai Nosso
Pai nosso, 
que estais nos céus, 
santificado seja o vosso nome.
Venha a nós o vosso Reino.
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai-nos as nossas ofensas 
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixei cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Por vosso é o Reino, o Poder e a Glória. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar para o dia de hoje vem carregado de uma certeza: tenho um Pai e uma multidão de irmãos.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo