quinta-feira, 30 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. - (Mt 13,47-53)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 J   U   L   H   O

 GARÇA/SP, 30 DE JULHO de 2020 (quinta-feira) 212º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://kdfrases.com/ 

A MEDIDA DA VIDA NÃO É A SUA DURAÇÃO, MAS A SUA DOAÇÃO.

(Peter Marshal)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 DIA NACIONAL DO CARTAZ

 DIA INTERNACIONAL DO TIGRE

 DIA DA FOTOGRAFIA COLORIDA

 DIA INTERNACIONAL PARA A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL E A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Acaraú - Tianguá (Ceará) Anápolis (Goiás) Lobato (Paraná) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) Lauro de Freitas - Piripá - Vera Cruz (Bahia) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALINE  DOS SANTOS  PEREIRA CALDEIRA (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ-Setor de Garça /SP)PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS (Matão /SP)PDG DJALMA LACERDA (DLC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP)NAIR SANTOS (Bauru /SP)JOÃO SVIZZERO (Bauru /SP)PAULO ALVES DE SOUZA (Três Lagoas /MS)JULIANO PEREIRA DE ANDRADE (Advogado-Garça /SP)MARIA DA GRAÇA DE SOUZA MARTINS (Odair Pneus Marilia/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS e JOSÉ (MARRUCO) APARECIDO DONIZETE BATISTA DE BARROS ó1981ó39 ANOS ó(Matão /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO PEDRO CRISÓLOGO

■ SÃO LEOPOLDO MANDIC

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Como diligente artista, Deus se ocupa de nós, seus filhos e filhas. E quando intervém com alguma correção, é para nos tornar melhores. Deixemo-nos modelar pelo Senhor, que nos conhece profundamente. 

– Oração 

PAI, CONCEDE-ME SUFICIENTE REALISMO PARA PERCEBER QUE TEU REINO SE CONSTRÓI EM MEIO A PERDAS E GANHOS, E QUE SÓ TU PODES GARANTIR O SUCESSO FINAL.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de julho de 2020  5ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O ser humano é frágil como um vaso de barro. A sabedoria reside em deixar-nos modelar por Deus, fazendo-nos discípulos do seu Reino. 

 

1ª Leitura (Jr 18,1-6) – Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4quando o vaso que moldava em barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos.
5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(146)

Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

 

 

– 30 de julho de 2020  5ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. - (Mt 13,47-53)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Abre-nos, ó Senhor, o coração, / para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.

51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus faz de nós peixes de boa qualidade”

Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo

(Mateus 13,49-50)

Jesus está, hoje, dando-nos parábolas, mais uma vez, para nos explicar o Reino dos Céus. É claro que a primeira delas: uma rede lançada ao mar, que apanha peixes de todos os tipos, é para dizer que o Reino dos Céus é, justamente, essa rede que pega homens de todas as espécies e maneiras: pecador como eu, mal-humorado como aquele, um outro que tem uma vida machucada, um outro que já nasceu na Igreja, um outro que nunca quis saber de Deus… Ele não faz distinção de pessoas.

 

Deus não fica olhando e dizendo: “Só aquele peixe que é bom”. Ele não é seletivo como nós; pelo contrário, Deus é eletivo, é Aquele que elege todos para fazer parte do Seu Reino. Apenas é preciso que o peixe, mesmo que possa parecer um pouco estragado pelas circunstâncias da vida, deixe-se tratar por Deus.

 

Assim como estamos permitindo que Deus nos trate, que Ele cuide de nós, que nos ame e faça acontecer, é preciso que tenhamos a mesma compaixão para com todos. Que não julguemos, não condenemos, mas, pelo contrário, permitamos que a ação de Deus aconteça em nós.

 

“O Reino de Deus é o lugar que trata de cada um de nós para que possamos ser peixes de boa qualidade”

 

No final dos tempos, os anjos de Deus irão separar aquilo que é mau daquilo que é bom, o que é justo do que não é justo. O tempo da graça é esse, é tempo de nos convertermos. Pode parecer por fora, somente pelas escamas, que somos um peixe bom, mas não estamos vendo as coisas estragadas, injustas e malignas que estão em nós. Por isso, o Reino de Deus é aquele que acolhe a todos, mas é o lugar que trata de cada um de nós, para que possamos ser peixes de boa qualidade.

 

Se o Reino dos Céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas, nós também temos que tirar as coisas novas para colocar para fora as virtudes, os valores e, ao mesmo tempo, repelir aquilo que é velho e não é de Deus, para que o que é d’Ele esteja acontecendo em nós.

 

Tire o que é velho e estragado, tire aquilo que não é a Palavra de Deus da nossa vida, para que possamos dar bons frutos de conversão.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Reino dos Céus está aberto a todos. Entretanto, tem suas exigências. Em seus ensinamentos, Jesus deixa claro que a busca do Reino supõe a prática da justiça e do amor, o desapego dos bens materiais, o exercício da fraternidade e as relações de perdão e de paz. Os contravalores abarcam a injustiça e seus derivados: egoísmo, opressão, enriquecimento ilícito, atentado à vida; enfim, tudo o que prejudica o próximo. Cada pessoa toma consciência do bem e do mal e livremente faz sua escolha; com isso escolhe também o fim que a espera. O bem será recompensado por Deus, e o mal, condenado. Todo dia é tempo para pegar a estrada do bem. Especialista em Reino de Deus, o Mestre pede a seus discípulos e à Igreja para valorizarem a Palavra de Deus (Antiga e Nova Aliança).

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, teu zelo apostólico se manifesta também mediante as parábolas, como a da rede lançada ao mar. Há cristãos só de nome, e outros que realmente se empenham para te tornar conhecido, amado e seguido. Dá-nos a graça de sermos teus fiéis discípulos para sempre. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir. Carmen Maria Pulga

Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,47-53 - O Reino dos céus é como a rede

 

Oração Inicial
Jesus costumava ensinar o povo por meio de parábolas, e nós tivemos contato com muitas delas ao longo da semana. Também hoje a liturgia nos traz uma parábola sobre o Reino dos Céus. O Reino agora é comparado a uma rede que foi lançada ao mar e pegou peixes de todos os tipos.

 

Peçamos ao Espírito Santo que nos oriente para bem compreendermos os ensinamentos de Jesus. Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que diz o texto? Com que imagens Jesus compara o Reino dos Céus? O que representa a separação dos peixes bons e dos que não prestavam, dos maus e dos justos, das coisas novas e das velhas tiradas do baú? Em que momento se dará essa separação?

“Nem tudo o que é novo é bom, nem tudo o que é velho é condenável. O juízo de valor nos ensina a distinguir o tesouro das coisas novas e velhas. Nossa fé se alimenta de certezas, e estas não mudam. Acostumados a conviver com verdades eternas, por vezes, temos dificuldades de abrir mão de costumes que envelhecem.

Para os israelitas, o lago da Galileia era o mar. E no mar de proporções infinitas, uma grande rede recolhe peixes de todo tipo. A comunidade cristã é santa e pecadora. É uma comunidade a caminho e não compete a nós excluir ninguém. Nem mesmo temos a missão de julgar os demais, mesmo porque não possuímos o conhecimento do íntimo da pessoa e da misericórdia do Pai.”

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

“Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação.

Misericórdia é:

- A palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.

- O ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro.

- A lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida.

- O caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O Senhor Deus é justo, clemente e misericordioso. Agradeçamos seu amor, que nos concede a vida renovada. Agradeçamos a Palavra deste dia e seus ensinamentos.
Rezemos em comunhão com todos cristãos: “Pai nosso que estais no céu. …”

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize, em poucas palavras, o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

BÊNÇÃO

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

Ele está no meio nós.

 

Oremos: Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!


Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.


Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.