domingo, 21 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor. - (Jo 14,15-21)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 21 DE MAIO DE 2017 (domingo) 141º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SOMOS INSIGNIFICANTES, POR MAIS QUE VOCÊ PROGRAME SUA VIDA, A QUALQUER MOMENTO TUDO PODE MUDAR.”
(Ayrton Senna)


Datas Comemorativas
DIA DA LINGUA NACIONAL
DIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL
DIA INTERNACIONAL DA LIBERTAÇÃO AFRICANA
DIA NACIONAL DO CONGREGADO MARIANO
DIA do Memorial Internacional a Luz de Velas pela AIDS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jumirim - Nantes (São Paulo) São Borja - São Francisco de Paula - Torres (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ ROBERTO SERAFIM (Garça/SP) CELSO ANTONIO (Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) Dr FLORIANO PERES JUNIOR (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) MARTA SUELI PRECIPITO KRUSICKI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) MARIA DO CARMO OLIVEIRA MORAES (Garça/SP) ANA MARIA SAENZ ARTIOLI (Garça/SP) RENATO DONIZETI TIROLA (Garça/SP) WILSON RANGEL  (Garça/SP) maria ELIZABETE SILVEIRA DE CARVALHO (Garça /SP) ANNA PAULA BRANDÃO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENAó1961ó56 ANOS (Distrito LC 8)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDEó1996ó22 ANOSó(Distrito LC 8)

Santo do Dia
SANTO EUGÊNIO DE MAZEMOD
SÃO CRISTÓVÃO MAGALHÃES
Cristóvão e 24 companheiros, mártires mexicanos (Século 20) , aceitaram livre e serenamente a morte como testemunho da própria fé. As obras destes santos falam do seu amor a Deus e aos irmãos.
SANTO ANDRÉ BÓBOLA  
MANUEL G. GONZÁLES E ADÍLIO DARONCH BEM-AVENTURADOS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Jesus nos garante sua presença por meio do Espírito Santo, nosso defensor e revelador da verdade do Pai. Somos a assembleia reunida – sinal real da presença de Cristo – que testemunhou a atuação permanente do Espírito na vida da comunidade e da sociedade. A Páscoa de Jesus se manifesta nas pessoas e comunidades que vivem o amor, guardando os mandamentos”.
 Oração
PAI, CONCEDE-ME O DOM DO TEU ESPÍRITO QUE, COMO LUZ, DISSIPA AS TREVAS E ME FAZ CAMINHAR SEGURO PELOS CAMINHOS DE TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus todo poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Domingo da 6ª Semana da Páscoa - 21/05/2017
A palavra de Deus é acolhida com alegria, pois confirma a presença do Espirito Santo na comunidade. Fonte da verdade, do amor e da vida, o Espírito sustenta o testemunho da esperança que anima a caminhada cristã.

1ª Leitura (At  8,5-8.14-17) – Impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Livro dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: A perseguição contra o =s cristãos torna-se causa de expansão do evangelho.

Naqueles dias, 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. 15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.
17Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 65(66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

2ª Leitura (1Pd 3,15-18) – Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Pistas para a reflexão: Deus não deseja o sofrimento de ninguém, mas este pode ser consequência da fidelidade ao evangelho.

Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.
16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal.
18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 6ª Semana da Páscoa - 21/05/20177
Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor. - (Jo 14,15-21)
Pistas para a reflexão: O Espírito da verdade anima e sustenta a caminhada da comunidade.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS
Manifestação de Cristo
João ensina que ter a presença de Jesus é amá-Lo guardando seus mandamentos. Amando-O, temos a garantia de que está presente. Esta presença é garantida pelo Espírito da verdade: “Vós O conheceis porque Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós… Vós me vereis, porque Eu vivo e vós vivereis… Quem tem meus mandamentos e os observam, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,18-21). Não há ausência, mas presença do Espírito da Verdade. Verdade é Jesus. Temos a presença de Jesus e a manifestamos por nosso amor a Ele, guardando seus mandamentos. Estamos sempre unidos ao Pai, pelo Filho no Espírito: “Quem ama Jesus será amado pelo Pai”. O Espírito nos abre à visão de Jesus através do amor que Ele tem por nós. Observando nossa comunidade vemos o mesmo que ocorreu com os apóstolos e discípulos, como no caso de Filipe que anuncia o Evangelho em Samaria. Ele fazia os milagres que Jesus fazia. Cristo continua a dar o Espírito através dos apóstolos. O Espírito é dado para todos. A ação evangelizadora de Filipe que fora escolhido como diácono para servir as mesas (ação social), torna-se um serviço maior de anúncio de Jesus. Os diáconos têm uma missão de anúncio que incide também sobre o social. Muitos reduziram seu diaconato a um serviço de altar. Também é bom, mas não é a primeira missão. Vemos aí a dimensão evangélica de todo o cristão: cuidar do homem como um todo.
Missão do Espírito
O Espírito é o outro Defensor: “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Defensor para que permaneça sempre convosco” (Jo, 14,16). Jesus está diante de Deus intercedendo para o perdão dos nossos pecados e os do mundo inteiro (1Jo 2,1). Qual a missão do Espírito? Paulo explica: “Ele socorre nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26). Nossa relação com Deus é feita através do Espírito que conhece nossa linguagem e a linguagem de Deus. Ele nos revela Jesus e faz morada em nós, “O Pai dará outro Defensor para que permaneça sempre convosco” (Jo 14,17). Após a Ressurreição e Ascensão de Jesus ao Céu, entramos no tempo do Espírito que faz penetrar no mundo e nas pessoas a redenção que Cristo nos trouxe. Ele nos tira da orfandade. A sensação de perda de Jesus, por sua Ascensão ao Céu nos é sanada pela presença do Espírito que nos faz entender nossa relação com Cristo.
Vida e mistério celebrado
Participando da vida de Deus pelo Espírito, celebramos com júbilo suas maravilhas que se renovam. Deus jamais rejeitou nossa oração (Sl 65). Por isso nos reunimos para celebrar sua bondade, libertando-nos de todo o mal e pecado e dando-nos a vida nova em seu Filho. Ouvimos Pedro dizer: “Santificai em vossos corações o Senhor”, Santificar é reconhecer Deus e louvá-Lo pela proclamação de Cristo e ressuscitado. Cada celebração é momento de viver este mistério e receber o Espírito. Há uma procura de imposição das mãos para o dom do Espírito. Mas não se toma conhecimento ou há desconhecimento de que, em cada Eucaristia, há um Pentecostes dentro da celebração nas palavras da epíclese. Dá-se o Espírito com a mesma energia Divina que mudou o pão e o vinho em Corpo e Sangue do Senhor. O Espírito Santo é o servidor como Cristo. É preciso acolher sua graça e não fazê-Lo um mero distribuidor de dons para nossa vaidade.
Não há desemprego 
A narrativa da pregação de Filipe em Samaria mostra claramente que a pregação não estava reservada somente aos apóstolos. Todos os cristãos leigos são igualmente responsáveis pelo testemunho do Evangelho. Não há desemprego na Igreja nem aposentados. Cada um faz de seu modo.
Cada um corresponda à salvação que recebeu. Pedro insiste: “Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir” (1Pd 3,15). Ele nos dá o Espírito Santo que nos ensinará tudo o que precisamos aprender sobre Jesus. Quem ama Jesus será amado pelo Pai.
Nesse Reino todo mundo tem o que fazer. Guardando os mandamentos faremos sua obra. Não estaremos desempregados nem encostados.
1 - Temos a presença de Jesus e a manifestamos por nosso amor a Ele, guardando seus mandamentos.
2 - Nossa relação com Deus é alimentada através do Espírito que conhece nossa linguagem e a linguagem de Deus.
3 -Cada celebração é momento de viver este mistério e receber o Espírito.
Leituras: Atos 8,5-8.14-17; Salmo 65; 1Pedro 3,15-1; João 14,15-21
Reflexão – “Presença de Deus
 Direitos reservados: P. Julio César RAMOS González SDB
(Mendoza, Argentina)  
Hoje, Jesus despede-se, pois volta para o Pai para ser glorificado. Isto entristece os discípulos que ainda o olham apenas com o olhar físico que aceita e se apega ao que unicamente vê e toca. Esta sensação dos seguidores, que também se dá hoje em muitos cristãos, faz o Senhor assegurar que não nos deixará “órfãos”.
Ele pedirá ao Pai que nos envie “outro Paráclito” (Auxiliar, Intercessor), o “Espirito da verdade”. No meio das preocupações quotidianas Jesus convida-nos a senti-lo sempre presente, a saber, descobrir que Ele está vivo e nos ama, e ao mesmo tempo que dá o passo firme de viver os seus mandamentos, dá-lhes a garantia de se manifestar na plenitude da vida nova e ressuscitada.
—Senhor, hoje tu te manifestas vivo e presente nos ensinamentos das Escrituras e na Eucaristia. Que a minha resposta seja a de uma vida nova que se entrega na vivência dos teus mandamentos.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você reza pedindo as luzes do Espírito Santo?
- Como você passa o domingo, o dia do Senhor?
- O que você entende pela expressão “é necessário ver Jesus no próximo?”
 - Você procura ser grato, reconhecido, com os ministros de Deus que servem em sua comunidade?
- O que você faz por sua comunidade?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br//
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
"O Senhor nos disse: "não tenham medo" 
(Mt 28,5).
 Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: "Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?" 
(Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda" 
(DAp 14).
Renovando estes sentimentos, preparo-me para a Leitura Orante.
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leio atentamente o texto: Jo 15,18-21
Refletindo
Observo as palavras de Jesus.
Quanto mais o discípulo ou seguidor se deixa levar pela “causa”, pela dinâmica de Jesus Cristo Mestre, mais percebe a sua inadequação aos critérios e propostas do mundo. Se ele é fiel ao Mestre, passa a ser ridicularizado, rejeitado, ignorado e, até, perseguido pelo mundo. A “causa” de Jesus tem um preço especial.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Espelhando-me no Evangelho, sinto que, às vezes, me inquieto por andar de acordo com o mundo e me distancio da verdade e da liberdade que a Palavra de Deus me propõe. Vejo ainda que, na profundidade de meu ser, anseio por seguir as propostas libertadoras de Jesus, mas, às vezes, tenho medo das críticas por ser diferente. Penso que muitas pessoas sentem como eu.
Meditando
Os bispos nos lembram a “causa” de Jesus:
“As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14). É necessário sublinhar “a inseparável relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo”, que “convida a todos a suprimir as graves dificuldades sociais e as enormes diferenças no acesso aos bens”. Tanto a preocupação por desenvolver estruturas mais justas como por transmitir os valores sociais do Evangelho situam-se neste contexto de serviço fraterno à vida digna.” (DAp 358)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, com toda a Igreja:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é iluminado pela “causa” de Cristo que assumi. Recordo as palavras de Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a João Paulo II, e quero assim viver: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida".(DAp 15). Assim quero viver hoje e sempre.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.