sexta-feira, 29 de novembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. – (Lc 21,20-28)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 29 DE NOVEMBRO de 2024 (sexta-feira) 334º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É MUITO FÁCIL DERROTAR ALGUÉM, MAS É MUITO DIFÍCIL GANHAR ALGUÉM.

(Abdul Kalaam)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO BLACK FRIDAY

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO

DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO

DIA DOS DEFENSORES DOS DIREITOS DA MULHER

DIA DAS MULHERES DEFENSORAS DOS DIREITOS HUMANOS

DIA DO ENGENHEIRO DE SISTEMAS

DIA ATRAÇÕES

DIA DO K-DRAMA

DIA DO SQUARE DANCE

DIA DA ONÇA-PINTADA

DIA DO CYBER MONDAY

DIA DA LEI DA CONSTRUÇÃO CIVIL

DIA DA CRIANÇA PREMATURA FLUMINENSE

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA-DF

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Paranapanema - PROMISSÃO (São Paulo) Malhada - Santa Cruz Cabrália (Bahia) Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul) MariluzNova Cantu Presidente Castelo Branco Renascença - Santa Izabel do Oeste - Santa Maria do Oeste - Vitorino (Paraná) Natuba (Paraíba) Mazagão (Amapá) Chapadão do Lageado (Santa Catarina) Extrema (Minas Gerais) Lago Verde (Maranhão) Nossa Senhora dos Remédios (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  APARECIDA (NINA) BENEDITA DA SILVA (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) Dr. LEANDRO PATÁRO ZANON (Cirurgião Dentista-IRO Instituto de Reabilitação Orofacial–Garça /SP)ARTHUR BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas e Ferramentas - Garça /SP) LEILA REGINA SANTOS DURANTE (Equipe 07 Nossa Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) EDUARDO MANSANO ÁLVARES (Equipe 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) FRANCIELI SANTIAGO DOS SANTOS FONTES (RB Alimentos - Garça /SP) EVALDO MANZANO  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) PAULO  LUIS DE  BRITO  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) WILSON PEREIRA RAMOS (Garça /SP) FABRICIO TAMURA (Garça /SP) DENICE ALVES MENINI (Marilia /SP) SILENE BERTASSI (Marilia /SP) KLEBER CARRETEIRO (Marilia /SP) NEUZA DOS SANTOS CARDOZO (Garça /SP) MAURO CESAR CORDEIRO DE AZEVEDO (Garça /SP) SONIA MARIA MARTINS (Garça /SP) MARISA HITOMI S. KIDA (Garça /SP) ELZA PACCE  (Araçatuba /SP) MARIANA ROBERTO RIBEIRO Dias (Garça /SP)SILVIA REGINA GODOY OLIVEIRA (Garça /SP) Aparecido Rosa Sêga (Garça /SP) MARIA REGINA SALES ALVARENGA (São Paulo /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES PEREIRA e GLAUCO PEREIRAó2003ó21 ANOS(primos-Pastor Missão Cristã Evangélica-Anápolis /GO) ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA e TOYON SOFFENER BERLANGA (Marilia / SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO SATURNINO DE TOULOUSE

SÃO SATURNINO DE CARTAGO

SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI

SÃO BRÁS DE VÉROLI

SÃO BRANDÃO DE BIRR

SÃO FILOMENO

SÃO RATBODO

SÃO PARAMÃO

SÃO TIAGO DE BATNAN

Santa Iluminada

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Minhas palavras não passarão   Lc 21,29-33 - A Palavra não passa!

O próprio Jesus nos adverte a não acreditar rapidamente em qualquer um que diga que o Senhor está aqui ou está lá, que o fim está chegando.

 

É de paz que o Senhor vai falar a seu povo e seus fiéis, e aos que a ele se converterem. (Sl 84,9). (Sl 84,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A liturgia nos estimula a em meio às perseguições e dificuldades perseverar no testemunho do Evangelho, fomentando o Reino de Deus. Agradeçamos ao Senhor por nos conceder perceber e celebrar a presença do seu Reino em nosso meio.

 

– Oração 

 

“PAI, REFORÇA A SINCERIDADE DE MINHA FÉ NAS PALAVRAS DE TEU FILHO JESUS, POIS NELE O TEU REINO SE FAZ PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA, REALIZANDO, ASSIM, TUA PROMESSA DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Levantai, Senhor, nós vos pedimos, o ânimo dos vossos fiéis, para que, fazendo frutificar com solicitude a obra da salvação, recebam maiores auxílios de vossa paternal bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 29 de novembro de 2024sexta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Ap 20,1-4.11-21,2) Os mortos foram julgados de acordo com sua conduta. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Eu, João, 20,1vi um anjo descer do céu. Nas mãos tinha a chave do Abismo e uma grande corrente. 2Ele agarrou o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás. Acorrentou-o por mil anos 3e lançou-o dentro do Abismo. Depois, trancou e lacrou o Abismo, para que o Dragão não seduzisse mais as nações da terra, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o Dragão deve ser solto, mas por pouco tempo. 4Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e aqueles que não tinham adorado a besta, nem a imagem dela, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da besta. Eles voltaram a viver, para reinar com Cristo durante mil anos. 11Vi ainda um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. O céu e a terra fugiram da sua presença e não se achou mais o lugar deles. 12Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros. 13O mar devolveu os mortos que se encontravam nele. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14A morte e a morada dos mortos foram então lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida foi também lançado no lago de fogo. 21,1Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 83(84)

 

Eis a tenda de Deus- no meio do povo!

1. Minha alma desfalece de saudades / e anseia pelos átrios do Senhor! / Meu coração e minha carne rejubilam / e exultam de alegria no Deus vivo! – R.

Eis a tenda de Deus- no meio do povo!

2. Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho, / para nele seus filhotes colocar: / vossos altares, ó Senhor Deus do universo! / Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor! – R.

Eis a tenda de Deus- no meio do povo!

3. Felizes os que habitam vossa casa; / para sempre haverão de vos louvar! / Felizes os que em vós têm sua força, / caminharão com um ardor sempre crescente. – R.

Eis a tenda de Deus- no meio do povo!

 

 

 

– 29 de novembro de 2024sexta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. (Lc 21,20-28)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28) – R.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

29/11/24          34ª SEXTA-FEIRA TC – B

 

Lucas 21,29-33: “Jesus contou-lhes uma parábola: - Olhai a figueira e todas as árvores. Quan do vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando  virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está      perto. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

 

Jesus, ao prever todas as tragédias que ocorreriam sobre Jerusalém, sem dúvida seus primeiros discípulos encheram-se de tristeza e de medo. Mas, o senhor lhes pediu que prestassem atenção nos sinais dos tempos, assim como sabiam interpretar quando os brotos da figueira indicavam a chegada do verão. Por isso, apesar de todas as provações, algo novo estava brotando no mundo. De fato, as primeiras comunidades cristãs, ainda tão pequenas e tão poucas, eram como os brotos da figueira, que anunciavam o início de um novo tempo na história da humanidade. Os acontecimentos negativos iriam passar, mas o Reino de Deus já estava nascendo dentro daquela geração e iria crescer sempre mais. O império romano se desfez, outros impérios foram surgindo e desaparecendo, enquanto o Reino de Deus continuou crescendo. Tudo pode passar, menos a sua Palavra, porque foi do tronco da sua Cruz que brotou a esperança da Ressurreição para todos nós. Senhor, que o seu Espírito nos ensine a interpretar os sinais do nosso tempo, para que jamais qualquer acontecimento, por mais difícil que seja, possa nos roubar a esperança. Neste Advento, ao preparar a festa da sua vinda, queremos descobrir os brotos que estão despontando, e que nos darão bons frutos para o novo ano. Se no passado, o mundo não conseguiu destruir o seu Reino, não será agora nem no futuro que a maldade humana será mais forte do que as suas palavras. Alimente a nossa confiança, porque o senhor estará conosco até o fim dos séculos.

 

Mãe santíssima, de cujo seio brotou Jesus, Palavra eterna da Trindade santa, e de cujo lábios brotou o Magnificat de agradecimento e de esperança no futuro da humanidade, venha caminhar junto conosco, para que sejamos uma Igreja sinodal, como peregrinos da esperança, cheios de vida e de sonhos para o próximo ano. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola da figueira se refere à proximidade do Reino de Deus. É possível aplicá-la à queda de Jerusalém e ao Julgamento Final (parusia). É mensagem de esperança e libertação. A destruição de Jerusalém forçou a Igreja a desprender-se do judaísmo e abrir-se decididamente aos povos do mundo inteiro: “Serão minhas testemunhas […] até os extremos da terra” (At 1,8). Toda evangelização é uma forma de manter esse Reino sempre presente e eficaz. Portanto, a presença efetiva do Reino de Deus e a chegada do Dia do Senhor, a certeza das palavras que não passam, tudo isso exige de nós prontidão, vigilância e oração. As palavras de Jesus continuam vivas e atuais, tão poderosas e persuasivas que muitas pessoas, por sua influência, entregam a vida pelo anúncio do Evangelho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Lc 21,29-33 - A Palavra não passa!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.

Faça com fé esta oração do salmista: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

 

1. Leitura (verdade)

A natureza nos dá os sinais da chegada do verão e sabemos percebê-los. Assim também em nossos dias, por meio de tantos sinais (mudanças, crises, conflitos, invenções, novas conquistas) podemos compreender a pedagogia de Deus nos conduzindo pelo caminho da salvação. Deus se manifesta de tantas e inesperadas maneiras em nossa vida e em nossa história, porém, poucas vezes com aplausos e nunca de forma forçada, obrigatória. É o pedagogo exigente e amante da liberdade humana. Sua visita não vem fazer cobranças, apenas quer passagem para estar entre nós. Ele continua aparecendo onde e quando ninguém espera. Confiemos no amor de Deus que está sempre conosco e fiquemos atentos aos seus sinais.

 

2. Meditação (caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. Jesus nos ensina a olhar para os sinais da natureza e interpretá-los. Para a pessoa que crê, tudo o que existe passa a ser sinal em vista de um discernimento mais profundo a respeito da presença do Reino dos Céus. O que o texto diz para você?
Nós, cristãos, sabemos que Deus está sempre presente com seu amor e trazendo a paz. Essa é a Palavra de Jesus que não passa. É verdadeira. Como você cultiva essa confiança?

 

3. Oração (vida)

Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo/a.
Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele afasta o medo e nos enche de confiança.

 

4. Contemplação

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

 

BENÇÃO

Uma vida abençoada é uma vida com Deus.

Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida.

O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter.

“Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP