terça-feira, 13 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. – (Jo 3,7b-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 13 DE ABRIL de 2021 (terça-feira) 102 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SÓ É DIGNO DO PÓDIO QUEM USA AS DERROTAS PARA ALCANÇÁ-LO.”

(Augusto Cury)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO BEIJO

DIA Nacional da Alegria

DIA DOs JOVENS

DIA do Parque de Diversão

DIA DO OFFICE BOY

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA da Carta Régia

DIA da Mulher Sambista

DIA do Início do Ramadã

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Alpestre -Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO PEREIRA LEME (6 anos do afilhado/filho de Josiane/Sergio-Garça /SP) MARCELO DA SILVA (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) IVANIR BELTRAME ROCHA (IPDG-DLC12-Lions Clube de Governador Valadares Figueira do Rio Doce /MG) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOÃO  MARCIO  VELLO (Lions Clube de TUPI PAULISTA/SP)VANDERLEI VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP) JOSÉ ROBERTO MELANI (DLC2-Lions Clube de Valinhos /SP) PEDRO JORGE MEDEIROS (DG-DLA4-Lions Clube de Fortaleza Fátima /CE) JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Lions Clube de Recife /PE) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO-Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (médica-São Paulo /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  MARCO ANTONIO RIBEIRO NONATO (Marilia /SP)  MATHEUS CAVALCANTE (Agudos /SP) Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó14 ANOS (Marilia/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO MARTINHO I

SANTO HERMENEGILDO

SANTA IDA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Vós deveis nascer do alto. –3,7b-15

Assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

 

- Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu Reino, aleluia! (Ap 19,7.6)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na comunidade cristã ideal, ninguém passava necessidade e os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Esta liturgia nos anime a cultivar atitudes de partilha e solidariedade.  

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE RENOVAÇÃO, QUE O NASCIMENTO PELO ESPÍRITO FAÇA-ME SUPERAR TUDO O QUE É VELHO DENTRO DE MIM, E EXPERIMENTAR A LIBERDADE DE SERVIR.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Fazei-nos, ó Deus todo-poderoso, proclamar o poder de Cristo ressuscitado, e, tendo recebido as primícias dos seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 13 de abril de 2021 3ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Só podemos compreender Jesus à luz de sua morte na cruz. É acreditando no Filho do Homem elevado” que obtemos a vida eterna. 

 

1ª Leitura (At 4,32-37) – Um só coração e uma só alma.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. 36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 92(93)

Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

 

 

– 13 de abril de 2021 3ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. (Jo 3,7b-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O Filho do Homem há de ser levantado, / para que quem nele crer possua a vida eterna (Jo 3,14s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Espírito sopra o novo de Deus em nossa vida”

“O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” 

(João 3,8)

Que bênção é a comparação! Porém, mais do que comparar, é a imagem que o Espírito é do vento. Porque o Espírito Santo é vento, é sopro, e você sabe o que o vento faz; o vento leva e traz, o vento traz a agitação do ar e leva as coisas para lá e para cá.

 

O homem que nasce do Espírito é conduzido pelo vento do Espírito, ele não fica dentro daquilo que é previsível – humanamente falando – mas deixa-se conduzir pela graça. O homem do Espírito não é cercado de certezas nem vive de incertezas, mas vive da fé, é conduzido pela fé; dia após dia deixa-se guiar pelo Espírito. Não é que a pessoa é sem identidade, pelo contrário, ela assume uma identidade espiritual, assume a identidade de homem de Deus que se deixa conduzir por Deus.

 

O homem e a mulher que nascem do Espírito, hoje, ficam magoados e chateados, mas mergulham no Espírito e respondem com o perdão e a misericórdia. Hoje, não gostam mais dessa pessoa, mas reveem no Espírito aquilo que está dentro deles. Não é aquela pessoa volúvel, mas é a pessoa dócil, porque se deixa conduzir pelo Espírito.

 

“Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido para o novo de Deus”

 

É dessa graça que precisamos! A graça de nascermos do Espírito para sermos conduzidos por Ele. E o Espírito é vento incessante, ele não cessa de soprar, de inspirar e de criar.

 

Às vezes, olho para pessoas que estão desalentadas, desanimadas, sem criatividade e sem saber o que fazer: não se entreguem ao desânimo, não se entreguem a essa monotonia. Ainda que passemos por momentos monótonos, ainda que passemos por momentos sem saber o que fazer, deixemos o Espírito refazer a nossa cabeça, nossa mente, nossos sentimentos, deixemo-nos conduzir pelo Espírito.

 

O Espírito traz criatividade, luz e direção, ele reinventa aquilo que já foi inventando, recria aquilo que já foi criado; o Espírito sopra o novo de Deus, porque essa é a graça que recebemos.

 

Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido para o novo de Deus, e Deus faz novas todas as coisas em nossa vida quando deixamos que o Seu Espírito remova aquilo que não é d’Ele e traga sempre o que é de Deus para dentro de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Continua o diálogo entre Jesus e Nicodemos, diálogo pendendo para um monólogo de Jesus, que se apresenta como o único que pode revelar as “coisas do céu”, pois ele desceu do céu. Se Nicodemos tem dificuldades de acreditar nas “coisas da terra”, mais difícil será acreditar nas “coisas do céu”. Quem deseja seguir o Mestre deve estar sempre aberto à ação do Espírito. Estar aberto ao sopro divino significa entrar na dinâmica de Jesus. Outro aspecto importante desse diálogo/monólogo é a releitura que o Mestre faz da serpente que Moisés elevou no deserto. Essa fi gura serve de comparação com a elevação de Jesus na cruz. Cristo foi elevado na cruz para levar e elevar toda a humanidade à dignidade. O Homem levantado será a presença salvadora de Deus e o lugar de onde brota a vida divina.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre, diante das dúvidas de Nicodemos, esclareces que estás bem fundamentado, porque dás testemunho daquilo que viste, e acrescentas: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem”. Aumenta, Senhor, nossa fé em ti, para que tenhamos a vida eterna. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 3,7b-15 - Conversa de dois Mestres sobre o Espírito

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, invocando, o Espírito Santo.

 

Espírito de verdade,

a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.

Que eu conheça Jesus Mestre

e compreenda o seu Evangelho.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente,  o texto: Jo 3,7b-15, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

- Como pode ser isso? - perguntou Nicodemos.

Jesus respondeu:

- O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.

- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.

 

Refletindo

Observo a conversa de dois Mestres. Jesus continua conversando com o doutor da Lei, Nicodemos.

Jesus usa alguns símbolos neste texto. Fala do vento que sopra e ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai. Isto acontece com os que nascem do Espírito. Deixam-se conduzir por ele.

Fala ainda da cobra de bronze que Moisés ergueu no deserto. E diz que desta forma acontecerá com o Filho de Deus. Será levantado com um objetivo: para que todos os que crerem nele

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

Pela fé em Jesus Cristo se chega à vida eterna.

 

Meditando

Parece simples, mas no mundo onde tudo é comprovado, explicado, tudo passa pelo racional, é difícil o compromisso com o que não é palpável. Mas, o vento não se vê e, no entanto, se vêem sua ação e consequências. Assim, se tenho fé, minha vida será diferente, coerente, verdadeiramente cristã.

 

Com os bispos, em Aparecida, refletimos sobre nosso relacionamento com o Mestre: “Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação.” (DAp 103).

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:

 

Mestre, tu tens palavras de vida eterna:

Substitui a minha mente,

os meus pensamentos contigo mesmo.

Tu que iluminas todo homem e

és a própria verdade:

eu não quero raciocinar senão como tu ensinas,

nem julgar senão conforme os teus julgamentos,

nem pensar senão a Ti verdade substancial, dada a mim pelo Pai:

“Vive na minha mente, ó Jesus verdade”.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é para Jesus e

assim quero ter atenção para perceber

todo sopro do Espírito e seguir o seu movimento.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.