sexta-feira, 9 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? - (Mc 12,35-37)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 09 DE JUNHO DE 2017 (sexta-feira) 158º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ MAL NENHUM EM MUDAR DE OPINIÃO. CONTANTO QUE SEJA PARA MELHOR.”
 (Winston Churchill)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DE ANCHIETA
 DIA NACIONAL DO CIPEIRO
 DIA dO PORTEIRO
 DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
 DIA dO FUTEDOL SUL-AMERICANO
 DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO
 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palmares [panelas] (Pernambuco) Araguatins - Figueirópolis (Tocantins) Barreirinha (Amazonnas) Cícero Dantas (Bahia) Magé (Rio de Janeiro) Cedral - Godofredo Viana (Maranhão) Botuverá (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PATRICIA FERNANDA MACHADO RODRIGUES (Garça /SP) MARIA CLARA BRANDÃO CANTU (Advogada-Macro Brandão-Garça /SP) MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI (Eq 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO (Eq 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) DURCILINIA MESSIAS DE SOUZA PELOSI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) FERNANDA ELIANE PRATA DA SILVA (Lions Clube de Lins /SP) EURIDES VITAL DOS SANTOS FILHO (Lions Clube de Lins /SP) CARLOS ALBERTO COSTA (RB Garça /SP) ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI (Marilia /SP) FERNANDA SITTA (KZM Turismo Garça /SP)RENATA ALMODOVAR MORAIS (EMCA Garça /SP)ALCEU ALVES AMORIM (Garça /SP)PAULO HENRIQUE COLLIS (Garça /SP)DIEGO ANTONIO ROCHA (Garça /SP)ROSANGELA ZORZETE (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
José de Anchieta (Espanha, 1534-1597), religioso jesuíta, veio ao Brasil em 1553 como missionário. Grande amigo e defensor dos índios procurou compreender a mentalidade e os costumes deles. É chamado “apóstolo do Brasil” por sua dedicação ao povo nativo, foi canonizado em 2014.
SÃO EFRÉM


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
  Oração 
PAI, REVELA-ME A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE EU NÃO ME ACERQUE DELE MOVIDO POR FALSAS ESPERANÇAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo de são José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao evangelho, tornando-nos tudo de todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
6-feira da 9ª Semana do Tempo Comum - 09/06/2017 - São José de Anchieta Presb, memória
 Os benefícios proporcionados por Deus aos seus fiéis, bem como a Palavra revelada por Jesus, são causa de vivo prazer e contentamento. 

1ª Leitura – (Tb, 11,5-17)  Deus me castigou e agora vejo o meu filho Tobias!  Leitura do Livro de Tobias:
Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: “Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou”. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: “Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará com que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz”. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: “Voltei a ver-te, meu filho, agora posso morrer!” E chorou.
10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: “Confiança, pai!” Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: “Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!” 14E acrescentou: “Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!” A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: “Bem-vinda sejas, minha filha. E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!” E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Níniv.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 145 (146)
Os que amam vossa lei têm grande paz!

 Evangelho do dia 
 6-feira da 9ª Semana do Tempo Comum - 09/06/2017 - São José de Anchieta Presb, memória
Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? - (Mc 12,35-37)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Divino veio resgatar a nossa humanidade
A nossa humanidade é tão amada e querida por Deus!
Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho? (Marcos 12,37)
Jesus está dissipando um entendimento errado ou uma visão reducionista que alguns judeus tinham e que muitos de nós temos da figura do Messias.
Veja, Jesus é o filho de Davi, Ele é da descendência de Davi. O Messias é o filho de Maria, Ele é o filho adotivo de José, Ele nasceu da carne, da natureza humana da descendência de Davi. Nós, no entanto, corremos o risco de olharmos Jesus apenas na sua dimensão humana e não reconhecer n’Ele o Messias ungido, enviado e, sobretudo, o Messias que tem n’Ele a divindade, reconhecer que Ele é Deus como o Pai é Deus.
Jesus causou muitas controvérsias no passado; hoje, muitos querem olhar para Ele apenas de forma humana. Sem contar também os que vivem outro extremo, querem olhar Jesus apenas de forma divina. Jesus é um anjo no meio de nós. Ele só tinha necessidades divinas, nenhuma necessidade humana. Não!
Precisamos olhar para o Mestre Jesus como Nosso Senhor, como Nosso Deus e Salvador. Mas o magnífico, o belo de Deus é que Ele não desprezou a nossa humanidade, que é tão amada e querida por Ele, porque Ele se fez um de nós no Seu filho Jesus.
Muitas vezes, queremos desprezar a nossa natureza humana, não queremos reconhecer que o ser humano é ser divino também, porque o Divino veio resgatar e salvar a nossa humanidade. Quando eu olho para Jesus, encontro n’Ele aquilo que a minha natureza humana precisa. Minha natureza humana precisa ser divinizada, humanizada, porque, muitas vezes, nem humanos nós somos uns com os outros, na nossa vivência, na nossa relação uns com os outros.
Somos tantas vezes egocêntricos, ególatras, estamos tão centrados em nós, que vivemos uma humanidade fechada, diminuída e não vivemos a humanidade no seu sentido mais pleno e divino.
Em Jesus não se separa mais o humano e o divino, e o Divino se torna humano para resgatar a nossa humanidade. O desejo de Jesus é que essa natureza humana seja cada vez mais divinizada. Não confunda divinizada com ter culto à pessoa humana, mas sim ter em nós a graça de Deus, o Seu amor e tudo aquilo que Ele traz para o nosso coração.
Jesus, tu és o nosso Deus, o Nosso Salvador, o enviado, o Filho de Davi, o nosso Mestre, o Deus único em nossa vida. Que Jesus seja cada vez mais adorado, amado e aclamado no meio de nós!
Deus abençoe você!
 Reflexão - Jesus, o novo Davi
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
  
Hoje — na disputa com os fariseus, Jesus mesmo dá ao Salmo 110 uma nova interpretação. Efetivamente, à ideia do Messias como novo Davi com um novo reino davídico, Jesus Cristo contrapõe uma visão maior sobre Aquele que ha de vir: o verdadeiro Messias não é o filho de Davi, senão o “Senhor de Davi”; não se senta sobre o trono de Davi, senão sobre o trono de Deus.
Tradicionalmente, considera-se a Davi como o autor principal dos Salmos: Aparece, assim, como quem guia e inspira a oração de Israel, quem reúne todos seus sofrimentos e esperanças. Na Igreja nascente, Jesus foi considerado logo como o novo e autentico Davi. Por isso, sem rupturas, mas de nova maneira, os Salmos podiam ser recitados como uma oração em comunhão com Jesus Cristo.
—Nos Salmos é sempre Cristo quem fala, às vezes como Cabeça, às vezes como Corpo. Mas, por Jesus Cristo, nós somos agora um único sujeito e podemos —junto a Ele— falar realmente com Deus.

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- A multidão escutava Jesus com prazer. Que lugar ocupa a Palavra de Deus em minha vida?
 - Tenho satisfação em ouvir Deus que me fala ao coração?
 - Jesus pregava acima de tudo uma revolução interna, silenciosa, focando a conversão e o perdão! Vamos refletir?
- Jesus nos falou do Pai. Nós, quando falamos de Jesus ao próximo?
- Por Jesus, nosso sacerdote, vamos ao Pai. É um privilégio!

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 12,35-37 - O Messias é o Senhor
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida
.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mc 12,35-37. 
Refletindo
Neste ensinamento de Jesus, falando com os mestres da Lei, ele quer passar o sentido superior e transcendente da palavra "Senhor":
O próprio Davi chama o Messias de Senhor.
A comunidade cristã deu a Cristo o título de Kyrios (Senhor).
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Somos, todos nós batizados, chamados a viver como Cristo.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
 
"Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que tem chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida". (DAp 140).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, 
com o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre e Senhor, 
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu coração. 
Que eu veja com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça com os teus ouvidos. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. 
Que eu reze com as tuas orações. 
Que eu celebre como tu te imolaste. 
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o mesmo olhar do Senhor,
de compaixão, de amor, de dedicação ao pai e aos irmãos.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo