sábado, 26 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele. – (Mc 10,13-16)

O Reino de Deus é das pessoas que são como as crianças


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 26 DE FEVEREIRO de 2022 (sábado) 057º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM DESEJA VER O ARCO ÍRIS, PRECISA APRENDER A GOSTAR DA CHUVA."

(Paulo Coelho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO COMEDIANTE

DIA DO HANDEBOL

DIA DO ENGOLIDOR DE ESPADAS

DIA INTERNACIONAL DO INVESTIMENTO SOCIAL CORPORATIVO

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  NÃO HÁ CIDADE COMEMORANDO ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JEFFERSON ALVES MATIAS (Macrocontábil Conessa Garça de Alvaro de Carvalho /SP)MARILENA GUANAES BATAGLIA (Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO DONIZETE PICININI (TATO) (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)PATRÍCIA “PATTY” MORENO ALVES (Lions Clube de Agudos /SP)LIANA CEZARIO AMARAL (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)valéria alice franchi da silva (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)CINTHIA CASSOLA CARRERO SEVERINO (GARSEG-Garça /SP)MARIA GRAZIELA MEDINA FERRARI DE CASTRO (Garça /SP)RENATO BRUNO ISHIKAWA (Garça /SP)DALTON LADEIRA SILVA (Garça /SP)GUILHERME GAMBA ZANCOPÉ (Garça /SP) FALCÃO SILVA (Garça /SP)SILAS DE OLIVEIRA GONÇALVES (Psicologo-Garça /SP)ADEMIR Mds MARTINS (Nova Iguaçu /RJ) Padre ACHILES PACELI DE OLIVEIRA PINHEIRO (Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis/SP)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO PORFÍRIO de gaza

SANTA Paula Montal Fornés

Santo Alexandre i de Alexandria no Egito

SÃO Faustiniano

SANTA Isabel de França

BEATA MARIA PAULA MONTALT

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: É bonito e muito significativo o afeto de Jesus pelas crianças. As crianças são amadas por Jesus e ele fez questão de abençoá-las. – Deixai as crianças virem a mim – Mc 10,13-16

 

 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A oração, feita com fé e reta intenção, põe-nos em sintonia com a vontade de Deus e muito contribui para mudar o mundo. Aprendamos a valorizar os momentos de oração pessoal e comunitária, os quais nos levam a Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA NO MEU CORAÇÃO O MESMO CARINHO E AFETO QUE JESUS DEMONSTROU ÀS CRIANCINHAS, POIS A SIMPLICIDADE DELAS ME ENSINA COMO DEVO ACOLHER O TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 26 de fevereiro de 2022 - sábado da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus acolhe e abençoa as crianças e as apresenta como modelo de quem aceita pertencer ao Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (Tg 5,13-20– A oração fervorosa do justo tem grande poder.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

   Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15A oração feita com fé salvará o doente, e o Senhor o levantará. E, se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 16Confessai, pois, uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder. 17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. 19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, 20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 141(140)

 

Minha oração suba a vós como incenso!

 

 

– 26 de fevereiro de 2022 - Sábado da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.

 

  (Mc 10,13-16)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

“Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: - Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.”

(Marcos 10,13-16).

 

Jesus, quando o senhor anunciava o Reino de Deus, não se referia ao céu prometido aos justos após a morte.

Era uma proclamação da presença de Deus dentro da nossa história humana, que ecoava como um apelo para que os homens deixassem Deus reinar em suas vidas, para serem livres, viverem na paz e na justiça como irmãos, e não serem mais escravizados por outros poderes.

Afinal, era o senhor mesmo a encarnação viva do Reino de Deus, sem coroa, sem cetro, sem palácios, mas cheio da plenitude da divindade.

No entanto, as pessoas adultas, fechadas em suas tradições e em seus reinos deste mundo, sempre competindo entre si, não eram capazes de compreender e de acolher a sua Boa Notícia.

Por isso, o senhor toma uma criança como modelo da pessoa capaz de acolher com alegria o anúncio do Reinado de Deus.

 

Ao tocá-las, abraçá-las e abençoá-las, o senhor não somente as valorizava diante de uma sociedade que não as levava em conta, mas também as transformava em pioneiras do seu Reinado.

Receber o Reino de Deus como uma criança significa ter uma atitude oposta a dos fariseus e doutores da lei, é ter um coração aberto e desarmado, cheio de confiança e de ternura, e, ao invés de arrogância, sentir a alegria de acolher e de ir ao encontro do outro.

 

 Senhor, nós queremos entrar em seu Reino. Arranque de nós tudo o que de negativo foi se agarrando à nossa idade adulta e nos roubou a alegria de viver e o gosto de simplesmente amar. Dê-nos um coração de criança, porque tudo o que mais desejamos é entrar em seu Reino e nele viver desde agora e por toda a eternidade.

 

 

Maria santíssima, proteja as nossas crianças, principalmente aquelas que são vítimas dos adultos, usadas e abusadas por eles, e aquelas que vivem carentes de amor, de carinho e dos bens necessários para serem felizes. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No tempo em que as crianças tinham pouco valor e praticamente não faziam parte do convívio social, muitas mães camponesas levavam suas crianças para que Jesus as tocasse; quem sabe, para protegê-las ou libertá-las do mau-olhado que se supunha ser causa de doenças, que ceifavam muitas crianças desde cedo. Certamente não era comum que alguns mestres acolhessem crianças em público. Elas eram os membros mais frágeis e vulneráveis da sociedade. Jesus se indigna contra seus discípulos que repreendiam essas pessoas que se aproximavam dele. Além disso, o Mestre convida seus seguidores a ver nas crianças modelos para quem quer pertencer ao Reino de Deus. Jesus, ao demonstrar um carinho todo especial às crianças indefesas e pouco valorizadas, ensina que no seu Reino têm lugar privilegiado os francos e indefesos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,13-16 - "Deixem que as crianças venham a mim"

 

Oração Inicial


No Evangelho de hoje, somos convidados a refletir sobre as crianças, carinhosamente acolhidas por Jesus, pois elas são exemplo de humildade e simplicidade, atitudes fundamentais para o discipulado com o Mestre. Com a singeleza das crianças, acolhamos a Palavra para o nosso dia.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho contemplando como Jesus abraça e abençoa as crianças. Coloque-se entre elas e deixe-se abraçar, deixe que Ele imponha as mãos sobre você e o abençoe.

 

“Nas palavras e na prática de Jesus, vemos o Reino de Deus acontecendo. No Reino, os cidadãos Vips são os pequeninos, os mais frágeis, os mais desprotegidos. É a lógica da grande família de Deus: primeiro as crianças, os idosos, os doentes. Estavam trazendo crianças para Jesus tocar nelas, abençoá-las (os pequenos andavam sempre com as mães). Os discípulos começaram a barrar essa aproximação. Pensavam como o mundo do seu tempo, que desvalorizava as crianças. Jesus ficou aborrecido com aquilo e lhes disse que não criassem dificuldades para as crianças se aproximarem dele. O Reino de Deus é delas, e quem não receber o Reino como uma criança, não entra nele. E Jesus as abraçava e as abençoava.”

 

2. Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

É bonito e muito significativo o afeto de Jesus pelas crianças. De fato, as crianças enchem os ambientes onde se encontram. Criança é sinônimo de alegria, de pureza, de inocência, de vida. As crianças são amadas por Jesus e ele fez questão de abençoá-las.

Uma criança não precisa virar adulto para ganhar o céu, mas um adulto, se não se tornar criança, nele não entrará, afirma Jesus.

O que as crianças me ensinam no Evangelho de hoje?

Deixe seu coração responder a esta pergunta.

 

 

3.Oração (Vida)

“Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra. Tu, Pai, que és Amor e Vida, faz com que nesta terra, por teu Filho, Jesus Cristo, ‘nascido de mulher’, e pelo Espírito Santo, fonte de caridade divina, cada família humana se torne um verdadeiro santuário de vida e de amor para as gerações que se renovam sem cessar. Que tua graça oriente os pensamentos e as ações dos esposos para o grande bem de sua família e de todas as famílias do mundo.

 

Que as jovens gerações encontrem na família um apoio inquebrantável que as torne sempre mais humanas e as faça crescer na verdade e no amor. Que o amor, fortalecido pela graça do sacramento do Matrimônio, seja mais forte do que todas as fraquezas e do que todas as crises conhecidas às vezes pelas nossas famílias. Enfim, pedimos-te, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que, em todas as nações da Terra, a Igreja possa cumprir com fruto a sua missão na família e pela família. Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém” (São João Paulo II).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) leva a viver hoje? Pense em uma ação concreta como resposta a esse apelo e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

 

Bênção

 

Abençoa-me Senhor como abençoastes as crianças.

Abraça-me, proteja-me, guarda-me e torna-me uma criança em teus braços, dócil à tua Palavra e confiante em tua proteção.