quinta-feira, 17 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. – (Lc 16,19-31)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 17 DE MARÇO de 2022 (quinta-feira) 076º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SEGREDO NÃO É CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS. É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ.”

(Mário Quintana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA IBERO-AMERICANO DA SEGURANÇA SOCIAL

DIA DO FÃ  

DIA DO MARÍTIMO  

DIA DO MEL  

DIA DO SUBMARINO  

DIA DO AGENTE FUNERÁRIO  

DIA DO MEL  

DIA DA "BLOGAGEM INÉDITA"  

DIA DAS CRIANÇAS ABSOLUTAMENTE INCRÍVEIS  

DIA DO FIM DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL  

DIA DE LIBERA - DEUSA ROMANA DO VINHO, FERTILIDADE E LIBERDADE  

DIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS-RS  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiana (São Paulo) Almeirim (Pará) Aracaju (Sergipe) Rio das Flores (Rio de Janeiro) Equador (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EMILENE IZU NAKAMURA PIETRO (enfermeira Hospital Estadual Bauru/SP)REJANE OLIVEIRA GOMES BASSO (Garça /SP)ETIENNE BIM BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ACURCIO ALFREDO GOMES (Lions Clube de Dracena/SP)ANA CHUKUCO MIYAMOTO OBANA (Andradina/ Garça /SP)NELSON BRITO FILHO (Garça /SP) CLEUZA DE ALMEIDA FUNAKAWA (Garça /SP) JOÃO VICTOR CAPARROZ (Garça /SP) PAULO HENRIQUE CARDOSO DE SÁ (Garça /SP) LENITA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO PATRíCIO

SÃO José de Arimateia

SÃO João Sarkander

SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

SANTo Ambrósio de Alexandria

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Seremos julgados pelo amor, não pela riqueza ou pobreza, mas como fomos fraternos e justos: Eles têm Moisés e os Profetas! Que os escutem! – Lc 16,19-31

 

 

Provai-me, ó Deus, e conhecei meus pensamentos: vede se ando pela vereda do mal e conduzi-me no caminho da eternidade (Sl 138,23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A confiança e a esperança são fontes de vida para o ser humano, como a água para a árvore: “Bendito aquele que confia no Senhor”. Somos convidados a ser sensíveis e prontos para acudir os mais necessitados.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE NADA NESTE MUNDO ME IMPEÇA DE VER O SOFRIMENTO DE MEU PRÓXIMO E FAZER-ME SOLIDÁRIO COM ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de março de 2022 - 5ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 A desigualdade social – pobres debatendo-se na miséria e ricos esbanjando luxo – é reflexo de corações que vivem afastados do Senhor e cruel realidade que fere os planos divinos de vida digna para todos.

 

1ª Leitura (Jr 17,5-10) – Maldito o homem que confia no homem. Bendito o homem que põe sua confiança no Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

 5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isso é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1

 

É feliz quem a Deus se confia!

 

 

– 17 de março de 2022 - 5ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.  (Lc 16,19-31)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15) .

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

2ª QUINTA-FEIRA DA QUARESMA C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Disse Jesus aos fariseus: - Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado”.

(Lucas 16,19-22).

 

Jesus, nesta parábola o senhor deixa claro que há uma relação de causa e efeito entre o rico, cheio de luxo e de festas, e o pobre, coberto de feridas.

A indiferença e o cinismo do rico, cujo nome nem sequer é citado, diante do Lázaro faminto, criaram entre ambos uma distância social aqui na terra, que se transformou num abismo profundo e sem volta na eternidade.

Neste mundo, essa distância poderia ter sido superada com um pouco de justiça e de compaixão.

Bastaria que o rico prestasse um pouco de atenção à Palavra de Deus, que muitas vezes havia escutado.

No céu, quando se inverteram as situações, já não havia mais tempo.

A revelação divina não economizou palavras e sinais alertando os ricos para que se convertessem e partilhassem os seus bens com os necessitados.

Mas, nem mesmo a sua ressurreição conseguiu mudar a mentalidade gananciosa de tantas pessoas, instituições, empresas e nações, cuja consciência é anestesiada pela ambição de lucros crescentes.

Essas pessoas não terão a possibilidade de celebrar uma verdadeira páscoa de libertação da morte eterna, até porque jamais a desejaram.

 

Senhor, nós não vivemos no nível do rico comilão nem do pobre Lázaro, mas ainda não praticamos a compaixão e a partilha, como o senhor praticou e nos pediu.

O mundo da ambição, da competição e do consumo nos atrai demais e facilmente corremos o risco da indiferença diante dos ‘lázaros’ de hoje.

Que esta parábola nos sirva de alerta em nossas reações diante daqueles que sobrevivem somente das migalhas que a política social, a economia de mercado e a elite da sociedade lhes concedem.

Suplicamos que seu Espírito nos leve a empenhar-nos ativamente para que diminua a distância vergonhosa entre as classes sociais do nosso tempo, e ajudemos a construir mais igualdade e justiça aqui na terra, para que não nos deparemos com um abismo de separação eterna após a morte.

 

Maria santíssima, a senhora profetizou que que os famintos seriam saciados e os ricos seriam despedidos sem nada, olhe para a nossa Igreja, como Povo de Deus, e ajude-a a renovar sua opção pelos pobres, tal como fez o seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A história apresentada no Evangelho de hoje pode nos possibilitar muitas leituras e interpretações. Contudo, é possível considerar que as consequências dos nossos atos serão assumidas por nós mesmos, e não por outras pessoas. Nem sempre nos é possível escolher como vivemos; pode haver diversas situações externas que dificultem a nossa vida; porém, entre os extremos, há o que chamamos de justo meio. E é nesse lugar que somos chamados a residir. Não nascemos para viver na miséria e na invisibilidade; também não somos chamados a viver no esbanjamento de uma vida vazia e superficial. Viver bem nesta vida é antecipar o Reino de Deus, ou seja, assumir o amor que promove a vida de todos como o marco da nossa existência. Todas as oportunidades nos são dadas para que cresçamos e amadureçamos como seres humanos, basta que estejamos atentos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,19-31 - É tempo de conversão!

 

Oração Inicial


Na escuta, meditação e contemplação da palavra de Deus, acolhamos ao Senhor que fala ao nosso coração. Reze neste dia o grande amor do Pai que nos educa como um pedagogo, através dos ensinamentos de seu Filho Jesus.

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus ensinava com parábolas para facilitar a compreensão. Procure compreender o ensinamento precioso que Jesus nos dá através desta parábola.

 

“Ter o suficiente para suprir as necessidades é uma coisa muito boa, a que todos devemos aspirar. A riqueza, num mundo de desigualdade como o nosso, já preocupa. Como ser rico, com tantos Lázaros à porta, largados à margem da sociedade? É verdade que aquele rico da história de Jesus não foi para o inferno por ser rico. Encontrou-se no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, tratou-o com indiferença, não o ajudou nem o incluiu em suas festas. A Palavra de Deus continua a ser pregada como caminho de fraternidade, de compromisso com a justiça. Todos os que vivem como o rico da parábola (seus irmãos) precisam escutar essa Palavra para sua conversão.”

 

2. Meditação (Caminho)

A palavra de Jesus é clara : “O que fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. Seremos julgados pelo amor…, não pela riqueza ou pobreza, mas como fomos fraternos e justos. Escolher a caridade é escolher a construção de uma sociedade mais justa e pacifica; é entrar no caminho do Reino de Deus. No ensinamento de Jesus está a plenitude da vida.

Qual é minha atitude diante da verdade que nos ensina Jesus?

 

 

3.Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a voz de verdadeiros profetas. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos… Escuta, Senhor, esta prece que faço também em favor deles. Reze com o coração.

 

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Um dos objetivos da Campanha da Campanha da Fraternidade é: “Promover o diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã”. Com que atitude quero estar em comunhão com este objetivo? Verbalize o que você determina como gesto concreto.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.