quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–>>>Herodes mandou matar todos os meninos de Belém. – (Mt 2,13-18)<<<–

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO de 2023 (quarta-feira) 361º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUALQUER SONHO PODE SE TORNAR REALIDADE SE VOCÊ TIVER DISCIPLINA E TRABALHAR DURO.

(Serena Williams)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 Dia Dos SANTOS INOCENTES

Dia DE MAUÁ

Dia da Marinha Mercante

Dia DO Aniversário do Cinema

Dia do Cinematógrafo

Dia DO PETROQUÍMICO

Dia DO SALVA-VIDAS

Dia NACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Dia do Jogo de Cartas

Dia da Bacanal

Dia da Lei do Ensino Comercial

Dia da Lei do Porte de Armas

Dia da Lei do Seringueiro

Dia da Fundação do Parque Beto Carrero World em Penha-SC

Dia da Fundação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em Maceió

Dia da Fundação da Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernão - Gavião Peixoto (São Paulo) Amaralina - Bonópolis - São Patrício (Goiás) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Rio Branco (Acre) Conquista D'Oeste - Cristal do Sul - David Canabarro - Dilermando de Aguiar - Dom Pedro de Alcântara - Doutor Ricardo - Nova Nazaré - Santa Cruz do Xingu - Santa Rita do Trivelato - Vale de São Domingos (Mato Grosso) Presidente Jânio Quadros - Cordeiros - Itapé (Bahia) Limoeiro do Norte - Ocara - Pindoretama - Tejuçuoca (Ceará) Araricá - Arroio dos Ratos - Balneário Pinhal - Barra do Quaraí - Benjamin Constant do Sul -  Cacequi - Canela - Capivari do Sul - Caraá - Cerrito - Chuí - Chuvisca - Ciríaco - Estrela Velha - Fazenda Vilanova - Floriano Peixoto - Itaara - Jarí - Maçambara - Mampituba - Marcelino Ramos - Marques de Souza - Monte Alegre dos Campos - Muitos Capões - Nova Bréscia - Nova Ramada - Novo Cabrais - Passa Sete - Tabaí - Toropi - Três Passos - Turuçu - Ubiretama - Unistalda - Vale Verde - Vespasiano Correa (Rio Grande do Sul) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Alagoa - Coronel Fabriciano - Monsenhor Paulo - Virgolândia (Minas Gerais) Anapu - Cachoeira do Piriá (Pará) Piracuruca - União (Piauí) Itapororoca - Riacho dos Cavalos (Paraíba) Porto do Mangue - Viçosa (Rio Grande do Norte) São José de Ubá - Tanguá (Rio de Janeiro)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON BIATO (Professor - Lions Clube de Garça/SP) OBERLAN RAMOS DE MENESES (PDG-LC2-Lions Clube São Paulo-Casa Verde /SP) MOISES MOTA (Lions Clube de Conselheiro Lafayete /MG)  JOSÉ CARLOS MARTINS GALVÃO (MERCADO GALVÃO - PIRAJUI /SP) ZELINDA PAVANI MARQUES (Garça /SP) RAFAEL LEME (PPA-Curitiba /PR) MICHEL ANGELO BARROSO PEREZ (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE PEREIRA BELINI (Garça /SP)RODRIGO THIARIN (Garça /SP)ANDERSON XÚ (Garça /SP)GUSTAVO  BARBOSA  NICOLAU (Paranaíba /MSROGÉRIA CRISTINAL. AUNHÃO BASSETI (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:VANI LOPES COSTA WALDECIR COSTAó1991ó32 ANOSó (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre EVANDRO CESAR BATISTA RIBEIROó2007ó16 ANOS (Diocese de Marília/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

OS SANTOS INOCENTEs Mártires de Belém de Judá

Os Santos Inocentes (Séc. I), deram testemunho de Cristo não com palavras, mas com o sangue. As vítimas da ferocidade de Herodes nos fazem pensar, na dignidade das crianças e na situação de miséria e exploração em que muitas delas se encontram na sociedade de hoje.

SANTA CATARINA VOLPICELLI

SANTo Antônio Monge

São Francisco de Sales

São Gaspar Del Búfalo

São Teonas

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A fuga para o EgitoMt 2,13-18 - Jesus menino é perseguido, se faz migrante e missionário

Herodes, por medo de perder o poder, vê no nascimento do Menino Deus uma ameaça e decreta a morte de todos os meninos de dois anos para baixo

 

Inocentes, as crianças foram mortas por causa de Cristo, seguem o Cordeiro sem mancha e cantam sem cessar: Glória a vós, Senhor!

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Vítimas da ferocidade de Herodes, muitos pequeninos foram assassinados. A respeito deles, comenta Fulton Sheen: “Esses inocentes morreram pelo Rei que eles nunca conheceram. Como cordeirinhos, morreram pelo Cordeiro, os protótipos de uma longa procissão de mártires – essas crianças que nunca lutaram, mas foram coroadas”. Que a celebração desta festa desperte em nós profundo respeito pelos pequenos de nossa sociedade.

 

 

– Oração 

 

“PAI, APESAR DA MINHA FRAQUEZA, SEI QUE CONTAS COMIGO PARA O SERVIÇO DO TEU REINO. VEM EM MEU AUXÍLIO, PARA QUE EU SEJA UM INSTRUMENTO ÚTIL EM TUAS MÃOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, hoje os mártires Inocentes proclamaram o vosso louvor não por palavras, mas pela própria morte; concedei que também nossa vida testemunhe a fé até os que nossos lábios professam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28 de dezembro de 2023 quinta-feira do 4º Dia na Oitava de Natal Os Santos Inocentes, mártires, Festa

– Liturgia da Palavra 

Os santos inocentes, mortos por ódio a Jesus, nos estimulam a percorrer um caminho de inocência e pureza; “no entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo”.

 

 

1ª Leitura (1Jo 1,5–2,2) O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 5a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho, Jesus, nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso, e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 124(123)

 

Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

1. Se o Senhor não estivesse ao nosso lado / quando os homens investiram contra nós, / com certeza nos teriam devorado / no furor de sua ira contra nós. – R.

Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

2. Então as águas nos teriam submergido, / a correnteza nos teria arrastado / e, então, por sobre nós teriam passado / essas águas sempre mais impetuosas. – R.

Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

3. O laço arrebentou-se de repente, / e assim nós conseguimos libertar-nos. / O nosso auxílio está no nome do Senhor, / do Senhor que fez o céu e fez a terra! – R.

Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

 

 

 

– 28 de dezembro de 2023 quinta-feira do 4º Dia na Oitava de Natal Os Santos Inocentes, mártires, Festa

 – Evangelho do dia 

 

Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.  (Mt 2,13-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva o exército dos vossos santos mártires! – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

  13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

28/12/23 QUINTA-FEIRA DO NATAL:

CELEBRAÇÃO DOS SANTOS INOCENTES

 

Mateus 2, 13.16: “Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: - Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo... Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos."

 

Jesus, o senhor veio para nos trazer vida, e vida em abundância, ou seja, que dura por toda a eternidade. No entanto, tanto para o senhor, como para grande parte do nosso povo, a vida vive sob ameaça de morte. Sua família experimentou momentos de intensa alegria e situações de apreensão, medo e ameaças. Apesar da precariedade do seu nascimento, certamente foi uma noite de felicidade, de luz e de paz para todos. Mais ainda, quando os sábios magos do Oriente, guiados por uma estrela, vieram visitá-los, após terem ido até Herodes saber onde teria nascido o rei dos judeus. Por isso, logo em seguida à essa visita, surge a ameaça de morte para o senhor por parte do ambicioso Herodes. Sua família teve que fugir às pressas e tornar-se migrante no Egito. A crueldade de Herodes era tão grande, que ele não hesitou em sacrificar a vida de inúmeros meninos para salvar seu trono de qualquer pretendente. Assim, no primeiro momento da sua Encarnação, foram essas crianças recém-nascidas que foram violentamente sacrificadas para salvarem a sua vida. Mais tarde, será o senhor que oferecerá sua vida sobre a cruz para salvar a vida eterna de todos nós.

Senhor, esse acontecimento tão triste nos alerta para a situação dos nossos dias, em que a crueldade de Herodes continua sacrificando o dom da vida de milhares de crianças. Crianças bombardeadas e metralhadas nas guerras atuais, crianças abortadas como se fossem meros tumores, crianças pobres e esfomeadas, sem acesso à assistência médica, e todas aquelas crianças que são objeto de abuso e de violência familiar e social, que não têm um teto nem um país onde viver e crescer. São todas elas, santos inocentes, cujo sacrifício dói em nossas almas. Senhor, assim como Maria e José defenderam a sua vida, mesmo à custa de sacrifício, faça com que nossas famílias e comunidades estejam mais atentas às nossas crianças, na pastoral, nos Conselhos tutelares, nas instituições, e saibam protegê-las e defendê-las sempre.

 

Virgem Maria e São José, protejam nossas crianças da maldade do mundo, assim como protegeram o Menino Jesus, e abençoem todos aqueles que cuidam e defendem nossas crianças. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todos os calendários litúrgicos orientais incluem esta festa. Em Roma, ela surge no século V. Vítimas da crueldade de Herodes-pai, muitas crianças são massacradas, por medo de um recém-nascido de quem os magos haviam falado. Herodes-filho, mais tarde, manda cortar a cabeça de João Batista, e por fim zomba do inocente Jesus, que sofre. Herodes-neto ordena decapitar Tiago e aprisionar Pedro. Assim, desde seu nascimento, Jesus encontra total oposição, que se estenderá a seus fiéis seguidores. São estes os pequeninos com quem Jesus se identifica e que fazem parte do seu Reino. Têm a salvação garantida. Nesse sentido, a antífona de entrada os apresenta como portadores de conforto e esperança: “Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo; eles seguem o Cordeiro sem mancha, e cantam: Glória a ti, Senhor!”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,13-18 - Jesus menino é perseguido, se faz migrante e missionário

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje recordamos na liturgia os Santos Inocentes, as crianças assassinadas por Herodes.

O sacrifício dos inocentes mostra-nos a crueldade do poder e de quem tem medo de perdê-lo. Então, decide pela morte, nunca pela vida.

 

Iniciemos nossa oração e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender o valor da vida e o que é viver o amor de Deus, assim como o próprio Jesus nos ensinou.

 

Os santos inocentes testemunharam o Cristo, não com palavras, mas com a vida.

1. Leitura (Verdade)

Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” Essa foi a recomendação do anjo de Deus a José, para que assim pudesse salvar a vida do Menino Jesus, que Herodes queria matar. Faça a leitura atenta do Evangelho e detenha-se nos elementos da narrativa que mais lhe chamaram atenção.

 

Herodes, por medo de perder o poder, vê no nascimento do Menino Deus uma ameaça para seu reinado. Então, decreta a morte de todos os meninos de dois anos para baixo. Maria, José e o pequeno Jesus fogem para o Egito. Além de falta de lugar na hospedaria para Jesus nascer, a família de Nazaré é obrigada a refugiar-se em outro país, para escapar da fúria de Herodes.

 

A Igreja dedica, liturgicamente, um dia para celebrar todos os meninos inocentes que derramaram seu sangue por causa de Jesus. Os tempos são outros, mas muitas crianças não são protegidas. A fome tem ceifado muitas vidas e a falta de acesso à saúde, igualmente. Como cristãos, somos chamados a olhar pelas crianças e pelos idosos.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você?

Faça uma nova leitura do Evangelho e escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio dele. Permita que a Palavra o/a leve a um encontro com Deus e, meditando, escute o Senhor.

Por que será que uma criança ameaçou o império de Herodes? É fácil deixar-se enganar pelas ilusões humanas. Difícil é buscar a verdade de Cristo e seguir seus passos. Onde você se encontra?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Aproxime-se do Senhor com todo o seu ser e faça a sua oração. Reze com o Senhor e apresente-lhe sua realidade e suas necessidades.

Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP