quinta-feira, 28 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. – (Mt 13,47-53)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 28 DE JULHO de 2022 (quinta-feira) 208º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APRENDER É MUDAR POSTURAS.

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGRICULTOR

 DIA MUNDIAL DAS HEPATITES VIRAIS

 DIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

 DIA DA PLATÉIA

 DIA DA CRIAÇÃO DO COMANDO DA MARINHA

 DIA DA PLATÉIA

 DIA DOS VETERANOS DA GUERRA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO PERU

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (UNDF) EM BRASÍLIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cristais Paulista - São Caetano do Sul (São Paulo) Araçagi - São José da Lagoa Tapada (Paraíba) São José da Laje (Alagoas) Araguacema -Tocantinópolis (Tocantins) Campo Formoso - Coronel João Sá - Gandu - Itabuna - Paulo Afonso - Pedro Alexandre - São Gonçalo dos Campos (Bahia) Mamborê - Nossa Senhora das Graças - Santa Cecília do Pavão (Paraná) Pastos Bons - Pindaré-Mirim (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GENICLEIDE DA SILVA (mãe da m/nora Talita-Adamantina /SP)MARLENE ROSA NUNES (LC2-Lions Clube de Imirim /SP)MIRIAM PEREIRA MARINELLO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)ANTONIO CARLOS GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JOSE MONTEIRO DA SILVA MONTEIRO (PDG-DLC-4 - AL 2014/2015-LC Belo Horizonte /MG)FABIO COELHO (Lions Clube de Três Marias /MG) MARCELO HENRIQUE MEDEIROS (Garça /SP)MARCOS A. RASQUEL (Garça /SP) EDILENE SANTOS (Bauru /SP)MARCOS CAFEO (Agudos /SP)PE.  JOSÉ RIBEIRO DA SILVA (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista /SP) .

Dia do ANIVERSÁRIO DE  ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO : Fr. JOAQUIM CAMILO ALVES, OFMó (Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DO BELO RAMO

■ SANTA AFONSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

■ SANTO INOCÊNCIO I

■ SANTO ACÁCIO DA TURQUIA

■ SÃO BOTVIDO

■ SÃO CAMELIANO

■ SÃO CELSO

■ SÃO JAIME HILÁRIO

■ SÃO NAZÁRIO

■ SÃO MELCHIOR GARCIA SANPEDRO

■ SÃO NICANOR

■ SÃO PÁRMENAS

■ SÃO NICOLAU DE ANTIOQUIA

■ SÃO PEDRO POVEDA CASTROVERDE

■ SÃO PRÓCORO

■ SÃO VITOR I

■ SÃO SANSÃO

■ SÃO TIMÃO

■ BEATO URBANO II

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo:- O Reino dos Céus é como uma rede – Mt 13,47-53

 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus nos fala ao coração: “Como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em minha mão”. Deixemo-nos modelar pelo Senhor, para que saibamos dispor, no dia a dia, dos tesouros do seu Reino.

 

– Oração 

 

PAI, CONCEDE-ME SUFICIENTE REALISMO PARA PERCEBER QUE TEU REINO SE CONSTRÓI EM MEIO A PERDAS E GANHOS, E QUE SÓ TU PODES GARANTIR O SUCESSO FINAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28 de junho de 2022 quinta-feira da 17ª Semana Tempo Comum  

 

– Liturgia da Palavra 

Somos convidados a evitar juízos precipitados, pois a justiça humana pode falhar – e falha; somente a justiça de Deus é infalível. A nós cabe fazer o bem enquanto temos tempo.

 

 

1ª Leitura (Jr 18,1-6) – Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos. 5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? – diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 146(145)

 

Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

 

 

– 28 de junho de 2022 quinta-feira da 17ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.  (Mt 13,47-53)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abre-nos, ó Senhor, o coração, / para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei que se torna discípulo do Reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

28/07/22      17ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 13,47-50: Disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes”.

 

Jesus, é preciso conhecer todas as comparações que usou que descrever o Reino dos Céus, porque cada uma delas é apenas uma peça de um imenso mosaico que, nos revela a realidade desse Reino.

O senhor se preocupava para que as pessoas não identificassem o Reino dos Céus, que anunciava, com os reinos deste mundo.

Na parábola da pesca final, o senhor compara a história humana a um grande mar, cheio de peixes bons e ruins, que representavam os homens.

Como na parábola do joio e do trigo, não há pressa para a pesca final.

Diante da história humana, todo bom discípulo deverá ter uma paciência histórica imensa, capaz de esperar séculos e milênios, porque sempre haverá chance de o peixe ruim converter-se em bom e o joio tornar-se trigo.

Desse mar da história, quando chegar ao final dos tempos, os anjos de Deus farão a separação entre os que permaneceram maus, que serão lançados na fornalha de fogo, e os que permaneceram justos, como membros do Reino dos Céus.

Senhor, nessa parábola o senhor fez um apelo ético para a responsabilidade moral de cada ser humano e para a dimensão ética de toda a sociedade, porque haverá consequências finais.

Na verdade, a morte de cada ser humano já o projeta para este final dos tempos, onde é realizado o julgamento da sua existência, através de um discernimento entre a justiça e a misericórdia.

Então, ele irá colher e experimentar a plenitude do bem ou do mal, que realizou durante a sua vida.

Senhor, olhe dentro de nós e conheça o nosso coração, prove os nossos pensamentos e conduza-nos pelo caminho da eternidade feliz.

 

Maria santíssima, tome as nossas mãos e leve-nos pelo caminho do bem e da verdade, proteja-nos dos maus caminhos, para que acertemos os nossos passos na direção da eternidade do Reino dos céus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se dirige à multidão e diz que o Reino dos Céus é comparado a uma rede de pesca lançada ao mar, a qual recolhe todo tipo de peixe que entra nela. Isso significa que o Reino dos Céus está aberto a todos, recolhe todos os que desejam se agregar a ele. Como mostra a conclusão da parábola, há, porém, certas exigências do Mestre que precisam ser assumidas. Quem busca o Reino de Deus supõe que viva a prática da justiça, do amor e da fraternidade. Muitos gostariam de ter sociedade, comunidades e famílias perfeitas, infelizmente não é assim. Todos somos humanos e precisamos tolerar e aceitar o diferente, o que pensa diferente. Jesus nos lembra, porém, que nosso Deus é o Deus da justiça. Nossa justiça humana pode falhar, mas a justiça divina não falha, mesmo que às vezes se faça esperar. No fim será feita a seleção, haverá separação de bons e maus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,47-53 - O Reino dos céus é como a rede

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho e identifique os elementos colocados na parábola: a rede, o mar, os peixes, a praia, a recolha e a limpeza da colheita. São elementos de atividade, discernimento, empenho e relações humanas. Atitudes que constroem o Reino de Deus, banquete fraterno na casa do Pai.

 

“Nas comunidades que viviam ao redor do grande lago da Galileia, histórias como essa tinham uma compreensão imediata. Jesus comparou o Reino de Deus com a pescaria. Os primeiros discípulos foram pescadores. A estes, ele convidou para serem pescadores de gente. A pescaria é a evangelização no mundo. Com o advento das redes sociais, a imagem da rede ficou ainda mais atual. A pescaria com rede é sempre em grupo. A missão é sempre comunitária. O fruto do trabalho dos pescadores são os peixes. O fruto da evangelização são pessoas convertidas, voltadas para Deus e para seus irmãos. O julgamento se o peixe é bom ou não é de Deus, representado nos seus anjos. A hora é de lançar a rede, de evangelizar”.

 

2. Meditação (Caminho)

Se Deus é tolerante comigo não posso ser exigente com os outros. Na dinâmica do Reino só Deus é o Juiz.

Como me comporto diante de pessoas que não caminham na mesma praia, não somam com nossa pesca?

Qual outro apelo o Senhor me dirige por meio destas comparações?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Se desejar conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém