sexta-feira, 8 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. – (Mt 10,16-23)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 08 DE JULHO de 2022 (sexta-feira) 189º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

(Proverbio Japonês)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

 DIA NACIONAL DO PESQUISADOR CIENTÍFICO

 DIA MUNDIAL DA ALERGIA

 DIA INTERNACIONAL DA CÓCEGA  

 DIA DA ALEGRIA

 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

 DIA DO PANIFICADOR

 DIA DO PACIFICADOR

 DIA DO VIDEOGAME

 DIA DA VALORIZAÇÃO DA VACA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) EM PORTO VELHO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT) EM PALMAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cipó (Bahia) Ouro Preto - Paiva (Minas Gerais) Treviso (Santa Catarina) Mimoso do Sul (Espírito Santo) Carolina (Maranhão) Floriano  (Piauí)Bragança  (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TELMA CRISTINA BECALETO DOS SANTOS (Bebidas São José-Garça/SP) DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI (Bispo Diocesano de Marilia /SP) FELIPE CONESSA (primo-Garça /SP) NELSON SOARES RANGEL (Garça /SP) ROSANE CRISTINA KAGUEYAMA (Belo Horizonte /MG) NEIDE YOSHIE KANASHIRO FERREIRA (DuCido-Garça /SP) ELZIRA BAPTISTA GUEDES (Garça /SP) IVO MARIA JUNIOR (Garça /SP) Aline De Lima Abido (Garça/SP) ANGELICA MEIRELLES (Garça/SP) JAIME MATOS  (Garça /SP) MARIA FIlÓmENa PaNToLFI SOUZA (Lions Clube de TUPÃ Curumim/SP) Seleimar Fazion (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PAULA COUTINHO BIGARELLI e LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIORó1994ó28 ANOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA PRISCILA

■ SANTA GLICÉRIA

■ SANTA LANDRADA

SANTO AQUILA

SANTO ADRIANO III

SANTO AUSPÍCIO

SANTOS MONGES ABRAMITAS

BEATO EUGÊNIO III

BEATO MÂNCIO ARAKI

BEATO PEDRO VIGNE

■ SÃO DISIBODO

■ SÃO PANCRÁCIO DA ITÁLIA

■ SÃO PROCÓPIO

■ SÃO QUILIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A fé cristã incomoda porque provoca mudanças. Assim, no exercício da missão, podemos encontrar muitas dificuldades e perseguições:- Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos – Mt 10,16-23

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos chamados à conversão: como é possível não distinguir entre o Deus salvador e os ídolos, que levam à ruína? Os caminhos do Senhor são retos; por eles aprendamos a andar com simplicidade e espírito decidido e generoso.

 

– Oração 

 

PAI, REVESTE-ME COM A FORÇA DO TEU ESPÍRITO A FIM DE QUE EU TENHA FORÇA SUFICIENTE PARA PERSEVERAR, ATÉ O FIM, NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO RECEBIDA DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de junho de 2022 sexta-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A seus discípulos, Jesus recomenda agir com prudência nas adversidades. Garante-lhes a intervenção do seu Espírito e os incentiva a perseverar até o fim, para levarem a todos os frutos do amor de Deus.

 

 

1ª Leitura (Os 14,2-10) – Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos.  Leitura da Profecia de Oseias:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Assim fala o Senhor: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos, o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia’. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e por eles andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Minha boca anunciará o vosso louvor!

 

 

– 08 de junho de 2022 sexta-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai.  (Mt 10,16-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, / ele vos conduzirá a toda a verdade, / lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados de como falar ou do que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

08/07/22  14ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 10,16-17.22: Disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas... Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.

 

Jesus, dentro do povo judeu e do imenso império romano, era muito pequeno o número das primeiras comunidades cristãs, que professavam a fé no senhor e testemunhavam a sua ressurreição.

Dificilmente conseguimos imaginar o que significava professar abertamente uma fé no meio de uma sociedade que rejeitava e perseguia todos os que se diziam cristãos. Realmente, eram como ovelhas cercadas por lobos.

O senhor não queria que seus discípulos entrassem em confronto direto com aquela sociedade.

Mas, pedia que tivessem a prudência das serpentes, ou seja, que não se expusessem facilmente, e a simplicidade das pombas, que não se intimidassem nem perdessem sua liberdade de voar, porque o espaço da fé era maior do que o da violência.

Senhor, é verdade que ainda há muita perseguição e violência contra os cristãos em certos países.

Mas, em nosso país, já não vivemos sob ameaça imediata de condenação ou de violência por praticar a nossa fé.

Corremos, porém, o risco de uma fé acomodada, sem compromisso real com a Igreja, não raro, reduzida a algumas práticas devocionais.

Assim, quase todos se dizem cristãos ou católicos, mas o seu Evangelho se dilui na mentalidade do mundo, não transforma as estruturas injustas da sociedade, e, quanto muito, provoca o surgimento de grupos polarizados, que preferem se condenar em assuntos superficiais, e se omitir naquilo que realmente é exigido pelo Reino de Deus, anunciado pelo senhor.

Senhor, não permita que o sal da nossa fé perca o seu sabor e a luz da sua Palavra fique escondida ou esquecida.

Nosso mundo precisa da justiça e da paz do seu Reino,  nosso país precisa de uma nova Evangelização, e nós, católicos, precisamos reanimar a fé e a vivência do nosso batismo.

Envie seu Espírito, senhor, e renove a face da terra.

 

Mãe de Jesus, Maria, liberte-nos da acomodação espiritual e nos ajude a responder aos apelos da Igreja como a senhora respondeu ao arcanjo Gabriel, disponíveis para dar o nosso sim a tudo o que discernimos como vontade de Deus para a nossa vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus previne seus seguidores contra as perseguições que os aguardam e exorta-os a perseverarem firmes até o fim. A autêntica Igreja, fundamentada nos valores do Evangelho, sempre teve e sempre terá resistências por parte daqueles que não se enquadram nos valores pregados pelo Mestre. Por outro lado, Jesus também pede sabedoria aos seus apóstolos e discípulos. A sabedoria da coragem simples que implica fidelidade até as últimas consequências; a sabedoria da prudência que não procura o conflito e a perseguição gratuitamente. O Mestre propõe um programa nada fácil para a Igreja, continuamente tentada a assumir as mesmas atitudes da sociedade injusta e defensora dos poderosos. Quando a Igreja procura se revestir do poderio, ela acaba se afastando do Espírito do Mestre, que sempre viveu de forma simples e despojada.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 10,16-23 – Ser discípulo e missionário

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Diante do Deus Criador, somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados(as) de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente. Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!”

Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Observe que Jesus não promete sucesso no que diz respeito a acolhida.

 

“A missão de anunciar a proximidade do Reino é tarefa de todos nós. Mas somos enviados “como ovelhas no meio de lobos”. A fé cristã incomoda porque provoca mudanças. Assim, no exercício da missão, podemos encontrar muitas dificuldades e perseguições. Nesse sentido, Jesus nos deixou preciosas orientações: prudência, simplicidade, confiança e perseverança. Por um lado, não se expor gratuitamente (prudência); por outro, agir sempre com transparência e proximidade das pessoas (simplicidade). Contar sempre com o Espírito Santo que nos assiste, particularmente nas horas difíceis (confiança em Deus); e manter-se fiel até o fim (perseverança). A perseguição é especialmente a hora do nosso testemunho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, somos convidados a ouvir o Senhor…

Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre?

As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações?

Eu busco na Palavra de Deus luz e força para minha fé e minha missão?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.