quarta-feira, 17 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei. - (Lc 11,42-46)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 17 DE OUTUBRO DE 2018 (quarta-feira) 290º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EM MATÉRIA DE AMOR, TUDO O QUE É DEMAIS AINDA É POUCO.
(Pierre Beaumarchais)

 Datas Comemorativas 
DIA DA AGRICULTURA
DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
DIA DO MAQUINISTA
DIA INTERNACINAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA (ONU)
DIA NACIONAL DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA
DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA
DIA PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA
DIA MUNDIAL DA CAMINHADA
DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
SEMANA DA ASA
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (de 12 a 18/10)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bacuri - Primeira Cruz (Maranhão) Bananeiras (Paraíba) Igarapé-Mirim (Pará) Bela Vista do Paraísos (Paraná) Carmópolis (Sergipe) Catuípe (Rio Grande do Sul) Assu - São José de Mipibu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SONIA M. CAPPELIN AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) INÊS APARECIDA DE LUCA MARTINÊS (Professora - Bauru /SPHERMES LUIZ SANTOS AOKI (Advogado - Garça /SP)Laurita Cristina Lima (Garça /SP) JORGE ISMAIL ABIDO ISMAIL (São Luiz/MA) ERIKA DORETTO (Lions Clube de Tupã /SP) DG CL Edson Francis da Silva Souza (DLC11-Lions Clube de Itaperuna /RJ) RUBENS GOMES (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CÁSSIA REGINA DA SILVA CASCONI e PAULO DE OLIVEIRAó(Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPI PAULISTA ó1960ó58 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio (Síria, 50-107),  terceiro bispo da Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do Imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Na viagem rumo ao martírio, deu testemunho de sua fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.
SÃO RODOLFO
SÃO SERAFINO

- Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19).
Celebrando hoje Santo Inácio de Antioquia que deu testemunho de fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs, façamos sua memória e rezemos por todos os cristãos que são perseguidos.
Oração
PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM JESUS PARA QUEM A JUSTIÇA E O AMOR A TI VALEM MAIS QUE O LEGALISMO DOS QUE SÃO INCAPAZES DE DESCOBRIR O TEU VERDADEIRO DESÍGNIO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda continua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
17/10/2018 Quarta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum Sto. Inácio de Antioquia, BMt., memória.
Levar uma vida virtuosa e coerente com o que se prega e anuncia implica deixar-se conduzir pelo Espírito, amando, vivendo a justiça e não impondo aos outros fardos insuportáveis.

1ª Leitura (Gl 5,18-25) – Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões. Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas:

Irmãos, 18se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  1
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!


Evangelho do dia
17/10/2018 Quarta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum Sto. Inácio de Antioquia, BMt., memória.
Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei. - (Lc 11,42-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo
Quando nos deixamos conduzir pelo Espírito, levamos amor naquilo que fazemos, levamos amor com mansidão, bondade e brandura!

“Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei” (Gl 2,22-23).

Hoje, queremos crescer na nossa vida, no Espírito. Quando não cultivamos a vida no Espírito, as obras da carne crescem em nós, vivemos num mundo de contendas, disputas, rivalidades, as pessoas se colocando umas contra as outras. Corremos o sério risco de perdermos o espírito cristão, aquele que é impulsionado pelo Espírito Santo, não pelo nosso espírito nem pelo nosso interior, pela raiva, a ira, o ressentimento ou a mágoa.

Nos tempos em que estamos vivendo, quantos estão deixando de cultivar e mover-se pelo espírito do ódio. O ódio destrói as vísceras do nosso ser e faz de nós pessoas racionais.

Deixemo-nos conduzir pelo Espírito, porque, quando nos deixamos conduzir por ele, os frutos dele se manifestam em nossa vida: a mansidão de coração, a paz que transmitimos àquilo que fazemos e falamos.

Quando somos conduzidos pelo Espírito, conseguimos nos controlar, conseguimos controlar a nossa ira, a nossa raiva e as coisas que estão agitadas dentro de nós. Quando nos deixamos conduzir pelo Espírito, levamos amor naquilo que fazemos, levamos amor com mansidão, com bondade e brandura. Transmitimos a graça de Deus nas situações mais conflitosas e desesperadas do mundo, porque é o Espírito que age em nós.

Não podemos imaginar que o fruto ou a ação do Espírito esteja somente na pessoa que ora em línguas, que profetiza, faz milagres e opera curas. A ação do Espírito é coração transformado, é coração produzindo frutos que edificam a vida cristã onde quer que nós estejamos, por isso sejamos cristãos que produzam verdadeiros frutos no Espírito.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Justiça e paz
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— na polémica com os fariseus, Jesus Cristo situa como eixos da convivência social a justiça e o amor de Deus, antepondo-os a pontos de vista particulares. Paz e Direito, paz e justiça estão inseparavelmente unidos. Onde se atropela o direito a injustiça toma o poder e a paz fica ameaçada.

Um critério profundo da política devem ser os valores morais, não criado por nós, mas reconhecidos e iguais para todos os homens. Sem eles o Direito pode ser usado criminalmente com fins partidários. Destacam dois fatores que diluem a justiça. Primeiro, o “cinismo de uma ideologia”, que ofusca as consciências justificando qualquer meio para alcançar os objetivos partidários. Segundo, o “cinismo dos negócios” (a exploração sem escrúpulos das reservas naturais), onde também o útil ocupa o lugar do bem e o poder despreza o direito.

—Senhor, o cristianismo não nos afasta da razão, mas ilumina-a: para a paz, faz que a fé serene a razão, frequentemente deformada pela tirania ideologica.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Memória litúrgica de São Geraldo Majella e Santa Edwiges.
 O Evangelho de hoje nos leva a perceber que, quanto Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Ele nos recorda que o Pai sonda o nosso coração e nos conhece profundamente, por isso, de nada valem as aparências.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? Quais críticas Jesus faz aos escribas e fariseus? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto bíblico?
“Se em Mateus a crítica aos fariseus é feita diante das multidões e dos discípulos (Mt 23,1), em Lucas é feita na casa do fariseu que convidou Jesus para uma refeição. A crítica que Jesus faz aos fariseus e aos doutores da Lei visa despertá-los para a centralidade do amor e da justiça na prática da Lei. Não deixa de ser impressionante a liberdade com a qual Jesus procede e diz a verdade, sem, contudo, oprimir ou diminuir quem quer que seja. Seu único intuito é levar todos a uma verdadeira e profunda conversão para que se abram ao mistério de Deus revelado em sua pessoa. Tal crítica também significa que ele veio para levar a Lei à plenitude (cf. Mt 5,7). O amor é a plenitude da Lei. Quem ama a Deus e ao próximo cumpre plenamente a Lei (cf. Lc 10,25-37). Jesus afirma a primazia do amor sobre qualquer outro mandamento, pois, como dissemos acima, o amor é a plenitude da Lei; ele está na origem da Lei e é para ele que toda a Lei tende. Por essa razão, a prática da lei não pode, como princípio, visar, em primeiro lugar, ao bem de quem a pratica; isso é hipocrisia” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais gestos Jesus o(a) convida a viver?
“Jesus era de uma coragem inspiradora. Dizia a verdade quando ela precisava ser dita, com amor e com muita prudência. Não tinha medo de denunciar as injustiças e os erros que os grandes e poderosos cometiam, e que eram um peso para a vida das pessoas. Aos fariseus, criticava a observância irrestrita da lei e ao mesmo tempo o coração duro e insensível deles para com os outros. Ao doutor da lei, incomodado com as duras palavras de Jesus, advertiu que colocavam pesados fardos nas costas do povo e eles mesmos não viviam nada do que exigiam. Portanto, sejamos cumpridores da lei e não julguemos nossos irmãos, mas sejamos acolhedores e amorosos! Essa é a verdadeira religião: acolher qualquer pessoa com amor” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.
Conclua com a oração da Campanha Missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.