sábado, 4 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? – (Lc 6,1-5)

 




– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 04 DE SETEMBRO de 2021 (sábado) 247 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

UM SORRISO SIGNIFICA MUITO: ENRIQUECE QUEM O RECEBE, SEM EMPOBRECER QUEM O OFERECE.

(Autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO ELETRICITÁRIO

DIA INTERNACIONAL DO TAEKWONDÔ

DIA MUNDIAL DA PARALISIA CEREBRAL

DIA MUNDIAL DA SAÚDE SEXUAL

DIA DO SERVENTUÁRIO (SP)

DIA DA LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS

DIA DA BARBA

DIA DO BACON

DIA DO ABUTRE

DIA DA FUNDAÇÃO DA GOOGLE NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA JAGUAR NO REINO UNIDO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE SAMBA CAMISA VERDE E BRANCO DE SÃO PAULO-SP

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Rosa de Viterbo (São Paulo) Buriti dos Lopes Gilbués - Simplício Mendes (Piauí) Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte) Jaguaruana - Potengi (Ceará) Reserva do Iguaçu (Paraná) Paulista (Pernambuco) Ceres (Goiás) Dois Irmãos do Tocantins (Tocantins)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS VICTOR SOLIGUETI BEZERRA (Past-Presidente DLEOLC8-Leo Clube de Tupi Paulista /SP) GABRIEL EVARISTO SEMENSSATO (Garça/SP) JATHYR OLIVEIRA JUNIOR (Garça/SP) ANA MENECHELLI (Duartina /SP) PAULO SÉRGIO (Marilia /SP)MIGUEL BOSQUE (Assis /SP) LEANDRO CLEMENTINO FALCÃO (Pederneiras/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELA DE CASTRO CARLESCO e MILTON LUIS CARLESCO ó1998ó23 ANOS (Presidente Prudente /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA ROSÁLIA

SÃO BONIFÁCIO I

SÃO MOISÉS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? – Lc 6,1-5

 

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O senhorio de Cristo sobre todas as realidades da vida nos estimula a abandonar as obras más e a permanecer inabaláveis e firmes na fé, sem nos afastarmos da esperança que nos vem do Evangelho.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME SENSATO NA PRÁTICA DAS EXIGÊNCIAS RELIGIOSAS, PARA EU BUSCAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE REALMENTE É DO TEU AGRADO E ESTÁ A SERVIÇO DA VIDA, CUJA FONTE ÉS TU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 04 de setembro de 2021sábado da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus oferece a correta interpretação do significado do sábado – correspondente ao domingo, para os cristãos -, subordinando-o ao serviço da vida, e vida em abundância. 

 

1ª Leitura (Cl 1,21-23) – Deus vos reconciliou para vos apresentar como santos, imaculados.  Início da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.

23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 54(53)

 

Quem me protege e me ampara é meu Deus.

 

 

– 04 de setembro de 2021sábado da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?   (Lc 6,1-5)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sou o caminho, a verdade e a vida: / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Cuidemos para que ninguém pereça de fome”

 

E Jesus acrescentou: ‘O Filho do Homem é senhor também do sábado’”

(Lucas 6,5).

Os fariseus estão questionando a Jesus porque os seus discípulos, em dia de sábado, estão arrancando as espigas e comendo-as, debulhando sobre as espigas, eles estão cuidando da própria alimentação. E os fariseus estão ali com aquela dureza de coração, sempre com as mesmas questões: “Por que os seus discípulos fazem o que não é permitido em dia de sábado?”. Ora, mas se até Davi entrou na casa de Deus, pegou os pães que eram oferecidos a Deus e comeu para saciar a fome dele e dos seus companheiros — e Davi conhecia a Lei de Deus, Davi era um homem de Deus —, ninguém questionou aquilo que Davi fez; e Jesus é mais do que Davi.

 

Então, se Davi fez isso para saciar a sua fome, por que é que os discípulos não podem naquele dia fazer isso para saciar a fome deles? Não tem dia, não tem hora que nós podemos ficar estagnados, sobretudo, para a prática do amor e da misericórdia.

 

Quando alguém bate à sua porta, quando alguém do seu lado está passando fome, passando necessidade, sacie a fome dele. Porque, se o seu filho está necessitado, seja lá o dia e a hora que for, você vai procurar saciar a fome dele, você não o deixará perecer pela falta de cuidado porque você tem outros compromissos, outras responsabilidades… Você não vai deixar os seus perecerem na fome. Como nós não podemos deixar ninguém perecer de fome ou passar necessidade, seja qual for a ocasião.

 

“Quando alguém do seu lado está passando fome, passando necessidade, sacie a fome dele”

 

Mas aqui é sobretudo a necessidade de libertar o coração do apego ao legalismo, porque não se serve a Deus apegado apenas às leis e aos preceitos. Queremos, muitas vezes, ainda viver uma religião de legalismos e de práticas religiosas. As práticas religiosas são importantes, elas fazem um alicerce para a nossa alma e para o nosso espírito, mas, se as práticas religiosas não nos tornam pessoas misericordiosas, amorosas, acolhedoras, se as práticas religiosas, as orações que fazemos não nos levam a viver o amor e a misericórdia, para que serve as nossas práticas? É para cultuar a Deus ou para cultuarmos a nós mesmos? É para nos tornarmos heróis da fé ou para nos tornarmos, de fato, discípulos de Jesus, praticando o que Ele praticou, vivendo o que Ele viveu, ensinando o que Ele ensinou e, acima de tudo, exercendo o amor que Ele nos ensinou a exercer?

 

Ele é o Senhor do sábado, Ele é o Senhor de toda a Lei, Ele é o Senhor de todo o mandamento, por isso, amemos; porque assim estaremos vivendo aquilo que o Senhor nos ensinou!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos de Jesus colhem espigas e as comem. Interpretando o fato de debulhar espigas como colheita e, portanto, como violação ao repouso sabático, os fariseus recriminam a atitude dos discípulos. Apoiado em passagem da Escritura e citando o respeitado nome de Davi, Jesus enuncia um princípio decisivo: em caso de necessidade, a manutenção da vida tem precedência sobre o respeito às proibições religiosas. Sem alimentar-se não há ser humano, que é maior do que qualquer prescrição, pois “o sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2,27). Ao dizer que “o Filho do Homem é senhor do sábado”, Jesus nos ensina que as instituições, estruturas, leis e costumes devem estar a serviço do homem: podem ser abolidos e cair para segundo plano em qualquer circunstância em que uma necessidade urgente o exigir.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho do Homem, os fariseus fazem tempestade num copo d’água: acusam teus discípulos como se tivessem cometido grave escândalo. Apenas debulhavam espigas para matar a fome, em dia de sábado. Citando as Escrituras, argumentas que as Leis foram criadas para favorecer a vida humana. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,1-5 - O Filho do Homem é Senhor do sábado

 

Oração Inicial
A Palavra de Deus proposta para o nosso dia nos fala da liberdade diante dos valores em favor da vida. Mais do que leis e preceitos, o Senhor espera de nós a vivência da compreensão, que é fruto do amor. Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o motivo da crítica dos fariseus? Qual é o significado do sábado para o povo? Qual é o ensinamento de Jesus?

 

Evangelho: Lc 6,1-5 Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

 

“A ênfase na indicação temporal do incidente – dia de sábado – estabelece que o ponto de discussão não é o que os discípulos fazem, mas quando o fazem. Sendo Senhor do Sábado, Jesus está acima das leis, mesmo as religiosas, que os homens elaboram. Jesus relativiza essas leis e convida seus interlocutores a relerem a passagem que se refere ao rei Davi. Todas as leis – inclusive o descanso sabático – são a favor da vida. Para Jesus, o rei Davi, mesmo tendo infringido uma lei, permanece obediente a Deus. As leis trazem sempre valores. A lei fria não serve para nada. A vida e ao amor são referências absolutas no projeto de Jesus. Na dúvida, dizia Santo Agostinho, escolha a alternativa que mais favoreça o amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer…

 

Qual caminho Ele me indica? Meditando e orando com esta Palavra escuto: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

(oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

 

Bênção 

 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.