sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. – (Mt 5,20-26)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 26 DE FEVEREIRO de 2021 (sexta-feira) 057º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum.

(Booker T. Washington)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO COMEDIANTE

DIA DO HANDEBOL

DIA INTERNACIONAL DO INVESTIMENTO SOCIAL CORPORATIVO

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  NÃO HÁ CIDADE COMEMORANDO ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JEFFERSON ALVES MATIAS (Macrocontábil Conessa Garça de Alvaro de Carvalho /SP)MARILENA GUANAES BATAGLIA (Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO DONIZETE PICININI (TATO) (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)PATRÍCIA “PATTY” MORENO ALVES (Lions Clube de Agudos /SP)LIANA CEZARIO AMARAL (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)valéria alice franchi da silva (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)CINTHIA CASSOLA CARRERO SEVERINO (GARSEG-Garça /SP)MARIA GRAZIELA MEDINA FERRARI DE CASTRO (Garça /SP)RENATO BRUNO ISHIKAWA (Garça /SP)DALTON LADEIRA SILVA (Garça /SP)GUILHERME GAMBA ZANCOPÉ (Garça /SP) FALCÃO SILVA (Garça /SP)SILAS DE OLIVEIRA GONÇALVES (Psicologo-Garça /SP)Ademir Mds MARTINS (Nova Iguaçu /RJ) Padre ACHILES PACELI DE OLIVEIRA PINHEIRO (Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO PORFÍRIO de gaza

SANTA Paula Montal Fornés

Santo Alexandre i de Alexandria no Egito

SÃO Faustiniano

SANTA Isabel de França

BEATA MARIA PAULA MONTALT

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,20-26

Todos os mandamentos e preceitos que estão na Bíblia se resumem na prática do amor fraterno.

 

- Livrai-me, Senhor, das minhas aflições, vede minha miséria e minha dor; perdoai todos os meus pecados (Sl 24,17s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quaresma é precioso tempo de renovação interior. Celebremos a Eucaristia, abertos aos apelos divinos de conversão.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, que vossos filhos e filhas se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação desta Quaresma frutifique em todos nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 26 de fevereiro de 2021 6ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Aos olhos de Deus, o que conta é a conduta presente, não a passada. A justiça que lhe agrada brota do mais profundo de um coração que ama. 

 

1ª Leitura (Ez 18,21-28) – Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

 Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.

 

23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver?

 

Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não  é correta’.

Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 130(129)

Se levardes em conta nossas faltas,

quem haverá de subsistir?

 

– 26 de fevereiro de 2021 6ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  – (Mt 5,20-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20”Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”.

 

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

 

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos promotores da reconciliação entre nós”

“Quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta” 

(Mateus 5,23-24)

É preciso enfatizar que, acima de tudo, a oferta que verdadeiramente agrada é um coração reconciliado. Não é nem ouro nem prata, não são as minhas boas intenções, não são as grandes virtudes que penso que tenho. A oferta verdadeira no coração de Deus é um coração que se reconcilia.

 

Muitas vezes, enganamos a nós, enganamos os outros e achamos que vamos enganar a Deus. Vivemos mágoas, rancores; vivemos conflitos que nos afundamos neles. E, ao invés de procurar em Deus a paz, a reconciliação, o perdão e a misericórdia, vamos construindo um cristianismo muito mais marcado por conflitos, guerras, brigas, disputas do que o cristianismo que Jesus nos deixou, o da reconciliação, do amor e do perdão.

 

Aqui não é a questão de falar bonito, aqui não é questão de pregar amor, mas é questão de viver na vida. O casal precisa viver a reconciliação conjugal todos os dias; filhos e pais, pais e filhos, irmãos com irmãs, e assim por diante. Mas precisamos promover na sociedade a verdadeira reconciliação.

 

“Se tem uma oferta que nos salva e agrada a Deus, essa oferta se chama: reconciliação”

 

Desculpe, mas há muitos pregando, falando e gritando o nome de Jesus, mas promovendo disputas, guerras, brigas e disseminando discórdias. Como é possível semear o amor e a misericórdia de Deus em nome das minhas filosofias, ideologias, crenças, inclusive religiosas, mas, ao mesmo tempo, querer promover brigas entre as pessoas?

 

Deixe de lado a sua melhor boa intenção, deixe de lado a sua melhor convicção religiosa, deixe de lado os rosários e eucaristias que você reza todos os dias se possível, mas vá primeiro obedecer ao Evangelho, deixe de lado a sua oferta e vá se reconciliar com o seu irmão.

 

Não se vive em paz numa casa se não tem reconciliação, não se vive um casamento verdadeiro sem reconciliação conjugal, não se vive um cristianismo, uma religião verdadeira sem reconciliação. Pode ser que outras religiões, que não seja a de Cristo, não tenha a ênfase na reconciliação, porque aquele que promove a reconciliação entre os homens é o c Jesus.

 

Por isso, se somos Seus discípulos e seguidores, se queremos colocar em prática a Sua Palavra, não sejamos promotores de discórdias, divisões e brigas entre os homens, mas sejamos primeiro promotores na própria vida, da reconciliação e entre os irmãos não podemos semear outra coisa a não ser a reconciliação, o amor e a paz.

 

Se tem uma oferta que nos salva e agrada a Deus, essa oferta se chama: reconciliação. Muita paz de Deus no seu coração!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Como superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus? A justiça deles era simplesmente cumprir o que estava escrito nas Leis. O simples cumprimento da Lei não é critério sufi ciente para dizer que alguém é mais santo e justo e que outros são maus e pecadores. Jesus nos encoraja a ir além da lei. Segundo o Mestre, matar alguém não é simplesmente derramar seu sangue; mata-se, por exemplo, quando diminuímos moral e fisicamente alguém, por meio de palavras e atitudes nada edificantes, tais como ficar com raiva, chamá-lo de imbecil ou idiota e outras. Para entrar no Reino dos céus, é indispensável uma justiça mais plena. A santidade ou a perfeição de Deus é a “plenitude da lei”, e a reconciliação com o irmão e o amor fraterno podem ser mais importantes do que o cumprimento da lei da oferta ou do sacrifício.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, tu que nos ensinas sobre a justiça do Reino, queres uma comunidade de irmãos e irmãs que vivam reconciliados entre si e que realizem obras de caridade e compreensão uns com os outros. Assim, suas atitudes são guiadas não pelas rigorosas leis dos “antepassados”, mas pela lei do amor. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

 

Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mt 5,20-26 “Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; […] quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.” […]

 

Em silêncio, relacione o texto à sua vida e responda para você mesmo(a). Quais palavras do Evangelho mais chamaram sua atenção? “As sementes do Verbo estão presentes ao longo dos tempos; a sabedoria humana alcançou bons patamares. Mas com Jesus começa um novo tempo: “porém eu vos digo…”. Não basta o legalismo, que salva apenas as aparências. Os discípulos de Jesus, ao entrarem no Reino, assumem uma nova postura. Trata-se de aceitar a adorável pessoa de Jesus e seus ensinamentos. Ele ensina um novo modo de orar, um novo modo de agir, uma nova ética, um novo modo de se relacionar com o Pai e com os irmãos. Tudo se faz novo. Em vez da lei, o valor; em vez da atitude racional, o coração. E tudo isso é centrado no amor. E o amor de Deus significa amar sem medida; é amar do jeito do Pai. Este é o primeiro ato da liturgia da vida.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

O que diz, para você, a expressão: “… vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda”?

Cuidar do nosso modo de pensar e do nosso coração parece ser o que Jesus quer nos ensinar.

Como você se prepara para fazer a sua oferenda, para entrar na intimidade de Deus junto com seus irmãos?.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que a hoje Palavra o(a) leva a viver? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.