sexta-feira, 3 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.” - (Mt 9,14-15)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 03 DE MARÇO DE 2017 (sexta-feira) 62º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A ORAÇÃO É A RESPIRAÇÃO DA ALMA.
(Sta. Teresinha do Menino Jesus)


Datas Comemorativas
SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nova Xavantina (Mato Grosso) Carbonita - Cedro do Abaeté - Chapada do Norte – Santa Rita de Ibitipoca - Varzelândia (Minas Gerais) Prado (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTÔNIO VICTOR PEREIRA (presidente do Lar dos Velhos- Eq 13 “ENS da PAZ” Setor de Garça /SP)DEOCLECIANO FONSECA DE ANDRADE FILHO (DLC 11-Lions Clube de Cachoeiro de Itapemirim ‘Frade e Freira’ /ES)MARIA JOSÉ DA CONCEIÇÃO SILVA (DLC 12-Lions Clube de Juiz de Fora Centro /MG)LUIZ ANTONO SGANZERLA (Garça /SP)ADRIANA YUMI FUJIKAWA FERIGATO (Garça /SP)EDSON PERON (Garça /SP)angela bottino peres (Garça /SP)

Santo do Dia
SANTA TERESA EUSTOCHIO VERZERI
SANTA CUNEGUNDES
CATARINA DREXEL


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Para os cristãos, o jejum é expressão do desejo de conversão, sinal de solidariedade e de partilha e proposta de justiça. Aprendemos do próprio Jesus o jeito e o momento certo de jejuar.
 Oração
PAI, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
ó Deus,  assisti com vossa bondade e penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira depois das Cinzas - 03/03/2017 – Quaresma
O jejum cristão só tem sentido em conjunto com as obras de caridade e com a prática da justiça, sem as quais não se honra a Cristo, o noivo da humanidade.


1ª Leitura (Is 58,1-9a) – “Acaso é este o jejum que aprecio? Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu.
5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 50 (51)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do dia
Sexta-feira depois das Cinzas - 03/03/2017Quaresma
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. - (Mt 9,14-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jejum como prática espiritual
O jejum ajuda nosso autodomínio.
“Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição?”  (Is 58,6).
O jejum é um dos elementos essenciais do tempo da Quaresma, uma prática espiritual essencial e necessária para nossa vida. Há pessoas que não comungam da nossa espiritualidade, outras não creem em Deus, mas praticam jejum, até mesmo para outras finalidades medicinais, mas esse não é o caso.
Estamos falando de jejum quanto elemento espiritual, prática espiritual, quanto à capacidade que podemos ter de domínio sobre nós. Quanto ao jejum, estou dizendo, não é o alimento que manda em mim, mas eu que tenho domínio sobre ele.
Quando eu jejuo, estou dizendo que não é a fome que manda em mim, mas eu posso ter domínio sobre a fome. Se não nos determos nessas práticas, seremos sempre dominados por instintos e vontades, porque os excessos que cometemos – do comer, do beber, da sensualidade e tantas outras coisas – vão escravizando nossa vida.
 A função do jejum é nos tornar livres, libertos, para termos autodomínio, autocontrole sobre nós. Por isso o jejum é ligado à oração, e a oração é que alimenta o jejum. Não é simplesmente passar o dia sem comer, ficar emburrado, de cara fia, com dor de cabeça… Esse jejum não agrada a Deus.
O jejum é para ser oferecido a Deus, para O invocarmos sobre nós, a fim de Ele nos ajudar a termos controle  sobre a nossa natureza. Qual é o jejum que agrada a Deus? Não é simplesmente deixar de comer, o importante é que realmente tenhamos um disciplina em relação aos alimentos, é necessário, é sério para a nossa saúde física, psíquica, psicológica e espiritual.
O jejum precisa ser de uma força que nos quebre por dentro, quebre as amarras, as coisas pesadas. Nós, muitas vezes, não conseguimos perdoar alguém; queremos perdoar, mas não conseguimos. Muitas vezes, temos um visão pesadas em relação às pessoas, então, entra a força do jejum, porque ele purifica.
 Quando o jejum é bem vivido, sobretudo feito no espírito da oração, da entrega a Deus, ele vai moldando as inclinações interiores. Por isso, um excelente caminho para a nossa vida espiritual, para a nossa mística em relação a Deus, para o nosso autodomínio, autocontrole, é não abrir mão do jejum.
Alguém pode dizer: “Minha vida já é um eterno jejum, eu não como direito!”. Não se trata disso, o caso é equilibrar a alimentação necessária, que é justa; outra coisa é passar o dia tirando uma das refeições, comer menos ou deixar de fazer uma delas, oferecendo como culto espiritual.
Jejum, que não é culto espiritual, é simplesmente uma abstinência de alimentos. Por exemplo: a pessoa vai tirar sangue e fica sem tomar café, passando tantas horas sem comer. Isso é um coisa, mas estou falando de saber que, agora, é hora da refeição e abrir mão dela ou fazê-la de uma forma diferente, para oferecer a Deus e, realmente, dizer ‘não’ à minha natureza.
 O jejum não é praticado só nestes dias [Quaresma], pois, muitas vezes, precisamos praticá-lo em épocas da nossa vida, para quebrarmos os jugos dentro de nós, as inclinações negativas, para quebrarmos, de fato, as cadeias injustas que estão dentro do nosso coração. O jejum é um santo, abençoado e doce remédio.
Deus abençoe você!.
"Reflexão - Mt 9, 14-15
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
As práticas religiosas não podem ser simples ritualismos que cumprimos por costume ou tradição.
Os fariseus e os discípulos de João faziam jejum, cumprindo os valores tradicionais da religiosidade de sua época, mas o cumprimento desses valores não lhes foi suficiente para que se tornassem capazes de reconhecer o tempo em que estavam vivendo e por quem foram visitados, de modo que não puderam viver a alegria de quem tem o próprio Deus presente em suas vidas e nem puderam usufruir forma mais plena essa presença de graça.
Somente quem viver uma verdadeira religiosidade que seja capaz de estabelecer um relacionamento profundo e maduro com Deus e perceber os seus apelos nos dos sinais dos tempos pode colher os frutos dessa religiosidade.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- No jejum, deixamos de lado algo que nos agrada, oferecendo este gesto em sacrifício e isto se transformará em bênçãos para nossa vida. Tenho consciência disso?
- Ou faço parte do grupo daqueles que jejuam... tão somente porque preciso emagrecer?
- Sei me alegrar com Jesus Ressuscitado mas também acompanhá-lo no caminho do calvário?
- Apesar de às vezes a vida ser difícil, procuro espelhar-me em Cristo?
- Purifico meu coração através da oração?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje, sexta-feira de jejum e abstinência, façamos e ofereçamos nossa oração ao Senhor.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, versículo por versículo, grifando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Deixe-se iluminar por outros textos bíblicos que possam ajudá-lo(a) a identificar a mensagem central deste. Qual é o tema central do Evangelho?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Que palavra ou versículo mais o(a) tocou? Leia novamente o texto e deixe-se tocar por ele, fazendo a sua meditação. Silencie seu coração para perceber o toque de Deus em sua vida.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Peça a Jesus Vida, por meio da oração, aquilo que seu coração mais deseja. Aproxime-se do Senhor com todo o seu ser, sem medo de sentir o seu abraço de Pai amoroso e misericordioso.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta? Sintetize em uma palavra o compromisso que você se propõe a viver neste dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.