terça-feira, 27 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. – (Mt 10,17-22)

 

Viu e creu!

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO de 2022 (terça-feira) 361º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A AMIZADE É UM MEIO DE NOS ISOLARMOS DA HUMANIDADE CULTIVANDO ALGUMAS PESSOAS.

(Carlos Drummond de Andrade)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO EVANGELISTA

DIA DE CORTAR FLOCOS DE NEVE

DIA DA FUNDAÇÃO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP (FAMERP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Espírito Santo do Pinhal - Nantes - Ouroeste - Paulistânia - Salto Grande - Tapiratiba - Trabiju (São PauloAbadia de Goiás - Santa Rita do Novo Destino - Vila Propício(GoiásAtalanta (Santa CatarinaCatunda - Hidrolândia (CearáCachoeira - Jaguaripe - São Francisco do Conde (BahiaAbadia dos Dourados - Antônio Carlos - Campo do Meio - Capitólio - Caraí - Coimbra - Comendador Gomes - Cristais - Crucilândia - Cruzília - Estiva - Estrela do Indaiá - Guaraciaba - Guidoval - Inhaúma - Itapagipe - Itueta - Iturama - Janaúba - Jequitaí - Jequitibá - Jesuânia - Joaíma - Jordânia - Juruaia - Lagoa da Prata - Luminárias - Nanuque - Pimenta - Pocrane - Pratinha - Ribeirão Vermelho - Rio Acima - Salto da Divisa - Santa Cruz do Escalvado - Santa Margarida - Tocantins - Toledo - Tumiritinga - Vespasiano - Vieiras -  Virgem da Lapa (Minas GeraisMaximiliano de Almeida (Rio Grande do SulBuritis - Carmo do Cajuru - Carmópolis de Minas - Carrancas - Cascalho Rico - Chupinguaia - Pimenteiras do Oeste - São Francisco do Guaporé (Rondônia)Caraúbas do Piauí - Caxingó - Cocal dos Alves - São Miguel do Fidalgo (PiauíAbel Figueiredo - Cumaru do Norte - Curralinho - Maracanã - São Domingos do Araguaia - São João da Ponta - Terra Alta (ParáTupãssi (ParanáCaaporã(ParaíbaAgua Nova - Jandaíra - Lucrécia - Passagem (Rio Grande do Norte

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FLAVIA VALENCIO CONESSA MARTINS (prima-Academia Washigngton-Cambé/Londrina/PR) SILVIO  LIU MANCUSO (GPS-Garça/SP) GABRIEL  RINO FILHO (Marília/SP) PEDRO FERNANDO BATISTÃO (Garça /SP) ROGERIO BARROS (Marilia /SP)JULIO CEZAR PEREIRA VIASSELI (Garça /SP) ADILAINE CUBA DA SILVA (Garça /SP) ISABELA IMAFUKU MENIS (Garça /SP) VANIA MARA SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP) Dra. PATTI HILL (primeira Vice-Presidente Internacional- Lions Club Edmonton Host-Alberta, Canada) MATHEUS BRAGA (Mogi Mirim /SP) ROSILDA ALVES (Cassilândia /MS) FLAVIA LOPES CERQUEIRA OLIVEIRA (esposa do Edinho Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE LOURDES CASTRO POSSETTIMAURI POSSETTI ó(Lions Clube de Tupã/SP)MARCIA MENEGUESSO COSTA JOSÉ COSTAó1975ó47 ANOSó (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. VITOR HUGO PINHEIROóDiocese de Mariliaó2019ó03 ANOS (SCE Equipes 5 e 7 e Setor de Garça-Vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça /SP)Pe. DANILO CORDEIRO SILVAóDiocese de Mariliaó2019ó03 ANOS (Vigário paroquial de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHAóDiocese de Mariliaó2003ó19 ANOSó (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP) Pe. PEDRO LEO DUCHARME óRSVó 1989ó 33 ANOSó (Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora das Brotas

SÃO JOÃO EVANGELISTA 

João (Palestina, Séc. I), filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a seguir os passos de Jesus. E o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. É atribuído a ele um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, e três cartas, que prolongam o ensinamento de seu evangelho. 

SÃo Teodoro de Apameia

SÃo Teófanes

Santa Fabíola

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Neste Natal, peçamos ao Senhor a graça de experimentar em nosso interior uma nova luz, que nos leve a reconhecer com mais clareza a nossa missão neste mundo. Aí, sim, o Natal seria o símbolo de uma vida nova...

 

Festejamos hoje o evangelista João, apóstolo de Jesus. Ele escreveu o quarto Evangelho, três pequenas cartas do Novo Testamento e o livro do Apocalipse - O outro discípulo entrou, viu e creu - Jo 20,2-8

 

 

 

Foi João que na ceia repousou sobre o peito do Senhor; feliz o apóstolo a quem foram revelados os segredos do Reino e que espalhou, por toda a terra, as palavras da vida.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

João, galileu e filho de Zebedeu, foi o apóstolo ao qual, no alto da cruz, Jesus confiou sua mãe. Pescador de profissão, considerado autor do Quarto Evangelho e das cartas canônicas que trazem seu nome, centrou-se principalmente na divindade de Cristo. Tornou-se teólogo da caridade e, com seu estilo de vida, entregou-se com ardor ao serviço do Reino. A exemplo deste grande evangelista, peçamos ao Senhor que permaneça em nosso meio como Verbo eterno de Deus.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUERO VIVER A EXPERIÊNCIA DE SER AMADO POR TI, A PONTO DE TODA MINHA EXISTÊNCIA SER PLASMADA E TRANSFORMADA POR TUA PRESENÇA EM MIM!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pelo apóstolo São João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de dezembro de 2022 terça-feira do 3º Dia na Oitava de Natal São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

O apóstolo João viu o túmulo vazio e acreditou na ressurreição de Jesus: base sólida para anunciar o Cristo mundo afora.

 

 

1ª Leitura (1Jo 1,1-4) – O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. Início da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 1o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -, 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(97)

 

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

 

 

 

–        27 de dezembro de 2022 terça-feira do 3º Dia na Oitava de Natal São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

 

 – Evangelho do dia 

 

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.  (Mt 10,17-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva o exército dos vossos santos mártires!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

27/12/22 TERÇA-FEIRA DO NATAL:

SÃO JOÃO EVANGELISTA - A

 

João 20,2-3.6-8: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: - Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo... Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou”

 

Jesus, São João, discípulo, apóstolo e evangelista, sentia-se amado pelo senhor, não somente pela amizade, mas porque tinha chegado a uma compreenção profunda de que a essência de Deus é ser Amor.

Ele teve uma vida mais longa, e pôde aprofundar o mistério da sua Encarnação, vida, morte e Ressurreição.

E chegou à conclusão que nada teria sentido, se Deus não fosse, desde toda a eternidade, um ser de puro amor, que unifica as três pessoas da Trindade santa e se irradia em todas as criaturas do universo.

Era por isso que ele próprio se denominava o discípulo amado.

Na cena pascal, em que ele e Pedro vão ao túmulo para verificar o que Maria Madalena lhes havia contado, ambos entraram no túmulo para constatarem que estava vazio, mas somente São João “viu e acreditou” de imediato que o senhor tinha ressuscitado.

Senhor, isso nos ensina que a fé somente leva a uma experiência de encontro com o senhor vivo e ressuscitado, quando está unida ao amor.

Sem amor, a fé é afirmação teórica, é teologia oficial, é lei eclesial, mas não leva a uma experiência do verdadeiro Deus.

Por isso, a fé cristã precisa se manifestar no amor pessoal pelo senhor e na caridade fraterna pelo próximo, para chegar a uma experiência profunda de encontro real com o senhor.

São João testemunhou essa experiência em seu Evangelho, em suas cartas e no Apocalipse.

Junto com Maria santíssima, ele foi o único apóstolo que permaneceu aos pés da cruz, sofrendo profundamente com as suas dores e morte, mas solidário no amor.

Ele acolheu carinhosamente Maria como sua Mãe e cuidou dela até a morte.

Por isso, foi capaz de mudar radicalmente suas ideias sobre Deus, passando de um Deus único e todo-poderoso para um Deus-Trindade, feito de infinito amor, a ponto de nos enviar o senhor, Verbo eterno, para ser o nosso Salvador.   

 

Mãe do Amor eterno, senhora cheia de ternura e compaixão, faça-nos entender que a fé sem amor, é escura e insegura, e que o amor sem fé, é frágil e limitado demais. Coloque em nosso coração o anseio por um amor imenso e eterno, que somente é possível através do seu Filho bendito. E que sintamos pela senhora o mesmo carinho de São João Evangelista. Amém!

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, era pescador de Betsaida e discípulo de João Batista. Este o encaminhou a Jesus, o “Cordeiro de Deus”. Jesus o escolheu para compor o grupo dos apóstolos, dentre os quais João se tornou um dos membros mais ativos. A ele Jesus confiou vários encargos e lhe fez importantes confidências. Com seu irmão Tiago e com Pedro, formou o trio privilegiado, a quem Jesus convidou para momentos especiais, como a transfiguração e a oração no monte das Oliveiras. João é considerado o autor do quarto Evangelho, no qual acentua a manifestação de Deus ao mundo na pessoa de Cristo: Jesus é o Filho de Deus e, como tal, se apresenta mediante seus solenes “Eu sou o bom pastor”, “Eu sou a verdadeira videira”, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, “Eu sou o pão da vida”, “Eu sou a ressurreição e a vida”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,2-8 - O discípulo amado

 

Oração Inicial

 

Estamos na Oitava do Natal. Hoje a Igreja celebra o dia de São João, apóstolo e evangelista, autor do Quarto Evangelho, cartas apostólicas e do Apocalipse. Quando ouviu João Batista dizer “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ele seguiu Jesus e nunca mais o perdeu de vista. Esteve ao lado de Jesus em momentos significativos, como no alto do Calvário, quando acolheu Maria, a pedido de Jesus Cristo. Tenhamos João como modelo de seguimento de Jesus Cristo, e que a luz do Espírito Santo nos ilumine

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

 

 1. Leitura (Verdade)

O Evangelho vai nos confirmar que João viu e acreditou. Faça a leitura pausada e calma deste relato.

 

“Festejamos hoje o evangelista João, apóstolo de Jesus. Ele escreveu o quarto Evangelho, três pequenas cartas do Novo Testamento e o livro do Apocalipse. Do texto de hoje, escrito pelo próprio João, podemos recolher três impressões sobre ele. Foi um discípulo generoso e pronto a responder à palavra. Ao ouvir o relato de Madalena, junto com Pedro, deixou o lugar onde estava meio às ocultas e correu mais que depressa ao túmulo de Jesus. Reconhecia e respeitava a liderança de Pedro. Chegou primeiro, mas esperou Pedro passar na frente e entrar antes dele. Foi um discípulo marcado pela fé na ressurreição. Ao perceber o túmulo vazio, as faixas no chão e o pano enrolado, acreditou que Jesus tinha ressuscitado.”

 

2. Meditação (Caminho)

Reza a Tradição que João era o discípulo que Jesus amava.

O que você conhece do apóstolo que Jesus amava? Procure conhecer mais a experiência de João narrada no Quarto Evangelho. Descubra a profundidade com que ele se aproximou de Jesus e compreendeu o Plano de Deus manifesto em Cristo.

Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

3.Oração (Vida)

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do Natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.

E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.

Que o Natal não seja apenas um dia, mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O amor nos ajuda a acolher o sofrimento do irmão. Lembre pessoas que estão em sofrimento e pediram seu apoio na fé.

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção de Natal

 

A benção é dom de Deus, Ele é que quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela acontece.

Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém.

Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas.

Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa.

Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.