segunda-feira, 28 de agosto de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ai de vós, guias cegos! - (Mt 23,13-22)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 28 DE AGOSTO DE 2017 (segunda-feira) 240º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O SUCESSO OU O INSUCESSO DE UM GRANDE EMPREENDIMENTO É DECIDIDO PELA CAPACIDADE DE DAR ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES.
 (José Julián Martí Pérez)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO LEOÍSMO
DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO
DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS
DIA NACIONAL DO FILÓSOFO
DIA DO LEGIONÁRIO
DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO ESCALPELAMENTO
DIA NACIONAL EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO REGIME MILITAR DE 1964 A 1985
DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itararé (São Paulo) Ipu - Palmácia (Ceará) Araguari (Minas Gerais) Capela - Itabaianinha (Sergipe) Guaramirim (Santa Catarina) Augusto Severo (Rio Grande do Norte) Lagoa da Canoa (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PIETRA PERES DOS SANTOS (filhota CCLL Maikel/Fabio do Lions Clube Universitário de Garça /SP)ODETE TECHI ZANOTI (mãe do CL Marcelo - Garça /SP)IVETE ARRUDA MARCONDES (Lions Clube de Mirandópolis /SP) ELAINE APARECIDA GIAMPIETRO CASARIN (Lions Clube de Bauru Sul /SP)GERALDO JOSÉ SPADIM DOS SANTOS (EQ 02 ENS do PERPETUO SOCORRO-Setor de Garça / SP)RONALDO FELIX (EQ 13 ENS da PAZ-Setor de Garça / SP)MARILI RIBEIRO BARBOSA INÁCIO (Drogaria São Carlos - Garça /SP)SUSANA MEGUMI MAWATARI (Garça /SP) BENEDITO DONIZETI ROSA (Bar do DITO-Garça / SP) DELBIO DI DONATO (Bauru / SP) GUSTAVO HENRIQUE FERRARI MARTINS (Garça /SP)ELIANA PIOTO MEDEIROS (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTO AGOSTINHO
Agostinho (Argélia, 354-430), filho de pai pagão e mãe cristã, espírito afoito e sedento de verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças às orações da mãe, Mônica. Foi bispo de Hipona e é um dos maiores doutores e padres da Igreja.  

No meio da Igreja, o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória. (Eclo 15,5)
Oração
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE SER UM EVANGELIZADOR SINCERO. E LIVRA-ME DA HIPOCRISIA DE EXIGIR DOS OUTROS O QUE EU MESMO NÃO FAÇO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Segunda-feira da 21º Semana do Tempo Comum - 28/08/2017 Sto. Agostinho Bispo e Doutor, memória
Porque o Senhor nos ama de verdade, somos convidados a abandonar todo ídolo, que nos desvia da autêntica vivência cristã, e a hipocrisia que nos cega e impede o acesso ao Reino.

1ª Leitura (1Ts 1,1-5.8b-10) – Abandonando os falsos deuses vos convertestes, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos. Início da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Evangelho do dia
Segunda-feira da 21º Semana do Tempo Comum - 28/08/2017 Sto. Agostinho Bispo e Doutor, memória
Ai de vós, guias cegos! - (Mt 23,13-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus é a religião da vida
A religião de Jesus é a religião da vida, sem desprezar aquilo que é a essência; é cuidar do fundamental e amar a pessoa humana!
Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais”  (Mateus 23,13)
Jesus é amoroso, eterno e misericordioso, Ele é a expressão mais amorosa de Deus para todos nós. O Senhor é autêntico, verdadeiro e muito duro com a hipocrisia, a qual é, justamente, essa dos mestres da Lei e fariseus, que conhecem as Lei de Deus, conhecem Suas regras, Sua Palavra revelada, mas se fecham para a verdade da Lei, estão apegados às coisas menores, às discussões tolas. Estão apegados a certos aspectos da lei e não a sua essência.
Permita-me dizer, do fundo do meu coração, que não podemos desprezar a Doutrina, a religião, a fé, os valores e dogmas. Os ensinamentos da fé e tudo aquilo que nós aprendemos, desde crianças, como os mandamentos, as leis e tudo que a Igreja nos ensina é, na verdade, uma riqueza de Deus para todos nós.
Há um cuidado que toda religião precisa ter para não ser uma religião de preceitos, regras e muita hipocrisia, para não ser uma religião do peso, da exigência, que apenas exige e pouco ama e vive.
A religião de Jesus é a religião da vida, sem desprezar aquilo que é a essência; é cuidar do fundamental, amar a pessoa humana. Senão, corremos sérios riscos de sermos também uma religião da hipocrisia, que fala demais e prega Deus o tempo inteiro. Os filhos de Deus, no entanto, estão sendo deixados de lado, estão sofrendo, não estão sendo cuidados.
A pessoa diz assim: “Eu fico o tempo inteiro na presença de Jesus”. Essa pessoa ora, adora, mas será que tem tempo para o outro? Escuta e se volta para ele? Uma religião que nos deixa fechados em nós mesmos, que nos exalta como se nós fôssemos todos de Deus, mas não nos abre para cuidarmos e amarmos o próximo; é a religião dos fariseus, dos hipócritas e doutores da Lei. Onde se fecha o Reino de Deus ninguém entra, ninguém sai.
O Reino dos Céus é para todos, e o nosso dever não é fechar a porta, porque, quando a fechamos, nem mesmo nós entramos. O nosso dever é abrir as portas, é acolher e trazer para a fé os irmãos, independentemente do que vivem e passam, para serem cuidados e amados; a partir daí, conhecerem a verdade.
Deus abençoe você!
 Reflexão - “Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (2º mandamento do Decálogo)
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, consideramos o 2º Mandamento da Lei de Deus: “Não pronunciarás o nome de Deus em vão”. Na verdade, devemos respeitar o nome do Senhor. Jesus reprova aos escribas e fariseus o fato de abusarem do nome de Deus, dado que — mediante uma casuística complexa que tinham inventado — sabiam encontrar subterfúgios para usar o juramento de modo retorcido (sempre em benefício próprio!).
Deus revelou-nos o seu Santo Nome — como um dom— devemos guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. Porém, de nenhuma palavra se tem abusado mais do que da palavra “Deus”. Um só exemplo: no cinto dos uniformes do exército nazi estava gravada a frase “Deus conosco”. Aparentemente, o nome de Deus era honrado, mas —na realidade— era gravemente profanado para os seus próprios fins. Essas profanações do seu nome vão desfigurando o rosto de Deus, até o tornar irreconhecível.
—Meu Deus, quero adorar-te invocando muitas vezes o teu Nome “três vezes Santo”, e desejo elevar o teu doce nome de Deus-Homem: Jesus!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou coerente no que digo e no que faço?
- Meu modo de viver demonstra que creio no Reino de Deus?
- Amo a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo?
- Os que seguem a mesma religião que eu sente-se bem com minha presença?
- Comente a afirmação: “As palavras comovem, mas os exemplos arrastam!”

Leitura Orante
Autor: Equipe catequisar 
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
 Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho atentamente, para compreender sua mensagem. Durante a leitura, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. O Evangelho de hoje traz o duro discurso de Jesus aos escribas e fariseus. Qual é o tema central do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, mantenha em sua mente e em seu coração a palavra que mais o(a) tocou. Leia novamente o Evangelho e escute o que o Senhor Jesus Cristo quer lhe dizer por meio dele. Leia-o com bastante calma e procure identificar o caminho que Jesus lhe indica.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Evangelho nos convida a olhar para nós mesmos e para a nossa conduta. O que você gostaria de dizer a Deus, depois de ouvi-lo por meio de sua Palavra de vida? Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração de agradecimento ou súplica. Reze por aquilo que você deseja neste momento.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) leva a experimentar? Que nova atitude você deseja viver hoje?

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 308 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo