segunda-feira, 14 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E aqui está quem é maior do que Jonas - (Lc 11,29-32)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 14 DE OUTUBRO de 2019 (segunda-feira) 287º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE.
(Margaret Fuller)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO NACIONAL DO METEOROLOGISTA
DIA NACIONAL DA PECUÁRIA
DIA MUNDIAL DA PADRONIZAÇÃO
DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA
DIA INTERNACIONAL PARA SALVAR OS GOLFINHOS NO JAPÃO
DIA EUROPEU DOS PAIS E A ESCOLA
DIA DA CRIANÇA (SP)
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananás - Axixá do Tocantins - Sítio Novo do Tocantins (Tocantins) Piranhas - São Domingos (Goiás) Sarandi (Paraná) Montadas - Nova Palmeira (Paraíba) Guaíba (Rio Grande do Sul)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA DE FÁTIMA REIS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça - Lions Clube de Garça /SP) MORGANA HELENA ROCHA MORENO (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIVIANE HELENA ROCHA (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) Irmã RENATA TONELLO (AE – EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) VIvAne bAracat Chiaradia (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA HELENA DE OLIVEIRA RUBELLO (filhinha da Silvia ex-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) SANDRA ALVES DA SILVA OLIVEIRA (BB-Brasília/DF) NILSON NÉRIO PEREIRA (FAEF-Garça /SP) VALTER LANZA NETO (Marilia /SP) Mariana Coutinho  Cavalcante (Agudos/SP) Gabriela Zotti (Garça /SP) ClEUZa DE LiMA (Garça /SP) SILVIA CRISTINa PAZZINI DA SILVA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó55 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó21 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO CALISTO I
Calisto (Itália, séc III), sucessor do papa Zeferino, de quem era diácono, ligou seu nome às catacumbas romanas e ao culto aos mártires. Defensor da fé trinitária, sofreu o martírio em Roma, em 222, no lugar onde surgiu a igreja que tem o seu nome.
SÃO BURCHARDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Os sinais de Jesus são seus ensinamentos, sua prática e sua própria pessoa. Abrindo-nos a eles, concretizamos nossa vocação de discípulos de Cristo.
– Oração 
PAI, QUE O MEU CORAÇÃO, REPLETO DE FÉ, RECONHEÇA JESUS COMO A MEDIAÇÃO DE TODAS AS GRAÇAS E FAVORES QUE RECEBO DE TI.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 14/10/2019Segunda-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum
De Deus recebemos de graça a vocação para a santidade e para o apostolado. Jesus é o grande sinal de Deus, superior a qualquer outro.  

1ª Leitura (Rm 1,1-7) – É por ele que recebemos a graça da vocação!  Leitura do Início da carta de são Paulo aos Romanos:

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 97/98
O Senhor fez conhecer a salvação.

– Evangelho do dia 
 14/10/2019Segunda-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum
E aqui está quem é maior do que Jonas - (Lc 11,29-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A nossa conversão é o grande sinal da presença de Deus”
 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas
(Lc 11,32).
É Jesus quem está dizendo a nós que precisamos, de verdade, nos converter. Não podemos ser aquelas pessoas que buscam apenas sinais na religião, porque, o grande sinal da presença de Deus no meio de nós é a nossa conversão.

Há aqueles que buscam na religião: os milagres, as curas, as bênçãos e, tudo isso, é mais do que necessário, mas o grande milagre, a grande cura, a grande bênção é a nossa conversão.
“A conversão é, acima de tudo, ouvir a Jesus e deixar mudar a minha mentalidade, a minha cabeça e o meu comportamento.”
Como precisamos nos converter a cada dia! Porque, se nós ouvimos Jesus nos falar e não damos atenção a Ele, então, nós não nos convertemos, nós não mudamos de vida, a nossa vida continua sempre a mesma coisa e nós não estamos nos santificando. A missão da Palavra de Deus em nossa vida é a de nos santificar a cada dia.

Muitos ouviram Jesus falar e não se converteram. Eles, na verdade, buscavam sinais do Reino dos Céus, e Jesus mesmo diz: “Não será dado outro sinal, a não ser o sinal de Jonas”.

E qual foi o sinal de Jonas senão ele pregando, anunciando; e, o povo, se convertendo e fazendo penitência do seu pecado? Então, aqui, tem dois elementos importantes para nós. O primeiro é fazer penitência, ou seja, nos penitenciarmos pelo mal que fizermos; nos reconciliarmos com Deus de modo que deixemos de fazer aquilo que não convém a um filho de Deus.  

O segundo é a conversão. Ela é um processo interior que passa, inclusive, pela nossa mente, e nos leva a aceitar, a nos abrir e a absorver a graça de Deus que nos é dada, pois, com mente fechada ninguém se converte, porque, conversão é uma metanoia, é uma mudança de cabeça, de mentalidade: “Eu penso assim, mas preciso saber como é que Deus pensa”. “Eu até agora acreditei assim, mas preciso saber como é que Deus me ensina”.

Por isso, a conversão é, acima de tudo, ouvir a Jesus e deixar mudar a minha mentalidade, a minha cabeça e o meu comportamento. Porque eu ouvi a pregação d’Ele e ela“pregou” em mim, apregoou na minha vida uma nova forma de pensar: “não posso me conformar com este mundo, mas eu preciso ter a mente e a mentalidade de Jesus”.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Humildade (os “dolentes” aprendem a ver) 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, ainda existem aqueles que—em nome da “objetividade” do saber— pretendem obter um "sinal" de Deus. A raiz desta equivocada exigência não é outra coisa que o egoísmo, um coração impuro, que somente espera de Deus o êxito pessoal, a ajuda necessária para tornar absoluto o próprio eu ("eu posso medi-lo"). Esta forma de religiosidade representa a rejeição fundamental da conversão ("Ele deve ser da minha medida").

A humildade do silêncio —Jó!— é muito importante como primeiro passo na sabedoria. Resulta surpreendente que as queixas contra Deus, somente numa mínima parte procedem dos dolentes deste mundo; maiormente provem de "expectadores saturados" que nunca sofreram. Os dolentes aprenderam a ver! Neste mundo, o louvor sai dos "fornos" onde tantos se abrasam: o relato dos "três jovens" no forno acesso contém uma verdade mais profunda da que se expressa nos tratados eruditos.

—Jesus, quantas vezes pedimos um sinal e nos fechamos à conversão! A Cruz é o sinal.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus sente que suas palavras e obras não encontram acolhimento no coração de seus conterrâneos, sobretudo dos dirigentes do povo. De vez em quando, ele é desafiado a exibir algum prodígio espetacular, capaz de convencê-los de que ele é verdadeiramente o Filho de Deus. No entanto, basta-lhes o eloquente sinal de Jonas. Jesus classifica esta geração como malvada, isto é, aferrada a uma instituição que não abre mão de privilégios, que não aceita a proposta de uma sociedade assentada na prática da justiça e da fraternidade. É uma geração tão avessa à presença e mensagem de Jesus, que no dia do Julgamento será condenada. Não por Jesus, mas pelos se converteram com a pregação de Salomão e de Jonas. Aqui está alguém (Jesus) que é maior do que Salomão e Jonas.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,29-32 - Deus nos acompanha também na tribulação

Mês das Missões 
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual.
Oramos com Santo Agostinho:
Tarde vos amei,
ó beleza tão antiga e tão nova.
Tarde vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu lá fora procurando-vos!
Disforme,
lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo,
e eu não estava convosco!
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto: Lc 11,29-32.
Quando a multidão se ajuntou em volta de Jesus, ele começou a falar e disse o seguinte:
- Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas. Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje. No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.
Refletindo
Jesus denomina de "más" as pessoas que pedem um milagre como sinal da aprovação de Deus. Afirma que o Filho do Homem é o sinal para as pessoas de hoje. Não é um sinal espetacular que deve levar as pessoas à conversão, mas à adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?
Como é a nossa fé? Ficamos à procura de milagres, sinais especiais em nosso favor?
Ou acreditamos em Deus, independentemente dos sinais?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, apontam para um sinal muito importante na vida de todo cristão – o anúncio do amor de Deus:
“Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.” (DAp 29).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com  Jesus  transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos hoje, descobrir a presença e os sinais de Deus em tudo que nos acontecer.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.