terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■– O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos. – (Mc 9,30-37)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 21  de FEVEREIRO de 2023 (terça-feira) 052º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.

(Alfred de Musset)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 CARNAVAL

DIA Sagrada Face de Jesus

DIA DA CONQUISTA DO MONTE CASTELO NA ITÁLIA

DIA FESTIVO DO EXÉRCITO

DIA NACIONAL DO NATURISMO

DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

DIA INTERNACIONAL DO GUIA DE TURISMO

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO FUTEBOL ARGENTINO (AFA) EM BUENOS AIRES

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaicós (Piauí)Ipueira (Rio Grande do Norte)Ituporanga - São Carlos (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: REGINA FERREIRA CROCIOLLI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP)PAULO SERGIO ZAGO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) CLEUZA LOPES KOBAYASHI (Lions Clube de Novo Mundo /MS) AMAURY DA SILVA ROCHA (ELPA de Garça/SP)MARIO JOSÉ FAVINHA ANSELMO (Garça /SP)LUIZ KUNITA (Garça /SP)GEISSI MARIANO FERREIRA BONFIM (DU Cido - Garça/SP)IZABELA NOUGUES NUNES WARGAFTIG (Garça /SP)GABI BELINI (St. Albert/USA de Garça /SP)VALERIA MARCIANO SILVA (Ourinhos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GARÇAó1961ó62 ANOS(Distrito LC 8)  

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora Mãe da Eucaristia

Santo Antônio Uchibori

Santo Eustácio de Antioquia

Santo Inácio Uchibori

SÃo Baltazar Uchibori

SÃo Germano de Grandval

SÃO Patério

SÃO PEDRO DAMIÃO

SÃO Pepino de LandEN

SÃo Randoaldo

SÃo Roberto Southwell

Beata Maria Henriqueta Dominici

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A disponibilidade em servir transforma ambientes e corações. Cremos em Jesus Ressuscitado, por isso imitamos o jeito como ele viveu.  - O que discutíeis pelo caminho? – Mc 9,30-37

 

 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O caminho dos que decidem ser fiéis a Deus é cheio de obstáculos e tentações e deve ser percorrido com paciência. O autor sagrado nos anima: “Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita teus caminhos e espera nele; conserva seu temor, e nele envelhecerás”.

 

– Oração 

 

“PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de fevereiro de 2023 terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum

Com o segundo anúncio da paixão, Jesus apresenta seu modelo de serviço até a morte. Discurso intragável para seus discípulos, que sonham com o poder e assim se esquecem das exigências do servir. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Eclo 2,1-13) – Prepara a tua alma para a provação. Leitura do Livro do Eclesiástico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e, nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 37(36)

 

Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

 

 

 

– 21 de fevereiro de 2023 terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos.  (Mc 9,30-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, / pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

21/02/23 7ª Terça-feira TC - A 

 

Marcos 9,34-37: Os discípulos “pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: - Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: - Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

 

Jesus, o senhor mais de uma vez havia alertado seus discípulos sobre a rejeição e a morte violenta que iria sofrer, mas eles pareciam surdos e não entendiam as suas palavras.

Estavam a caminho de Jerusalém, onde tudo iria acontecer, e eles disputavam entre si as posições que cada um pretendia ocupar, quando o senhor tomasse posse da cidade.

Enfim, a fé em Deus dos seus discípulos ainda era sustentada pela imagem de poder e de vitória, jamais de fracasso, de sofrimento e de morte, que o senhor foi obrigado a enfrentar para nos revelar que o verdadeiro e único Deus é puro amor e compaixão.

O Reino anunciado pelo senhor contradizia os reinos deste mundo e os desvinculava radicalmente da imagem de Deus.

Em seu Reino, a ordem de importância começava pelos últimos e por aqueles que se dispunham a servir a todos.

Por isso, a melhor imagem dos membros do seu Reino era a criança, e seu Reino devia ser acolhido como se acolhe uma criança, numa atitude de afeto, sem nenhum outro interesse a não ser o amor, a ternura e o carinho.

Os pequeninos, ainda a salvo de competições e de malícia, eram os seus preferidos, como também eram os preferidos de seu Pai.

 

Senhor, a mentalidade do individualismo competitivo continua sendo uma tentação para cada um de nós, e nos faz correr o risco de desumanizar nossa vida de família, de comunidade e, principalmente, de sociedade.

Esse instinto de disputa de posição certamente bloqueia a disposição de acolher, e facilmente provoca a indiferença ou até a desqualificação do próximo.

Senhor, que seu Espírito continue agindo em nossos corações, e nos dê uma alma de criança, onde não haja a preocupação doentia de ocupar os primeiros lugares, mas sim, o gosto de ajudar e a alegria de servir a quem precisa.

 

Maria santíssima, a senhora jamais se propôs a ser a escolhida e se apresentou como a serva do Senhor. Por isso, Ele fez grandes coisas na senhora. Ajude-nos a partilhar da sua espiritualidade, para que sejamos dignos das promessas do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Jesus não queria que ninguém ficasse sabendo”. Essa expressão soa como refrão que se repete ao longo do Evangelho de Marcos. É que, desde o início de sua vida pública, Jesus encontra forte oposição dos fariseus e doutores da Lei, que buscam oportunidade para matá-lo. Jesus se preserva e se oculta, sem, no entanto, deixar de fazer a vontade do Pai. Com o segundo anúncio da paixão, Jesus apresenta, mais uma vez, seu modelo de serviço até a morte. Os discípulos não compreendem o discurso; ao contrário, sonham com o poder. Jesus quer inculcar-lhes uma novidade: no seu Reino, o maior é o que serve a todos. É pelo serviço aos pequenos que se construirá a nova sociedade de Jesus. Toda prática que visa ser superior aos outros e dominá-los está totalmente fora do projeto de Deus.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 9,30-37 – Quem é o mais importante?

 

Oração Inicial

 

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

Senhor Jesus,

sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione, fundador da Família Paulina)

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente,  o texto: Mc 9, 30-37, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Jesus e os discípulos saíram daquele lugar e continuaram atravessando a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava porque estava ensinando os discípulos. Ele lhes dizia:

- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.

Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar.

Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos:

- O que é que vocês estavam discutindo no caminho?

Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante.

Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:

- Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.

Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos:

- Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me receber não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou.

 

Refletindo

Os discípulos e seguidores de Jesus Cristo encontram alguns desafios nas relações.

O primeiro é a competição. Está na afirmação de Jesus: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos”. E a resposta é dada por Jesus através de uma parábola viva: segura uma criança e a põe no meio de todos. Abraça-a e diz aos discípulos que ao acolher uma criança estarão acolhendo a Ele. Parece coisa sem muita importância, sem expressão, mas quem receber a criança receberá o Cristo e, por consequência, recebe o Pai. Não é um gesto sem importância! Duas atitudes de suma importância para o discípulo de Jesus: colocar-se no último lugar e fazer-se servidor.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? O que mais nos toca o coração?

Entramos em diálogo com o texto.

Meditando

Atualizamos a Palavra na nossa vida, recordando os bispos da América Latina e Caribe que disseram: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).

 

Diz o Papa Francisco: "No Evangelho de hoje o Senhor inverte os critérios que marcam o que realmente conta na vida: a grandeza e o sucesso, aos olhos de Deus, são medidos pelo serviço. Não no que se tem, mas no que se dá. Você quer se sobressair? Sirva." (Twitter, 19/09/2021)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos

Jesus Mestre,

disseste que a vida eterna consiste

em conhecer a ti e ao Pai.

Derrama sobre nós, a abundância

do Espírito Santo.

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,

porque és o único caminho para o Pai.

Faze-nos crescer no teu amor,

para que sejamos, como o apóstolo Paulo

testemunhas vivas do teu Evangelho.

Com Maria,

Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,

guardaremos tua Palavra,

meditando-a no coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos e o coração de Deus.

Por isso, vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, toda pretensão de ser o maior e o melhor, de ser servido, mas procurando servir e ajudar.

Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar e repeti-la durante o dia.

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.