quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. - (Lc 9,22-25)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 27 DE FEVEREIRO de 2020 (quinta-feira) 057º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
A VIDA JÁ É CURTA E NÓS A ENCURTAMOS AINDA MAIS DESPERDIÇANDO O TEMPO.
(Victor Hugo)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DO AGENTE FISCAL DA RECEITA FEDERAL
DIA DO IDOSO OU DIA NACIONAL DO IDOSO
DIA INTERNACIONAL DO URSO POLAR
DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  NÃO HÁ CIDADE COMEMORANDO ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADILSON JOSÉ BÉSSA (Lions Clube de Valparaíso /SP)Alessandra Napolitano (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Guilherme Joaquim De Oliveira (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)DAERCIO VIASSELI NETO (Garça /SP)DANIELLY CRISTINA DE CASTRO LEOPOLDINO (Garça /SP)ISADORA GODIN GALINDO (Garça/SP)JULIO ESTATUTI (Andradina /SP)AMANDA CRISTINA SIMIONATO HAMZÉ (Garça /SP)MAITÊ SANTOS RODRIGUES (Garça/SP)IOLANDA BASSO FERREIRA SILVA (Garça /SP)ANA CLARA NICODEMO (São Paulo /SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SM (Diocese de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE e RODRIGO BONFANTE ó2015ó05 ANOS ó(Macrocontábil Conessa Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ CARLOS VICENTINó1988ó32 ANOS ó (Diocese de Marilia/SP) Padre SÉRGIO LUIZ RONCONó1993ó27 ANOS ó (Pároco da Paroquia de São Francisco Xavier de Bastos/SP)  

 SANTO DO DIA 
SÃO Gabriel das Dores
SÃO Nicéforo

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar (Sl 54,17-20.23).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Permanecendo no caminho de Deus, teremos vida e felicidade. Dispostos a carregar a cruz e dar a vida pelo Reino, participemos desta celebração confiando-nos ao Senhor.
– Oração 
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
27 de Fevereiro de 2020 Quinta-feira depois das Cinzas da Quaresma
■ O Senhor faz uma aliança conosco e pede que lhe sejamos fiéis, para termos vida em plenitude. Como seguidores e seguidoras do Mestre, acolhamos a Palavra que nos salva.

1ª Leitura (Dt 30,15-20) Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)  Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obede­cerdes aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.
17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.
19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar aos teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 1
É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho do dia
27 de Fevereiro de 2020 Quinta-feira depois das Cinzas da Quaresma
Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.  - (Lc 9,22-25)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Renunciar é, acima de tudo, esvaziar a alma”
 Jesus disse: ‘se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e siga-Me”  
(Lc 9,23)
O convite do mestre Jesus é para segui-Lo, mas todo seguimento exige condições; e para seguir a Jesus não é diferente. Muitos querem segui-Lo e não dão conta, outros começam a segui-Lo, porém, O abandonam, porque os caminhos do mundo parecem mais fáceis e atrativos. Porém, para seguir a Jesus, primeiro, é preciso renunciar a si mesmo.

A palavra “renúncia” parece muito pesada, mas, acima de tudo, ela é abandono, esvaziamento. Nós somos muito “cheios de nós”, “cheios de vontade própria”, “cheios de querer”; e como nós nos “enchemos muito”, nos tornamos incapazes de nos esvaziarmos.

Renunciar é, acima de tudo, esvaziar a alma, a vontade, os pensamentos, os sentimentos, para que, assim, possamos nos encher dos sentimentos de Deus e para que eles estejam em nós! Por isso, trabalhemos a renúncia em cada dia de nossa vida.

Renunciemos as pequenas coisas. Renunciemos a essa vontade que temos de aparecer, a essas discussões que travamos em casa, com a família, nas redes sociais; renunciemos a essas vaidades que nos cercam a cada dia; renunciemos a nossa petulância, o nosso orgulho, nossa soberba; renunciemos o ressentimento, o rancor, a mágoa; renunciemos a esse sentimento de vingança que alimentamos dentro de nós; renunciemos a maldade que está na alma. É necessário renunciar para poder avançar e crescer na intimidade, na espiritualidade e na nossa relação com Deus.

A palavra “renúncia” parece muito pesada, mas, acima de tudo,  ela é abandono”

Então, a primeira necessidade para seguir a Jesus é a disposição de renunciar; depois, tome e abrace a sua cruz, porque não adianta só a tomar e dizer: “Ai que cruz pesada”, também é preciso abraçá-la. Abraçar a cruz como a salvação da própria vida é dar sentido à própria vida e existência. Em vez de ficar reclamando das circunstâncias da vida, da dor, da enfermidade; das situações que enfrentamos: o casamento que não está tão bem ou está, mas não do jeito que queríamos ou da família que enfrenta “essa ou aquela” situação, abrace a essa cruz. Aquilo que você reclama, rejeita, que não toma para si: você não o abraçou, não amou. Cruz é para ser amada; Cristo abraçou a cruz e a carregou com todo o Seu coração.

Nós somos convidados a vivermos a espiritualidade do Crucificado, é mais do que carregar uma cruz no peito, é abraçar a cruz da vida, da existência com todas as suas circunstâncias e transforma-la pela luz do Evangelho, pela luz de Cristo Jesus. Sem cruz ninguém segue a Jesus.

Sejamos discípulos do mestre, renunciando, a cada dia, o nosso ego e abraçando as cruzes que estão ao longo da vida.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - O primeiro anúncio da Paixão. O caminho da cruz
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—  começada a Quaresma, Jesus Cristo anuncia-nos o destino do caminho que empreendemos com Ele: a sua paixão e a sua ressureição. Este anúncio escandalizou Simão Pedro que acabava de reconhecê-lo como Mesias. Mas, justamente, segui-lo com o sinal da cruz será o nosso caminho, o qual se explica de um modo antropológico: é o caminho do “perder-se a si proprio”, sem o qual se torna impossivel encontrar-se a si mesmo.

Para amar é necessário perder-se! Os cristãos devem ser instruidos continuamente, ao longo dos séculos, pelo Senhor, para que estejam sempre conscientes que o seu caminho não é o da gloria ou do poder temporal mas o “caminho da cruz”. Também hoje, os cristãos tomam à parte o Senhor para lhe dizer: “Isso não te pode acontecer”!

—Jesus tem que nos dizer de novo: Sai da minha frente, Satanás!”. Toda a escena mostra uma inquietante atualidade, pois, em definitiva, seguimos pensando segundo “a carne e o sangue” e não segundo a revelação que podemos receber pela fé.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus se confronta com as autoridades civis e religiosas e será condenado à morte.
Essa é a realidade reservada ao Mestre; este é o itinerário que todo cristão deverá percorrer: “Quem quiser salvar a própria vida, a perderá. Mas quem perder a própria vida por causa de mim, a salvará”.
Morrer para viver. Parece atitude absurda, mas a nossa salvação é fruto do extremo sacrifício de Jesus. “Alguém pagou preço alto pelo resgate de vocês” (1Cor 6,20). Essa era a catequese ensinada aos primeiros cristãos: “Nós anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para as nações” (1Cor 1,23). Aos discípulos de Jesus cabe trilhar o caminho percorrido por ele.
Quais são os meus projetos pessoais? Quais são os projetos de Jesus para mim?

ORAÇÃO
Divino Mestre, tu nos revelas o fim trágico que te espera em Jerusalém: serás capturado, condenado e morto pelas mãos dos dirigentes do povo. Mas acrescentas que, no terceiro dia, ressuscitarás. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver intensamente os momentos finais de tua vida na terra. Amém..

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,22-25 - A causa de Jesus

 

Saudação
Iniciando este momento tão especial do nosso dia,
sigamos a sugestão do místico Peregrino Russo:
Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:
“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".

E rezemos o que ele, o Senhor nos responde:
Colocamos nosso coração no coração de Jesus e coração dele no nosso. Como diz o papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma: “Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo. Por isso mesmo, é tão importante a oração no tempo quaresmal. Antes de ser um dever, a oração expressa a necessidade de corresponder ao amor de Deus, que sempre nos precede e sustenta.”

Passo a passo, a caminho com Jesus, continuamos esta caminhada para a Páscoa da Ressurreição, nesta quinta-feira de cinzas, rezando com todos que formam conosco esta comunidade eclesial missionária:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

Preparamo-nos, agora, para ouvir e acolher o que Deus tem a nos dizer neste momento. Diante da Palavra iluminada, abrimos o coração para acolher o que Deus tem a nos revelar.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz? Leio, atentamente, na  Bíblia, o Evangelho do Dia: Lc 9,22-25.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22 “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25 Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” 

Refletindo
 Aquele que quiser seguir a Jesus, participar de sua vida e de sua missão, deverá percorrer o mesmo caminho dele, passo a passo com ele. E ainda, renunciar ao poder, ao reino de um messias glorioso e vencedor. A causa é dele, que afirma: quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. Jesus fala aos discípulos que vai sofrer, ser rejeitado, morto e ao terceiro dia ressuscitar.
Jo 8,12 - Jesus continuou dizendo: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.»
Diante do convite de Jesus, as pessoas podem aceitar  segui-lo renunciando a tudo, a todas as coisas. Ou são livres de fazer outra escolha.
Aqueles que aceitaram o convite, renunciaram ao que tinham e seguiram Jesus se encontraram: Pedro, João, Tiago, André, Mateus, Zaqueu, e tantos outros. Delas Jesus afirma:   Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem.(Jo 10, 27).

Alguém que ouviu a proposta de Jesus e se recusou a renunciar ao que tinha foi um jovem muito rico.

 Ao convite ele respondeu que  conhecia e obedecia aos mandamentos de Deus desde novo. Jesus sentiu amor pelo jovem e lhe contou o que faltava para ele ser salvo: deveria vender tudo que tinha e dar o dinheiro aos pobres. Depois, deveria seguir Jesus. Ouvindo isso, o jovem foi embora triste, porque tinha muitas riquezas e não queria ficar sem elas (Marcos 10,21-22).


Uma questão de valores. Hoje, muita gente se perde e perde chances de encontrar a verdadeira vida, porque tem uma escala de valores falsos dos quais não abre mão.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que a Palavra diz para mim?
Jesus 
disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me". Também eu posso seguir Jesus.Este seguimento  requer renúncia, busca de justiça e doação da vida por uma boa causa.Podemos afirmar, a melhor causa. 

O discípulo renuncia a si mesmo. Renunciar quer  dizer deixar de ser o centro para ser discípulo "em saída" para amar, servir e dar a vida.
Seguir Jesus é "tomar a cruz" do dia-a-dia com fé e seguir o caminho com Jesus, passo a passo.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, lembraram muito bem: 
"Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e ao mesmo tempo o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes à voz do Pai, queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos, sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação."(DAp 103). Coração alienado - Pe. Zezinho, scj
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto)  - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020


Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo
como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir
a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver
as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão
expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo
o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos
construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos
em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas,
vejam, se aproximem e cuidem
daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,
no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou deixar de lado toda vaidade e reconhecimento humano e ajudar alguém que sofre a carregar a sua cruz.
Esta causa é de Jesus e minha também.
5 - Ação  "Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação."(DAp 103). 
Anotemos as palavras que mais nos tocaram e o compromisso que assumimos para nosso passo a passo com Jesus. Para sermos fieis recebamos a benção do nosso Arcebispo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Encerra
Carregar a cruz passo a passo com Jesus é uma questão de amor. E São Paulo entende disto.