sexta-feira, 7 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. – (Jo 15,12-17)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 07 DE MAIO de 2021 (sexta-feira) 127 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

VOCÊ SÓ PODE LIDERAR QUANDO VOCÊ PRÓPRIO ESTÁ INTERESSADO.

(Lachlan Mclean)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SILÊNCIO

DIA DO OFTALMOLOGISTA

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ALERGIAS

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO À CEGUEIRA

DIA da Luta Contra a Endometriose

DIA da Liberdade

DIA do Esclarecimento Sobre a Espondilite Anquilosante

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boracéia (São Paulo) Guamaré -  Janduís - Lagoa Salgada - Pedra Grande - Pedra Preta (Rio Grande do Norte) Pedralva (Minas Gerais) Rio Bonito (Rio de Janeiro) São Joaquim (Santa Catarina) Massaranduba (Paraíba)Belém do São Francisco (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO ANTONIO ROMERO (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)MARIA LUCIA CASONI QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) MARCO AURÉLIO RAMOS DE ALMEIDA (Lions Clube de Dracena/SP) yoko takahashi (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOÃO HERMES DA SILVA (Garça/SP) JOSÉ FRANCISCO GELAMO (Garça/SP) maria angelica de souza (Castilho/SP) ELLEN CRISTINA RAMALHO SGANZERLa Gonçalves (Prefeitura Municipal-Garça /SP) maria CECILIA LEOPOLDO (Cuiabá/MT)FLAVIO PADUA GODOI (Fortaleza /CE)

 

 Santo do Dia 

Santa FLÁVIA DOMITILA

SantO AGOSTINHO ROSCELLI

Santa ROSA VENERINI

BEM-AVENTURADA GISELA DA BAVIERA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros – Jo 15,12-17

Se os seguidores de Jesus Cristo decidissem obedecer ao seu mandamento de amor, o mundo seria melhor do que é.

 

- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5,12)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Decisões dialogadas e fraternas criam um ambiente de união e caridade, manifestando a ação do Espírito. As comunidades cristãs são convidadas a praticar o amor solidário entre si, nos níveis local, nacional e mundial.

 

– Oração 

 

PAI, SEJA O AMOR DE JESUS MINHA ÚNICA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA O MANDAMENTO DO AMOR MÚTUO. QUE EU ME ESFORCE POR AMAR, COMO TU AMAS!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 07 de maio de 2021 6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

A prática do amor mútuo é a principal exigência do mestre, Jesus, que nos elege como seus amigos e nos envia para produzirmos abundantes e valiosos frutos. 

 

1ª Leitura (At 15,22-31) – Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 56(57)

 

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

 

 

– 07 de maio de 2021 6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.   (Jo 15,12-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor é a atitude mais sublime do discípulo de Jesus”

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” 

(João 15,12-13)

Se a Palavra de Deus nos diz que para permanecer n’Ele precisamos amar uns aos outros, é porque precisamos amar uns aos outros. Buscamos aqueles meios ordinários e extraordinários de amar a Deus: a oração, a comunhão, a adoração, permanecer na presença de Jesus adorando em Espírito e Verdade, até choramos porque amamos tanto a Jesus. Mas não basta as nossas orações; e não podemos deixá-las de fazer, temos até que caprichar mais, intensificar mais, porque, sem a oração, não amamos a Deus nem a ninguém; sem a oração, o nosso coração não se converte, não se inclina; sem a oração não exorcizamos o orgulho, a vaidade, a soberba e o egoísmo que há dentro de nós.

 

A oração alarga o coração. Mas, por favor, não vivamos a hipocrisia da oração. Não basta dizer que ora, porque se não ama, não entendemos nada dos mandamentos do Senhor. “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros”. De que forma? Da forma que Ele nos amou; amou os inimigos, amou quem não O queria bem; fez bem a quem Lhe fez mal; do mesmo jeito que amou Pedro, amou Judas, amou os que O abandonaram, lavou os pés dos Seus, teve toda a paciência, longanimidade e morreu dando o supremo gesto de amor: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34).

 

“Esse é o distintivo do discípulo de Jesus: o amor ao próximo acima de tudo!”

 

Amor conjuga com perdão, com reconciliação, com cuidado e respeito para com o outro. Amor nunca se conjuga com o mal; falar mal, querer mal, desejar e fazer mal para o outro. O amor é a atitude mais sublime de um discípulo de Jesus. Não é aquele que canta para Jesus, que fala do nome de Jesus, que proclama o nome de Jesus; não é aquele que sabe tudo a respeito de Jesus, sabe os dogmas, os mandamentos, as Leis, sabe tudo de Deus, porque Deus não é teoria, Ele é vida e a vida de Deus é amor.

 

Se queremos permanecer em Deus, não há outro caminho, a não ser a via do amor, uma via dolorosa e exigente, é uma via de sacrifícios, mas não há sacrifício mais sublime e belo do que o sacrifício de amar. E não é amar quem nos ama, porque isso não precisa ser cristão para amar, até os animais o fazem. É o amor universal, amor caritas, amor que se estende para todos.

 

É claro que não posso deixar de amar os meus, pois, do contrário, não vou amar ninguém. E a ninguém podemos ficar devendo nada, a não ser o amor que precisa ser dado a cada dia. Este é o distintivo do discípulo de Jesus: o amor ao próximo acima de tudo!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O autor abre e fecha o texto de hoje com o apelo de Jesus: amem-se uns aos outros. O aspecto fundamental dos cristãos é o amor mútuo. A medida desse amor foi estabelecida pelo próprio Mestre: “como eu amei a vocês”. Ora, nós sabemos que ele nos amou a ponto de doar a própria vida, dando-nos assim a maior prova de amor que alguém pode dar. Ao contrário do que vemos por aí, o amor de Jesus não é um amor sem compromisso e muitas vezes banalizado. Seremos amigos de Jesus se vivermos o amor. Não adianta nada dizer que somos amigos do Mestre se não praticamos o mandamento do amor. O verdadeiro amigo é aquele que revela os genuínos valores do Reino de Deus. A amizade torna as pessoas iguais, supera as discriminações de maior e menor. Jesus se colocou em pé de igualdade a nós, chamando-nos amigos. Na comunidade cristã ninguém deve se considerar superior aos outros, pois é uma comunidade de iguais.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, doador da vida, ordenas a teus discípulos: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. E acrescentas: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos…”. Senhor, queremos corresponder ao teu extremo gesto de amor por nós. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,12-17 - "Amem-se uns aos outros"

 

Oração Inicial

Jesus hoje nos deixa um mandamento: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Que a Palavra que vamos meditar nos ajude a compreender a radicalidade com que Jesus nos ama e fortaleça em nós as disposições para seguirmos o seu exemplo na vivência do amor fraterno.

 

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém”.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Qual convite Jesus nos faz?

 

“A espiritualidade que emana do Evangelho, segundo João, é a do amor, e não a da servidão. Deus não busca servos, mas amigos, amigas que o amem e guardem os mandamentos do amor. O mundo judaico era marcado pelas leis. Quem observava escrupulosamente as leis, agradava a Deus. Jesus nos ensina outro caminho: o amor. Ele chama o amor de “meu mandamento”. Amar a Deus e o próximo é a plenitude da lei. O amor, que gera plenitude de vida, é superior às leis. Estas devem ser observadas sempre se levando em conta o valor a que visam. O amor de Deus conosco se concretiza numa realidade humana: “Vós sois meus amigos”. Esse amor é o vínculo entre o Pai e Jesus, entre Jesus e cada um de nós. O Espírito nos ensinará essa verdade.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? Minha espiritualidade é de amor ou de obrigação e medo? O que o Senhor me pede neste dia?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém